Baixe em PDF Baixe em PDF

Alguém está fuçando em suas coisas, mas não tem como provar? Não importa quem você quer pegar no flagra: uma câmera escondida pode ajudá-lo a coletar as evidências necessárias para confrontar a pessoa e dar fim ao problema. Continue lendo para encontrar diversas técnicas para usar uma câmera secreta.

Método 1
Método 1 de 4:

Escondendo uma webcam em objetos da casa

Baixe em PDF
  1. Vá até uma loja de eletrônicos ou faça uma pesquisa na internet para comprar um modelo pequeno e em conta.
    • Escolha uma câmera básica e compacta para evitar a detecção. O objeto no qual vai escondê-la também limita um pouco as opções. Se vai escondê-la em um apontador de lápis ou uma caixa de lenços, por exemplo, ela não pode ser muito grande.
    • Se precisa ser rápido, vá até o supermercado mais próximo e peça o modelo menor e mais barato da loja.
    • Se quer pegar um crime sério no flagra, instale uma câmera de segurança profissional. [1] As câmeras caseiras são divertidas e funcionam, mas não têm qualidade suficiente para coletar evidências que possam ser utilizadas pelas autoridades.
  2. Ao abrir o plástico, você verá a placa de circuitos onde a lente está montada. Agora a câmera ocupará menos espaço e será escondida com mais facilidade. [2]
  3. Use a criatividade e esconda a câmera em um objeto comum que já tem em casa para não chamar a atenção ou atrair suspeitas. Colocar a câmera em um objeto novo ou diferente pode fazer com que ela seja descoberta facilmente. [3]
    • Por exemplo: pegue um apontador de lápis elétrico que ninguém mais usa, desmonte-o e coloque a câmera dentro dele. Abra a carcaça do apontador e remova todos os componentes elétricos dele. Tome cuidado para não se machucar.
    • Experimente uma caixa de sapatos ou de lenços. [4] Faça um pequeno furo na lateral da caixa para dar visão à câmera, mas não exagere no tamanho para não levantar suspeitas!
    • Experimente também uma sacola de papel. Faça um pequeno furo na lateral para esconder a lente. Prefira sacolas escuras e com estampas para disfarçar ainda mais o buraco.
    • Outra opção é esconder a câmera em um vaso ou no meio dos livros de uma estante. Qualquer lugar onde ninguém vá inspecionar é uma boa opção. Obviamente, não se esqueça de apontar a lente para o local desejado.
  4. A câmera deve caber bem no objeto e não ficar óbvia demais.
    • Caso o objeto costume ser movido pelo cômodo, cole a câmera com cola instantânea para que ela não se mexa ou caia. Cole a parte externa da lente no buraco, mas tome cuidado para não sujar o vidro da lente. Além de difícil de limpar, você prejudicará a qualidade do vídeo.
  5. Esta é uma opção importante se optar por esconder a câmera em máquinas — apontadores de lápis e relógios, por exemplo — que costumam ser pesadas.
    • Use pesos de pesca ou objetos de metal pesados. Tome cuidado ao manusear metais afiados.
  6. Ele servirá de ponte entre a câmera e o computador. É preciso colocar a câmera próxima do gabinete caso o cabo dela não seja muito longo.
    • Disfarce o cabo com alguma coisa. Cubra-o com folhas de papel ou com uma jaqueta, mas deixe a cena "natural". Um "apontador" conectado ao computador pode levantar suspeitas, certo?
  7. Caso esconda a câmera dentro de um utensílio doméstico, cole um aviso de "Quebrado" nele para que ninguém tente utilizá-lo. Sem a placa, a pessoa pode acabar encontrando a câmera.
    • Apesar disso, o aviso pode acabar chamando atenção para o objeto. As chances de ele ser ignorado são maiores caso você não coloque nada ou o mude de lugar. [5]
  8. Pense como um diretor de cinema montando um enquadramento: pense no que deseja provar com o vídeo e quão importante é captar o rosto do meliante no ato.
    • Se quer que alguém fique fora do local — como um irmão mais novo que gosta de entrar no seu quarto —, mire a câmera para a porta para pegá-lo entrando.
    • Se quer evitar que alguém mexa em um objeto específico — como um irmão mais novo que gosta de pegar suas roupas ou um colega de trabalho que sempre rouba seu grampeador —, mire a câmera na direção do objeto de modo que seja possível ver o que a pessoa está fazendo.
    • Se quer captar diversos crimes, deixe a câmera em um local onde ela tenha uma boa visão do cômodo. Se possível, configure duas câmeras.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Usando um celular

Baixe em PDF
  1. Os aparelhos com sistema Android e iOS também podem funcionar como câmeras escondidas, basta acesso à internet.
    • Lembre-se de que o aparelho funcionará como a câmera e não poderá ser utilizado para mais nada durante a filmagem. O ideal é pegar um celular que não usa regularmente ou comprar um novo apenas com tal propósito.
    • Não se esqueça do carregador do celular. Gravar e transmitir os vídeos por muito tempo vai acabar com a bateria dele rapidamente. Deixe-o carregando o tempo inteiro.
  2. [6] Pesquise "webcam" na App Store (iPhones, iPads e iPods) ou na Play Store (dispositivos com Android) para encontrar o aplicativo ideal.
    • Os aplicativos mais conhecidos são: IP Webcam, MobileWebCam, DroidCam e iCam. Leia os comentários antes de fazer o download para não baixar nada que possa danificar o aparelho.
    • Muitos dos aplicativos são gratuitos; o lucro dos desenvolvedores vem das propagandas. Dê preferência para os aplicativos gratuitos, pois os pagos não oferecem muitas funcionalidades a mais.
    • O aplicativo terá controle total da câmera do celular e não será possível utilizá-la para mais nada durante a filmagem. Você não danificará o aparelho nem a câmera, fique tranquilo.
  3. Você precisará do link para acessar a imagem transmitida pelo celular.
  4. Assim, conseguirá assistir remotamente as imagens e gravar o que for exibido. Utilize qualquer player com compatibilidade para transmissão de dados como o VLC e o Windows Media Player.
    • Ao usar o VLC, abra o menu "Mídia" e clique em "Abrir Streaming de Rede". Insira a URL exibida no aplicativo do celular para conectar-se à imagem da câmera.
    • Programas gratuitos como o VLC e o Windows Media Player são ótimos para a reprodução das imagens, mas não para a gravação de alta qualidade. Se quer uma vigilância de alta qualidade, procure softwares especializados — e caros.
  5. Como o celular precisará ficar conectado à tomada, é preciso se planejar. Aponte a lente da câmera para a área que deseja filmar e posicione o celular de modo que ele não caia.
    • Apoie o aparelho deitado contra uma parede ou um livro para maior estabilidade.
    • Utilize as técnicas do método da webcam para esconder o celular dentro de outros objetos.
    • Deixe o celular no silencioso, principalmente se ele tiver um chip e aceitar chamadas e mensagens. Um toque ou uma vibração na hora errada pode acabar com seus planos.
  6. Utilizar o aplicativo da webcam em uma rede desprotegida ou pública abrirá a imagem para qualquer pessoa conectada.
    • Converse com o provedor de internet sobre redes seguras. Se está pagando por uma internet banda larga, deve ser possível configurar uma senha no roteador.
  7. Se precisar sair de casa, conecte-se em uma rede de wi-fi pública ou use a internet 3G.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Usando a filmagem

Baixe em PDF
  1. Você pode usar uma câmera escondida para filmar alguém sem o consentimento da pessoa, desde que dentro de sua própria casa ou em um espaço público. É proibida a instalação de câmeras em locais onde se espera a privacidade, como banheiros, vestiários e quartos. [7]
    • Você pode instalar uma câmera em um ambiente de trabalho — exceto no banheiro e no vestiário —, desde que utilize a filmagem apenas para a segurança do estabelecimento. Não filme um funcionário sem o consentimento dele por conta de alguma disputa pessoal, pois você pode ser processado. [8]
    • A lei varia entre os municípios e Estados. Pesquise as leis aplicáveis em seu município antes de filmar qualquer pessoa sem o consentimento expresso.
    • Se planeja distribuir e vender a filmagem, ou utilizá-la no tribunal, é preciso seguir a lei. Se vai utilizar a gravação apenas para fins pessoais, não é preciso se preocupar tanto.
  2. Faça uma pesquisa básica na internet para baixar e instalar o programa no computador.
    • Se já tiver o Windows Movie Maker (Windows) ou o iVideo (Mac) instalado no computador, use-o. Procure pelos softwares nas listas de programas instalados no computador.
  3. Ao sair do cômodo, ou quando estiver pronto para começar a filmar, abra o software de gravação e inicie a filmagem.
    • Cubra o cabo USB para que ele não fique tão perceptível. Livros, folhas e roupas são boas opções. Deixe que o disfarce pareça natural.
  4. Seja sutil e faça isso apenas se costuma deixar a webcam próxima do computador.
    • Lembre-se de que, por mais simples que seja tal abordagem, a pessoa poderá suspeitar de algo ao ver uma câmera apontada para ela.
    • Desligue ou cubra as luzes da câmera que mostram que ela está funcionando. Uma luz vermelha pode entregar a câmera.
  5. Se o computador estiver acessível e a pessoa puder ver o software de gravação, ela saberá que está sendo vigiada. Se quer pegar alguém no flagra, não seja pego no flagra .
    • Se tem um computador de mesa, desligue o monitor e deixe o gabinete funcionando.
    • Se tem um laptop, desligue a tela enquanto o programa grava a imagem. Se possível, abaixe a tampa do computador para desligar a tela, mas tomando cuidado para não colocar o sistema em hibernação.
  6. Ligue a câmera sempre que achar que o suspeito fará algo que não deve. Se não tiver certeza dos horários do meliante, deixe a câmera ligada por mais tempo.
    • Caso não capture nada incriminador após um tempo, reveja a situação. Às vezes, a pessoa só bisbilhotou em suas coisas uma vez. Ela também pode ter percebido a câmera e estar disfarçando.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Apresentando a evidência

Baixe em PDF
  1. Os computadores já vêm com softwares de edição de fábrica (Windows Movie Maker ou iVideo). Na falta deles, baixe um programa gratuito na internet.
    • Use um trecho que mostre exatamente o que precisa para provar o crime. Não importa se quer mostrar seu irmão roubando dinheiro do seu cofrinho ou um colega de trabalho roubando seu grampeador: o vídeo deve começar segundos antes do crime e terminar segundos após o crime.
    • Exporte o trecho relevante para um novo arquivo, mas não delete o resto. As evidências podem aparecer onde menos esperamos. Você pode encontrar coisas interessantes ao revisar a filmagem extra.
  2. Se quer usar o vídeo como evidência em um tribunal, é preciso protegê-lo.
    • Envie uma cópia do arquivo para seu e-mail. Assim, mesmo que alguém mexa em seu computador e delete o vídeo, você terá uma versão remota para baixar onde quiser.
    • Faça outra cópia em um pen drive. Guarde-o em um local seguro.
  3. Diga que sabe que ele estava mexendo em suas coisas e peça para que não se repita.
    • Não cite a câmera escondida logo de cara. Ela pode ser útil para caso a pessoa insista no comportamento mesmo após o confronto. Se ela assumir a culpa durante o confronto, não é preciso entregar o seu trunfo, certo?
    • Se a pessoa souber que tem uma câmera escondida no quarto, ela pode dar um jeito de não ser pega mais no flagra. Não entregue o jogo!
  4. Muitas pessoas não aprendem ao serem pegas. Dependendo da pessoa com quem está lidando, pegá-la no ato uma vez pode não ser suficiente para evitar o comportamento no futuro.
    • Ligue a câmera quando suspeitar que a pessoa pode atacar novamente. Melhor prevenir do que remediar, certo?
    • Se o problema continuar, converse com uma figura de autoridade. Entregue seu irmão para seus pais e seu colega de trabalho para seu chefe. Se o comportamento da pessoa for criminoso, contate a polícia.
    Publicidade

Dicas

  • Caso a câmera emita alguma luz quando estiver ligada, desative-a.
  • Caso a câmera tenha um microfone, faça um pequeno buraco debaixo da placa de "quebrado" e cole o microfone.
  • Se usa um computador com Macintosh, experimente o Macam . Trata-se de um software que permite que você fotografe e filme através da webcam. Muitos modelos de câmeras não são compatíveis com Mac.
Publicidade

Avisos

  • Ao revelar a evidência, diga que pegou a pessoa no flagra "por acaso" com uma câmera que esqueceu ligada. Não revele sua arma secreta!
  • É ilegal filmar as pessoas sem o consentimento delas em locais onde a privacidade é esperada, como banheiros e quartos.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 134 200 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade