Baixe em PDF Baixe em PDF

Caso seu gato tenha comido algo tóxico, seu primeiro instinto será tentar fazer com ele vomite e libere as toxinas de seu organismo. Infelizmente, isso não é algo fácil de fazer e só irá ajudar caso a toxina tenha sido ingerida há menos de duas horas. Os gatos são particularmente mais resistentes aos métodos de indução ao vômito que funcionam com cachorros. Na verdade, o único meio razoavelmente seguro é administrar uma solução de 3% de peróxido de hidrogênio (água oxigenada de 10 volumes), após consultar um veterinário. Se isso não funcionar, ou no caso de a ingestão da toxina ter sido há mais de duas horas, leve o gato ao veterinário imediatamente. Aviso : não tente induzir o gato ao vômito dando-lhe sal, pois pode danificar os rins do animal.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Avaliando se seu gato precisa vomitar

Baixe em PDF
  1. Caso você tenha um gato e perceba sinais de que ele ingeriu alguma substância tóxica, encontre-o imediatamente. Avalie o melhor que puder se ele está bem de saúde.
  2. Às vezes, os gatos ingerem substâncias tóxicas e não conseguimos perceber na hora, Se o gato parece doente, vasculhe a casa e o quintal por algo que ele possa ter ingerido.
    • Isso inclui algumas plantas que são bastante tóxicas aos gatos. Tais plantas incluem uma grande variedade de plantas, caseiras ou não. Entre elas estão: babosa, crisântemo, dália, eucalipto e hosta. Vale lembrar que outras plantas não listadas aqui também são tóxicas aos gatos. [1]
  3. Entre em contato com um veterinário ou com o "Centro de Controle de Intoxicações" antes de fazer o gato vomitar. Isso é importante porque há casos em que você não deve fazer o gato vomitar, o que só pioraria a situação. Esses casos incluem: [2]
    • Se o gato estiver inconsciente ou em convulsão. Caso isso aconteça, leve o gato a um centro de emergência veterinária imediatamente.
    • Se o gato já tiver vomitado.
    • Caso o gato tenha engolido algum objeto pontiagudo (como uma agulha), pois isso pode fazer com que o objeto fique preso na cárdia, que é a região entre o estômago e o esôfago.
    • No caso de o gato ter engolido alguma dessas substâncias: ácido, álcali, produtos químicos caseiros ou qualquer derivado de petróleo.
    • Se já tiver transcorrido mais de duas horas desde que o gato ingeriu a substância.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Fazendo seu gato vomitar

Baixe em PDF
  1. O gato irá vomitar se ingerir uma substância que irrite o estômago sem danificá-lo. Os gatos não irão ingerir a substância voluntariamente. Por isso, eles precisam ser forçados a ingeri-la. Seja cuidadoso.
    • Use peróxido de hidrogênio 3% (água oxigenada 10 volumes) Meça 5 ml a cada 2,5 kg do gato, mas nunca exceda 15 ml. Dê a solução ao gato a cada 10 minutos até que ele vomite, mas nunca o faça mais de três vezes.
    • Se ainda assim o gato não vomitar, leve-o ao veterinário.
    • Esse é o melhor remédio caseiro para induzir o gato a vomitar.
    • Ele fará o gato espumar pela boca, mas isso não deve ser motivo de preocupação. A solução pode manchar ou descolorir panos e toalhas. Por isso, use uma toalha e roupas velhas para fazer tudo sem maiores preocupações.
  2. É melhor usar uma toalha de banho grossa. Desdobre a toalha e coloque-a sobre uma mesa ou balcão. Pegue o gato e coloque-o no meio da toalha. Puxe a toalha por trás do gato e dobre os dois lados envolta dele, deixando ambas as patas dentro da toalha. [3]
    • Faça isso em um cômodo pequeno com as janelas e portas fechadas e nenhum lugar onde o gato possa se esconder.
    • Faça isso em um cômodo cujo chão seja fácil de limpar o vômito ou outros fluidos.
  3. A melhor maneira de fazê-lo é através de um conta-gotas ou de uma pequena seringa. Uma colher medidora também funciona, mas há um risco de perder um pouco do fluido. Enquanto outra pessoa segura bem o gato, despeje a solução no canto da boca dele, em um espaço entre os dentes. Faça isso cuidadosamente e espere até o gato engolir. Você não vai querer que o gato inale o fluido.
    • Peça ajuda a alguém. Você precisa de alguém para segurar o gato enquanto administra o remédio.
    • Após dar a dose, segure o gato até ele começar a dar ânsia de vômito e coloque-o no chão para vomitar.
  4. Recolha o vômito com um papel toalha ou pá limpa. Coloque-o em um saquinho e leve para que o veterinário inspecione junto à consulta do gato.
    • Ligue para o veterinário e agende uma consulta para examinar o gato antes de continuar o tratamento.
    Publicidade

Dicas

  • Seringas podem ser compradas em farmácias ou clínicas veterinárias. É sempre bom ter uma ao alcance para quando for necessário. Elas são baratas e poderão ser usadas para a administração de remédios por alguns anos se bem armazenada.
Publicidade

Avisos

  • Mantenha todos os limpadores caseiros, produtos químicos e detergentes em armários fechados que o gato não consiga abrir ou entrar.
  • Todos alfinetes, agulhas e linhas devem ser guardados foram do alcance de gatos curiosos. As agulhas com linha ou fios de bordado podem ser engolidos acidentalmente se o gato estiver brincando com elas.
  • Se estiver sem dúvida entre fazer ou não o gato vomitar, consulte um veterinário ou ligue para o centro de controle de intoxicações. O centro de controle de intoxicações possui uma linha de ligação gratuita e outras pagas.
Publicidade

Referências

  1. https://www.aspca.org/pet-care/animal-poison-control/cats-plant-list
  2. www.vetinfo.com/how-to-induce-vomiting-in-cats.html
  3. www.vspn.org/Library/misc/VSPN_M01158.htm

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 96 578 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade