Baixe em PDF Baixe em PDF

Os colares de conchas são joias bonitas e podem ser lembranças de um ótimo momento que você passou na praia ou de férias. Você também pode dá-los de presente ou até vendê-los em feiras e mercados locais. Como há muitos tipos diferentes de conchas, cada colar será único e terá um toque pessoal. Para evitar causar um impacto negativo no meio ambiente ou na vida marinha, nunca colete uma concha que ainda tenha uma criatura viva dentro dela. Recolha apenas as conchas vazias da praia para usar em suas coleções ou na fabricação de joias.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Fazendo um colar de conchas básico

Baixe em PDF
  1. Você pode selecioná-las com base em diversos fatores, incluindo o tipo, o formato, o tamanho, a cor e o padrão. É uma questão de preferência pessoal, portanto sinta-se à vontade para experimentar. Antes de furar as conchas, coloque-as em uma superfície plana para ver como elas ficam juntas em um colar. [1]
    • Para fazer um colar com um pingente, escolha uma concha média com formato ou cor interessantes. Você também pode decorar um colar desse tipo com conchas menores, mas elas devem complementar o design, a cor e o formato da peça principal ou combinar com ela. [2]
    • Outra opção é criar um colar ousado com várias conchas de tamanho médio que podem ser distribuídas igualmente pelo cordão ou agrupadas na parte de baixo.
  2. Só porque o foco do seu colar é a concha, não significa que você não possa embelezá-lo com outras peças, como contas, pingentes, flores, pedras e outras joias.
    • Selecione enfeites que complementem o tamanho, o formato e a cor das suas conchas. Combine-os com o tipo de cordão usado também.
  3. Há muitos tipos que você pode usar ao fazer um colar, e o estilo a escolher dependerá do visual desejado.
    • Para criar algo mais chique, escolha uma corrente de metal dourada ou prateada.
    • Para algo mais rústico, experimente fio de camurça ou linho.
    • Para um colar versátil e durável, use arame de joalheiro ou fios de náilon.
  4. Para fazer o colar, você precisará de uma furadeira com uma broca de 1,6 mm, elementos de bijuteria e um alicate de bico fino. [3]
    • Caso não tenha uma furadeira, você pode usar um prego ou um parafuso e um martelo para fazer os furos.
    • Os elementos de bijuteria necessários podem incluir argolas para prender as conchas ao cordão e um mecanismo de fecho para fechar o colar. Esse último é opcional se você estiver usando fio, já que pode preferir enrolá-lo e amarrar o colar.
    • No caso das correntes de metal, você provavelmente não vai precisar se preocupar com o fecho, já que ele já estará preso.
  5. Para passar as peças no cordão, você precisará fazer um buraco em cada uma. Marque o ponto em cada concha por onde pretende passar o fio usando um lápis ou um marcador.
    • Segure a concha contra uma superfície plana e faça uma pressão leve para fazer um furinho. Comece a furar de dentro para fora. [4]
    • Caso não tenha uma furadeira, use um martelo para bater de leve na cabeça de um parafuso ou prego e passá-lo pela concha. Quando conseguir um buraquinho, vire a cabeça do prego ou parafuso para frente e para trás dentro do buraco até que ele aumente o bastante para acomodar a argola ou o fio. [5]
  6. O uso das argolas é opcional, mas ajudará as conchas a ficarem na posição certa na corda. Use o alicate para abrir a argola, passe-a pelo buraco na concha e feche-a com o alicate. [6]
    • Repita para cada concha a ser colocada no colar. Para deixar mais interessante, você pode pendurar mais de uma concha, pingente ou conta em cada argola.
  7. Para fazer um colar com pingente ou com uma peça especial no centro, passe essa concha primeiro. Em seguida, decore o cordão restante da maneira que quiser usando outras conchas, pingentes, contas e joias. Ou, se preferir, você também pode deixar o resto do cordão vazio, o que dará mais foco para a peça de destaque.
    • Ainda que o colar não precise ser simétrico, ele deverá ficar balanceado. Por exemplo, em vez de colocar uma concha grande de um lado e uma concha grande do outro, considere combinar uma concha grande com duas ou três pequenas.
  8. Você pode apenas amarrar as pontas dos cordões se quiser. Caso contrário, pode terminá-los adicionando um fecho. [7]
    • Em cada ponta do colar, prenda uma ponteira seguida pelo fecho.
    • Passe o excesso de cordão ou arame pela ponteira. Puxe bem apertado para que o fecho e a ponteira se toquem e fiquem bem encostados contra a última concha ou conta. Continue segurando o excesso de cordão com firmeza enquanto usa o alicate para prender a ponteira de metal no lugar.
    • Use uma tesoura ou um alicate de corte para cortar o excesso de cordão.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Fazendo um colar de conchas duplo

