Baixe em PDF
Baixe em PDF
Não importa se está indo para um casamento, uma festa ou um show de uma banda indie, uma coroa de flores certamente vai chamar a atenção dos outros e criar um belo visual para você. Trata-se de um projeto simples, mas que dará um ótimo toque em qualquer evento. Escolha as suas flores e junte-as para montar sua própria coroa.
Passos
-
Meça a sua cabeça e acrescente 5 cm. Se vai usar a coroa sobre o cabelo, arrume o penteado desejado antes de medir a cabeça. Alguns penteados, como as tranças, acabam aumentando a largura da cabeça e podem influenciar no tamanho da coroa. [1] X Fonte de pesquisa
-
Corte um pedaço de arame de acordo com a medida da cabeça. Se possível, procure pelo arame encapado em uma floricultura, pois ele ficará mais confortável na cabeça e aderirá melhor à fita adesiva. Use um alicate para cortar o arame, não uma tesoura.
-
Monte um círculo com o arame e sobreponha as pontas em cerca de 2,5 cm. O anel deve ser capaz de manter a forma por conta própria. Se ele estiver muito molenga, junte duas ou três peças de arame e então faça o círculo.
-
Fixe as pontas dos arames com fita adesiva. O ideal é usar uma fita daquelas usadas por floristas para criar a base de trabalho e dar uma cor consistente à coroa.
-
Escolha as flores e corte os caules delas. Use uma tesoura para cortar flores reais e um arame de corte para as artificiais. [2] X Fonte de pesquisa Tente cortar todas as flores no mesmo comprimento, variando de 2,5 cm a 5 cm, para criar um visual mais uniforme para a coroa.
- Misture flores grandes, pequenas e médias para dar variedade à coroa.
-
Organize as flores em um padrão que a agrade. Não cole-as no arame ainda, pois é mais fácil reorganizar o padrão antes de botar a fita. Alterne entre as diferentes cores e formas para criar uma coroa única! Algumas ideias:
- Coloque as flores maiores na frente e em cima da coroa, diminuindo o tamanho conforme vai seguindo para a parte de trás dela.
- Coloque todas as flores viradas para a mesma direção.
- Não é preciso juntar muito as flores. Espace-as na distância desejada.
- Em vez de colar as flores em toda a base do arame, cole-as apenas em cima da base.
-
Cole a primeira flor na base de arame. Segure a flor de modo que o caule dela fique horizontal contra o arame. Dê algumas voltas com a fita adesiva ao redor do arame e do caule, começando logo abaixo da flor e ultrapassando o caule em cerca de 1,5 cm. Corte a fita e pressione a ponta dela para selar.
-
Cole a segunda flor ao lado da primeira. Coloque-a bem próxima da primeira, sobrepondo-a um pouco para criar uma coroa mais cheia e pomposa no final. Quanto mais afastadas as flores, mais fina e delicada a coroa.
-
Continue colocando e colando as flores. Vá dando a volta completa no arame até usar todas as flores.
-
Adicione uma fita (opcional). Dobre alguns pedaços de fita ao meio e coloque-os atrás do ponto onde as pontas do arame se sobrepõem. Deixe cerca de 2,5 cm do laço da fita acima do arame e dê um nó, como ao amarrar um sapato. Encaixe as pontas da fita para fixá-las.
-
Experimente a coroa e faça os ajustes necessários. Se encontrar lacunas ou pontos que precisam ser mais cheios, simplesmente cole mais flores.Publicidade
-
Escolha flores com caules finos e flexíveis. O ideal é que os caules tenham pelo menos 7 cm para serem trançados. Você pode usar um único tipo de flor ou montar uma coroa variada.
- As margaridas e os dentes de leão são flores clássicas, mas você também pode usar o alisso ou o bem-me-quer.
- As ervas floridas, como a menta, o tomilho, o orégano, a camomila e a lavanda, funcionam bem e deixarão a coroa bem cheirosa.
-
Deixe os caules todos do mesmo tamanho e apare as folhas. Assim, vai ser mais fácil trançar as flores.
-
Coloque as flores em um recipiente com água fria. Fazê-lo vai mantê-las frescas enquanto monta a coroa, pois o processo pode ser um pouco demorado. Se você não colocar as flores na água, algumas podem morrer durante a montagem.
-
Segure três flores e amarre-as usando um arame encapado. Dê algumas voltas com um pedacinho de arame ao redor dos caules e apare o excesso. Aproxime o arame o máximo possível das flores para nivelá-las, pois, se uma flor ficar mais elevada do que a outra, a coroa ficará irregular. O arame segurará as flores juntas enquanto você faz o trançado.
- Na falta de arame encapado, use um arame fecha-saco ou uma linha de costura.
-
Comece a trançar os caules. Pegue o caule da esquerda e coloque-o entre os caules do meio e da direita. Pegue o caule da direita e coloque-o entre os caules do meio e da esquerda. Continue fazendo isso até criar um trançado de 2,5 cm. [3] X Fonte de pesquisa
-
Adicione uma flor ao caule da esquerda. Ela deve ficar um pouco abaixo da flor que já está no trançado.
-
Junte os dois caules da esquerda de modo que eles terminem entre o caule da direita e do meio. Junte-os bem, pois eles contarão como um único caule.
-
Adicione uma flor ao caule da esquerda. Ela deve ficar um pouco abaixo da flor que já está no trançado.
-
Junte os dois caules da direita de modo que eles terminem entre o caule da esquerda e o do meio. Junte-os bem, pois eles contarão como um único caule.
-
Repita os Passos acima até ter o comprimento desejado. As partes trançadas ficarão cada vez mais grossas, conforme você adiciona mais flores.
- Use diferentes tipos de flores para dar cor e textura ao trançado.
- Misture também folhas e plantas no trançado.
-
Pare quando a guirlanda estiver com o tamanho desejado. O ideal é que ela seja comprida, pois a ideia é sobrepor as duas pontas para se criar uma coroa mais firme.
-
Dê algumas voltas com o arame na ponta da guirlanda. Coloque o arame abaixo das últimas flores trançadas, dê algumas voltas para prendê-las e apare o excesso. Assim, você vai evitar que as flores se soltem.
-
Junte as duas pontas da guirlanda. Sobreponha-as até que a coroa fique confortável na sua cabeça. Segure-as juntas enquanto tira a coroa da cabeça, para não perder a medida.
-
Enrole o arame por sobre as duas pontas para mantê-las juntas. Passe o arame por debaixo das flores, mas por cima dos caules, para fixá-los bem e manter a forma da coroa. Quando ela estiver firme, apare o excesso de arame e pronto!Publicidade
-
Encontre um arquinho de plástico ou metal que caiba na sua cabeça. Ele será a base da coroa.
-
Cubra o arquinho com uma fita (opcional). Fazê-lo ajudará a disfarçar a cor original do arquinho e facilitará a colagem das fitas adesivas e das flores. Use a cor que quiser, mas antes experimente o verde, pois ele costuma funcionar bem. Se não quiser usar uma fita verde, use uma fita da cor das flores para criar um visual mais harmônico. Existem duas opções para se cobrir o arquinho:
- Escolha uma fita com a mesma largura do arquinho e corte-a de modo que fique 5 cm mais comprida do que ele. Centralize-a sobre o arquinho e cole-a com cola quente. Deve sobrar cerca de 2,5 cm em cada ponta; pegue-as e cole-as debaixo do arquinho com cola quente.
- Coloque uma gotinha de cola quente em uma das pontas do arquinho. Pressione a ponta da fita contra a cola. Enrole-a ao redor do arquinho, criando um visual listrado. Comece em uma ponta e vá até a outra, sobrepondo um pouco as camadas para cobrir bem a superfície do arquinho. [4] X Fonte de pesquisa Finalize com uma gota de cola quente na outra ponta.
-
Escolha algumas flores artificiais e arranque-as dos caules. Se a flor não sair com facilidade, corte-a com um alicate. Tente cortar o mais rente possível da flor.
-
Se necessário, corte a parte inferior do caule. Às vezes, quando se arranca uma flor do caule, sobra um pedacinho dele, que pode evitar que a flor fique rente contra o arquinho. Se deseja criar um visual mais regular, apare o excesso do caule. [5] X Fonte de pesquisa
- Tome cuidado para não cortar demais e acabar desmanchando a flor. [6] X Fonte de pesquisa
-
Aplique um pouco de cola quente na parte de baixo da primeira flor. Espalhe bem a flor na base, onde a flor se conecta com o caule. Em seguida, coloque uma gota maior bem na base do caule.
