Baixe em PDF
Baixe em PDF
Elementos pop-up adicionam uma nova dimensão emocionante a qualquer livro (seria bom se livros didáticos fossem assim). Se você estiver procurando um tipo de artesanato para fazer para uma criança pequena que conhece (ou qualquer pessoa!), você pode criar o seu próprio livro pop-up de uma maneira bem fácil. Tudo que você precisa é de uma história, algumas horas e alguns materiais simples.
Passos
-
Escolha um tópico interessante. [1] X Fonte de pesquisa O assunto do livro pop-up deve ser ideal para crianças, se você planejar dar o seu livro a uma. Mas que adulto não adora um bom conto em 3D?
- Pode ser de ficção ou não. Se decidir ficção, você pode escolher um conto folclórico curto, porém clássico, ou escrever sua própria história. Se escolher não ser de ficção, procure um assunto que uma criança acharia atraente, como espaço, dinossauros ou animais.
- Você não precisa pensar nesse artesanato como somente um livro. Pode ser uma carta, uma proposta, ou uma adição atenciosa a qualquer presente.
-
Mantenha a simplicidade. Limite a quantidade de elementos pop-up usados para evitar que as páginas pareçam muito bagunçadas ou fiquem muito fracas. Quanto menor for a quantidade de cortes feitos nas páginas, mais duráveis elas serão.
- Sinta-se livre para adicionar outros elementos artesanais, como glitter ou tecido para dar um toque especial. Mas até mesmo muito desses elementos podem fazer com que suas páginas pareçam muito desorganizadas e deixá-las mais pesadas desnecessariamente.
-
Planeje a história. Crie um planejamento storyboard. Escreva a história ou script em uma folha de caderno, separando em diferentes parágrafos ou linhas quando souber que irá precisar de outra página. Faça um rascunho rápido dos desenhos que quer usar para cada página.
- Antes de realmente criar o livro, é importante saber quantas páginas irá precisar, quantas fotos serão necessárias e onde colocá-las.
Publicidade
-
Dobre ao meio um pedaço de papel firme. Um pedaço de papel 23 x 30 cm serve, mas você também pode usar papel cartão ou cartolina de praticamente qualquer tamanho.
- O papel deve ser mais grosso que uma folha sulfite comum. Dobre o papel ao meio horizontalmente para criar a capa do livro.
-
Faça dois cortes paralelos e horizontais no centro do papel. Devem possuir aproximadamente 5 cm de comprimento e ter 2,5 cm de distância um do outro. Esses cortes irão criar uma aba. [2] X Fonte de pesquisa
- Abra o papel. Posicione-o verticalmente para que a altura pareça maior que a largura. Use seu dedo ou um lápis ou caneta fino para empurrar a aba para frente com cuidado.
-
Faça as ilustrações. Você pode desenhar e colorir as ilustrações em diferentes cartolinas, ou recortar fotos, revistas e livros ilustrados e colar esses desenhos em um papel mais firme.
- Os desenhos que você criar ou usar devem corresponder aproximadamente ao tamanho da página do seu livro. Tenha todos os personagens e as imagens necessários para o livro inteiro ao invés de uma página só.
- Reserve um espaço em branco na parte inferior da página para o texto. Se uma criança for escrever a estória, seria bom usar uma régua para desenhar as linhas e deixar mais fácil para ela. Você também pode colar um pedaço de folha de caderno com linhas no espaço.
- Porém, se você mesmo for escrever, você pode deixar o espaço em branco ou imprimir o texto do computador e depois colar na página.
-
Crie quantas páginas for necessário. Use a mesma técnica de dobrar e cortar a fim de criar quantas páginas forem necessárias para contar a estória até o final.
- Revise sua estória. Tenha as ilustrações e as fotos planejadas precisamente, e o texto também. Tenha certeza de que fez páginas suficientes!
-
Escreva o texto. Escreva ou cole o texto na parte inferior de cada página.
- Se não couber texto, prenda no espaço pequeno um pedaço de papel que se desdobre ao abrir a página. Problema resolvido!
-
Decore o plano de fundo de cada página. Faça um rescunho em lápis antes de colorir com o material escolhido. Deixe as abas em branco.
- Se você tiver uma borracha boa, volte às páginas e apague as linhas de lápis quando terminar.
Publicidade
-
Corte e cole suas imagens nas abas. Recorte as fotos e ilustrações que criou. Cole a parte de trás de cada imagem na aba correspondente. Cuidado para não deixar grudar no plano de fundo da página, assim a imagem não irá ressaltar!
- Se estiver usando cola líquida, não use demais. Aplique a cola na aba, e não na imagem; dessa maneira você não irá arriscar deixar cola passar além da aba.
-
Junte as páginas. As páginas precisam ser coladas pelas partes de trás. A parte superior de fora da segunda página deve ser colada à parte inferior de fora da primeira página. A metade superior exterior da terceira página deve ser colada à metade inferior de fora da segunda página. Continue com esse padrão até todas as páginas estarem conectadas umas às outras.
- Porém, não cole nenhuma das abas juntas, porque isso irá impedir que ressaltem.
-
Crie a capa. Dobre um pedaço de papel pesado que seja um pouco maior que o resto sobre o livro. Pegue esse papel e decore as capas, depois cole-as à primeira e última páginas do livro.
- Isso, obviamente, é inteiramente opcional. Se você estiver fazendo isso para criar uma carta ou outro propósito, uma capa pode ser desnecessária.
- Aproveite! Quando a cola tiver secado completamente, o livro estará pronto para ser lido.
Publicidade
Dicas
- Você também pode ter mais que apenas uma imagem pop-up em cada página. Simplesmente faça diversos pares de cortes ao longo da dobradura, espaçando-os uniformemente, até criar o número de abas necessárias para suas ilustrações.
Publicidade
Materiais Necessários
- Papel pesado.
- Tesoura.
- Lápis e caneta.
- Lápis, gizes, tintas, ou canetões coloridos.
- Cola.
- Régua.
Referências
Publicidade