Baixe em PDF
Baixe em PDF
Um origami que estoura é um projeto divertido que faz um barulho alto de estouro quando você move o pulso rapidamente. Fazer esse item é bem simples, você pode usá-lo várias vezes e leva menos de 10 minutos para montar.
Passos
-
Comece com um pedaço plano de papel retangular. Estas instruções foram feitas para uma folha de papel A4, com 21x29,7 cm. Você pode usar um papel maior, como A3, para um som mais alto. [1] X Fonte de pesquisa
-
Coloque o papel na mesa. Caso o papel seja da mesma cor nos dois lados, faça uma marca pequena em um deles para não se perder. Isso não é necessário para este projeto, mas é uma técnica útil para fazer origami com papel comum. [2] X Fonte de pesquisa
-
Vinque o papel ao meio horizontalmente. Depois, desdobre para que o papel fique plano novamente.
- Neste ponto, a orientação do papel não importa, mas deve ter uma dobra do tipo vale. Quando desdobrar o papel, a dobra deve parecer uma depressão.
-
Dobre o papel ao meio verticalmente. Novamente, desdobre depois de vincar.
- Agora, você deve ter dois vincos no papel quando ele estiver plano, criando uma cruz no centro.
Publicidade
-
Dobre os cantos superiores em direção à linha central. Gire o papel se for necessário para que o lado estreito fique virado para você e dobre os cantos superiores até a linha central vertical. [3] X Fonte de pesquisa
- As dobras não irão até o vinco horizontal. Faça como se estivesse criando um avião de papel .
-
Dobre os cantos inferiores até a linha central. Da mesma forma que acabou de fazer, dobre os cantos da outra ponta do papel em direção à linha central. Você deve ficar com dois triângulos dobrados com um pedaço de papel plano no meio.
-
Gire o papel para que fique na horizontal. Seu origami deve estar plano na mesa, com dois triângulos dobrados em cada lado do papel e uma tira vertical de papel plano.
-
Dobre o papel ao meio verticalmente. Agora, você deve dobrar o papel seguindo a linha central horizontal.
- Se for feito corretamente, o resultado será uma forma de trapézio com a parte inferior larga e a superior estreita.
Publicidade
-
Dobre os cantos esquerdo e direito para dentro em direção ao vinco. Posicione o trapézio para que a borda estreita fique virada para você, dobre o canto superior esquerdo até a dobra central vertical, e dobre o canto superior direito da mesma forma. [4] X Fonte de pesquisa Esses cantos ainda devem ficar maiores que o lado estreito, formando um losango.
-
Vire o papel. Pegue o papel e vire-o na mesa, da esquerda para a direita. Devem ter duas abas de papel na parte de cima que quase não chega no canto inferior do losango.
-
Dobre o canto esquerdo até o direito. Leve o canto esquerdo até o direito, vincando na mesma dobra central. Agora você tem um origami que estoura, que se parece com um triângulo.
-
Segure o origami pelo canto inferior. Mantenha o canto inferior entre o dedão e o indicador, com o lado mais comprido do triângulo virado para você. Segure somente as duas camadas exteriores de papel, não a aba interior.
-
Aperte o origami para baixo rapidamente para fazer barulho. Segure o origami acima da sua cabeça, e faça um movimento rápido para baixo com o braço, levando o pulso para frente ao mesmo tempo. A aba interior do origami deve abrir como um "balão" na frente dele, fazendo o estouro. Pode não funcionar na primeira tentativa. [5] X Fonte de pesquisa
- Caso tenha dificuldade em fazer o origami estourar, tente puxar um pouquinho a aba interior.
- Para reutilizar o origami, empurre o papel para dentro gentilmente. Você pode ter que testar o posicionamento da aba.
Publicidade
Dicas
- A borda comprida deve estar virada para você, ou o origami não estourará.
- Quanto mais fino o papel, mais alto o estouro.
- Eles quebram facilmente, então não se decepcione se não durar muito.
- O estouro fica mais fraco a cada uso.
Publicidade
Avisos
- Não é uma boa ideia usá-lo na escola ou um lugar silencioso.
Publicidade
Materiais Necessários
- Um pedaço de papel retangular grande e fino.
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 142 831 vezes.
Publicidade