Baixe em PDF
Baixe em PDF
Antigamente, os lacres eram usados para fechar cartas. Eles eram feitos de cera derretida, carimbada com um desenho especial, que costumava ser um brasão de família ou uma inicial. Ainda é possível comprar os sinetes para os lacres, assim como a própria cera, mas e se você quiser algo único? Por sorte, dá para fazer seu próprio sinete em casa, e estampá-lo em cera derretida, ou mesmo cola quente!
Passos
-
Encontre algo que sirva como cabo para o sinete. Uma rolha de vinho é ótima para esse fim, mas você também pode usar uma peça de xadrez velha, para um efeito mais vintage. Também dá para fazer o cabo enrolando um pouco de argila polimérica e assando-a no forno, de acordo com as instruções do rótulo.
- Se quiser usar uma peça de xadrez, tire o feltro da base primeiro. [1] X Fonte de pesquisa
- A argila polimérica normalmente precisa ser assada a 135 °C por cerca de 20 a 30 minutos, dependendo da grossura da peça.
-
Encontre um botão legal para usar como estampa. Os de casacos são os melhores, pois não têm buraquinhos na frente, que acabam afetando o desenho. Se não conseguir encontrar nenhum botão de que goste, use um broche, camafeu ou pingente.
-
Cole o botão ao cabo com cola quente. Use bastante para que ele fique bem preso. Se estiver usando uma peça de xadrez ou a argila como cabo, então pode usar adesivo epóxi para um resultado mais duradouro. [2] X Fonte de pesquisa
- Para usá-lo, corte quantidades iguais de ambas as partes e misture até ficar com uma cor uniforme. Depois, molde-a à base do cabo e pressione o botão contra ela para que grude. Se houver imperfeições, vá modelando com os dedos até desfazê-las. [3] X Fonte de pesquisa Depois que o material endurecer, lixe quaisquer imperfeições.
- Também é possível usar outros tipos de cola mais viscosa, como as industriais. O que não pode é usar a cola branca, pois ela não é forte o suficiente.
-
Deixe a cola secar. Se tiver usado cola quente, não demorará muito. Já o epóxi leva mais tempo para secar.
-
Use o sinete. Passe um pouquinho de óleo no desenho, e pressione-o contra uma gota de cera quente. Espere alguns segundos e vá soltando devagar. Para mais instruções, confira os métodos sobre confecção de lacres de cera e de cola quente .Publicidade
-
Molde um tubinho de argila polimérica, aproximadamente do tamanho de um dedão. Se quiser, deixe-o mais fino na ponta para que seja mais fácil de segurar.
-
Bata a ponta do tubo contra uma superfície plana. Assim, você fica com uma base lisinha, pronta para receber o desenho que quiser. [4] X Fonte de pesquisa
-
Entalhe um desenho na base do tubo. A maioria das ferramentas para trabalhar argila será grande demais para fazer um entalhe tão pequeno. O bom é que você pode usar muitas outras coisas para isso, como uma caneta comum ou touch, uma agulha de tricô, um palito de dente ou um clipe de papel. Além disso, também é possível "carimbar" um desenho na argila, pressionando um botão ou um pingente contra ela.
-
Asse a argila de acordo com as instruções da embalagem. Preaqueça o forno na temperatura especificada no rótulo, que costuma ser de 135 °C e, uma vez que esteja quente, coloque a peça e deixa-a pelo tempo indicado, que deve ser de 20 a 30 minutos, dependendo da grossura dela.
-
Deixe o sinete esfriar. Se quiser, pode lixar a base para deixá-la mais lisinha. Para isso, basta colocar uma lixa sobre uma superfície plana, e esfregar a peça nela. Esse processo não afeta o desenho, uma vez que está entalhado na argila. Depois, dê uma lavadinha e seque-a.
-
Use o sinete. Passe um pouquinho de óleo ou água no desenho, e pressione-o contra uma pocinha de cera derretida ou cola quente. Espere alguns segundos, e vá soltando devagar. Para mais instruções, confira os métodos sobre confecção de sinetes de cera e de cola quente .
- Você também pode fazer o lacre com argila. Para isso, basta fazer uma bolinha com ela, e depois amassá-la. Passe um pouco de óleo ou água no sinete e pressione-o contra a argila, soltando com cuidado. Uma vez feito isso, asse a argila seguindo as instruções do rótulo. [5] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Trabalhe em uma superfície à prova de fogo e deixe um pouco de água à mão. Nesse método, você terá que usar fogo, e isso é sempre arriscado. Mesmo sendo muito cuidadoso, ainda existe a chance de a cera pegar fogo ao entrar em contato com o papel. Por isso, o melhor é usar uma superfície ladrilhada, ou uma forma de metal. Além disso, mantenha um copo d’água por perto, para o caso de algo dar errado.
- Esse método é recomendado para sinetes de metal, mas também pode ser usado com os de argila, também, mas é capaz que acabem grudando na cera.
-
Derreta a cera. Tente encontrar um bastão de cera específico para esse fim. Se não conseguir, use um giz crayon, lembrando de tirar o papelzinho primeiro. Depois, acenda um isqueiro e segure a cera sobre a chama.
- Se estiver usando uma cera que tenha pavio, acenda-o e espere queimar, até que derreta. Também é possível substitui-la por uma vela comum.
-
Pingue a cera no papel em que deseja colocar o lacre. Mantendo-a próxima à chama, segure-a sobre o papel. Deixe cair algumas gotas, até formar uma pocinha do mesmo tamanho do sinete. [6] X Fonte de pesquisa
- Se estiver usando uma vela ou um bastão de cera com pavio, segure formando um ângulo de 45 graus com o papel. [7] X Fonte de pesquisa
- Pode acontecer de cair fuligem na cera, especialmente se estiver usando um bastão com pavio, é normal.
-
Mexa a cera usando o próprio bastão. Com a outra ponta dele, a que não está derretida, dê uma mexidinha na cera que pingou no papel. Além de remover bolhas de ar, assim, ela fica mais grossa e com uma cor uniforme. [8] X Fonte de pesquisa
-
Umedeça o sinete com água. A forma mais rápida de fazer isso, é passando-o sobre uma esponja molhada. Esse passo é muito importante, já que se estiver seco, a cera pode acabar grudando nele. [9] X Fonte de pesquisa Você pode comprar um sinete específico para os lacres de cera, ou fazer o seu próprio usando um dos métodos anteriores, mas não use um que seja de borracha.
- Use água fria. Se o sinete esquentar demais, a cera não resfriará a tempo, fazendo com que grude.
- Se estiver usando um sinete não-metálico (como o de argila), use óleo no lugar da água. [10] X Fonte de pesquisa Pode ser qualquer um, como o de cozinha, mesmo.
-
Ajeite o sinete, e carimbe-o na cera. Segure-o sobre ela, e dê uma olhadinha na parte de baixo, para ver se o desenho está certinho. Depois, basta pressioná-lo contra a cera.
- Para diminuir as chances de grudar, deixe a cera esfriar por cerca de 30 a 40 segundos antes de remover o sinete. [11] X Fonte de pesquisa
-
Segure o sinete contra a cera por cerca de 10 a 15 segundos. Durante esse tempo, ela começará a esfriar e a endurecer.
-
Tire o sinete da cera com muito cuidado. Se sentir uma "pressão" no sinete ao puxá-lo para cima, quer dizer que a cera ainda não esfriou o suficiente. Não o puxe, segurando-o contra a cera por mais um tempinho, e apenas depois tente puxá-lo de novo. [12] X Fonte de pesquisa
- Se tentar puxar o sinete antes do tempo, o desenho sairá incompleto.
- Gire, delicadamente, o sinete sobre a cera antes de removê-lo. Assim, ele se solta melhor. [13] X Fonte de pesquisa
-
Espere até que a cera termine de endurecer. Mesmo que o desenho tenha ficado perfeito na cera, isso ainda não quer dizer que ela já está completamente fria. Por isso, é bom esperar um pouco mais para mexer nela.Publicidade
-
Encontre uma superfície lisa e resistente a calor. Você fará o lacre sobre ela, descascando quando estiver pronto. Por isso, é importante que seja alguma coisa bem lisinha e que aguente o calor. Uma esteira de silicone, um ladrilho de vidro ou um prato são perfeitos. [14] X Fonte de pesquisa [15] X Fonte de pesquisa Você também pode usar uma folha de papel alumínio ou uma forma de bolo. [16] X Fonte de pesquisa
- Se não tiver nenhuma das opções anteriores, também pode usar uma folha de papel. [17] X Fonte de pesquisa Nesse caso, só não se esqueça de que ele pode acabar grudando no lacre.
- Esse método é ótimo caso você tenha que fazer muitos lacres de uma vez.
-
Deixe a pistola de cola quente aquecer. Você pode usar cola normal ou colorida: só não se esqueça de que você pode pintar o lacre quando ele estiver pronto. Algumas lojas de artesanato vendem bastões de cera especiais para pistolas de cola quente e também podem ser usados.
- Nesse método, não é recomendado usar giz de cera, pois pode danificar a pistola. Mas, se tiver que usar, empurre-o com cuidado, para que não vase pelas laterais. [18] X Fonte de pesquisa
- Coloque o sinete no gelo, para fazer com que a cola quente endureça mais rápido. [19] X Fonte de pesquisa Enquanto a pistola esquenta, vá esfriando o sinete.
-
Coloque uma gota do tamanho de uma moeda sobre a superfície escolhida. A ideia é que ela tenha o mesmo tamanho do sinete, lembrando-se de que acabará espalhando por mais cerca 3 mm depois que carimbá-la. [20] X Fonte de pesquisa
-
Deixe a cola esfriar por cerca de 30 segundos. Nesse tempo, você pode ir passando um pouco de óleo vegetal no sinete. Isso é ainda mais importante se ele não for feito de metal. A cola quente não gruda bem no metal, mas gruda em outros materiais, incluindo a argila. [21] X Fonte de pesquisa
-
Pressione o sinete na cola, espere de 30 a 60 segundos, e tire-o de cima dela. [22] X Fonte de pesquisa Não se preocupe se um pouco da cola, ou cera, grudarem no sinete. Isso acontece. Deixe o lacre endurecer, e só depois tire-o da superfície, usando um alfinete ou uma agulha.
- Você pode usar um sinete de metal, desses encontrados em lojas, ou um feito em casa, com um dos métodos anteriores.
-
Espere o lacre esfriar bem e só depois remova-o. Se tiver feito em uma folha de papel, é provável que ficarão alguns pedacinhos grudados nele. Isso, porém, não será um problema, já que ele ficará grudado em outra superfície.
-
Pinte o lacre usando tinta acrílica. A menos que tenha usado uma cola colorida, seu lacre ficará transparente. Se quiser, pode dar um toque de cor, pintando-o. [23] X Fonte de pesquisa As cores mais tradicionais para os lacres são vermelho, preto e dourado, mas você pode usar a que quiser.
- Se untou o sinete com óleo, será preciso lavar o lacre com água e sabão ou a tinta não pegará. [24] X Fonte de pesquisa
- Se precisar fazer muito lacres, use tinta spray. Para um efeito mais realista, use uma com acabamento brilhoso.
-
Use o lacre. Coloque uma gotinha de cola quente nas costas dele e pressione-o contra a carta, rolo de papel ou envelope. Você também pode usá-los para decorar embrulhos, junto com uma fita ou cordão.Publicidade
Dicas
- Passe uma leve camada de óleo no sinete antes carimbá-lo na cera ou na cola pare que não grude. [27] X Fonte de pesquisa Você pode usar qualquer tipo de óleo, mas um mais baratinho, como o de cozinha, já é o suficiente.
- Se estiver fazendo uma grande quantidade de selos, seja de cera ou cola quente, perceberá que o sinete começará a grudar. Isso acontece pois ele aquece, e basta colocá-lo em água fria, na geladeira ou no gelo para que resfrie. [28] X Fonte de pesquisa
- Quanto mais gelado estiver o sinete, mais rápido o lacre assentará. Além disso, ele ficará menos propenso a grudar. Se estiver fazendo vários, é importante deixar o sinete esfriar de tempos em tempos.
- Para resfriá-lo de maneira mais rápida, coloque-o sobre um pacote de gelo. [29] X Fonte de pesquisa Você também pode deixá-lo na geladeira ou no freezer por alguns minutos.
Publicidade
Avisos
- Ao fazer lacres de cera, tome cuidado. Tenha sempre água à mão e, caso seja criança, peça a ajuda de um responsável.
- Os lacres de cera são bem frágeis. Se forem enviados pelo correio, com certeza quebrarão no caminho. Já os de cola quente têm uma maior durabilidade.
Publicidade
Materiais Necessários
Fazendo um sinete com um botão
- Rolha, peça de xadrez ou argila polimérica;
- Botão ou pingente bonitos;
- Cola quente.
Fazendo um sinete de argila polimérica
- Argila polimérica;
- Palito de dente ou botão ou pingente bonitos;
- Forno.
Fazendo um lacre de cera
- Isqueiro;
- Bastão de cera;
- Copo d’água;
- Esponja úmida ou óleo de cozinha.
Fazendo um lacre de cola quente
- Pistola de cola quente (temperatura baixa recomendada);
- Refil de cola quente (temperatura baixa recomendada);
- Superfície lisa e resistente ao calor (como uma esteira de silicone);
- Água ou óleo de cozinha;
- Tinta acrílica ou spray;
- Pontos adesivos (opcional).
Referências
- ↑ http://offbeatbride.com/how-to-make-your-own-wax-seal/
- ↑ http://offbeatbride.com/how-to-make-your-own-wax-seal/
- ↑ http://offbeatbride.com/how-to-make-your-own-wax-seal/
- ↑ http://tikkido.com/node/984
- ↑ http://tikkido.com/node/984
- ↑ http://www.artofmanliness.com/2013/02/13/wax-seals-a-history-and-how-to/
- ↑ http://www.artofmanliness.com/2013/02/13/wax-seals-a-history-and-how-to/
- ↑ http://www.artofmanliness.com/2013/02/13/wax-seals-a-history-and-how-to/
- ↑ http://www.artofmanliness.com/2013/02/13/wax-seals-a-history-and-how-to/
- ↑ http://www.paris-en-rose.fr/how-to-make-a-fimo-wax-seal-stamp/
- ↑ http://www.paris-en-rose.fr/how-to-make-a-fimo-wax-seal-stamp/
- ↑ http://www.artofmanliness.com/2013/02/13/wax-seals-a-history-and-how-to/
- ↑ http://www.paris-en-rose.fr/how-to-make-a-fimo-wax-seal-stamp/
- ↑ http://www.weddingbee.com/wax-seal-invitations
- ↑ http://www.doodlecraftblog.com/2013/09/hot-glue-wax-seals-embellishments-and.html
- ↑ http://www.inspiredgoodness.com/blog/2010/9/20/diy-glue-gun-wax-seals.html
- ↑ http://www.cutoutandkeep.net/projects/hogwarts-seal-stamp
- ↑ http://www.inspiredgoodness.com/blog/2010/9/20/diy-glue-gun-wax-seals.html
- ↑ http://www.curiousgood.com/?page_id=64
- ↑ http://www.curiousgood.com/?page_id=64
- ↑ http://www.curiousgood.com/?page_id=64
- ↑ http://www.inspiredgoodness.com/blog/2010/9/20/diy-glue-gun-wax-seals.html
- ↑ http://www.cutoutandkeep.net/projects/hogwarts-seal-stamp
- ↑ http://www.curiousgood.com/?page_id=64
- ↑ http://www.cutoutandkeep.net/projects/hogwarts-seal-stamp
- ↑ http://www.inspiredgoodness.com/blog/2010/9/20/diy-glue-gun-wax-seals.html
- ↑ http://www.paris-en-rose.fr/how-to-make-a-fimo-wax-seal-stamp/
- ↑ http://offbeatbride.com/how-to-make-your-own-wax-seal/
- ↑ http://www.curiousgood.com/?page_id=64
Publicidade