Baixe em PDF
Baixe em PDF
Fazer um diorama é uma atividade bem legal para quem gosta de expressar sua veia artística com bonequinhos e miniaturas . Embora esse tipo de projeto costume representar períodos históricos, cenas da natureza ou situações ficcionais, dá para criar praticamente qualquer coisa! Siga as dicas deste artigo e aprenda o passo a passo para diversas situações, seja em um trabalho de escola ou só por diversão.
Passos
-
Faça uma lista de todos os materiais necessários. Os itens específicos dependem do seu conceito ou tema, mas os materiais básicos são massinha de modelar, cartolina, cola, tesoura, tinta, pincel, canetinhas, feltro e tiras de tecido. Além disso, pegue alguns bonequinhos, móveis em miniatura, pedras, gravetos, imagens impressas ou até recortes de revistas. Junte tudo o que parecer interessante!
-
Faça um esboço do diorama que você pretende montar. Dê uma olhada em painéis do Pinterest e vídeos do YouTube em busca de inspiração. Tente criar um esboço do que você espera do diorama, incluindo os elementos de fundo e de frente e a distribuição dos bonequinhos e outros itens. [1] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo: você pode montar um diorama da década de 1970 e incluir um globo de espelhos, alguns bonequinhos vestindo roupas brilhantes, uma pista de dança com palcos e assim por diante.
- Compre miniaturas em escala, ou seja, que tenham as proporções certas para o resto do diorama.
- Caso queira montar o Sistema Solar, você vai precisar de bolas de isopor de tamanhos diferentes, tinta, cola quente e linha de pesca.
- Se decidir montar um diorama da natureza, junte flores, frutinhas, folhas e sementes (de verdade ou de mentira).
-
Escolha um conceito ou tema. De modo geral, dioramas trazem cenas detalhadas criadas em várias camadas, todas representando um conceito ou tema específico. Se você estiver fazendo um trabalho de escola, pode ser que o próprio professor passe o tema. Se não for o caso, pense em alternativas legais: cenas de livros, períodos históricos, um bioma ou ecossistema, um grupo de animais ou plantas etc. [2] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo: você pode criar um diorama que mostre a mata atlântica ou que represente a Guerra de Canudos!
-
Pesquise sobre o tema. Depois de escolher o tema, você precisa pesquisar bastante para deixar o diorama interessante e verossímil. Descubra tudo o que for possível e inclua detalhes maiores e menores. Veja só: [3] X Fonte de pesquisa
- Se você tiver escolhido um bioma ou ecossistema, pense na fauna e na flora que são comuns nele. Por exemplo: o ecossistema marítimo inclui água salgada, peixes corais, algas marinhas, tubarões, tartarugas, arraias, crustáceos etc.
- Se tiver escolhido um período histórico, pense nos recursos tecnológicos que existiam na época, em tendências da moda e das artes, em atividades que as pessoas faziam e nas construções da época.
-
Escolha que material você quer usar para fazer o diorama. Como o diorama inclui algumas camadas de fundo, é melhor usar uma caixa ou moldura mais funda e com um lado aberto — do qual as pessoas possam enxergar a cena, claro. Pegue qualquer caixa de sapato ou de papelão que tenha dimensões legais! E é claro que você tem a opção de usar recipientes ainda maiores, como caixas de madeira, se a sua intenção é fazer um diorama ainda mais detalhado. [4] X Fonte de pesquisa
- Use e abuse da criatividade na hora de escolher o material do diorama. Por exemplo: você pode pegar aquela casinha de boneca que ninguém na sua casa usa mais e montar uma cena em família.
- Pense na cena que você quer montar na hora de escolher a caixa. Por exemplo: se você quiser fazer um diorama mostrando a mata atlântica, pense em uma caixa que seja alta — para acomodar as árvores.
- Por fim, aproveite e pinte o lado de fora da caixa. Só não se esqueça de deixar a tinta secar antes de avançar.
Publicidade
-
Monte o fundo primeiro. Começando na camada mais ao fundo, adicione os detalhes e imagens para dar cada vez mais profundidade à cena. Você pode, inclusive, desenhar ou pintar o cenário ou até pregar uma imagem impressa no fundo, talvez fazendo colagens com recortes de revistas. Deixe a imaginação rolar solta! [5] X Fonte de pesquisa
- Não tente colorir o fundo da caixa de papelão com canetinhas: o material vai ficar escuro demais. É melhor você recortar pedaços de cartolina mais clara e pregar na base do diorama.
- Se você quiser representar uma cena em um lugar fechado, pregue um recorte de revista que mostre uma sala de estar ou algo do tipo no fundo da caixa.
- Naquela ideia do Sistema Solar, pregue cartolina azul ou preta no fundo da caixa e pinte estrelinhas e pontinhos brancos em volta.
-
Monte a base ou a paisagem do diorama. Todo diorama verossímil inclui detalhes na base! Você pode criar esses itens usando fotos, desenhos, tinta ou massinha de modelar. Aproveite também e simule morrinhos, depressões ou planícies. [6] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo: faça um morrinho e uma depressão na base do diorama usando massinha de modelar. Quando o material secar, pinte a parte mais funda com esmalte azul para simular um lago ou rio.
- Caso você esteja montando um diorama do oceano, pregue grãos de areia ou cascalho na base da caixa para simular o fundo do mar.
-
Adicione detalhes específicos à cena. Mais uma vez, comece de trás para frente — e coloque os itens menores na frente dos maiores. Distribua todos os objetos indo da parte de cima até a base da caixa, sempre esperando a cola secar antes de prosseguir. [7] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo: pregue chumaços de algodão nas paredes, como se fossem nuvens; espalhe pedrinhas e flores na base; e por aí vai.
- Distribua tiras de tecido na base da caixa para simular tapetes, além de pedaços de papel-alumínio para representar espelhos.
-
Distribua bonequinhos e miniaturas (opcional). Termine o diorama com bonequinhos e outros itens em miniatura. Lembre-se de que eles devem ter as mesmas proporções que os elementos restantes. Se você preferir, recorte fotos ou desenhos de móveis de páginas de revistas ou afins e distribua na caixa. [8] X Fonte de pesquisa
- Se você tiver feito um diorama da natureza, distribua bonequinhos de animais terrestres na base, pássaros nos lados e no topo etc.
- Se tiver feito uma cena fechada, adicione uma mesa com cadeiras e bonequinhos de pessoas em volta dela.
-
Pregue tudo no diorama quando você ficar satisfeito. Dê uma boa olhada no diorama e faça ajustes até sair satisfeito. O ideal é que os elementos fiquem bem espaçados antes de você pregar tudo com cola.Publicidade
Referências
- ↑ http://www.stormthecastle.com/mainpages/dioramas/diorama_tutorial_chapter2_design.htm
- ↑ https://www.abcteach.com/babysit/projects/dioramas.htm
- ↑ https://sciencing.com/make-diorama-rabbits-12068310.html
- ↑ https://www.firstpalette.com/Craft_themes/Animals/rainforestdiorama/rainforestdiorama.html
- ↑ http://www.stormthecastle.com/shoebox_diorama/index_shoeboxdiorama.htm
- ↑ http://www.stormthecastle.com/mainpages/dioramas/diorama_tutorial_chapter3.htm
- ↑ https://www.firstpalette.com/Craft_themes/Animals/rainforestdiorama/rainforestdiorama.html
- ↑ http://www.abcteach.com/babysit/projects/dioramas.htm
Publicidade