O origami, a arte japonesa de dobrar papel, data de séculos atrás. Tais criações podem ser simples e encantadoras ou até complexas e impressionantes. Fazer borboletas com origami é um projeto fácil para novatos, o que o torna uma atividade perfeita para crianças. Com apenas um pedaço quadrado de papel e algumas dobraduras, você terá uma criatura etérea! Dê sua borboleta de presente, coloque-a para enfeitar a embalagem, ou apenas use-a para dar vida a um cômodo.
Passos
-
Comece com um pedaço quadrado de papel. Caso esteja usando papel para origami, um dos lados é brilhoso e/ou decorado — este é o lado certo. Deixe-o virado para baixo.
- Um quadrado de 15 x 15 cm está de bom tamanho para iniciantes. Se você quiser criar borboletas maiores ou menores, ajuste o tamanho do papel.
-
Faça um vinco horizontal. Alinhe a borda inferior do papel com a superior, usando os dedos. Comece do meio e vá se afastando para as pontas. Abra o papel para o que o vinco apareça.
- Dobre o papel por cima do vinco já feito, de modo que as laterais que estavam viradas para cima agora fiquem dobradas uma sobre a outra. O vinco resultante ficará "debaixo" dos lados dobrados, por isso costuma ser chamado de "vale".
-
Faça um vinco cruzando o meio do papel. Alinhe a borda esquerda com a direita e faça o vinco com os dedos, então desdobre.
- Os Passos 2 e 3 estão combinados neste vídeo.
- Agora você deverá ter dois vincos: um atravessando o centro na horizontal e outro na vertical.
-
Gire o papel em 45 graus. Vire o papel no sentido anti-horário para que o canto inferior esquerdo aponte para baixo na sua direção.
-
Faça uma dobra horizontal. Com cuidado, traga o canto inferior até o canto superior, faça o vinco, e desdobre.
-
Dobre verticalmente. Traga o canto direito até o esquerdo, crie o vinco e desdobre.
- Os Passos 5 e 6 são mostrados no vídeo.
-
Gire o papel em 45 graus. Vire o papel no sentido horário ou anti-horário de maneira que uma borda (em vez de uma ponta) fique virada para você.
- Deve haver quatro dobraduras no centro do papel: uma vertical, uma horizontal e duas diagonais.
-
Dobre as laterais direita e esquerda para que elas encontrem o vinco vertical. Alinhe a borda direita do papel com o vinco vertical do meio e dobre. Repita com o lado esquerdo.
- Não desdobre estes vincos.
- Este é chamado de "dobra do tipo portão".
-
Erga e abra ligeiramente as dobras diagonais nos cantos à esquerda e à direita. Coloque o seu dedão e dedo médio debaixo dos cantos dobrados. Com a outra mão, mantenha a metade inferior do papel no lugar.
-
Dobre a borda superior para baixo, criando um formato de "telhado". Alinhe a borda superior com o vinco horizontal no meio do modelo. Ao mesmo tempo, abra as abas que foram comprimidas no passo anterior, separando-as e abaixando-as até que o topo do origami encontre o vinco central.
- Agora a metade superior do modelo deverá se parecer com um telhado sobre uma casa.
-
Gire o origami em 180 graus. Agora o "telhado" estará de ponta a cabeça, de frente para você.
-
Repita os Passos 7 e 8 na metade superior. Quando terminar, você terá o que é conhecido como "base de barco", um estágio inicial para várias criações diferentes. [1] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Vire o modelo do outro lado. As dobraduras feitas nas bordas no passo anterior devem agora estar viradas para baixo. Os cantos do "barco" devem apontar para os lados, com as duas bordas longas se estendendo horizontalmente ao longo da parte superior e inferior do origami.
-
Dobre a metade superior para baixo. Junte a borda de cima com a de baixo e alise o vinco da dobra com os dedos.
-
Dobre a aba superior direita. Segure o modelo trapezoide colocando a borda longa no topo (como no final do Passo 2), erga o canto superior direito e traga-o para baixo, em direção ao eixo vertical do origami. Marque a dobra com os dedos.
- Agora, o canto da aba deve estar apontando para baixo e na sua direção.
- Observe que o canto direito tem múltiplas camadas: você está dobrando apenas a mais superficial.
-
Repita o Passo 3 com a aba da esquerda. Ao terminar, ambos os cantos estarão apontando para baixo e em sua direção.
-
Faça uma pequena dobra na aba esquerda. Examine a aba esquerda que você acabou de dobrar, observando a dobra do tipo montanha (dobra ascendente) que atravessa diagonalmente desde o eixo vertical central e termina em um canto lateral. Erga ligeiramente este canto, movendo-o para dentro e para cima em direção ao centro (mas não completamente). Alise a dobra com os dedos.
- A dobra deve se estender desde a borda superior do modelo até aproximadamente o meio do caminho entre o canto que você está levantando e o ponto mais inferior da aba.
-
Repita o Passo 6 com a aba da direita. Preste atenção para fazer as dobras esquerda e direita iguais, pois não há vincos para guiá-las.
- O vídeo mostra os Passos 6 e 7.
-
Vire o modelo ao contrário. As dobras que você acabou de fazer devem agora estar viradas para a superfície de trabalho, com as abas ainda apontando para baixo e na sua direção.
-
Dobre o modelo ao meio verticalmente. Traga o canto esquerdo sobre o direito e reforce o vinco com os dedos.Publicidade
-
Faça uma dobra diagonal na asa superior. Erga a “asa” superior (a que no momento está se estendendo para a direita) e traga-a para trás (para a esquerda), criando uma dobra que começa a cerca de 1 cm do canto esquerdo da borda superior e vai diagonalmente até o canto inferior esquerdo da aba superior. Faça um vinco com os dedos e desdobre o papel.
-
Vire o modelo ao contrário. Agora as pontas da asa devem estar apontando para esquerda, e o vinco que você acabou de criar estará virado para a superfície de trabalho.
-
Repita o Passo 1 com a outra asa superior. Desta vez, traga-a para cima e para trás, em direção ao lado direito. Crie uma dobra começando a 1 cm do canto direito da borda superior e indo para baixo e para a direita até o canto inferior direito da aba superior. Faça um vinco e desdobre.
-
Abra as asas. Arrume o origami para que a dobra vertical central fique do tipo “montanha”, ou virada para cima. [2] X Fonte de pesquisa
-
Aperte ao longo das dobras feitas nos Passos 1-3. Este é o corpo da borboleta.
- Pressione as asas ao longo dos vincos para reforçar as dobras.
-
Dê a sua borboleta de presente, ou use-a como decoração. Tente fazer outras em diferentes cores e tamanhos.Publicidade
Materiais Necessários
- Papel para origami
Referências
Sobre este guia wikiHow
Para fazer uma borboleta de origami, você precisará de um papel quadrado. Para começar, dobre e vinque o papel ao meio na horizontal, na vertical e na diagonal, desdobrando após cada marcação. Dobre a extremidades de cima e de baixo, juntando-as com o vinco central. Depois, gire o papel no sentido horário e dobre as extremidades de cima e de baixo até o meio, formando um quadrado. Abra a aba superior e leve as extremidades superiores para baixo, formando o telhado de uma casa. Repita o processo na aba inferior. Depois de vincar e dobrar o papel, formando a base de um barco, vire-o e dobre-o no meio para cima. Levante o canto direito e dobre-o para cima, repetindo no lado esquerdo. Agora, gire o triângulo que acabou de criar em 180°. Levante as abas internas da esquerda e da direita e as dobre na direção do centro, indo até a metade do caminho. Em seguida, dobre a forma ao meio. Dobre as asas superiores em uma diagonal para baixo para criar o corpo e as laterais da borboleta, que estará pronta!