Baixe em PDF
  1. Para esse projeto, procure por um colar duplo, com duas correntes presas perto do fecho. Deverá haver pelo menos 2,5 a 5 cm de espaço entre a corrente superior e a inferior.
    • O tipo de metal, como ouro ou prata, é questão de preferência. Escolha algo que complemente suas conchas.
  2. Para esse projeto, você precisará de dez conchas pequenas mais ou menos do mesmo formato, três conchas médias da sua escolha e uma concha média cônica. As cores e tipos de concha dependem da sua preferência.
    • Esse colar terá dois pontos focais: um conjunto de três conchas médias no centro da corrente superior e a concha cônica no centro da corrente inferior.
    • As dez conchas menores serão distribuídas igualmente ao redor dos pontos focais.
  3. Além da corrente e das conchas, você também precisará de arame de joalheiro de 0,51 mm de espessura da cor de sua escolha, de um alicate, de um cortador de arame, de uma furadeira e de 12 argolas.
  4. Separe a concha cônica. Fure as outras 13 no local onde quer prendê-las ao colar. Use um marcador ou um lápis para marcar o ponto onde deseja prender cada concha ao cordão e segure a concha contra uma superfície plana, aplicando uma pequena pressão para fazer um furo. Termine de prepará-las fazendo o seguinte:
    • Use o alicate para prender uma argola a cada uma das dez conchas menores. Não feche as argolas ainda.
    • Arrume as três conchas médias em uma só argola, mas não a feche.
  5. Para deixá-la mais interessante, embrulhe a concha cônica e prenda-a ao colar com arame, em vez de usar uma argola. Para começar, corte um pedaço de arame de 0,51 mm de espessura e seis vezes o comprimento da concha cônica. [8]
    • Segure o arame pelo meio com o indicador e o polegar. Enrole-o na ponta do indicador e torça as duas metades juntas três vezes para formar um lacinho no centro do arame.
    • Espalhe as duas pontas do arame e coloque o meio da ponta plana (não pontiaguda) da concha cônica na parte torcida.
    • Comece a enrolar os dois arames ao redor da concha, formando faixas. Depois de embrulhar toda a concha até a ponta, enrole os arames um no outro três vezes para prendê-los no lugar.
    • Separe as pontas de arame restantes. Usando o alicate, pegue uma das pontas e dobre-a sobre si mesma. Em seguida, pegue a ponta dobrada e enrole-a em si mesma novamente. Continue até chegar à parte torcida e não houver mais arame para torcer. O excesso deverá se parecer com uma espiral. Repita com a outra ponta.
  6. Comece pela concha cônica: passe uma argola ao laço de arame criado e a um elo no centro da corrente inferior. Feche com um alicate. Em seguida, pegue as três conchas médias e as posicione no centro da corrente superior do colar. Insira a argola em um elo e feche-o.
    • Repita com as dez conchas pequenas. Na corrente inferior, prenda três conchinhas de cada lado da concha cônica. Dos dois lados, coloque a primeira concha a 5 cm do centro, a próxima a 5 cm da primeira, e a terceira a 5 cm. Repita com a corrente superior, usando apenas duas conchas de cada lado das conchas do centro.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Obtendo, limpando e preservando as conchas

Baixe em PDF
  1. Elas podem ser coletadas na praia ou compradas em uma loja de artesanato, ou você pode comprar conchas sintéticas ou artificiais. Embora estas talvez não tenham o mesmo apelo natural, são melhores para o meio ambiente.
    • As conchas têm um papel importante nos ecossistemas costeiros e servem de casa para algas, pássaros e caranguejos-eremitas. Removê-las da praia pode ter um efeito negativo sobre as criaturas que dependem delas. [9]
    • Se você quiser mesmo coletar suas próprias conchas, pegue apenas duas de cada praia e nunca de locais muito populares onde outras pessoas costumam fazer o mesmo. Sempre inspecione cada concha para ver se um caranguejo não a escolheu como casa. [10]
    • As conchas também são um subproduto da indústria pesqueira, e há alguns fornecedores que só as obtêm desses produtores. Comprar as conchas deles pode ter menos impacto do que recolhê-las nas praias.
  2. As naturais que são colhidas da praia precisam ser limpas para remover a sujeira, as partículas, os odores e as bactérias. A forma mais comum de limpá-las é mergulhando-as em uma solução de água e água sanitária:
    • Encha uma tigela com uma parte de água sanitária e três partes de água. [11] Deixe as conchas de molho durante 30 minutos a 24 horas, até que a cobertura, chamada de perióstraco, saia. [12]
    • Quando as conchas estiverem limpas, use um pano macio ou uma escova de cerdas macias para esfregá-las de leve e enxague-as bem com água limpa.
    • Deixe as conchas secarem.
  3. Você não precisa fazer nada para preservá-las, mas se quiser proteger o brilho e melhorá-lo, pode poli-las com óleo mineral. [13] Use um pano que não produza fiapos para esfregar um pouco do óleo sobre cada concha e faça um polimento leve nas partes interna e externa.
    • Como você usará as conchas para joias, outra opção é protegê-las com uma camada leve de verniz de poliuretano com acabamento acetinado. Passe um pouco de verniz nas partes interna e externa das conchas usando um pincel limpo. Deixe o produto secar completamente. [14]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 82 517 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade