PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A maioria das pessoas começa a perder os dentes de leite aos seis anos. Se você está com medo de arrancar um dente mole que tem tirado seu sossego, não tema! Os dentes moles incomodam, mas você pode apressar a queda espontânea sem complicação. Com alguns truques simples, o dente estará sob o travesseiro, pronto para ser levado pela da Fada do Dente, num piscar de olhos!

Parte 1
Parte 1 de 2:

Remoção do dente

PDF download Baixe em PDF
  1. A melhor parte desse método é que ele pode ser feito a qualquer hora, em qualquer lugar. Empurre o dente para a frente e para trás, de um lado para o outro. Se estiver se sentindo corajoso, puxe-o para dentro da boca. Vale qualquer movimento que você conseguir realizar sem causar dor no dente.
    • Talvez você sinta um comichão na base do dente, perto da raiz. Isso é sinal de que ele está prestes a cair.
  2. Todos os dias, use um dedo limpo para balançar o dente com muito cuidado. [1] Dessa maneira, você facilitará a queda espontânea do dente. No entanto, não o force demais.
    • Lave bem as mãos com água morna e sabão antes de usar esse método.
  3. Outra maneira de expelir o dente é degustar um lanchinho saudável! A maçã e a pera, que têm cascas resistentes e uma textura crocante, são ótimas opções. [2]
    • Pode ser difícil morder alimentos quando o dente está muito mole. Nessa situação, basta dar a mordida inicial com outros dentes e usar o dente mole para mastigar.
    • Você pode sentir dor se morder o alimento com força usando um dente não muito mole. Até ter certeza de que pode morder qualquer coisa, use o dente com cuidado.
  4. Quando ele está muito mole, até o menor movimento pode provocar a queda. Às vezes, uma atividade simples é suficiente para expeli-lo (ou deixá-lo mais mole). Escove os dentes normalmente (pelo menos duas vezes por dia), sem exercer tanta pressão no dente afetado. [3]
  5. [4] [5] Puxar o dente levemente é outra maneira de deixá-lo mais mole, ainda que ele não esteja prestes a cair ou que você não queira arrancá-lo. Com as pontas dos dedos, envolva-o num pedaço de gaze esterilizada e, com cuidado, puxe-o e chacoalhe-o.
    • Se puxar o dente for incômodo, você pode usar o mesmo método para torcer ou balançar o dente devagar. Se houver sangramento, a gaze absorverá o sangue.
    • Se você imagina que o dente vá doer, passe um pouco de anestésico local oral na área antes de realizar o procedimento.
  6. Se o dente não cair espontaneamente, pode ser que ele ainda não esteja pronto — nesse caso, seja paciente. [6] Não há por que ter pressa se o dente não tem atrapalhado os dentes vizinhos, nem lhe causado incômodo ou dor.
    • Os dentes de leite começam a cair aos seis ou sete anos de idade, normalmente na ordem em que surgiram. [7] É possível, no entanto, que eles caiam em ordens e épocas diferentes. Vá ao dentista para tirar suas dúvidas e ter certeza de que o dente esteja saudável.
  7. Puxar um dente mole é, na maioria das vezes, uma má ideia. Ao forçá-lo, você pode criar um ferimento que talvez culmine em hemorragia ou infecção. E, quando o dente de leite é arrancado antes que o permanente esteja pronto para surgir, alguns problemas podem se manifestar no futuro — falta de alinhamento dos dentes, falta de espaço para os dentes permanentes despontarem etc. [8] [9]
    • Os truques clássicos para arrancar dentes moles, como amarrá-los a uma maçaneta e bater a porta, geralmente não são uma boa ideia. Além do risco de quebrar o dente, esse tipo de manobra pode causar outros ferimentos.
    • Na hipótese de o dente ser acidentalmente arrancado antes de cair por conta própria, consulte-se com o dentista, que pode atestar que a queda do dente não gerou nenhum prejuízo.
  8. Não tenha medo de pedir ajuda se você estiver sentindo dor ou se o dente estiver demorando demais a cair. Marque uma consulta com um profissional: ele poderá determinar o que está impedindo a queda do dente e, quem sabe, até arrancá-lo sem que você sinta nenhuma dor.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Como proceder após a remoção do dente

PDF download Baixe em PDF
  1. Pequenos sangramentos são esperados após a queda de um dente. Uma vez que ele tenha caído, gargareje água por alguns momentos e cuspa-a. Repita o processo até que a água saia limpa, livre de qualquer vestígio de sangue.
    • Sangue em abundância não é (necessariamente) motivo para pânico. O sangue pode se misturar à saliva e dar a impressão de que o sangramento é maior do que realmente é.
    • Se quiser, você pode gargarejar uma solução salina — 1/4 colher de chá de água para 1/2 xícara de chá de água morna; misture para combinar os ingredientes. O sal ajuda a combater a infecção.
  2. Até quando a conexão entre o dente mole e a gengiva é mínima, pode haver algum sangramento quando ele cair. Mas não se preocupe; isso é normal. Se isso acontecer com você, ponha uma bolinha de gaze limpa no espaço que o dente costumava ocupar para absorver o sangue. [10]
    • Morda a gaze para mantê-la no lugar por 15 minutos. Esse tempo é, na maioria das vezes, mais do que o suficiente para que o sangramento cesse. Se isso não ocorrer, ligue para o seu dentista.
  3. Caso a boca fique um pouco dolorida após a queda do dente, você não precisa esperar a dor passar. Os analgésicos vendidos sem receita médica, como o paracetamol e o ibuprofeno, podem aliviar esse sintoma — no entanto, leia a bula para calcular a dose certa para a sua idade e para fazer a ministração adequada do medicamento.
    • Peça ajuda a um adulto para dosar o medicamento.
    • A não ser por ordem do médico, as crianças jamais devem usar aspirina.
  4. Resfriar a área também ajuda a diminuir a dor que a queda do dente possa ter provocado. Embrulhe um pacote de legumes congelados ou alguns cubos de gelo colocados dentro de um saco plástico num tecido leve. Segure-o contra a bochecha, no local dolorido, por 15 a 20 minutos. Passado algum tempo, a dor, o inchaço e a inflamação começarão a ceder. [11] [12]
    • As bolsas térmicas para compressas frias estão à venda nas melhores farmácias. Seu princípio de funcionamento é igual ao da compressa caseira.
  5. Na maioria dos casos em que o dente cai espontaneamente, a dor não persiste. No entanto, as situações em que o dente amolece ou cai em decorrência de quedas, ferimentos ou problemas odontológicos podem ser prejudiciais e dolorosas. Às vezes, até problemas sérios como abscessos (“bolhas” repletas de fluidos produzidos por infecções) podem ocorrer. Se não forem tratados, esses problemas podem resultar em doenças piores — daí a importância de se procurar um dentista se o dente não cair sozinho.
    • Talvez o dente caído deixe fragmentos para trás. Tais fragmentos caem sozinhos na maioria das vezes, mas, se eles causarem vermelhidão, inchaço ou dor, vá ao dentista para obter ajuda. [13]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 206 994 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade