Baixe em PDF Baixe em PDF

Fazer um vestido no estilo tutu com tule é fácil, rápido e divertido para você e para a criança. Trata-se de uma forma rápida de criar uma roupa de faz-de-conta colorida para uma princesa, bailarina ou fada. Este artigo não só mostrará como fazer um tutu básico, como também dará ideias de como decorá-lo e fazer alguns acessórios para acompanhar.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Tirando as medidas e cortando

Baixe em PDF
  1. Pegue uma fita métrica e enrole-a ao redor do peito da criança, logo abaixo das axilas; é aqui que o elástico ficará. Subtraia 5 cm dessa medida. Essa é a medida que o elástico para a parte de cima do vestido deve ter. [1]
  2. Pegue uma fita métrica e enrole ao redor da cintura. Subtraia 5 cm dessa medida. Esse será o tamanho da faixa da cintura do vestido.
  3. Encontre um elástico com cerca de 1,5 a 2 cm de largura e corte de acordo com as medidas que tirou nos passos anteriores. Você ficará com dois pedaços de elástico.
  4. Pegue o elástico de cima e junte as pontas formando um círculo. Sobreponha as pontas colocando uma em cima da outra e prenda as duas com cola para tecido, cola quente ou supercola. Você também pode costurar as pontas usando agulha e linha; isso deixará o vestido mais durável. Repita o processo no elástico da cintura.
  5. Esse material vendido em carretel tem cerca de 15 cm de largura, o tamanho perfeito para fazer um vestido de tutu. Você pode encontrá-lo em lojas de tecidos e em algumas lojas de materiais para artesanato. O tule em carretel vem em muitas cores diferentes, e também pode ter glitter. Às vezes, ele tem uma estampa com glitter, como bolinhas, linhas onduladas e espirais. Você pode comprar todo o tule da mesma cor e estampa ou cores e estampas diferentes para criar um vestido multicolorido.
    • Caso esteja fazendo um vestido curto para um bebê ou criança pequena, você precisará de dois ou três carretéis de tule.
    • Para fazer um vestido mais comprido, ou para uma criança maior, você precisará de três ou quatro carretéis.
  6. Pegue a fita métrica e coloque uma ponta na axila, onde o elástico vai ficar. Meça até onde quer que o vestido termine e adicione 7,5 a 10 cm ao comprimento, pois o tule vai subir um pouco quando você amarrá-lo ao elástico, fazendo com que ele pareça mais curto.
  7. O painel também deve incluir os 7,5 a 10 cm que você adicionou ao comprimento. Você também pode usar um quadro, assadeira ou qualquer outra coisa, desde que seja do comprimento certo e não muito grossa.
  8. Coloque uma ponta do tule na borda inferior do painel e comece a enrolar ao redor dele. Faça isso até terminar o carretel.
  9. Passe a tesoura na borda inferior do painel e corte o tule. Você só deve cortar um lado, não corte o outro! Cada tira de tule terá o dobro do comprimento que o vestido deve ter pois você dobrará as tiras ao meio mais tarde.
    • Para um formato mais interessante, pense em cortar o final de cada tira em um ângulo.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Montando o vestido

Baixe em PDF
  1. Você precisará de algo para segurar o elástico enquanto amarra o tule nele. Pode usar qualquer objeto cilíndrico, desde que seja da mesma grossura que a cintura da criança. Outra opção é fazer o seu próprio manequim pegando uma folha de cartolina, enrolando até ficar do tamanho do torso da criança, e prendendo com fita adesiva para não desenrolar.
  2. O espaço entre os dois elásticos deve ser o mesmo que entre as axilas e cintura da criança.
  3. Watermark wikiHow to Fazer um Vestido de Tutu e Tule
    Dobre uma tira de tule ao meio, coloque a ponta dobrada por baixo do elástico superior, e puxe as pontas soltas por dentro da argola. Depois, puxe as pontas gentilmente para baixo para prendê-las. Repita com o resto do tule. Caso esteja usando mais de uma cor, alterne as cores do tule. Ainda não coloque o material no elástico inferior.
    • Quanto mais você apertar as tiras de tule juntas, mais volumoso o vestido será.
  4. Watermark wikiHow to Fazer um Vestido de Tutu e Tule
    Pegue o primeiro pedaço de tule (as duas tiras) e passe por baixo do elástico. Leve as tiras de volta para cima, faça um nó e puxe gentilmente para baixo. Repita com o resto das peças.
  5. Pegue uma fita métrica e meça da cintura até o final da saia. Dobre esse número e corte pedaços de fita de acordo com a medida. Dobre a fita ao meio e coloque a ponta dobrada por baixo do elástico, entre duas tiras de tule. Leve as pontas da fita para cima e por dentro da argola, como fez para amarrar o tule ao elástico superior, e puxe as pontas gentilmente. Adicione mais fita a cada poucos centímetros até o final da cintura.
  6. Você pode fazer o vestido parecer diferente dependendo de como cortar o tule. Para um vestido angulado no estilo mullet, corte o tule da frente mais curto e não corte os de trás. Para um vestido irregular, corte tiras aleatórias.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Adicionando a fita e a faixa da cintura

Baixe em PDF
  1. A fita deve ter quatro vezes o comprimento do elástico, pois você vai enrolá-la ao redor do elástico para esconder os nós. A fita não deve ter mais de 2,5 cm de largura. Evite usar uma fita decorativa com arame pois ela pode machucar a criança. Ao invés disso, encontre uma fita macia que seja de cetim em ambos os lados.
  2. Watermark wikiHow to Fazer um Vestido de Tutu e Tule
    Passe-a entre e ao redor de cada argola de tule, criando um efeito de bengala doce. Enfie as duas pontas do elástico atrás das argolas de tule e prenda com cola para tecido ou cola quente. Você também pode costurar as duas pontas.
  3. Para fazer isso, encontre o centro do vestido e enrole um pedaço de fita decorativa ao redor do elástico da mesma forma que amarrou o tule. Mas, ao invés de puxar a fita para baixo, puxe para cima; a fita fará um laço atrás do pescoço da criança. O comprimento da fita depende do tamanho do laço e quanto você quer que sobre depois de amarrar. A fita deve ter cerca de 2,5 cm de largura.
    • Pense em usar uma fita de cetim que seja brilhosa nos dois lados.
    • Para um visual mais delicado, pense em usar uma fita translúcida ou uma tira de tule.
    • Evite usar uma fita com arame dentro dela pois isso pode machucar a criança.
  4. Para isso, vista a criança primeiro, pegue um pedaço de fita e enrole ao redor do elástico como fez com o tule, puxando para cima ao invés de para baixo, passe as duas tiras por cima dos ombros e amarre no outro lado do elástico. A fita deve ter cerca de 2,5 cm de largura.
    • Para um visual padrão, use uma fita de cetim. Para um toque mais delicado, use uma fita translúcida. Para dar um detalhe mais elegante, use uma fita bordada.
    • Pense em usar tiras de tule para fazer as alças. Isso é perfeito para um vestido de princesa.
    • Evite usar fita com arame, pois isso pode machucar a criança.
  5. Pegue um pedaço de fita com ao menos 2,5 cm de largura. O comprimento depende do tamanho que você quer fazer o laço. A medida deve ser ao menos o dobro da circunferência da cintura da criança.
  6. Encontre o meio da fita e cole no centro da cintura. A parte com cola não deve ter mais que 5 cm de largura. Enrole a fita no vestido e amarre com um laço nas costas. Você pode deixar as pontas compridas ou cortá-las.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Enfeitando e colocando acessórios

Baixe em PDF
  1. Você pode enfeitar a parte superior do vestido prendendo flores ou broches na parte em que as alças se juntam ao elástico. Aqui estão algumas ideias:
    • Caso tenha feito um vestido frente única, cole uma flor de seda ou broche na argola da fita, onde ela se junta ao elástico.
    • Em um vestido com alças nos ombros, cole flores de seda ou laços na frente de cada alça.
  2. Você pode colar pequenas rosas de seda nas alças de fita. Aplique uma gota de cola atrás de uma rosa de seda e pressione contra a alça. Cole outra flor a 2,5 cm da primeira. Continue fazendo isso até ter criado uma linha de rosas de seda no centro da fita.
  3. Essa parte é o espaço entre a cintura e a parte de cima do vestido. Você pode prender flores de seda ou fita aos pedaços de tule usando cola para tecido ou cola quente. Outra opção é adicionar pedrinhas e até borboletas para artesanato!
  4. Você pode transformar um vestido de tutu em um vestido de fada colando flores de seda ou fita na faixa da cintura. Não tire o vestido do manequim. Aplique uma gota de cola para tecido ou cola quente na parte de trás de uma flor e pressione contra a cintura do vestido. Segure no lugar por alguns segundos antes de adicionar outra flor. Você também pode usar folhas feitas de seda.
  5. Se tiver usado uma fita simples para fazer a faixa da cintura, pode fazer espirais e rabiscos nela usando cola glitter ou tinta em alto relevo cintilante.
  6. Compre algumas pedrinhas com brilho e cole-as na cintura do vestido usando cola para tecido ou cola quente. Você também pode passar cola glitter ao redor de cada pedrinha para dar mais brilho.
  7. Cole flores de seda ou fita em várias tiras de tule da saia do vestido. Você também pode colar borboletas falsas e outros enfeites. Caso o vestido seja para uma bruxinha, use aranhas de plástico para dar um efeito assustador.
  8. Para fazer isso, pegue tule de uma cor contrastante e corte em tiras de 12,5 cm de largura. Isso deixará você com retângulos de 5 x 6 cm. Pegue um retângulo e vire na horizontal para que as bordas estreitas fiquem viradas para a esquerda e direita e as compridas para o chão e o teto. Segure-o contra uma das tiras de tule do vestido, posicione a cerca de 6 cm do final da saia e amarre.
  9. Você pode fazer com que o vestido pareça que foi feito de pétalas de flores amarrando a ponta inferior de cada tira de tule. Tente fazer o nó o mais perto possível da ponta e amarre bem. Use uma tesoura para cortar o excesso de tule e corte o mais perto possível da parte de baixo dele. [2]
  10. Você pode cortar as tiras de tule que formam a saia em comprimentos diferentes, criando um efeito esfarrapado. Isso é perfeito para uma pirata ou bruxa!
  11. Adicione um chapéu de cone . Caso o vestido seja para uma princesa ou bruxa, você pode fazer um chapéu de cone para acompanhar. Apenas enrole um pedaço de cartolina em formato de cone e cole com fita adesiva. Decore com tule, pedrinhas e glitter.
  12. Pegue uma cavilha de 30 cm e enrole uma fita bonita nela, fazendo parecer com uma bengala doce. Prenda as pontas da fita na cavilha com cola. Use cola quente ou supercola para adicionar uma pedrinha, conta ou botão à parte inferior da varinha. Corte vários pedaços compridos de fita e amarre-os na parte de cima da varinha. Dobre um arame em formato de estrela ou coração e cole na ponta da cavilha.
    • Você também pode pintar um coração ou estrela de madeira de uma cor bonita e colar na ponta da varinha ao invés de usar um arame.
    • Outra opção é usar outros itens na ponta da varinha, como enfeites de Natal, flores de seda e bonequinhos de plástico.
    Publicidade

Dicas

  • Tule com glitter pode deixar todo o ambiente brilhando. Pense em trabalhar com ele fora de casa ou tenha um aspirador de pó ou vassoura por perto.
  • Tenha cuidado ao trabalhar com cola quente. Algumas pistolas podem ficar bem quentes e causarem bolhas se você tocar na ponta ou na cola. Pense em usar uma pistola de baixa temperatura. Ela ainda pode machucar se você tocar na ponta, mas terá menos chances de criar bolhas.
  • Pense em comprar tule de cores diferentes e alternar as cores ao montar o vestido.
  • Você pode comprar tule por metro, mas terá que cortar no comprimento certo primeiro e depois em tiras.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Para um vestido de criança pequena: 2 ou 3 carretéis de tule de 15 cm de largura;
  • Para um vestido de criança: 3 ou 4 carretéis de tule de 15 cm;
  • Elásticos de 1,5 a 2 cm de largura;
  • Fita decorativa de cetim;
  • Cola para tecido, cola quente ou supercola;
  • Flores de seda, pedrinhas e enfeites (opcional).

Referências

  1. TulleGal, How to Make a Tutu Dress
  2. The Hair Bow Company, Fairy Tutu Dress Tutorial

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 15 010 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade