Baixe em PDF
Baixe em PDF
Muitas áreas fazem seus próprios estudos de casos, mas eles são utilizados, em sua maioria, em contextos acadêmicos ou de negócios. Estudos de caso acadêmicos focam em um indivíduo ou grupo pequeno, produzindo um relatório detalhado baseado em meses de pesquisa. No mundo dos negócios, estudos de caso de marketing descrevem histórias de sucesso, usadas para promover a empresa.
Passos
-
Defina o tema a ser estudado. Um estudo de caso foca em um indivíduo, um pequeno grupo de pessoas ou, ocasionalmente, um evento ocorrido. Você conduzirá uma pesquisa qualitativa para descobrir detalhes específicos e descrições de como o seu alvo de estudo é afetado.
- Por exemplo, um estudo de caso médico poderia investigar como um único paciente é afetado por uma lesão; um de psicologia poderia pesquisar uma forma experimental de terapia em um grupo de pessoas.
- Estudos de caso não são feitos para pesquisar grupos grandes ou fazer análises estatísticas.
-
Decida entre pesquisa prospectiva e retrospectiva. Estudos de caso prospectivos fazem novas pesquisas por conta própria, envolvendo indivíduos ou grupos pequenos; os retrospectivos examinam alguns casos passados. Relacionados ao objeto de estudo e não exigem um novo envolvimento com o objeto destes casos.
- Um estudo de caso pode ou não incluir esses dois tipos de pesquisa.
-
Refine seus objetivos de pesquisa. Eles podem ser passados para você por um professor ou funcionário, talvez você tenha que desenvolvê-los por si mesmo. Estes são os principais tipos de estudos de caso, organizados por objetivo:
- Estudos de caso ilustrativos descrevem uma situação desconhecida para ajudar as pessoas a entendê-la. Por exemplo, um estudo de caso de uma pessoa com depressão, desenvolvida para ajudar a explicar a experiência subjetiva da depressão para terapeutas em formação.
- Estudos de caso exploratórios são projetos preliminares para ajudar a guiar projetos futuros de larga escala. Eles visam identificar questões de pesquisa e possíveis abordagens. Por exemplo, um estudo de caso dos programas de ensino de três escolas descreveria os prós e contras de cada abordagem e daria recomendações experimentais de como um novo programa de ensino poderia ser elaborado.
- Estudos de caso com “exemplos críticos” focam em um caso único, sem um propósito geral. Exemplos incluem um estudo descritivo de um paciente que tem uma doença rara, ou a pesquisa de um caso específico para determinar se uma teoria universal poderia ser aplicada ou útil em todos os casos.
-
Busque aprovação ética. Quase todos os estudos de caso exigem por lei a aprovação de um conselho de ética antes de começar. Contate sua instituição ou departamento e proponha seu estudo para as pessoas encarregadas dos assuntos de ética. Talvez você tenha que provar que o seu estudo não prejudicará nenhum dos participantes.
- Siga esse passo mesmo que você esteja conduzindo um estudo retrospectivo. Em alguns casos, publicar uma nova interpretação pode prejudicar os participantes do estudo original.
-
Prepare um estudo de longo prazo. A maioria dos estudos de caso acadêmicos duram pelo menos entre três e seis meses e muitos deles continuam por anos. Você pode ter limites quanto a verbas ou por causa da duração de seu curso, mas você deverá ter pelo menos algumas semanas para conduzi-lo.
-
Desenvolva a estratégia de sua pesquisa detalhadamente. Crie um esboço explicando como você recolherá dados e como responderá às questões. A abordagem específica é decisão sua, mas essas dicas podem ajudar:
- Crie quatro ou cinco itens-chave que deverão ser respondidos, se possível, no estudo. Considere perspectivas quanto à abordagem da questão e dos itens-chave.
- Escolha ao menos dois, (preferencialmente mais) dessas fontes de dados: relatório de dados, pesquisa na internet, pesquisa em biblioteca, entrevista dos alvos da pesquisa, entrevista de especialistas, outros trabalhos em campo, conceitos de mapeamento e tipologias.
- Pense em questões que levem a respostas profundas e debates contínuos sobre seus objetivos de pesquisa.
-
Recrute participantes se necessário. Você pode ter um indivíduo específico em mente, ou talvez você tenha que recrutar pessoas de um espectro mais amplo, que satisfaçam os critérios de sua pesquisa. Comunique com extrema clareza os métodos da pesquisa e o tempo que você tem para os participantes potenciais; a falta de clareza pode gerar quebra de ética ou fazer com que um participante abandone o estudo no meio do caminho, desperdiçando tempo valioso.
- Já que não se trata de uma análise estatística, não é necessário recrutar uma grande diversidade de membros mistos da sociedade. Você deverá estar a par de eventuais visões tendenciosas em sua pequena amostra, e destacá-las no relatório, mas elas não invalidam sua pesquisa.
Publicidade
-
Pesquise o histórico. Se estiver estudando pessoas, procure por informações sobre seu passado que sejam relevantes, possivelmente incluindo histórico médico e familiar, ou histórico de uma organização. Um bom conhecimento do passado do objeto de pesquisa e e estudos de caso semelhantes são úteis em guiar sua própria pesquisa, principalmente se você está escrevendo um estudo de caso de interesse crítico.
- Qualquer estudo de caso, mas principalmente em estudos com um componente retrospectivo, se beneficiará com estratégias básicas em pesquisa acadêmica.
-
Aprenda a observar abertamente. Em estudos de caso que envolvam participação humana, diretrizes éticas não permitem que se “espione” os participantes. Você deverá praticar a observação aberta, em que todos estão cientes de sua presença. Ao contrário de estudos quantitativos, você pode falar com eles, fazer com que se sintam confortáveis e se incluir nas atividades. Alguns pesquisadores tentam manter distância, saiba que a sua presença afetará o comportamento deles, independentemente da relação que vocês desenvolvam.
- Desenvolver confiança entre os participantes resultará em comportamentos menos inibidos. Observar as pessoas em suas casas, locais de trabalho ou outros ambientes “naturais” pode ser mais eficiente do que levá-los a um laboratório ou escritório.
- Distribuir questionários para serem respondidos é um exemplo de pesquisa aberta; eles sabem que estão sendo estudados, portanto seu comportamento mudará, mas esse é o jeito mais rápido (e, às vezes, o único) de se obter certas informações.
-
Tome nota. Observações extensas feitas durante a observação serão vitais quando você estiver reunindo todos os dados em um relatório final. Em alguns estudos de caso, pode ser apropriado pedir aos participantes para registrar experiências em um diário.
-
Faça entrevistas. Dependendo da extensão de seu estudo de caso, você pode fazer entrevistas semanais, uma vez por mês, ou só uma ou duas vezes por ano. Comece pelas questões que você preparou na fase de planejamento, depois repita para ir mais a fundo no tópico.
- Descrição de experiência — pergunte aos participantes como é fazer parte da experiência ou do sistema que você está pesquisando.
- Descrição de significado — pergunte aos participantes o que significa fazer parte dessa experiência para eles, ou quais as lições de vida que eles tiram dela; pergunte quais associações mentais e emocionais eles têm com o assunto de seu estudo, seja uma condição médica, um evento ou outro assunto relacionado.
- Foco : em entrevistas posteriores, prepare questões que preencham lacunas em seu conhecimento, ou que sejam particularmente relevantes para o desenvolvimento de sua pesquisa e de teorias ao longo do estudo.
-
Mantenha-se firme. Um estudo de caso pode parecer ser menos baseado em dados que um teste médico ou experimento científico, mas atenção ao rigor e metodologia válida continuam sendo fundamentais. Se perceber que tende a observar mais um participante afastado do centro, tenha tempo para observar os participantes típicos também. Quando revisar suas anotações, questione sua linha de raciocínio e descarte possíveis conclusões que não tenham observações detalhadas como alicerce. Quaisquer fontes que você citar devem ser checadas minuciosamente para ter credibilidade.
-
Colete os dados e analise. Depois de ler e conferir seus itens-chave, você pode descobrir que os dados reagem de forma surpreendente. Você deve compilar suas informações antes de escrever seu estudo de caso, principalmente se sua pesquisa foi feita em intervalos de meses ou anos.
- Se estiver trabalhando com mais de uma pessoa, para que o estudo de caso flua, você deverá distribuir as partes do projeto para serem feitas ao mesmo tempo. Por exemplo, uma pessoa é encarregada de fazer as planilhas com os dados que você coletou, enquanto as outras são encarregadas de escrever, cada uma, uma análise de um dos itens-chave que você está tentando responder.
-
Escreva o relatório final. Baseando-se nas questões da pesquisa que você desenvolveu e no tipo de estudo de caso que você conduziu, esse relatório pode ser descritivo, um argumento analítico baseado em um caso específico, ou uma sugestão de direcionamento para pesquisas ou projetos futuros. Inclua suas observações e entrevistas mais relevantes no estudo de caso em si e cogite anexar dados adicionais (como as entrevistas completas) como um apêndice para os leitores.
- Se o seu estudo de caso for para uma audiência não acadêmica, talvez queria escrevê-lo em forma narrativa, descrevendo os eventos que ocorreram durante sua pesquisa em ordem cronológica; utilize linguagem acessível.
Publicidade
-
Peça permissão de um cliente. Um estudo de caso de marketing descreve uma "história de sucesso" entre um negócio e seus clientes. Idealmente, o cliente interage regularmente com a empresa e demonstra entusiasmo pela ideia de contribuir com uma mensagem positiva. Escolha um cliente que se identifique com o público-alvo.
- Solicite alto comprometimento por parte dos clientes para ter resultados melhores. Mesmo que o cliente apenas verifique o material que você mandar, escolha uma pessoa que seja altamente envolvida na empresa e tenha bons conhecimentos da relação empresa-cliente.
-
Faça um esboço da história. Um estudo de marketing típico começa com a descrição dos problemas e do histórico do cliente; então, rapidamente passa a descrever como a empresa abordou essas questões estrategicamente e teve sucesso em resolvê-las com qualidade. Termine descrevendo como você pode aplicar soluções similares para problemas de toda a categoria. O estudo de caso deverá ser dividido entre três e cinco partes.
- A cooperação com o cliente é particularmente útil nessa parte, então inclua os pontos que deixaram a melhor impressão.
- Se a sua audiência não se identificar imediatamente com o problema do cliente, comece com uma introdução mais generalizada, descrevendo o problema desse setor da indústria.
-
Faça com que o estudo seja imponente e de fácil compreensão. Use negrito no texto e nos cabeçalhos para dividir o estudo em seções acessíveis. Comece cada seção com sentenças curtas e de ação; use verbos fortes.
-
Inclua números reais. Use exemplos numéricos, que demonstrem o efeito de suas soluções. Seja o mais claro possível, usando números reais em vez de (ou somados às) porcentagens. Por exemplo, um departamento de RH poderia apresentar um alto índice de retenção após um processo de mudança enquanto o time de marketing poderia demonstrar o aumento de vendas beneficiado por ela.
- Gráficos e planilhas podem ser ótimas ferramentas visuais, mas preencha-os com letras garrafais, destacando os aspectos positivos para as pessoas que não estão acostumadas a ler dados.
-
Solicite comentários ou escreva-os você mesmo. Você definitivamente vai querer citar recomendações positivas do seu cliente. No entanto, frequentemente a pessoa que escrevê-las não terá experiência em criação de conteúdo de marketing. Pergunte ao cliente se você pode escrever os comentários por ele e inserir assinatura dele antes da publicação, é claro.
- Esses comentários devem ser breves, contendo uma ou duas linhas, descrevendo seus serviços ou produtos de modo positivo.
-
Use imagens. Inclua fotos e outras imagens para deixar seu estudo de caso mais atraente. Uma tática que funciona é pedir fotografias do cliente. Uma foto digital amadora de uma turma de clientes sorridentes pode dar um toque de realismo.
-
Espalhe a notícia. Deixe seu estudo de caso largamente acessível. Tente utilizar os serviços on-line da Amazon, Microsoft Business Hub ou Drupal. Envie cópias do estudo para o cliente que colaborou junto de um certificado, agradecendo pela participação.Publicidade
Dicas
- Lembre-se de que um estudo de caso não tem como objetivo dar respostas definitivas para as questões da pesquisa; o intuito é desenvolver uma ou mais hipóteses sobre a resposta.
- Outras áreas usam o termo "estudo de caso" para designar um processo menos intenso e de menor duração; mais especificamente, em direito e programação, um estudo de caso é uma situação real ou hipotética (um caso na justiça ou um problema de programação), seguido de uma discussão oral ou escrita com as possíveis conclusões ou soluções.
Publicidade
Materiais Necessários
- Programa de processamento de texto.
- Questão central da pesquisa.
- Biblioteca.
- Assuntos para pesquisa.
- Estratégia de estudo de caso.
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 206 442 vezes.
Publicidade