Baixe em PDF
Baixe em PDF
Os espartilhos eram usados com frequência no final do século 16, mas agora podem ser lingerie, uma fantasia ou uma adição provocante a um visual. Fazer um pode ser difícil e demorado, mas há maneiras de simplificar o processo para que o projeto possa ser feito por uma iniciante, desde que esta tenha habilidades básicas de costura.
Passos
-
Encontre ou faça um molde. Para as iniciantes, recomenda-se encontrar um online ou em um catálogo em vez de tentar fazer um. Um bom molde será ajustável para seu tamanho e dará resultados bastante satisfatórios.
- Lembre-se de que um molde de espartilho básico e simples será melhor para quem está começando do que um mais complexo. Os espartilhos podem ser difíceis de confeccionar, portanto vá devagar nas primeiras tentativas.
- Você pode encontrar moldes de espartilho gratuitos e à venda, mas os melhores geralmente estão na segunda categoria. É possível encontrar um fácil de acompanhar na internet ou no departamento de costura de uma loja de artesanato.
- Como alternativa, você também pode fazer um molde personalizado, porém o processo envolve colocar suas medidas de maneira intrincada em papel milimetrado.
-
Descubra seu tamanho. Um bom molde tem vários tamanhos marcados nele, geralmente do 34 ao 46. A maioria deixa 5 cm a mais nas costas para as amarras do espartilho, portanto não fique alarmada se ele parecer especialmente pequeno. Encontre seu tamanho tirando as medidas do busto, da cintura e do quadril. Depois, corte o molde.
- Vista um sutiã padrão e enrole uma fita métrica ao redor da parte mais ampla do seu busto para obter as dimensões dessa área.
- Encontre a medida da sua cintura enrolando uma fita métrica ao redor da parte mais fina da região, 5 cm acima do umbigo. O espartilho é vestido para modelar seu corpo. Normalmente, você subtrai 10 cm dessa medida.
- A medida do quadril pode ser encontrada enrolando a fita métrica ao redor da parte mais larga dessa região, que fica cerca de 20 cm abaixo da medida da cintura.
-
Escolha o tecido. O melhor material para se usar em um espartilho é o coutil ou drill, pois foi criado especificamente para essas peças, é 100% algodão, ou seja, permite à pele respirar muito bem, é bastante forte para seu peso e cede pouco em todas as direções. Se você não o tiver, pode usar uma lona de algodão resistente ou linho de qualidade. [1] X Fonte de pesquisa
- Se for usar a lona ou o linho, saiba que o espartilho cederá mais quando acabado e ficará um pouco mais largo do que se fosse feito com coutil.
- Você também pode colocar um forro no seu espartilho para aumentar o conforto. Use um algodão ou uma mescla de tramas firmes, corte e costure seguindo o molde.
- Ao escolher linha para a peça, teste-a primeiro para verificar a qualidade dela. As linhas para uso geral deverão servir, mas antes de usar uma delas, desenrole uma parte e tente parti-la com as mãos. Se ela não se partir facilmente, pode ser usada; não use uma linha que se parta fácil, pois ela terá de suportar muita tensão no espartilho e portanto precisará ser resistente.
-
Prepare o tecido. Lave-o e seque-o antes do uso e passe-o para remover os vincos e as dobras antes de cortá-lo.
- Verifique o sentido da trama. Se você examinar o tecido com cuidado, verá que ele tem uma linha horizontal e uma que a intersepta em ângulo reto, portanto vertical. Essas linhas são chamadas, respectivamente, de trama e urdume. Você deve cortar o tecido no sentido da linha mais elástica, portanto estique-o nas duas direções e veja qual é mais maleável. Muitas vezes, o tecido terá uma linha vermelha com setas mostrando a trama, e a linha perpendicular a ela será o urdume. [2] X Fonte de pesquisa
-
Prenda o molde ao tecido. Coloque o molde na vertical sobre o tecido, seguindo a linha com mais elasticidade, que provavelmente será a do urdume. Você deve evitar o excesso de maleabilidade ao redor da cintura. Alfinete o molde no tecido. [3] X Fonte de pesquisa
- Você também pode usar pesos, como pedras, para ajudar a manter o molde no lugar. Caso escolha esse método, contorne o molde com giz antes de cortá-lo. Às vezes, essa opção é melhor porque evita a distorção ao cortar o tecido.
-
Corte as peças. Siga as instruções do molde para tanto. Seja perfeccionista ao fazê-lo, pois o tecido precisa ter medidas exatas ou o espartilho não servirá direito.
- Dependendo do molde que você tiver, pode ser necessário cortar algumas peças duas vezes. Alguns exigem que você corte as partes centrais e traseiras duas vezes, a peça central e frontal uma vez e todas as outras duas vezes, com todos os cortes na dobra e sem margem para costura na parte de trás. Siga as instruções para saber quantos cortes você precisa fazer. [4] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Alfinete as peças juntas. Monte-as de acordo com as orientações do molde e prenda-as para que não se movam enquanto você costura.
- Você também pode fazer um alinhavo (costuras temporárias feitas para serem removidas) nas peças para conseguir o mesmo resultado.
- Se as suas costuras ficarem corretas, você poderá combinar as bordas superiores e guiar a máquina ao costurar, sem usar alfinetes ou alinhavos.
-
Costure as peças. Usando um ponto corrido com 5 cm de largura, costure as peças na ordem do molde. Comece de cima para baixo e vá devagar pelo tecido, sem deixar que ele se mova ou se agrupe. Ao terminar, você terá as duas metades do espartilho. [5] X Fonte de pesquisa
- Ao costurar as peças juntas, veja se está juntando as partes certas. Numerá-las pelo avesso com giz branco pode ajudar.
-
Passe cada costura para abri-la. Depois de fazer todas as costuras, você deve abri-las na parte de trás. Elas devem ficar planas quando você terminar.
- Apare o excesso de tecido, se necessário, para evitar que ele se agrupe.
- Note que você também pode ir passando as costuras conforme avança.
-
Costure as laterais do tecido para evitar desfiados. Você não vai mais costurar o espartilho a partir desse ponto, e sim usar a área dos fechos e dos ilhoses para prendê-lo, portanto todas as bordas da peça precisarão ter uma costura limpa e adequada.
- Cuidado para não costurar as partes superior e inferior do espartilho, pois elas receberão viés.
-
Costure a fita da cintura no lugar. Corte dois pedaços para as duas metades do seu espartilho, sem elástico. Coloque a fita ao longo da linha de maior tensão da peça, que você pode encontrar puxando a roupa para encontrar a tensão. Costure a fita na margem da parte de trás do espartilho, alinhavando-a. [6] X Fonte de pesquisa
- A fita da cintura pode ser de sarja, uma fita resistente ou uma entretela com 1,6 ou 2,2 cm de largura. Para encontrar as medidas dela, use a dimensão desejada para a cintura, some 5 cm e divida por dois, cortando as duas peças para o tamanho final.
- Ao costurar a fita da cintura, veja se ela está nivelada nas duas metades do espartilho alinhando a peça de um lado.
Publicidade
-
Crie os canais para as barbatanas. Dobre a fita deles de modo que as extremidades longas se encontrem no centro da parte de trás. Em seguida, costure a fita ao centro de cada painel do espartilho para criar canais de 1 cm de largura. Ou, se quiser menos costuras na frente da peça, você pode prender a fita ao longo dos pontos já feitos. [7] X Fonte de pesquisa
- Você também pode usar tiras de tecido com 2,5 cm de largura se não quiser comprar a fita especial.
-
Costure o fecho direito. Desenhe uma linha de giz a 1,6 cm da borda do espartilho, na parte de dentro da peça. Em seguida, alinhe o fecho (lado com os ganchos) com a linha traçada, deixando 2 cm da borda superior do espartilho. Durante o processo, você deve olhar para a parte de trás do fecho. Costure ao longo dele para prendê-lo à roupa.
- O fecho próprio, também chamado de "busk" ou "busque", é o dispositivo que se encaixa na frente do espartilho para evitar que você precise desfazer as amarras de trás sempre que quiser vestir a peça. Você pode comprá-lo em um armarinho ou em uma loja de artesanato.
-
Costure a outra parte do fecho. Alinhe-a com o pedaço da direita e passe-a pelo lado esquerdo do tecido, perto da borda. Conecte-a completamente ao espartilho fazendo uma costura na parte de trás.
-
Coloque o viés inferior. Ele fechará seu espartilho e esconderá as bordas do tecido. Para usar couro verdadeiro ou sintético, coloque uma entretela transparente e solúvel em água ao longo do canto inferior externo do painel do espartilho. Em seguida, pressione o viés sobre a fita, dobre-o por cima da borda e cole-o à parte de dentro do espartilho também.
- Você ainda pode usar cetim, algodão ou outro viés pré-pronto.
-
Costure o viés. Use a máquina de costura para fazer um ponto corrido e prender o viés colado no lugar.
- Por enquanto, você só deve colocar o viés embaixo. Será necessário adicionar as barbatanas ao espartilho antes de terminar a parte de cima.
-
Adicione as barbatanas. Meça o comprimento dos canais e corte pedaços de aço espiralados para o comprimento do espartilho, deixando cerca de 6 mm do topo à parte de baixo da roupa. Insira as barbatanas nos canais. Você pode cortá-las ou comprar as pré-fabricadas, o que costuma ser bem mais fácil.
- Pode-se usar barbatanas de aço trançado, mas as espiraladas vão acompanhar melhor as curvas do espartilho. [8] X Fonte de pesquisa
- Você pode aplicar uma cola quente durável ou cola de artesanato nas pontas das barbatanas, que são ásperas.
-
Coloque viés na borda superior. Use a mesma técnica aplicada na parte de baixo para colocar viés na parte superior do espartilho.Publicidade
-
Insira os ilhoses. Separe-os por cerca de 2,5 cm ao longo dos dois lados da parte de trás do espartilho, perto da borda. Ao chegar à cintura, deixe quatro pares de ilhoses mais juntos, a cerca de 0,5 cm um do outro. Você pode comprar essas peças em armarinhos ou em lojas de artigos para artesanato. [9] X Fonte de pesquisa
- Os ilhoses são os buracos na parte de trás do espartilho pelos quais você o amarra.
- Use um alicate vazador ou uma sovela para fazer os buracos dos ilhoses.
- Martele-os no lugar dos dois lados usando um martelo de borracha.
-
Amarre o espartilho. Comece da parte de cima e amarre a peça até a cintura seguindo um padrão cruzado. Vá de baixo para cima da mesma maneira, parando novamente na cintura. Amarre as fitas na cintura, no estilo cadarço de tênis.
- Você precisará de cerca de 4,5 m de fita no total.
- Historicamente, a fita e a sarja são as maneiras mais corretas de amarrar, mas os cadarços e os cabos seguram melhor a longo prazo.
-
Vista o espartilho. A parte de cima dele deve começar logo acima da área dos mamilos, e a de baixo deve se estender por sobre os quadris, sem subir.
- Aperte a cintura dele puxando os laços que estão nessa região.
Publicidade
Materiais Necessários
- Fita métrica
- Alfinetes ou pesos para o molde
- Giz
- 1,5 m de coutil, tingido da cor que você preferir
- Fita para a cintura ou de gorgorão
- Barbatanas de aço espiraladas ou planas
- Fita para as barbatanas
- Uma linha forte e de boa qualidade
- Ilhoses de 5 mm
- Máquina de costura com ponto corrido
- Sovela ou alicate vazador
- Entretela solúvel em água
- Viés
- Renda
- Fecho para espartilho ("busk")
Referências
- ↑ http://sidneyeileen.com/sewing-2/sewing/corset-making/basic-coutil/
- ↑ http://thecuttingclass.com/post/3233126291/grainlines
- ↑ http://makezine.com/projects/crafting-a-corset/
- ↑ http://makezine.com/projects/crafting-a-corset/
- ↑ http://sidneyeileen.com/sewing-2/sewing/corset-making/basic-coutil/3/
- ↑ http://sidneyeileen.com/sewing-2/sewing/corset-making-tasks/waist-tape/
- ↑ http://makezine.com/projects/crafting-a-corset/
- ↑ http://sidneyeileen.com/sewing-2/sewing/corset-making/basic-coutil/6/
- ↑ http://makezine.com/projects/crafting-a-corset/
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 103 656 vezes.
Publicidade