Baixe em PDF
Baixe em PDF
Boina é um tipo de chapéu que existe há centenas de anos e que ainda é considerado estiloso. [1] X Fonte de pesquisa Com formato único, esse chapéu era tradicionalmente usado por pastores na região Basca da França, mas se tornou mais sinônimo de sofisticação francesa e estilo do que de trabalhadores rurais. [2] X Fonte de pesquisa Boinas autênticas feitas na França podem custar uma nota hoje em dia, mas, por sorte, você pode fazer a sua própria com apenas algumas ferramentas e materiais.
Passos
-
Escolha um tecido para fazer seu chapéu. Boinas são tradicionalmente feitas de feltro de lã, mas qualquer feltro grosso serve para esse projeto. [3] X Fonte de pesquisa Você não precisara de mais de 50 cm de tecido.
- Lembre-se de que o feltro vai ficar na sua testa, então escolha um tipo que não dê coceira ou seja desconfortável na pele.
-
Meça ao redor da sua cabeça com uma fita métrica de costura. Essa medida vai determinar o diâmetro da abertura da boina e deve ser precisa.
- Caso não tenha uma fita métrica de costura, que é bem flexível, tente encontrar uma fita métrica ou régua que pode ser facilmente enrolada ao redor da sua cabeça. Assim você conseguirá uma boa medida para a base da sua boina.
-
Faça um molde. Use papel de fazer molde ou qualquer papel fino que tiver em casa. Sua boina será feita de três peças: a base, o topo do chapéu e a parte de baixo. Lembre-se de que cada peça deverá ter um espaço a mais que sobra quando você faz a costura para que fique do tamanho certo.
- Faça um molde para a peça da base. A base será uma forma retangular longa e fina com abas em um dos lados. Para o comprimento, adicione 1,3 cm ao diâmetro da sua cabeça. Para a largura, meça 3,8 cm. Quando tiver cortado um retângulo básico desse tamanho, você também terá que cortar pequenos "v" com 1,3 cm de profundidade a cada 2,5 cm de uma das bordas longas.
- Faça um molde para a peça do topo da cabeça, que será um círculo grande. Decida a largura da boina e desenhe um círculo com essa medida no papel para molde; mais ou menos 30 cm de diâmetro é o suficiente. Você pode fazer isso com um compasso caseiro amarrando um lápis a um barbante, ou pode encontrar um objeto redondo que tenha mais ou menos a medida que precisa e traçar o contorno; um disco pode servir.
- Faça um molde para a parte de baixo da boina usando dois círculos. O maior terá o mesmo diâmetro da peça do topo. O segundo círculo ficará no centro do primeiro e terá a mesma circunferência que a sua cabeça.
- Corte as peças de molde depois de desenhá-las.
-
Prenda as peças de molde ao material. Posicione-as bem para que todas caibam no seu tecido e use muitos alfinetes para que o molde fique preso ao tecido enquanto você corta ao redor de cada peça.
- Depois, corte todas as peças seguindo a borda dos moldes com cuidado.
-
Prenda as peças de tecido. Você terá que prender todas as peças do avesso para que as costuras fiquem dentro do projeto final.
- Em alguns materiais como feltro isso pode não importar, pois os dois lados do tecido são iguais.
- Prender a base à peça de baixo da boina será a parte mais difícil desse passo. Dobre cada aba a 90° do resto da tira e coloque a peça de baixo em cima delas. Prenda as abas da base na borda da abertura na peça de baixo; quando a boina estiver com o lado certo para fora, as abas não ficarão visíveis e a base e a parte de baixo ainda vão ficar a 90° uma da outra.
-
Comece a costurar sua boina. Configure sua máquina de costura com a melhor configuração para feltro ou tecidos pesados. Caso ache que sua máquina não vai dar conta, pode costurar à mão.
- Faça a costura para fechar a base primeiro; isso vai deixar a base como uma argola. Você adicionou 1,3 cm ao final da base, então costure-a deixando esse espaço sobrando na ponta.
- Depois, conecte a base à parte de baixo da boina costurando ao redor do círculo interior da peça, o mais perto possível da borda. As pequenas abas que você fez na base serão costuradas à peça de baixo, conectando as duas peças.
- Para terminar, costure a parte de baixo à peça do topo com as peças ainda do avesso.
-
Desvire a boina. Achate a costura entre a parte de cima e a de baixo da boina com um ferro de passar roupa na configuração adequada para o tecido que usou. A costura entre a peça de baixo e a base devem ficar em um ângulo reto, não achatada, então arrume com os dedos até que fique no lugar.
-
Adicione os enfeites e acessórios que quiser. Muitas boinas tem uma pecinha que sai do centro da parte de cima, feita do mesmo material. Você pode adicionar seu próprio enfeite colocando um pompom ou borla no topo.Publicidade
-
Compre um padrão. Há uma variedade de padrões de boina disponíveis em lojas de materiais para tricô. Escolha um que tenha um design interessante e que esteja dentro das suas habilidades.
-
Compre lã e agulhas, caso ainda não tenha. Escolha uma lã conforme os requerimentos do padrão que escolheu. Normalmente o padrão especifica o peso da linha que deve ser usada para que a boina fique do tamanho certo.
- O padrão também especificará o tamanho de agulhas que você deve usar. O tamanho da agulha terá grande impacto no da boina, se ficará do mesmo tamanho que o do padrão ou não.
- Em muitos casos, você também pode usar agulhas de tricô circulares para fazer uma boina, como o comprimento da amostra que está tricotando é relativamente longo.
- Escolha uma lã que ficará confortável em contato com sua pele. Por exemplo, lã grossa deixará sua cabeça quentinha, mas pode dar coceira na sua testa. Equilibre sua necessidade entre calor e beleza com uma lã que seja confortável de usar.
-
Tricote sua boina. Talvez você precise testar suas habilidades antes de começar. Se for o caso, tricote uma amostra para praticar antes de começar o projeto da boina. Dessa forma, você poderá se acostumar com a lã e os pontos que usará no projeto.
- O design básico da maioria das boinas requer que você comece tricotando um número de pontos que é igual à circunferência da sua cabeça. Normalmente são mais ou menos 60 pontos para começar. [4] X Fonte de pesquisa
- Depois que tiver tricotado algumas fileiras do mesmo tamanho, que eventualmente vai virar a base da boina, você começará a aumentar os pontos em intervalos regulares, fazendo o tamanho da peça aumentar.
- Quando chegar na metade do projeto, onde a parte plana está mais larga, você começará a reduzir os pontos para criar aquele visual característico da boina.
- Para terminar a boina, reduza os pontos até que fique com mais ou menos uma dúzia. E então você amarrará todos os pontos no topo.
- Para criar o formato final da boina, você terá que trabalhar de cima para baixo pelo lado da peça, costurando as duas pontas da amostra que você fez. Isso vai deixar seu trabalho no formato arredondado final.
-
Experimente a boina para ver se serve e pode sair com ela! Sua boina de tricô está finalizada e vai manter sua cabeça quentinha.Publicidade
-
Compre rolos de papel crepom em uma papelaria ou loja de materiais para artesanato. Escolha uma variedade de papéis coloridos.
- O papel crepom deve ser relativamente grosso, então não compre papel de seda ao invés dele. O segundo pode ser mais fácil de encontrar, mas não é forte o suficiente para esse projeto.
-
Desenhe um círculo perfeito no papel crepom. Empilhe vários pedaços de papel, pois você precisará ter muitos círculos do mesmo tamanho. Esse é o jeito mais fácil de desenhar o círculo uma vez e deixar todas as outras folhas marcadas com a pressão do lápis.
- Para fazer um compasso, pegue uma tachinha, uma linha de pelo menos 25 cm e o lápis que vai usar para traçar o círculo. Amarre a linha ao meio do lápis, meça a 15 cm dele e marque o lugar. Então, prenda a outra ponta da linha à tachinha bem na marca dos 15 cm, coloque-a no centro do papel crepom que está usando e estique a linha. Comece a desenhar o círculo com o lápis, mantendo a linha esticada e a tachinha bem presa no meio do papel.
- Há outras formas de desenhar um círculo , como fazer o contorno de um objeto do mesmo tamanho. Para esse projeto, você pode traçar o contorno de um disco de 30 cm de diâmetro. Tenha cuidado para não danificar o disco enquanto está usando, principalmente se for um que você gosta.
-
Corte o círculo do papel crepom. Você pode segurar as camadas de papel juntas e cortar de uma vez, ou pode separá-las e cortar cada uma individualmente, a escolha é sua. Apenas faça o círculo o círculo bem redondo, pois isso vai ajudar sua boina de papel a realmente parecer uma boina.
-
Pegue um círculo de papel crepom e desenhe um círculo menor no meio dele. A circunferência desse círculo deve ser a mesma da cabeça da pessoa para quem você está fazendo a boina. Centralize o círculo menor corretamente para que a abertura seja posicionada com precisão.
- Depois de traçado, corte o círculo interior. Você não usará a parte interior do círculo, somente a parte exterior, então pode estragar a parte de dentro, mas não a de fora quando cortar.
-
Prenda o círculo exterior que você fez no passo anterior aos outros círculos que cortou. Você pode fazer isso de várias formas:
- Tente colar as duas camadas. Você pode usar cola escolar para esse método.
- Costure as duas camadas de papel com agulha e linha ou com uma máquina de costura. Você precisará ter muito cuidado para que o papel não rasgue, mas a linha deixará um elemento decorativo interessante.
- Você pode colocar fita dupla face entre as duas camadas, cuidando para mantê-la o mais perto possível da borda.
-
Decore sua boina. As boinas tradicionais não tinham muita cor ou brilho, mas quem disse que a sua boina de papel não pode ter? Deixe-a com a sua cara.
- Adicione um pouco de brilho à sua boina com uma cola glitter ou adesivos coloridos.
- Faça várias boinas de papel para uma festa infantil com tema França. As crianças podem decorar as próprias boinas e usá-las pelo resto do dia.
-
Coloque sua boina de papel. Pode não durar para sempre, mas esse artesanato divertido ficará um acessório estiloso e colorido na sua cabeça.Publicidade
Referências
Publicidade