Baixe em PDF
Baixe em PDF
Os piercings na cartilagem estão se tornando tão populares quanto os comuns, e muitas pessoas que desejam colocar um não querem pagar um perfurador profissional. Porém, os piercings feitos em casa são perigosos e muitas vezes levam a furos tortos ou irregulares, na melhor das hipóteses, e infecções na pior delas. Sempre considere ir a um profissional para fazer seu piercing, mas, se estiver determinado a furar a própria orelha em casa, continue lendo para saber como proceder e receber algumas dicas.
Passos
-
Tente fazer o procedimento com um profissional. Ao contrário do que possa parecer, furar a própria orelha não é fácil e nem seguro. Os perfuradores profissionais têm experiência, equipamentos e o ambiente necessário para garantir uma perfuração rápida e higiênica.
- Piercings malfeitos podem causar infecções, sangramento e danos nos nervos. É preciso saber dos riscos se quiser continuar.
- Se estiver inseguro, espere e vá até um profissional para fazer o piercing. [1] X Fonte de pesquisa
-
Escolha uma agulha adequada. Não use uma agulha de costura ou um alfinete – as agulhas para piercings são baratas na internet e são feitas para piercings. Há muitas agulhas adequadas para tal procedimento, mas apenas algumas ideias para perfurar o trágus. Ela deve ser:
- Oca.
- Um tamanho maior que o buraco do seu brinco
- Curva (opcional). A maioria dos profissionais usa agulhas curvas que imitam a curvatura do seu trágus. Entretanto, elas são difíceis de manusear e não são necessárias. [2] X Fonte de pesquisa
-
Prepare os materiais de segurança e higienização. O cuidado nunca é demais ao fazer perfurações no corpo em casa. Lembre-se de que você está abrindo uma ferida no seu corpo e a deixará aberta por semanas até que ela cicatrize. Este é o local perfeito para o crescimento de germes, caso você não tome os cuidados necessários. Tenha em mãos:
- Luvas.
- Cortiça.
- Cotonetes.
- Gaze.
- Desinfetante corporal.
- Antisséptico, cloro, álcool em gel e fogo para a esterilização.
-
Lave suas mãos e limpe sua orelha. Use água e sabão ou uma solução antisséptica (encontrada em farmácias). Se for usar sabão, escolha um antibacteriano. Lembre-se: é essencial que suas mãos e equipamentos estejam limpos e esterilizados.
-
Esterilize tudo. A importância deste Passo é tanta que não dá para ser colocada em palavras. Passe lenços antibacterianos em todas as superfícies e esterilize a agulha, o piercing e a cortiça. Lave tudo antes com água e sabão para remover sujeira e óleos. Existem duas formas aceitáveis de esterilizar equipamentos:
- Esterilize uma agulha segurando-a sobre a chama de um isqueiro (ou fogão, etc) por 10 a 15 segundos. Não deixe a agulha encostar na chama.
- Esterilize equipamentos misturando partes iguais de água e cloro em uma tigela rasa. Submerja o equipamento e deixe-o lá por, pelo menos, um minuto. Enxágue com água limpa.
- Sempre que suas mãos ou os equipamentos ficarem sujos ou contaminados, repita este processo por completo.
-
Esteja preparado para complicações. Mesmo que a região do trágus não seja um local difícil de perfurar, é preciso preparar-se para deslizes, desmaios ou perfurações incorretas. Peça para um amigo ficar por perto e chamar uma ambulância, se necessário.
-
Coloque uma peça grossa de cortiça atrás do trágus. Fazê-lo permite segurá-lo no lugar e parar a agulha depois que ela fizer a perfuração. Ponha a cortiça na orelha de forma que ela fique contra a parte de trás do trágus, e ainda assim confortável.
- Talvez seja preciso cortar a cortiça no meio para que ela caiba na orelha, mas ela deve ter, no mínimo, 1,25 cm.
-
Alinhe a agulha com a ajuda de um espelho. Ela deve ficar no meio do trágus, mas não pode ficar torta ou inclinada. É possível comprar um marcador de piercing para marcar o local corretamente. Nunca use canetas ou outros materiais escolares comuns, pois a tinta pode entrar na ferida aberta.
-
Pressione a agulha reta no trágus. Pressione-a com firmeza, reta, pelo trágus. Faça força uniforme e rapidamente, empurrando a agulha pela orelha, até chegar na cortiça. Não incline ou empurre para dentro. Mantenha a calma, fazendo um movimento rápido, mas metódico.
- Para relaxar o corpo antes de perfurar, inspire profundamente e introduza a agulha quando começar a exalar.
- Não pare na metade ou a dor será maior.
-
Deixe a agulha no lugar por 10 minutos antes de tirar. Enquanto ela estiver lá, use um cotonete embebido em álcool ou antisséptico para desinfetar a ferida.
- Gire e puxe a agulha delicadamente para removê-la parcialmente. Deixe uma pequena porção dela dentro da orelha – isso ajuda a colocar o piercing mais facilmente.
-
Coloque a ponta do piercing na agulha oca. Use a ponta oca da agulha para guiar o piercing e colocá-lo na orelha. Segurando o piercing no lugar, remova o resto da agulha para que apenas o primeiro permaneça. Feche o piercing. [3] X Fonte de pesquisa
-
Use uma gaze para limpar o sangue que saiu. Você pode mergulhar a gaze no antisséptico ou no álcool para ajudar a esterilizar a ferida. Descarte todos os materiais usados.
-
Deixe o piercing no lugar por um mês a um mês e meio. Fazê-lo permite que a pele cicatrize ao redor dele, deixando um pequeno buraco. Se tirar antes, o buraco pode fechar, fazendo com que o processo de perfuração tenha que ser feito outra vez. [4] X Fonte de pesquisa
-
Monitore a orelha para ver se há infecção. Pelas próximas duas semanas, mantenha a orelha limpa com água e sabão para evitar que uma infecção se acumule. Se notar qualquer um dos sintomas a seguir, deixe o piercing na orelha e vá a um médico imediatamente:
- Pele avermelhada ou inchada.
- Dor.
- Pus amarelo ou verde.
- Febre. [5] X Fonte Confiável National Health Service (UK) Ir à fonte
Publicidade
Dicas
- Use espelhos para que a perfuração fique reta.
- Não use gelo para deixar a pele dormente, já que isso a endurece.
- Tente usar um marcador médico para marcar o local que quer perfurar. Não use canetas comuns de material escolar, já que a tinta pode entrar na corrente sanguínea.
Publicidade
Avisos
- Leia todas as instruções e avisos antes de proceder, e não se esqueça de esterilizar tudo.
- Nunca faça piercings nos seus amigos, a menos que você seja um profissional. Você corre o risco de ser processado e está pondo em risco a integridade física deles, também.
- Saiba que as pessoas são diferentes entre si, e alguns fatores de risco totalmente individuais podem dificultar o processo (de acordo com cada paciente).
Publicidade
Materiais Necessários
- Agulha para perfuração corporal
- Piercing para o trágus
- Luvas
- Cortiça
- Cotonetes
- Gaze
- Desinfetante
- Antisséptico, cloro e fogo para a esterilização.
Referências
- ↑ http://tattoo.about.com/cs/psafety/a/diy_piercings.htm
- ↑ http://www.needlesupply.com/Body-Piercing-Supplies-s/1830.htm
- ↑ http://wiki.bme.com/index.php?title=DIY_Piercing#Procedure
- ↑ http://kidshealth.org/kid/grow/body_stuff/pierced_ears.html
- ↑ http://www.nhs.uk/Conditions/Body-piercing/Pages/Self-help.aspx
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 85 044 vezes.
Publicidade