PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O Vision Board (traduzido por quadro dos desejos ou quadro dos sonhos) é uma colagem de imagens, fotos e afirmações sobre as suas metas, sonhos e coisas que o fazem feliz. É legal criar um quadro dos desejos para mentalizar os seus objetivos. Ele também pode servir como uma fonte de motivação enquanto você põe a mão na massa para conquistar os seus sonhos.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Começando

PDF download Baixe em PDF
  1. Muitas pessoas (a maioria) têm uma ideia geral e vaga sobre o que querem da vida e sobre quais são os seus objetivos e sonhos. Porém, quando alguém nos pergunta diretamente qual é a definição de uma vida boa, é difícil responder com detalhes específicos. Para garantir que o caminho que estamos trilhando é o certo e não correr o risco de olhar para o passado com arrependimento, é uma boa ideia reservar um tempo para identificar com clareza quais são os nossos objetivos e aspirações com a maior riqueza de detalhes possível. Dessa forma, é mais fácil traçar um plano com etapas concretas para alcançar tais metas. O quadro dos sonhos pode ser uma forma de tomar uma atitude e dar um primeiro passo em direção à tarefa.
  2. Antes de começar a fazer o quadro dos desejos, pare para pensar nas seguintes questões gerais:
    • O que é uma vida boa na sua opinião?
    • O que faz a vida valer a pena?
    • Ao fim da sua vida, o que você espera ter conquistado?
  3. Para conseguir responder às perguntas grandiosas (que podem ser sufocantes), faça perguntas mais específicas primeiro:
    • Quais atividades você deseja aprender?
    • Quais atividades e hobbies você já faz e quer aprimorar ou continuar fazendo?
    • Quais são os seus objetivos profissionais? Que passos você precisa dar para ter o emprego dos seus sonhos um dia? (Por exemplo, será que precisa fazer alguma faculdade ou um estágio em uma empresa específica?)
    • Que tipos de relacionamentos você deseja? A questão não é se você quer se casar, namorar sério ou ter filhos. Pense mais especificamente no tipo de pessoa com quem você quer compartilhar a vida, como gostaria de passar o tempo com um parceiro etc.
    • Como você quer ser lembrado? Por exemplo, você quer escrever livros e ser o próximo Paulo Coelho? Quer ser o líder em uma organização que tenha um impacto positivo na vida das pessoas?
  4. Com base nas descobertas feitas após completar os passos anteriores, é hora de decidir o foco do seu quadro dos desejos. Não tenha a impressão de que você precisa se limitar a criar um único quadro dos desejos para refletir todos os seus sonhos. Dá para fazer quantos quadros quiser, cada um com um tema diferente.
    • Você pode decidir que quer um quadro dos desejos sobre um objetivo bem específico que tenha. Digamos que queira juntar dinheiro para uma viagem dos sonhos no ano que vem — faça um quadro temático com fotos do lugar.
    • Também dá para fazer um quadro dos sonhos com uma temática mais geral. Talvez você tenha decidido ser alguém melhor e mais generoso após pensar em como deseja ser lembrado. O seu quadro pode ser dedicado a tal tema. É possível incluir fotos de pessoas inspiradoras, entre outras coisas.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Criando o quadro dos desejos

PDF download Baixe em PDF
  1. Depois de escolher uma temática, pense no formato que ele vai tomar. Muitas pessoas preferem quadros físicos feitos de papel-cartão ou de cortiça para pendurar na parede. Se você o colocar em uma posição de destaque, poderá visualizar o quadro com frequência e refletir sobre os seus objetivos todos os dias.
    • Porém, não há motivo para se limitar a esse estilo de quadro dos sonhos. Também dá para bolar uma versão digital — você pode criar uma página em um blog ou site, usar o Pinterest ou simplesmente criar um documento privado no seu computador para juntar todas as imagens e afirmações inspiradoras que achar.
    • Escolha o melhor formato, que também é aquele que você irá olhar de verdade e atualizar com frequência.
  2. Agora é hora de procurar imagens inspiradoras que correspondam ao tema escolhido. Algumas fontes óbvias são a internet, revistas e fotos, mas fique de olho para pescar cartões-postais interessantes, recortes de jornais, rótulos etc.
    • Ao escolher as imagens, selecione-as com atenção, examinando todos os detalhes.
    • Por exemplo, se o seu objetivo for passar no vestibular da universidade dos seus sonhos, não deixe de incluir uma imagem do campus, mas escolha opções de fotos tiradas durante a sua estação do ano preferida ou com cenas de estudantes envolvidos em atividades que você pretende fazer quando também for aluno.
  3. O quadro dos desejos é bem visual e deve conter várias imagens de coisas interessantes que tenham relação com a temática e que chamem a sua atenção. Porém, não se esqueça de acrescentar várias frases ou afirmações instigantes aqui e ali.
    • Uma afirmação é uma frase positiva que pode ser repetida como um mantra. É claro que você pode criar as próprias afirmações e mantras, mas também dá para procurar ideias na internet ou dar uma folheada nos seus livros preferidos para se inspirar.
    • As afirmações devem ter um tom positivo. Digamos que você queira ser escolhido como o primeiro violino da sua orquestra, mas nunca conseguiu praticar todos os dias no passado, mesmo estabelecendo essa meta todo Ano Novo. Não escreva algo como: “Eu não vou parar de tocar todos os dias depois de um mês, como sempre faço”. Esse tipo de frase só destaca o fracasso anterior e tem um tom mais negativo.
    • Prefira uma frase como a seguinte: “Vou encher o meu lar de música todos os dias”. Viu como esse exemplo é bem mais positivo? Dessa forma, a atividade torna-se algo agradável e não uma obrigação chata a cumprir.
  4. Após selecionar as imagens e frases inspiradoras, é hora de usar a criatividade para montar o quadro. Experimente várias opções! Você pode achar exemplos legais na internet, mas não se sinta obrigado a reproduzir o estilo de ninguém.
    • Que tal fazer um fundo colorido? Escolha a cor com cuidado dependendo da natureza e do conteúdo do seu tema. Por exemplo, se você quiser manter o gás para conseguir realizar uma meta de atividade física difícil (como levantar o próprio peso no supino), escolha uma cor forte, como o vermelho.
    • Por outro lado, se quiser mais ser mais calmo e ter mais paz na sua vida, escolha cores mais reconfortantes, como um azul suave.
    • Inclua uma foto sua ao centro e cerque-se (literalmente) de imagens e palavras inspiradoras.
    • Depois de escolher uma disposição que o agrade, cole ou grampeie os componentes. Também dá para usar tachinhas se for um quadro de cortiça ou ímãs se for magnético. Caso você escolha criar uma versão digital, não se esqueça de salvar o arquivo, hein!
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Usando o quadro dos desejos

PDF download Baixe em PDF
  1. O objetivo de criar esse quadro é ter um lembrete visual do que você espera conquistar e poder visualizá-lo com frequência para manter o foco e a motivação. Não jogue o seu quadro dos sonhos no fundo do armário!
    • Talvez você prefira que ele seja uma fonte mais particular de inspiração. Se for o caso, não sinta a obrigação de pendurar o quadro na sala. O mesmo vale para um quadro digital: ele não precisa ser público. Muitos blogs têm privacidade ou então a opção de limitar quem pode visualizá-los.
    • O que importa é que ele seja acessível para você. Por isso, não deve ficar em um lugar escondido ou que você não tenha o hábito de olhar.
  2. Firme o compromisso de olhar (com atenção, não só passar o olho) para o quadro dos desejos pelo menos uma vez por dia. Dedique no mínimo cinco minutos para estudar o conteúdo e concentrar-se nas imagens.
    • Não leia em voz baixa as palavras e afirmações motivadoras: repita-as em voz alta e com convicção. Uma coisa é pensar: “Serei um designer de sucesso”, mas outra coisa é se ouvir falando a mesma coisa com confiança. Se você não acreditar em si mesmo, quem mais vai?
  3. Ele é uma ferramenta muito útil para buscar inspiração, identificar e dar forma aos sonhos, além de trazer mais gás e foco. Porém, se você entrou nessa onda por ouvir promessas de que fazer um quadro dos sonhos do jeito “certo” e passar a pensar do jeito “certo” garantem que o universo conspirará ao seu favor, pense duas vezes.
    • Não existe nenhuma evidência científica de que o universo o ajudará com os resultados positivos apenas por você ter criado um quadro dos desejos e visualizado o seu sucesso ao atingir metas. [1]
    • Também não pense em desistir dos seus sonhos antes mesmo de começar. É só uma questão de entender que a vida impõe obstáculos e desafios e que, às vezes, nós simplesmente não conseguimos concretizar tudo o que desejamos. Não comece o projeto com a certeza de que irá obter resultados ao fazer tudo certinho. Depois, se você acabar não conquistando algo, só ficará frustrado e se sentindo culpado, o que pode levar à depressão ou prejudicar a autoestima.
  4. O quadro é algo concreto para se concentrar e visualizar os objetivos. No entanto, saiba que há muitas dúvidas na comunidade científica sobre o papel que a visualização deve ter nas estratégias para atingir uma meta. Alguns estudos recentes sugerem que as pessoas que passam muito tempo visualizando e imaginando a chegada do sucesso não têm o mesmo êxito quando o momento se concretiza.
    • Pediu-se para um grupo de alunos dedicar um tempo para imaginar como eles se sentiriam ao ir bem em uma prova. Esses alunos tiraram notas piores do que o outro grupo, que visualizou o processo de estudo, e também do que o grupo que não visualizou nada. [2]
    • A lição a se tirar desse e de outros estudos semelhantes é que, por um lado, é bom especificar quais são os seus objetivos e dedicar um tempo para imaginar como a sua vida será ao alcançá-los, mas, por outro, é mais eficaz e melhor para a saúde mental concentrar-se nos passos específicos que precisam ser dados no percurso.
    • Por exemplo, não há nada errado em imaginar o momento de glória ao cruzar a linha de chegada da sua primeira maratona. Porém, é menos provável que você consiga completar essa corrida exaustiva se só focar na visualização do momento de sucesso.
    • O tempo que você dedica à visualização seria melhor empregado se fosse dedicado ao processo de treinamento. Encha o seu quadro dos desejos com imagens e frases inspiradoras relacionadas ao treino e não só ao momento de sucesso. E, é claro, não se esqueça de colocar os seus tênis de corrida e começar a praticar de verdade!
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 17 213 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade