Baixe em PDF Baixe em PDF

Gatinhos “jovens” (com um dia a três semanas de idade) precisam de muita atenção e nutrição. Filhotes abandonados pelas mães são muito dependentes e não conseguem cuidar de si mesmos, até mesmo quando o assunto é excretar fezes ou urinar sem o incentivo da mãe. Ao resgatar filhotes com menos de três semanas de vida, é necessário aprender como fazer o “papel” da mãe e incentivar o pequeno a defecar. Gatos com menos de três semanas de vida precisam ser estimulados após a alimentação para que haja movimentação intestinal. [1] Continue lendo para aprender a fazer com que um filhote elimine fezes.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Realizando uma massagem para incentivar o bichano a defecar

Baixe em PDF
  1. Depois de alimentá-lo, segure-o colocando sua mão “ruim” sob a barriga do animal, com o traseiro virado para você. Não o aperte, mas mantenha o controle firme sobre o gato, evitando que ele consiga escapar. Estimule-o em um cômodo quente e agradável. Gatos pequenos podem ficar doentes ou até morrer devido ao frio. [2]
  2. Utilize-o para estimular o abdômen e a região anal do gatinho para que ele possa defecar. As mães dão um “banho de língua” nos filhotes após as refeições, mas um pano morno e úmido pode simular a sensação passada pela língua dela. De preferência, use um pano de cor clara para que seja mais fácil saber se o animal urinou ou não. [3]
    • Use um pano que seja apenas para “usar” no gatinho. Não pegue um que as pessoas usam para lavar a louça ou enxugar o rosto.
    • Outra opção é usar bolinhas de algodão ou gaze levemente molhadas para incentivar a movimentação intestinal do gatinho. [4] [5]
  3. Com os dedos, massageie levemente a região anal através do pano. O polegar deve ser o dedo que mais “trabalhará”, agindo como a língua da mãe quando ela lambe o ânus para incentivar a eliminação das fezes. [6]
  4. Após alguns minutos realizando o movimento, verifique se o filhote urinou ou defecou; do contrário, continue massageando a área anal. Quando ele começar a urinar, você sentirá algo quente na mão que está massageando o traseiro do bichano. Continue com a massagem para que ele excrete toda a urina e pare apenas para ver se o gatinho está prestes a eliminar as fezes.
    • Esse processo não deve levar mais do que 60 segundos. Se o filhote não excretar nada, entre em contato com um veterinário. [7]
  5. Continue massageando-o e sempre reposicione o pano, colocando uma parte limpa no polegar quando for necessário, principalmente se o gatinho evacuar para não deixá-lo sujo também. Caso use bolinhas de algodão ou gaze, jogue fora os materiais sujos e continue massageando com pedaços limpos.
    • Lembre-se de que é normal que as fezes de filhotes saiam bem macias, desde que ainda se alimentem de fórmula pastosa ou líquida. Fezes sólidas não serão formadas até que o gato comece a consumir alimentos mais consistentes. [8]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Limpando a “bagunça”

Baixe em PDF
  1. Dê uma boa limpada, passando o pano cuidadosamente para retirar todos os traços de sujeira. Depois, com uma toalha seca ou outro pano seco, retire o máximo de umidade da região anal que for possível. Ao deixar o local bem limpo e seco, você evitará que ele contraia alergias ou infecções.
  2. Ele deve retornar aos “irmãos” de ninhada no cercadinho ou caixa onde eles estão sendo mantidos. Repita a massagem anal com cada filhote, sempre trocando de pano para realizar o processo.
  3. Caso tenha usado gaze ou bolinhas de algodão, jogue-as fora. Os panos devem ser bem lavados após a massagem, de preferência com detergente e alvejante e em uma máquina de lavar na temperatura mais quente.
    • Não mantenha os panos sujos da próxima vez em que ele precise “ir ao banheiro”. Reusar panos encardidos aumenta a chance de infecções no bichano, colocando a saúde dele em risco.
  4. Mesmo colocando um pano entre sua mão e o ânus do filhote, não significa que a urina e as fezes não sujarão as mãos da pessoa. Lave-as bem utilizando sabão antibacteriano e água quente após promover movimentos intestinais no pequeno.
    Publicidade

Dicas

  • Marque uma consulta com o veterinário nas 24 horas logo após obter um novo gatinho. É importante que o profissional o examine, verificando se ele está saudável e se precisa de vacinas ou remédios para garantir o bem-estar do animal. Além disso, o veterinário poderá responder perguntas que o dono tiver sobre como cuidar adequadamente do novo bichano, incluindo a melhor maneira de incentivá-lo a defecar. [9]
  • A massagem na área anal deve ser feita após todas as alimentações, ou seja, a cada duas ou três horas e todos os dias até que ele complete três semanas de idade. Alguns gatinhos podem miar e reclamar enquanto o dono faz isso, mas é algo normal; continue realizando-a, pois isso é necessário.
  • Gatos com cerca de quatro semanas de idade podem começar a usar a caixinha de areia. Coloque-o dentro dela logo após alimentá-lo para que ele entenda o que deve fazer lá dentro. [10]
  • Panos de coloração branca, bege ou rosa são as melhores opções. A textura deles deve ser um pouco áspera (tecido costurado) e não macia, já que precisam “simular” a língua áspera da mãe quando ela limpa os filhotes.
Publicidade

Avisos

  • Não seja bruto ou severo demais com os filhotes. Afinal, eles ainda são bebês e precisam ser cuidados de forma gentil. Não tomar cuidado ou manuseá-los de qualquer forma durante uma massagem poderá causar fraturas ósseas ou até algo pior.
  • Não o segure com força demais, ou você poderá causar danos internos e até a morte por esmagamento. Ser cuidadoso e manter a firmeza nas mãos é imprescindível ao pegar gatinhos no colo!
  • No entanto, tente não segurar o gato sem aplicar muita força durante a massagem. Se o animal cair, ele poderá machucar-se gravemente. Controle-o de maneira firme, evitando que ele escape.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 401 930 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade