Baixe em PDF
Baixe em PDF
Não existe mais de uma impressão digital igual. Até mesmo os gêmeos idênticos têm marcas únicas e diferentes. Ao encostar em uma superfície de vidro ou similar, você acaba deixando marcas das pontas dos seus dedos. Com um pó especial, é possível retirar as impressões deixadas e examiná-las.
Passos
-
Reúna os materiais. Você precisará de amido de milho, um copo de medidas, um isqueiro (ou um palito de fósforos), uma vela, uma vasilha de cerâmica, uma faca (ou um pincel) e um pote de mistura. [1] X Fonte de pesquisa O pote pode ser de vidro, plástico ou cerâmica, mas a vasilha de cerâmica não pode ser substituída por nenhuma de outro material, pois o processo de preparo do pó pode rachar o vidro ou derreter o plástico.
- Caso fazer o seu pó seja trabalhoso demais, você pode comprar um pronto em lojas especializadas em materiais de artesanato ou de ciências. [2] X Fonte de pesquisa
-
Use a vasilha e a vela para criar fuligem. Acenda a vela e segure-a contra o fundo da vasilha de cerâmica, criando uma camada de fuligem. [3] X Fonte de pesquisa Movimente a vasilha sobre a chama, para que toda a parte inferior dela entre em contato com a vela.
- Use uma luva de proteção ou um pano de prato para não queimar sua mão.
- Tome cuidado ao manusear uma chama e não deixe que uma criança faça isso sozinha.
-
Raspe a fuligem e jogue-a no pote de mistura. Segure a vasilha sobre o pote e, com uma faca ou pincel, raspe a fuligem. Como resultado, você terá cerca de uma colher de chá de fuligem. Quanto maior a quantidade, mais pó de impressões digitais você produzirá.
- Repita os Passos acima para produzir a quantidade desejada de fuligem.
- O processo de raspagem faz bastante bagunça. Use luvas para não sujar os dedos de fuligem e, se possível, cubra a sua área de trabalho para mantê-la limpa.
-
Misture o amido de milho e a fuligem. Use um copo de medidas para descobrir a quantidade de fuligem produzida. Depois, adicione a mesma quantidade de amido de milho e misture bem com um fouet.
- Por exemplo, se coletou ¼ xícara de fuligem, você precisará de ¼ xícara de amido de milho.
-
Armazene a mistura em um pote com tampa ou em um saco plástico com fecho. É preciso escolher um recipiente hermeticamente fechado que proteja o pó e não permita o contato com a umidade.
- Guarde o recipiente em uma prateleira em um local com pouca movimentação de pessoas. Caso alguém o derrube, uma sujeirada acontecerá.
Publicidade
-
Encontre uma impressão digital vasculhando os objetos da casa que foram manuseados recentemente. Procure por itens com superfícies lisas, pois isso vai facilitar bastante o recolhimento da impressão. [4] X Fonte de pesquisa É uma boa ideia praticar encostando em um copo de vidro para recolher a sua própria impressão antes de tentar com outras pessoas.
- Evite pegar impressões de superfícies macias e maleáveis, pois elas precisam de uma substância química especial. [5] X Fonte de pesquisa
-
Jogue o pó sobre a impressão. Depois de localizada, cubra-a com uma camada fina do pó criado no Método anterior. Para finalizar, passe o pincel sobre a impressão para cobri-la completamente, mas remover o excesso de pó. [6] X Fonte de pesquisa Como resultado, você terá uma impressão escura e bem definida.
- Sopre de leve para remover o excesso do pó.
-
Use fita adesiva para recolher a impressão. [7] X Fonte de pesquisa Corte um pedaço pequeno de fita transparente e pressione o lado adesivo contra a impressão coberta pelo pó. Puxe lentamente.
- Antes de levantar a fita, alise-a para remover as marcas.
-
Exiba a impressão. Pressione o lado adesivo contra uma folha de papel ou um cartão branco. O contraste do pó preto com o branco do papel vai facilitar a análise da impressão.Publicidade
-
Monte um catálogo de sua família. [8] X Fonte de pesquisa Peça que todos os moradores da casa tirem as impressões digitais para você em um pedaço de fita adesiva ou papel. Registre cada impressão em um cartão, junto do nome, a data de nascimento e o gênero da pessoa.
- O catálogo pode incluir um dedo ou todos, tanto faz. Quanto mais dedos você tiver no cartão, mais fácil será identificar a impressões encontradas.
-
Classifique as impressões em três categorias: arco, laço e redemoinho. [9] X Fonte de pesquisa Esses padrões são encontrados nas linhas das impressões digitais. Um arco é uma elevação curta, ao passo que um laço é como um arco comprido e um redemoinho é um círculo cercado de linhas menores. As classificações são importantes para a identificação das impressões.
- Escreva a classificação de cada impressão no respectivo cartão.
- As formas também podem se inclinar para a esquerda ou para a direita. [10] X Fonte de pesquisa Se for o caso, indique em qual direção da impressão de cada pessoa se inclina.
-
Compare as impressões encontradas com as do catálogo. Tente encontrar classificações e inclinações similares. Por exemplo, se a impressão encontrada tem um redemoinho inclinado para a esquerda, tente encontrar um desenho parecido no catálogo montado anteriormente.
- Armazene as impressões identificadas com sucesso no verso do cartão respectivo. Assim, vai ser mais fácil fazer a identificação no futuro.
Publicidade
Dicas
- Caso queira identificar impressões sobre superfícies pretas ou escuras, prepare um pó branco substituindo a fuligem por talco infantil.
- O grafite em pó, encontrado em lojas de materiais de construção, também pode ser misturado com o amido ou o talco, nas mesmas proporções.
- Caso não encontre pó de grafite para comprar, faça o seu raspando a ponta de um lápis velho!
Publicidade
Avisos
- Tome muito cuidado ao manusear chamas abertas.
Publicidade
Materiais Necessários
- Amido de milho.
- Vasilha de cerâmica.
- Pote para mistura.
- Vela.
- Isqueiro ou palitos de fósforo.
- Faca ou pincel.
- Copo de medidas.
Referências
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=_iaBzjyczXU&feature=youtu.be&t=14
- ↑ http://www.hometrainingtools.com/fingerprint-powder-latent-black
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=_iaBzjyczXU&feature=youtu.be&t=66
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=4bBCHByhpF4&feature=youtu.be&t=60
- ↑ http://www.cyberbee.com/whodunnit/dusting.html
- ↑ http://www.hometrainingtools.com/a/dusting-fingerprint-project
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=4bBCHByhpF4&feature=youtu.be&t=77
- ↑ http://www.hometrainingtools.com/a/dusting-fingerprint-project
- ↑ http://www.cyberbee.com/whodunnit/classify.html
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 39 135 vezes.
Publicidade