-
Pressione a flor contra o arquinho. Segure-a até que a cola endureça.
-
Repita o processo com a flor seguinte. Tente colá-la o mais próximo possível da primeira.
-
Preencha os vãos com flores e folhas pequenas. Coloque a cola diretamente no arquinho e pressione a flor contra ela.
-
Remova os fios da cola antes de usar o arquinho. A cola quente às vezes solta alguns fiozinhos que podem acabar criando um visual mal acabado. Dê uma geral no arquinho e remova todos os fiapos.Publicidade
Dicas
- As margaridas e os trevos são as melhores flores para se fazer uma coroa trançada, pois elas têm caules finos e flexíveis.
- A coroa é um excelente presente de baixo custo. A pessoa presenteada certamente valorizará o seu empenho!
- A coroa trançada também pode ser usada como uma guirlanda decorativa! Continue trançando até obter o tamanho desejado e finalize com um arame.
- Você pode usar flores reais ou falsas na hora de criar uma coroa ou um arquinho de flores. A opção é sua.
- Rosas, íris, lírios e gardênias são flores excelentes para coroas de casamento.
- Se quiser dar mais textura à coroa, utilize algumas plantas e folhas.
- Ao trabalhar com flores reais, mantenha-as em uma tigela com água para que elas não estraguem enquanto estiver montando a coroa.
- Se vai fazer a coroa no dia anterior ao evento, guarde-a na geladeira durante a noite para que as flores não morram. [7] X Fonte de pesquisa
- Se quiser uma coroa realmente cheia, monte buquês pequenos com três a cinco flores. Enrole uma fita adesiva decorativa em volta dos caules para mantê-los no lugar e fixe-os na base de arame. [8] X Fonte de pesquisa
- Se vai usar flores reais e pesadas, dê sustentação a elas com o arame primeiro. Comece passando um arame fino pelo centro da flor e fazendo um gancho. Puxe o arame para esconder o gancho no meio das pétalas e cole-o no caule com fita adesiva decorada. Apare o excesso de arame e fita adesiva. Pronto! [9] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Avisos
- Sempre inspecione as flores reais, pois elas podem abrigar insetos pequenos que podem ficar presos no seu cabelo.
- Caso você (ou a pessoa para quem vai usar a coroa) tenha alguma alergia, é melhor optar pelas flores artificiais.
- Na hora de escolher flores reais, procure por algumas que não liberem muito pólen ou óleos, ou o seu cabelo vai ficar bem sujo.
- As coroas de flores reais duram poucas horas. Use um spray floral para manter as flores com aparência viva por mais tempo. O spray pode ser encontrado em lojas de artesanato.
Publicidade
Materiais Necessários
Coroa de arame
- Arame encapado
- Fita adesiva verde (fita de florista)
- Flores (reais ou artificiais)
- Alicate de corte
- Fita
Coroa trançada
- Flores com caules finos, como margaridas e trevos
- Tesoura
- Arame encapado fino, arame fecha saco ou linha
- Alicate de corte (caso vá utilizar arme floral)
- Vaso ou tigela com água (recomendado)
Arquinho de flores
- Flores artificiais
- Arquinho de plástico
- Fita (opcional)
- Pistola de cola quente
- Palitos de cola quente
- Alicate de corte (opcional)
Referências
- ↑ Design Sponge, DIY Floral Crown
- ↑ She Knows, DIY Flower Crowns
- ↑ Creative Green Living, How to Make a Daisy Chain Flower Crown
- ↑ Martha Stewart Weddings, Flower Girl Headband How-To
- ↑ Hello Natural, DIY Dollar Store Flower Headbands
- ↑ The Luxe Life Society, Easy Flower Crown Headband DIY Tutorial
- ↑ A Beautiful Mess, How to Make a Fresh Flower Crown
- ↑ Design Sponge, DIY Floral Crown
- ↑ Design Sponge, DIY Floral Crown
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 36 968 vezes.
Publicidade