PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O espelho é um acessório importante que se coloca acima de cômodas, penteadeiras e pias de banheiros. Encontrar o espelho perfeito pode ser, por vezes, impossível. Em vez de se contentar com um item inferior, você pode produzir um espelho em casa a partir de uma vidraça e tinta especular em spray, que é mais brilhante e reflexiva que a tinta prateada comum, o que a torna ideal para a criação de espelhos inigualáveis.

Método 1
Método 1 de 2:

Criando um espelho comum

PDF download Baixe em PDF
  1. Escolha um porta-retrato com design interessante, vire-o do outro lado e remova o painel traseiro. Descarte o forro de papel e remova a vidraça. Não jogue fora o protetor traseiro de papelão. Ao terminar o projeto, você terá de montar todos os componentes outra vez. [1]
  2. Umedeça um pano macio ou papel-toalha com álcool isopropílico e limpe ambas as faces da peça. Essa etapa é essencial, pois despe o material de quaisquer vestígios de óleo que poderiam atrapalhar a aderência da tinta. [2]
    • Segure o vidro pelas bordas para não deixar marcas de digitais.
  3. O ideal seria trabalhar num lugar aberto, mas um cômodo grande com as janelas abertas também serve. Forre a superfície de trabalho para protegê-la do vidro com jornal ou alguma toalha plástica barata.
    • É possível amparar o vidro em objetos que tenham a mesma altura, como latas de refrigerante, o que impede a tinta de escorrer para as costas do vidro. [3]
  4. Compre uma tinta cujo rótulo contenha os termos “efeito especular”, “acabamento espelhado” ou “tinta para converter vidros em espelhos”, por exemplo. Sacuda a lata pelo tempo indicado pelo fabricante, que normalmente é 30 segundos. [4]
    • Não use tinta prateada comum, mesmo que a tampa pareça muito brilhante. Tinta prateada não é a mesma coisa que tinta espelhada, tampouco produz os mesmos resultados.
  5. Segure a lata a aproximadamente 25 cm da vidraça. Espalhe apenas uma fina camada, movendo a lata de um lado para o outro. Espere a tinta secar por aproximadamente um minuto e prossiga para a outra demão. Repita o processo até o vidro tornar-se opaco, o que deve exigir algo em torno de cinco camadas. [5]
    • Ponha a mão sob o vidro para checar a transparência. A opacidade só será adequada quando você não puder enxergar sua mão do outro lado.
    • É melhor aplicar várias demãos finas de tinta do que apenas uma ou duas espessas. Isso pode levar mais tempo, mas rende um acabamento melhor.
    • Deve-se tratar apenas um lado da vidraça, não ambos.
  6. Quanto mais frio, maior o tempo de secagem, que será de aproximadamente 10 minutos na maioria dos casos. [6]
  7. Ponha a moldura sobre a bancada com a parte dianteira virada para baixo e assente a vidraça dentro dela. O lado não pintado deve estar virado para baixo, contra a bancada, e o pintado para cima. Desse modo, quando o porta-retrato for levantado, o observador enxergará o revestimento espelhado através do vidro. Ademais, essa posição protege a tinta de danos e riscos. [7]
  8. Insira na traseira do porta-retrato aquele protetor que você removera anteriormente. Coloque ganchos no lugar e vire a moldura. Seu espelho está pronto!
    DICA DE ESPECIALISTA

    Peter Salerno

    Especialista em Instalação
    Peter Salerno é proprietário da Hook it Up Installation, uma empresa de instalação profissional especializada em pendurar obras de arte e outros objetos na região de Chicago há mais de 10 anos. Peter tem mais de 20 anos de experiência instalando arte e outros objetos montáveis em residências, salas comerciais, clínicas e hotéis.
    Peter Salerno
    Especialista em Instalação

    Se não conseguir centralizar o espelho, use um sistema de grampo. Esse sistema também funciona para objetos mais pesados e é similar às chapas de alumínio. Não é interessante pendurar um espelho pesado em uma parede de gesso acartonado. No entanto, se usar um prendedor de metal com suportes adjacentes, será seguro.

    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Criando um espelho assombrado

PDF download Baixe em PDF
  1. Tire o painel traseiro e descarte qualquer forro de papel que encontrar dentro da peça. Separe e reserve a moldura, o painel traseiro e a vidraça. Para melhores resultados, use um porta-retrato com uma moldura adornada. Se a moldura não tem uma boa cor, você pode pintá-la.
    • Esse método é similar ao do espelho comum, mas com um toque sinistro: o rosto de uma assombração “aprisionado” dentro do espelho!
  2. Já que se trata de um espelho assombrado, você pode muito bem pesar a mão nos aspectos macabros. Sacuda bem a lata e segure-a a aproximadamente 25 cm da moldura. Espalhe dois leves demãos de tinta, aguardando a secagem entre uma e outra. Deixe a moldura de lado até ela secar por completo.
    • Trabalhe numa área bem ventilada, de preferência um ambiente externo.
    • A tinta preta é a mais indicada, mas outras podem dar bons resultados.
    • Se a moldura não for tão assustadora, cole nela algumas aranhas de plástico. Pedrinhas pretas, roxas ou vermelho-sangue também transmitem um ar sinistro.
  3. Umedeça um pano macio ou papel-toalha com álcool isopropílico e limpe ambas as faces da peça. Segure o vidro pelas bordas para evitar deixar marcas de digitais, que poderiam impedir a tinta de se aderir à superfície. [8]
  4. Fotografias do período vitoriano cumprem esse papel com um êxito notável. Ou você pode imprimir um desenho de fantasma, zumbi ou esqueleto. Essa é a foto da pessoa cuja alma será aprisionada no espelho — escolha a imagem com sabedoria! [9] #* A imagem tem de ser menor que a vidraça.
  5. Primeiro, imprima a imagem. Depois, baixe um software de edição de imagens. Use-o software para inverter a imagem no sentido horizontal. Imprima essa segunda versão ao terminar.
    • Muitos computadores vêm com algum software de edição gráfica gratuito, como o Paint (do Windows). Existem também sites de edição de imagem.
  6. Ponha a imagem sobre o vidro e afixe as bordas dela com fita adesiva. O vidro será parcialmente pintado, e a parte sem tinta deixará a imagem assustadora à mostra. Colar a imagem invertida no vidro o ajudará a saber quais partes não pintar. [10]
  7. Espalhe uma pequena camada da tinta sobre toda a vidraça. Segure a lata a aproximadamente 25 cm da vidraça, movendo-a de um lado para o outro. Você verá a imagem através da tinta. [11]
    • Esse passo dará à imagem um lustro similar ao do espelho. Se a imagem é muito escura, a tinta talvez a escureça ainda mais. Nesse caso, ignore esse passo e siga adiante.
    • É absolutamente necessário usar uma tinta para efeito ou acabamento espelhado. Consulte o rótulo. Não use tinta prateada comum, ainda que a tampa seja muito brilhante, ou você perderá os materiais.
  8. Qual parte da fotografia você quer que transpareça no espelho: o rosto inteiro ou apenas a boca escancarada? Ou que tal uma mão sem corpo? Borrife a vidraça tomando cuidado para não pintar essas áreas. Espere cada demão secar por um minuto antes de passar para a seguinte. Você deve fazer cinco demãos, aproximadamente. [12]
    • Lembre-se de cobrir uma área tal da vidraça que ela pareça um espelho quando vista de frente!
    • Não se preocupe se você acabar pintando por acidente áreas que queria deixar limpas. Isso dá mais realismo ao espelho.
  9. Esse tempo será determinado pela região do globo em que você vive: quanto mais quente a temperatura, mais breve o tempo de secagem. Quando a tinta secar, vire a vidraça e remova a imagem — que convém descartar agora para não confundi-la com a que usará no próximo passo. [13]
    • Levará cerca de uma hora para a tinta secar completamente.
  10. Posicione a moldura com a parte traseira voltada na sua direção e coloque dentro dela o vidro, com a face pintada virada para cima. Isso é muito importante. [14]
    • Não se preocupe — a tinta transparecerá pelo vidro no final. A face limpa do vidro fica voltada para a frente para proteger a tinta e aumentar seu brilho.
  11. Lembre-se de deixar a imagem na posição correta, e então devolva o painel traseiro ao porta-retrato. Coloque os ganchos nos devidos lugares. [15]
    • Se a imagem não estiver na orientação correta, as partes que você quer que transpareçam no espelho podem ser encobertas.
  12. Ao terminar, você pode pendurar o objeto na parede ou deixá-lo exposto numa mesa. A tinta e a imagem transparecerão pelo vidro. O objeto vai se assemelhar a um espelho comum, mas a imagem tenebrosa vai se revelar por aquelas áreas sem cobertura! [16]
    • Cole uma imitação de teia de aranha no canto do porta-retrato e prenda a outra ponta da teia à mesa em que está o objeto ou à parede que fica atrás dele.
    Publicidade

Dicas

  • Sprays de acabamento espelhado são vendidos em lojas de artesanato e via internet.
  • Se as demãos forem finas demais, talvez seja preciso fazer mais de cinco. Continue a aplicar a tinta até obter uma superfície opaca.
  • O vidro é o material mais recomendado, mas, na falta dele, você pode tentar usar uma chapa de plástico.
  • Se não gosta da cor da moldura, você pode pintá-la com tinta spray antes de colocar o espelho no lugar.
  • Os métodos acima podem ser empregados em chapas de vidro avulsas, sem o porta-retrato, mas você terá de encontrar um modo de proteger a face traseira do espelho. Se a tinta for arranhada ou descascada, o efeito de espelho estará arruinado.
Publicidade

Materiais Necessários

Para o espelho comum

  • Porta-retrato com painel de vidro;
  • Tinta de efeito espelhado em spray;
  • Álcool isopropílico.

Para o espelho assombrado

  • Porta-retrato com painel de vidro;
  • Tinta de efeito espelhado em spray;
  • Tinta preta brilhante em spray (opcional; para a moldura);
  • Álcool isopropílico;
  • Fotografia em preto e branco;
  • Fita adesiva;
  • Pedras e aranhas de plástico (opcional);
  • Cola quente (opcional; para colar as pedras ou as aranhas).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 106 841 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade