Baixe em PDF
Baixe em PDF
O origami já se consolidou como tradição japonesa há muitos séculos, sendo ainda uma forma artística de muita modernidade. Há vários métodos diferentes usados para se fazer dragões, cada qual com seus estilo e maestria. Na maioria dos casos, tratam-se de criações de nível intermediário a avançado, mas você pode tentar algo de nível iniciante se estiver ainda começando. Ao seguir alguns passos simples, você poderá ter também o seu lindo dragão em origami.
Passos
-
Experimente fazer esse dragão se já tiver conhecimento intermediário. Você deve saber como dobrar tanto a base do cisne como a de um pássaro que bate asas antes de avançar. Se esse não for o caso, avance para o Método 2 para algo de nível iniciante.
-
Comece com um pedaço quadrado de papel para origami. Uma folha de 7x7 cm é uma boa opção, mas outros tamanhos também servem bem ao propósito. Se você é ainda iniciante, é melhor começar com algo maior ( 20x20 cm ) devido à facilidade do trabalho. [1] X Fonte de pesquisa
- Se tem apenas uma folha de papel comum, torne-a quadrada dobrando o canto esquerdo diagonalmente até chegar ao lado direito. A seguir, pegue o canto direito superior e dobre-o para baixo e para a esquerda, chegando ao início da primeira dobra. Haverá ainda um retângulo sobrando na parte de baixo — dobre-o para trás e firme bem o vinco. Desdobre o papel por completo e corte (ou rasgue, se o vinco estiver bem feito) o retângulo. Você agora terá um pedaço quadrado de papel.
-
Dobre o papel diagonal, horizontal e verticalmente para formar vincos em uma forma de asterisco. Cada dobra deve ser feito individualmente, sendo desdobrada antes da próxima. Siga de forma cuidadosa e precisa nesses vincos, deixando-os profundos e com cantos bem definidos.
-
Dobre o papel em forma quadrada. Traga o canto superior em direção à base juntamente com os cantos direito e esquerdo. Ambos os cantos devem ser dobrados acompanhando os vincos que ficam entre as camadas. A aparência final ficará como a de um losango quadrado.
- Caso esteja usando papel colorido, o lado impresso deve estar aqui na parte externa da forma. Para isso, comece com o lado colorido para baixo antes de executar esse passo.
-
Faça aqui a base de pássaro . Dobre as camadas superiores de ambos os lados para o meio e traga o triângulo superior para baixo. Desfaça as três dobras. Faça uma dobra de pétala levantando a camada superior da base até o topo, dobrando os lados ao longo do vinco para formar um losango. Vire o papel e faça o mesmo do lado oposto: dobre ao longo das laterais até o centro e trazendo o triângulo superior para baixo, desdobre, levante a camada superior e dobre novamente ao longo das laterais para formar um losango. Essa é a base de pássaro.
- Ao completar a base de pássaro e trazer a base para o topo, o papel ficará parecido a uma flor aberta.
-
Puxe a aba do papel em ambos os lados e amasse as camadas para que se sobreponham entre si. Você assim formará a cabeça e a cauda. Tudo estará ainda muito pontudo, com uma ponta no lado esquerdo que será a cabeça, uma ponta central que se transformará nas asas e uma ponta no lado direito que se tornará a cauda.
- Para formar a cabeça, levante levemente o lado esquerdo e puxe o canto superior para baixo e entre as camadas superior e traseira. Deixe-a um pouco angulada para baixo (para que a cabeça aponte diagonalmente para cima) e vinque a dobra.
- Para formar a cauda, levante a aba direita e puxe o canto direito superior para baixo entre as camadas superior e traseira. Faça um vinco na seção horizontal visível, que se esticará para fora.
-
Gire o losango para que a cabeça esteja voltada para cima. Vire o papel de cabeça para baixo, deixando a ponta ainda não dobrada do losango voltada para cima a fim de facilitar as dobraduras e a inserção de mais detalhes. Agora, a cabeça apontará para o lado esquerdo.
-
Coloque mais detalhes na cabeça. Você pode acrescentar uma mandíbula e um chifre ou afinar o pescoço para detalhar essa região e torná-la mais apropriada ao dragão.
