PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O piercing é uma forma bonita e única de expressar seu estilo pessoal e individualidade. Essa prática existe a mais de 5 mil anos e tem muitas opções. [1] Se for furar as orelhas, nariz, sobrancelha, língua, umbigo ou lábio, o melhor é sempre ir a um profissional. No entanto, se você estiver determinado a fazer o piercing sozinho, há algumas formas de tornar o procedimento o mais higiênico, indolor e seguro possível.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Higiene e preparação

PDF download Baixe em PDF
  1. Lave bem as mãos com sabonete antibacteriano e seque com uma toalha limpa. Depois que suas mãos estiverem limpas, é preciso higienizar a área que será perfurada. Despeje um pouco de álcool em um algodão e limpe bem a pele. Lenços umedecidos com álcool também funcionam para higienizar. [2] Depois que limpar a área, não toque-a novamente para evitar a contaminação.
    • A perfuração mais fácil de fazer em casa é na orelha; piercings no nariz e no umbigo também podem ser feitos com baixo risco. Quando se trata de piercings perto da boca (como na língua ou lábio), próximo aos olhos ou na parte de cima da orelha, é melhor ir até um profissional. Você pode ficar com uma cicatriz permanente, danificar uma parte do corpo ou até ficar deformado. Não corra esse risco.
  2. O ideal é usar uma agulha para piercing completamente nova. Tire-a da embalagem apenas quando for usá-la. [3] Se você tem uma agulha para piercing que já foi aberta ou usada, é preciso esterilizá-la bem. Mergulhe-a no álcool antes de usar para perfurar. Quanto mais você desinfetar a agulha e a área, menor a chance de ter uma infecção.
    • É preciso usar uma agulha para piercing, e não uma agulha de costura ou de qualquer outro tipo. As agulhas para piercing tem o tamanho e o formato certo para a tarefa; qualquer outro objeto pode causar mais dor ou danificar a pele.
    • É possível encontrar agulhas de piercing na internet.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Karissa Sanford

    Especialista em Body Piercing
    Karissa Sanford é coproprietária da Make Me Holey Body Piercing, um estúdio de piercing em San Francisco cuja especialidade é atuar de maneira segura e amigável. Karissa tem mais de 10 anos de experiência no ramo e é membra da Association of Professional Piercers (APP).
    Karissa Sanford
    Especialista em Body Piercing

    Durante a limpeza, tome todas as precauções necessárias e use produtos específicos e reconhecidos como eficientes. Os estúdios de piercing e tatuagens são os locais mais seguros, pois esterilizam tudo, mas isso não quer dizer que você também não pode chegar perto desse nível de limpeza. Ao usar desinfetantes profissionais, você chegará o mais perto possível de um ambiente caseiro seguro.

  3. Use uma joia de alta qualidade para reduzir o risco de infecções, irritações ou reações alérgicas. Os perfuradores profissionais sugerem a escolha de uma peça feita de aço cirúrgico, ouro 14 ou 18 quilates, ouro branco 18 quilates, nióbio ou titânio. [4] Não compre uma joia barata para economizar. Invista em uma boa joia para usar imediatamente após furar e talvez seu corpo tolere joias de qualidade inferior depois da cicatrização.
    • Limpe a joia com álcool.
  4. Use uma caneta para fazer um pontinho no local desejado. Se estiver furando as orelhas, tenha certeza de que está simétrico. Olhe a marca de todos os ângulos e veja se é este lugar que você a quer mesmo. Essa marca será usada como guia para a agulha. [5]
    • Se não tiver certeza se quer o piercing, use um marcador permanente e deixe a marca no local por alguns dias. Veja a sua reação ao se olhar no espelho. Isso ajudará a determinar se você vai gostar do piercing antes de fazê-lo.
    • Se for perfurar seu umbigo, faça uma dobra na pele acima dele. Faça um ponto na parte de cima da dobra. Quando for realmente perfurar, é melhor fazer por baixo. Em outras palavras, enfie a agulha de baixo pra cima nessa dobra de pele e alinhe para que ela passe pelo ponto que foi feito. [6]
    • É claro que é difícil fazer um ponto na sua língua. Isso é um sinal de que você não deve furar sua própria língua. Pode ser tentador poupar dinheiro e tempo, mas isso não vale a pena quando se trata de uma parte do corpo que você usa para falar e sentir sabores.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Perfurando

