Baixe em PDF
Baixe em PDF
O rufo é um item largo e franzido que fica ao redor do pescoço ou pulsos. Essa moda característica da Europa nos séculos XV e XVI muitas vezes era endurecida com goma ou arame. [1] X Fonte de pesquisa Hoje em dia, muitas pessoas fazem seus próprios rufos caseiros para feiras da Renascença. Há muitos estilos e tipos diferentes de rufos, mas você pode fazer um básico com facilidade.
Passos
-
Reúna os materiais. Você precisará de linha, uma faixa para o pescoço ou pulso, uma agulha, uma tesoura e um isqueiro. É bom ter os materiais preparados antes de começar. Você também precisará de uma fita de tecido, mas primeiro precisa decidir as dimensões.
-
Meça o seu pulso ou pescoço. Usando uma fita métrica flexível, tire a medida do seu pescoço ou pulso. Caso esteja fazendo um rufo para o pescoço, pode precisar de ajuda. Isso informará a medida necessária de material.
-
Escolha uma fita feita do tecido entrelaçado mais apertado possível. Linho, feltro ou gorgorão são boas opções. O comprimento da fita dependerá do tamanho do seu pescoço ou pulso, dependendo do tipo de rufo que vai fazer. Adicione 5 cm extra para acomodar a gola da camisa que ficará embaixo do rufo. [2] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, você pode escolher uma fita com 42,5 cm (para um pescoço de 37,5 cm) e 7,5 cm de largura. Isso criará um rufo com cerca de 6,25 de altura.
- A largura da fita determinará a altura final do rufo.
Publicidade
-
Corte e queime a borda da fita. Pegue uma tesoura e corte a borda da fita para fazer um corte reto. Então, com um isqueiro, vela ou outra chama, aqueça a ponta da fita até começar a derreter; quando isso acontecer, pare. Isso sela a ponta da fita para que não desfie mais tarde. [3] X Fonte de pesquisa
-
Marque a altura do rufo em intervalos na fita. Faça marcas de forma que não fiquem obviamente visíveis mais tarde, já que você não lavará o rufo. É recomendado fazer pontinhos. Use uma régua e lápis para tecido para isso. Siga o sentido do comprimento e faça marcas a cada poucos centímetros, de acordo com a altura escolhida. Faça isso em ambas as bordas da fita. [4] X Fonte de pesquisa
- Caso queira fazer um rufo com 7,5 cm de altura, deve escolher um tecido de linho e fazer pontinhos a cada 7,5 cm do comprimento da peça.
-
Costure a ponta da fita. É uma boa ideia usar uma linha da mesma cor que o rufo. Pegue a agulha e a linha e fure um canto da fita onde fez os pontinhos. Amarre a linha.
- Atravesse o material duas vezes, indo e voltando com a agulha para garantir que o rufo está preso.
Publicidade
-
Faça a primeira dobra. Pule a primeira marca e vá para a segunda; é aqui que você vai começar. Pegue a ponta mais curta da fita e dobre por cima da marca. Agora, costure através da ponta da dobra. Segure a dobra e costure através da ponta marcada. Faça isso gentilmente para não desfazer a dobra.
- Deixe a costura o mais solta que puder. Não puxe demais a linha para ter espaço para ajustar o franzido quando terminar. Não se preocupe se vai ficar frouxo demais, pois sempre pode apertar mais depois.
-
Siga para a segunda dobra. Pule a próxima marca depois da primeira dobra e vá para a depois dela. Pegue a ponta mais curta e dobre por cima da marca. Agora, costure através da ponta da dobra novamente.
-
Repita esse processo até chegar no final da fita. A cada duas marcas, faça uma dobra, segure a fita, e costure através da marca na ponta. Lembre-se de deixar a costura frouxa e ajustar no final. Quando terminar, corte a linha. Amarre a ponta da linha e corte para prender o rufo.
- Não se preocupe com a bagunça. Quando você tirar o rufo dos seus dedos, ele parecerá uma bagunça e não pregas. Continue costurando, vai dar certo. [5] X Fonte de pesquisa
-
Costure o outro lado. Agora, você tem que repetir o processo para costurar o outro lado da fita. As marquinhas no outro lado da fita devem estar visíveis; use-as como guia para costurar. Siga exatamente o mesmo processo que usou para costurar o primeiro lado.
- Ajuste os plissados como quiser para ficar com o formato e visual desejado.
Publicidade
-
Coloque a fita plissada de lado em uma superfície plana. Essa é a parte mais complicada de fazer um rufo, então não desista se precisar tentar algumas vezes. Coloque a faixa do pescoço ou pulso da sua blusa contra o rufo exatamente como planeja costurá-la.
-
Costure o rufo na faixa. O plano é inserir a agulha e linha em um canto da gola o mais perto possível de onde a linha do rufo fica. Insira a agulha e a linha na primeira dobra do rufo. Você também deve estar atrás da primeira linha que usou para fazer os plissados. Traga a linha e a agulha de volta para a posição inicial na próxima dobra.
- Puxe bem para juntar o rufo e a faixa.
-
Costure todas as dobras à faixa. Continuando pelo rufo, costure cada volta desta forma: usando a linha e a agulha para juntar o rufo e a faixa, então seguindo para a próxima dobra.
- Costure em uma linha reta, não em zigue-zague. O segundo tipo de ponto não ficará autêntico.
- Corte a linha quando terminar. Amarre a ponta da linha e corte
-
Repita o processo no outro lado. Agora, você terá que costurar o outro lado. Isso deve ser um pouco mais fácil pois o rufo já está preso à faixa nos lugares certos; você só precisa fixar a faixa no outro lado. Siga a mesma estratégia.
-
Corte a linha novamente. Amarre a ponta da linha e corte, como fez no primeiro lado. Pronto! Parabéns.Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 7 051 vezes.
Publicidade