- Para formar a mandíbula, dobre a ponta da cabeça para baixo até o canto inferior lateral, desdobrando-a a seguir. Mantenha o pescoço firme com uma mão e empurre a cabeça na direção inversa com a outra mão. O pescoço deve ser dobrado para dentro de modo que a cabeça fique ligeiramente por cima, formando a mandíbula.
- Para formar o chifre, dobre a ponta da cabeça para baixo até a base da mandíbula, desdobrando-a a seguir. Abra a cabeça espalhando a camada superior da base para trazer essa pequena seção para trás. Isso criará um chifre no topo da cabeça do dragão.
- Para afinar o pescoço, dobre ambos os lados para dentro. Pegue pequenas seções da borda inferior do pescoço e traga-os por entre as camadas. Faça isso em três partes para eliminar um pouco da espessura do pescoço, deixando-o mais estreito.
-
Dê mais detalhes à cauda. Dobre-a para deixá-la mais fina ou pontuda, de acordo com a sua preferência. Use a criatividade!
- Para colocar esporas na cauda, abra suas camadas e dobre a ponta para trás e para cima nos locais desejados. A seguir, dobre para trás o que resta da cauda, deixando uma pequena prega. Você pode fazê-lo perto da ponta ou no meio das duas, sendo possível inclusive acrescentar mais de acordo com a sua preferência. A seguir, volte a fechar a cauda.
- Para afinar a cauda, abra as camadas e dobre as bordas inferiores para dentro. Uma vez mais, é possível fazê-lo em múltiplos locais para criar uma cauda estreita e pontiaguda.
-
Acrescente detalhes às asas. Começando do lado esquerdo (com a cabeça voltada para a esquerda), dobre a camada superior do topo até a base, entre a cabeça e a cauda, e desdobre a seguir. Abra a aba esquerda da asa e dobre-a por completo, embutindo-a dentro da aba frouxa, ao trazer novamente a base em direção ao topo. Dobre os cantos direito e esquerdo para dentro e desdobre a seguir. Empurre o lado direito (com cor) da asa deixando-o bem destacado. Volte a formar vincos no lado esquerdo, trazendo o canto rumo ao lado colorido, e mantenha o polegar sobre o lado direito para evitar que ele saia. Repita na asa direita.
-
Abra as asas puxando o peito e a cauda. Puxe cuidadosamente o peito e a cauda do dragão para agitar as asas como se estivessem voando.Publicidade
-
Experimente fazer esse dragão se ainda estiver começando. Essa forma simples é perfeita para quem está aprendendo a arte do origami. Você saberá como fazer a dobra da pipa e a dobra invertida quando terminar. [2] X Fonte de pesquisa
-
Comece com um pedaço quadrado de papel para origami. Uma folha de 7x7 cm é uma boa opção, mas outros tamanhos também servem bem ao propósito. Se você é ainda iniciante, é melhor começar com algo maior ( 20x20 cm ) devido à facilidade do trabalho.
- Se você tem apenas uma folha de papel comum, torne-a quadrada dobrando diagonalmente o canto esquerdo superior até chegar ao lado direito. A seguir, pegue o canto direito superior e dobre-o para baixo e para a esquerda, chegando ao início da primeira dobra. Haverá ainda um retângulo sobrando na parte de baixo — dobre-o para trás e firme bem o vinco. Desdobre o papel por completo e corte (ou rasgue, se o vinco estiver bem feito) o retângulo. Você agora deve ter um pedaço quadrado de papel. [3] X Fonte de pesquisa
-
Gire o papel deixando os vincos em sentido vertical. Dobre-o ao meio ao longo do vinco e desdobre-o a seguir. Dobre as laterais de modo que se encontrem na linha central e forme vincos — essa é a forma da pipa.
-
Desdobre e repita a dobra da pipa a partir do canto superior. Dobre novamente os cantos direito e esquerdo rumo à linha diagonal, mas agora começando do topo. Mantenha os lados dobrados.