PDF download Baixe em PDF
  1. Pegue a agulha com firmeza. Ela tem que ficar no mesmo ângulo que você quer que a joia fique. Em outras palavras, a agulha tem que passar pela sua pele como um brinco passaria. Se furar em um ângulo estranho, vai ser difícil colocar a joia, então pare e alinhe a agulha com calma.
    • Se quiser, aplique gel anestesiante na pele antes de furar. Espere um tempo para que o gel faça efeito. [7]
  2. Faça um movimento rápido e fluído. Se você forçar um pouco, parar e forçar de novo, vai acabar rasgando a pele. Um empurro rápido fará um furo perfeito e também facilita o processo de cicatrização. [8] Empurre a agulha até que ela vá até a metade do caminho. Deixe a agulha assim por 20 minutos, mais ou menos, para garantir que o buraco ficará lá por tempo suficiente para por a joia quando a agulha for retirada.
  3. Depois de deixar a agulha 20 minutos no furo, será hora de substituí-la. O furo cicatrizará rápido, então, é importante deixar a joia pronta antes de tirar a agulha. Coloque a joia limpa no furo novo que acabou de fazer. Faça um pouco de pressão para ela entrar na pele, se necessário, mas não force.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Limpando

PDF download Baixe em PDF
  1. Mesmo que seja apropriado esterilizar as ferramentas de perfuração e a pele com álcool antes de furar, essa substância pode ressecar seu furo. Uma solução salina é bem mais suave e não causará ressecamento. Compre uma solução salina em farmácias ou faça a sua própria. Tente deixar a parte perfurada mergulhada na solução em uma tigela rasa ou xícara. [9] Se não for possível, use um lenço ou cotonete para aplicar a solução no piercing.
    • Se decidir fazer sua própria solução, use sal fino não iodado. Alguns mercados deixam este tipo de sal junto com os demais; se não encontrar, compre pela internet.
    • Misture 1/4 de colher de chá de sal em uma xícara de água filtrada ou mineral. Reduza a quantidade de sal se sua pele ficar ressecada.
  2. Mesmo que tenha vontade de ficar brincando com a joia, evite, pois isso aumenta as chances de infecção. Tente não tocar nela a menos que estiver fazendo a limpeza diária. Nunca toque no piercing, a menos que suas mãos tenham sido bem lavadas.
  3. Mesmo se você tiver uma coleção enorme de joias lindas e de alta qualidade, trocar de joia antes da cicatrização vai aumentar as chances de infecção. Dependendo da área perfurada, isso pode levar de um mês a um ano. [10]
    • Saiba mais sobre a área específica que fez o piercing fazendo uma pesquisa no Google.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Entenda os riscos

PDF download Baixe em PDF
  1. A língua contém veias sanguíneas e uma veia grande perto da ponta que pode sangrar muito se for perfurada. Não fure sua língua sozinho. Mesmo que a língua sangre mais, outras áreas também vão sangrar. [11] Novamente, é melhor ir a um profissional que vá garantir que a perda de sangue seja mínima.
  2. Se fizer a perfuração sozinho, você corre o risco de infecções e de ter queloides. [12] Mesmo se tirar o piercing depois, a cicatriz pode durar para sempre. Leve isso em consideração antes de furar seu nariz, orelha, sobrancelha, lábio, língua ou umbigo com uma agulha. Mesmo que ir até um profissional seja mais caro e vá demorar mais, você poupará o risco de ficar com uma cicatriz permanente.
  3. Um piercing pode gerar complicações severas, como infecções perigosas. Infecções que não forem tratadas podem evoluir para sepse, síndrome do choque tóxico e envenenamento do sangue. [13] É de extrema importância entender as consequências em potencial antes de fazer a perfuração.
    • Independentemente do furo ter sido feito profissionalmente ou em casa, é importante saber que sinais precisam ser monitorados. Se o piercing estiver soltando pus, vá a um médico. Se o piercing estiver vermelho, dolorido e inchado por mais de três dias, também é hora de ir ao médico. Se parecer que tem algo errado com seu piercing, não espere muito para procurar tratamento.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 64 537 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade