Baixe em PDF
Baixe em PDF
Quer aprender a criar um pássaro de papel com asas que batem de verdade? É possível criar várias obras de arte com uma folha quadrada de papel para origami. O pássaro é um projeto de dificuldade intermediária que impressionará qualquer um! Se preferir, também pode fazer um pássaro que voa como um avião de papel ou que sai girando no ar. Continue lendo para encontrar as instruções para cada um dos projetos.
Passos
-
Comece com uma folha quadrada. O papel próprio para origami encontrado em lojas de materiais para artesanato normalmente é colorido e quadrado. Se tem apenas papel sulfite em casa, transforme a folha em um quadrado levando um dos cantos superiores dela até a outra ponta e recortando o excesso de papel. [1] X Fonte de pesquisa
- Utilize o papel na cor que quiser. As folhas com várias cores funcionam bem com o projeto, pois o bater de asas da garça criará uma mescla nos tons.
- Caso o papel tenha dois lados com cores diferentes, escolha qual ficará para cima e qual ficará para baixo. Se o papel tiver apenas uma cor, faça uma pequena marca para identificar o lado de baixo, que ficará visível quando o pássaro estiver completo.
-
Comece com uma dobra na diagonal. Coloque o papel sobre uma superfície de trabalho, com um dos cantos inferiores virado para você. Pegue a ponta superior e leve-a até a ponta inferior. Use um dedo para criar um vinco no papel.
- Agora o papel deve ser um triângulo com a ponta central virada para você.
- Desdobre o papel.
-
Repita o procedimento. Gire o papel e dobre-o novamente, criando um segundo vinco perpendicular ao primeiro.
- Os dois vincos formarão um "X" no papel. [2] X Fonte de pesquisa
- Abra o papel novamente.
-
Dobre a folha ao meio, horizontalmente. Gire o papel sobre a mesa, de modo que a base dele fique paralela ao seu peito.
- Dobre o papel ao meio, levando a borda superior até a borda inferior, e faça um vinco usando um dedo.
- Desdobre o papel.
-
Repita o procedimento. Gire o papel e dobre-o ao meio novamente, criando mais um vinco com um dedo.
- Abra o papel novamente.
- Agora, o papel deve ter quatro marcas que se encontram no centro do quadrado.
-
Vire as laterais para dentro, para formar um quadrado menor. Comece com o canto inferior da folha: "belisque" os dois lados do quadrado, seguindo a dobra horizontal e leve-os até o canto inferior. Os lados se juntarão no centro da folha e o canto superior se dobrará sobre eles, formando um quadrado. [3] X Fonte de pesquisa
- Às vezes é difícil acertar o movimento na primeira tentativa. Continue tentando até que todos os lados fiquem dobrados para dentro. Se precisar, reforce todos os vincos para torná-los mais flexíveis.
- Se fizer tudo direitinho, o quadrado pequeno terá um vinco vertical no centro.
-
Dobre a aba direita. Com o canto inferior do quadrado virado para você, pegue a camada superior do canto direito e leve-a para dentro, até que a borda se alinhe com o vinco central do papel.
- Crie mais um vinco na dobra.
-
Dobre a aba esquerda. Repita o procedimento do outro lado, alinhando o canto esquerdo com o vinco central. Use um dedo para reforçar a dobra.
- As novas dobras criarão um formato de pipa.
-
Vire o papel para repetir as dobras. Agora, repita o procedimento inteiro no outro lado do papel.
- O resultado será dois lados idênticos que se parecem uma pipa.
- Dobre a parte superior da pipa para baixo. Faça um vinco com o dedo e desdobre o papel.
-
Abra a pipa. Gire o papel de modo que o canto inferior (a parte que pode ser desdobrada para exibir o interior da pipa) fique virado para você. Desdobre a camada superior do canto inferior sobre a superfície de trabalho. O resultado será um losango sobre a pipa. [4] X Fonte de pesquisa
- Conforme levanta o canto superior, as laterais do papel se transformarão no losango naturalmente, seguindo os vincos que fez nos Passos anteriores.
-
Vire o papel e repita as dobras que acabou de fazer. Gire a folha de modo que o canto inferior (a parte que pode ser desdobrada para exibir o interior da pipa) fique virado para você. Desdobre a camada superior do canto inferior sobre a superfície de trabalho. Agora, ambos os lados do papel têm um losango.
- Os dois losangos devem estar perfeitamente alinhados.
-
Dobre as duas abas inferiores diagonalmente. Pegue a aba inferior direita e leve-a até o canto superior direito. Pegue a aba inferior esquerda e leve-a até o canto superior esquerdo.
- Agora você deve ter três triângulos virados para cima.
-
Desdobre as abas, de modo que o papel volte para o losango anterior. Gire a folha e abra as abas. Pegue a parte inferior que acabou de desdobrar e dobre-a para cima, para criar outra aba. Feche as abas. Agora, pegue a parte de dentro do papel e puxe-a para fora, mandando as duas dobras fechadas.
- Puxe o papel para alinhar todas as bordas e crie um vinco.
- Repita no outro lado, para criar a cabeça e a cauda da garça.
-
Dobre a ponta de uma das diagonais. A dobra inversa formará a cabeça do pássaro. [5] X Fonte de pesquisa
- Abra o papel para revelar as duas abas e dobre-as no meio. Em seguida, "belisque" as abas para criar a cabeça do pássaro.
-
Dobre uma asa para baixo. Pegue a camada superior do triângulo central e dobre-a para baixo para criar uma asa.
- Faça a dobra de modo que a asa aponte diagonalmente para a frente, não direto para baixo.
-
Vire o pássaro. Repita o Passo acima na asa oposta.
- Alinhe as dobras das duas asas.
-
Puxe a cauda para bater as asas. Segure a garça pelo pescoço e puxe a cauda para cima para que o pássaro bata as asas.
- Pronto! Aproveite o pássaro de origami.
Publicidade
-
Comece com um papel para origami quadrado. Na falta dele, use uma folha sulfite. Pegue um dos cantos superiores da folha e leve-o até o outro lado, alinhando-o com a borda do papel, que deve ficar com duas formas, um triângulo dobrado e uma sobra retangular. Recorte a parte retangular para criar um quadrado. [6] X Fonte de pesquisa
- Coloque o papel sobre uma superfície de trabalho, com o lado colorido para baixo.
- Caso o papel tenha duas cores diferentes, faça uma nota mental de qual lado começou virado para baixo e qual começou virado para cima. Se os lados têm a mesma cor, faça uma pequena marca para identificá-los. Por exemplo, marque a parte inferior do lado que está virado para a mesa. O lado que começar para baixo ficará visível quando o pássaro estiver pronto.
-
Dobre o papel ao meio duas vezes e crie dois vincos. Comece com uma dobra horizontal e siga para uma dobra vertical, criando uma cruz sobre a folha.
- Desdobre o papel sobre a mesa. Não vire o papel: o lado que começou virado para baixo deve continuar assim.
-
Dobre o papel na diagonal. Pegue dois cantos opostos da folha e junte-os, criando um vinco diagonal no papel. Desdobre e repita o processo no outro lado.
- Agora a folha tem quatro marcas, duas diagonais, uma vertical e uma horizontal. O lado que começou virado para baixo deve continuar assim.
-
Dobre o papel ao meio novamente. Siga o vinco horizontal na hora de fazer a dobra. Agora, o lado que começou virado para baixo está para cima.
- Gire o papel de modo que o lado aberto esteja virado para você.
-
Erga um canto e dobre-o seguindo o vinco diagonal. O resultado será um triângulo com uma aba sobre a parte quadrada do papel. Dobre o triângulo ao meio, levando a aba para o lado esquerdo.
- Basta seguir os vincos que já criou para fazer as dobras.
- As abas internas das dobras devem ser da cor que não foi marcada da folha, ou seja, do lado que começou virado para cima.
- Repita o processo no outro lado, até formar quatro abas triangulares. Agora, o papel deve ter um formato triangular, com duas abas laterais.
-
Dobre as abas superiores na direção do vinco central. Pegue cada uma delas e dobre-as para dentro, alinhando as bordas interiores com o vinco.
- Agora o papel deve ser um losango com duas abas sobre as abas da base.
- Dobre as abas superiores ao meio. Agora, pegue-as e dobre-as para trás, alinhando-as com as bordas externas.
- O papel agora será composto por três camadas de dobras.
-
Dobre as abas superiores, juntando-as na linha central. Erga-as pela parte interna e leve-as até o vinco central do papel.
- Ao levar as abas até o vinco central, você criará outro vinco e expandirá a borda externa da aba superior.
- A borda exterior das abas superiores ficará alinhada com o vinco da dobra anterior.
- O papel deve continuar com três camadas.
-
Dobre as abas internas até a borda da dobra anterior. Pegue as abas de baixo do papel e dobre-as para dentro, alinhando-as com as bordas da última dobra feita.
- O papel agora lembrará o formato de um avião bombardeiro, com quatro pontas embaixo e uma ponta em cima.
-
Puxe a parte de baixo das abas centrais. Mantenha as dobras anteriores intactas enquanto levanta a parte central do avião.
- Puxe as duas abas da cauda, para revelar uma parte achatada do papel. Puxe a parte achatada para cima, sobre as duas abas.
- Mantenha as dobras da cauda reforçando os vincos, mas ao contrário. Assim, conseguirá achatar as camadas das dobras.
- Agora, um pedaço do papel deve estar para cima, como uma barbatana de tubarão. O lado de fora da barbatana deve ser do lado marcado do papel, aquele que começou virado para dentro.
-
Achate a porção central do papel. Pegue a ponta da barbatana e abaixe-a sobre as outras camadas do papel.
- Agora, você terá um triângulo entre as bordas internas das asas.
- No total, o papel terá seis camadas de dobras.
-
Desdobre as abas externas que compõem as asas. Cada asa deve ter um vinco central quando aberta. Puxe as camadas superiores delas para cima diagonalmente, mantendo as dobras centrais intactas. A ideia é que o vinco central das asas se forme a borda externa delas.
- As bordas inferiores das asas devem estar retas agora. Deve haver uma dobra diagonal nos cantos das asas.
- Ao desdobrar as asas, pressione os vincos centrais e achate as asas sobre eles.
- Tome cuidado para não mexer na dobra central e na cauda do pássaro.
-
Dobre as asas para dentro. Agora, pegue as bordas das asas e leve-as para dentro, alinhando-as com a borda inferior da primeira camada do papel.
- As bordas inferiores devem permanecer retas.
-
Desfaça o Passo anterior. Com as asas abertas, faça um pequeno triângulo em cada um dos lados.
- Alinhe o lado comprido do triângulo com o vinco que criou no Passo anterior.
-
Dobre as asas para dentro novamente. A ideia é que as bordas internas delas continuem tocando a borda externa da cauda do pássaro.
- Pressione o triângulo que fez no Passo anterior. Mantenha-o intacto.
- Use os vincos como guias para dobrar as asas duas vezes para cada lado. A primeira dobra deve ser igual à que fez antes da criação dos triângulos no Passo anterior.
- Uma parte do papel da segunda dobra deve cobrir a área central do papel. As asas devem estar alinhadas com a cauda do pássaro.
-
Dobre a parte superior do papel em sua direção. Pegue a ponta do avião e leve-a até a borda inferior da camada central do papel, acima da cauda.
- Agora devem haver quatro pontas na parte de baixo do papel, duas das asas e duas da cauda. A parte superior deve estar plana, agora que a ponta está virada para baixo.
-
Dobre a ponta para cima. Pegue o bico do pássaro, que acabou de dobrar para baixo, e leve a ponta dele para cima, de modo que um pequeno triângulo se sobressaia à parte superior do pássaro.
- A dobra em zigue-zague que acabou de criar compõe a cabeça e o bico do pássaro.
-
Puxe a parte de baixo do bico que acabou de criar. É preciso esticar as ladas para os lados; puxe-as de modo que a parte inferior de cada uma delas fique plana e horizontal novamente.
- Tenha cuidado, pois o Passo é um pouco complicado: é preciso manter a parte inferior da cabeça do pássaro intacta enquanto desdobra as asas por baixo.
- Achate o pássaro. Não há problema se a área ao redor da cabeça do pássaro estiver um pouco amassada.
-
Vire o papel. Agora, o lado plano e sem muitas dobras está virado para cima. Dobre o pássaro ao meio para expor as dobras.
- Tente fazer com que as bordas das asas se alinhem o máximo possível.
-
Dobre as asas para baixo. Deixe espaço suficiente para poder pegar o corpo do pássaro, como faria com um avião de papel.
- Dobre as asas para baixo, de modo que a parte superior do pássaro esteja reta e as asas apontem para baixo.
- Agora, puxe as asas para cima, deixando-as niveladas com a borda superior do pássaro. Repita o processo com a cauda.
- A parte externa do pássaro será da cor marcada no primeiro Passo.
- Arremesse agora o pássaro, como faria com um avião de papel.
Publicidade
-
Pegue uma folha de papel. Para criar um pássaro que gira, você precisará de uma folha de sulfite A4. De preferência, use uma folha colorida. [7] X Fonte de pesquisa
- Na falta de uma sulfite, use uma folha de caderno.
-
Posicione o papel para criar um losango, com a ponta inferior virada para você. Caso o papel tenha duas cores: escolha a cor que deseja para o pássaro e comece com ela virada para baixo. Após dobrar o papel ao meio, para formar um triângulo, a cor desejada para o pássaro ficará para cima.
- Dobre o papel ao meio, levando a ponta inferior até à ponta superior.
- A folha agora deve ser um triângulo.
-
Dobre o papel ao meio novamente. Crie um vinco vertical e reabra a folha.
- A dobra serve apenas para criar o vinco.
-
De volta ao triângulo original, dobre a ponta dele. Leve a ponta do triângulo para baixo, além da borda inferior.
- A ponta do papel deve ir além da base do triângulo.
- Dobre o papel verticalmente. Siga o vinco que fez no Passo anterior para facilitar o processo.
- Gire o papel no sentido anti-horário em 180°. Ele deve ficar na vertical, com a ponta virada para a direita.
-
Dobre as abas do papel. Leve-as para baixo, mas deixe espaço suficiente no corpo do pássaro para segurá-lo.
- Uma forma triangular se formará no centro do papel. Dobre as asas de modo que as bordas superiores delas fiquem alinhadas com o triângulo, que é o bico do pássaro.
-
Dobre as asas para cima. Segure o corpo do pássaro e leve as asas para cima, de modo que fiquem planas horizontalmente.
- As asas precisam ficar planas.
- Arremesse o pássaro como faria com um avião de papel e observe-o sair girando pelo ar.
Publicidade
Dicas
- Escolha papéis com cores diferentes e chamativas. Todas as cores funcionam quando a ideia é fazer origami.
- Experimente usar o papel reciclado. Faça arte e ajude o meio ambiente!
- As dobras devem ser bastante precisas, desde o começo. Qualquer erro pode criar um resultado insatisfatório.
- A garça de origami é bastante parecida com o pássaro que bate asas do primeiro Método. Se quer fazer algo especial para o casamento de um amigo, crie várias garças de origami. É uma tradição bastante antiga no Japão que nunca sai de moda.
- Se as asas do pássaro não estão batendo, afrouxe um pouco as dobras na causa.
- Continue tentando, mesmo após fazer alguns pássaros feios. Você melhorará com a prática!
- Use um papel bem fino!
Publicidade
Avisos
- Tome cuidado para não se cortar com o papel!
- Deixe os pássaros longe da água.
Publicidade
Materiais Necessários
- Papel quadrado;
- Tesoura (opcional).
Referências
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=EZbZJEgFEDw
- ↑ http://www.origami-fun.com/origami-flapping-bird.html
- ↑ http://www.origamiway.com/origami-flapping-bird.shtml
- ↑ http://www.origami-instructions.com/origami-flapping-bird.html
- ↑ http://www.origami-instructions.com/origami-inside-and-outside-reverse-folds.html
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=uqbZnbQgfu0
- ↑ http://www.origami-fun.com/origami-twirling-bird.html
Publicidade