-
Gire o papel e traga os cantos do novo lado em direção ao centro da base. Traga as bordas criadas pela dobra da pipa rumo à linha diagonal central em uma dobra de vale. Novamente, traga os cantos externos da camada superior rumo à linha diagonal central, a partir da base.
- Você agora notará marcas similares a pregas em cada lado do losango.
-
Abra o papel e repita as dobras a partir do topo. Uma vez mais, faça novamente a dobra de pipa com o lado original para cima e gire o papel. Traga os cantos laterais em direção à linha diagonal central, a partir do topo. Uma vez mais, leve os cantos laterais rumo à linha diagonal a partir do topo, desdobrando-os a seguir.
-
Dobre a outra diagonal. Dobre no sentido da diagonal oposta — que não tem ainda um vinco em seu lugar — formando um triângulo e desdobre a seguir.
-
Pince os cantos e una-os em forma de um losango plissado. Pegue os dois cantos feitos pela diagonal e empurre as bordas em sua direção. A seguir, una as suas mãos, fazendo as dobras de pipa de antes. O primeiro vinco estará na parte de baixo, o segundo vinco estará na parte de cima e o terceiro vinco estará na parte de baixo. Os cantos pinçados devem se destacar para fora.
- O resultado se assemelha a um losango com duas seções centrais sobressaindo em ambos os lados.
-
Empurre as duas abas para baixo e em direção ao topo. Empurre as abas inferiores rumo ao topo. A forma agora será semelhante à de uma ponta de flecha, ou de uma pipa com uma ponta superior.
-
Gire o origami, deixando-o na horizontal, e vire o papel. Gire o dragão em origami apontando os cantos para ambos os lados. As abas empurradas para baixo estarão agora voltadas para a direita. A seguir, coloque-o de cabeça para baixo, mas apontando na mesma direção.
-
Dobre a base em direção ao topo e ao longo da diagonal central. Traga a base rumo ao topo e ao longo da linha central, dobrando o losango longitudinalmente ao meio. Ele estará agora como um triângulo aberto e curto.
-
Traga o canto esquerdo para cima, entre as duas camadas. Use a dobra invertida para elevar o canto esquerdo entre as duas bordas. Aqui será preciso espalhar ligeiramente as camadas superior e inferior para que o canto esquerdo entre no meio das camadas.
- O dragão agora terá uma parte se sobressaindo no lado esquerdo, enquanto as seções direita e central do triângulo continuam na horizontal.
-
Faça a cabeça usando outra dobra invertida no lado esquerdo. Traga o canto para baixo e entre as duas camadas do pescoço para criar a cabeça. Ela deve ser ligeiramente menor que o comprimento do pescoço, e agora se parecerá a um bico pontudo em uma das extremidades.
-
Traga o canto para baixo e à direita ao longo da diagonal, voltando para a diagonal direita para criar a boca. Traga o canto esquerdo para baixo e à direita, na metade do caminho até chegar ao fim da cabeça — avance horizontalmente para que o canto esteja voltado para a direita. A seguir, traga o canto direito diagonalmente para baixo e à esquerda a fim de formar a mandíbula inferior.
- Haverá agora uma pequena seção pendurada, que se assemelha a uma mandíbula.
-
Dobre as asas para baixo. Traga a aba central do dragão para baixo, a partir do topo direito e em direção à base. Repita o mesmo em sentido inverso no lado oposto para criar as asas.
- O dragão agora se parece a um animal aquático por conta da impressão de barbatanas.
-
Abra as asas para os lados. Abra as asas para que o dragão se assemelhe a um animal aéreo, e tudo pronto!Publicidade
Dicas
- Seja paciente e use tanto tempo quanto precisar. Às vezes pode ser difícil avançar em algumas dobras, mas com perseverança você conseguirá. Se a frustração surgir, faça uma curta pausa.
- Seja firme nas dobras para deixar os vincos bem formados.
- Se não conseguir fazer uma determinada dobra, observe as instruções várias vezes e continue tentando até executá-la corretamente.
- Continue praticando! Dessa forma, o seu resultado final será sempre melhor.
Publicidade
Referências
Publicidade