Baixe em PDF Baixe em PDF

Fazer uma fantasia de pirata do zero não é tão difícil assim. Se você não se garante costurando, pode até evitar essa parte! Este artigo sugere várias maneiras diferentes de montar uma fantasia de pirata com sucesso utilizando coisas que você provavelmente já tem em casa ou fáceis de encontrar em brechós e lojas do tipo. Veja como começar.

Parte 1
Parte 1 de 7:

O básico

Baixe em PDF
  1. Provavelmente, você vai preferir ser uma pirata se for mulher e vice versa, mas a decisão é sua. Muitas representações de piratas femininas são bem imprecisas: se quiser fugir disso, pense em dar toques femininos a uma fantasia de pirata masculina.
  2. Ela pode servir de guia para a confecção da sua fantasia, embora não seja essencial. Provavelmente será útil se houver algo diferente ou intrigante na fantasia de um pirata específico que você queira imitar.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 7:

Criando a camisa do pirata: partindo de uma camiseta

Baixe em PDF
  1. Se optou por ser membro da tripulação, sua camisa não tem que ser tão elegante quanto a que seria usada pelo capitão ou por outro pirata de alta patente. Uma camiseta vai servir. Melhor ainda se for larga, pra dar a ideia de desleixo que todo bom pirata precisa passar.
  2. Você esteve no mar por meses. Mesmo que não queira parecer um indigente, dê a ideia de que sua camisa foi bem gasta. Corte partes da camiseta pra dar uma impressão de abuso:
    • Corte as beiradas das mangas de um jeito irregular.
    • Corte a parte de baixo da camiseta. Piratas não precisam de bainhas.
    • Corte a gola da camiseta. A Hering não estava disponível na época do seu pirata.
  3. Também pinte linhas ao redor das mangas. Lembre-se de que elas não têm que ser perfeitas: quanto mais caseiras parecerem, melhor.
    • Deixe a tinta secar e repita o processo no lado de trás.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 7:

Criando a camisa do pirata: partindo de uma camisa

Baixe em PDF
  1. Não tem problema se preferir usar uma camisa no lugar de uma camiseta, ainda mais se estiver pensando em ser um capitão pirata. O ideal é uma camisa branca grande e bem solta. Tente encontrar uma que tenha mangas soltas, não tão justas.
    • Para mulheres, escolha uma camisa de homem, que será maior e consequentemente mais esvoaçante. Para homens, evite tudo que seja muito justo ou muito curto.
  2. Piratas não usavam gola social rígida. Diga adeus a ela (mande-a para a prancha!) cortando e substituindo por uma gola parecida, porém mais mole e com babados. Se você odeia costurar, pode se safar disso usando cola para tecido para aderir os babados, mas garanta que não descolem.
    • Se possível, tente apenas enfiar babados na gola. O volume dos babados vai garantir qualquer mudança que precise ser feita na camisa.
  3. Já que a ideia é vestir uma camisa apresentável, o processo mais deve melhorá-la do que estragá-la. Considere os seguintes efeitos:
    • Botões chamativos tanto para o centro da camisa quanto para os punhos.
    • Uma corrente dourada ou prateada entrelaçada na gola.
    • Babados! Sim, companheiro. Babados podem ser colocados em quase todos os lugares da camisa - ao redor dos punhos, da gola, descendo pelos botões, etc.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 7:

Criando as calças e o colete

Baixe em PDF
  1. Deixe que o resto da fantasia fale por si. No passado, nenhum pirata estaria usando calças floridas, então não se esforce em fazer de suas calças uma declaração fashion.
    • Se preferir, use uma saia longa com anágua por baixo. Melhor ainda se for volumosa, para permitir movimento à vontade. Isto é algo que talvez as piratas queiram usar no lugar da calça.
  2. Você pode pintar listras num par de calças comum para dar a ele um ar mais pirata. Use tinta para tecido e pinte listras verticais. A cor pode combinar com a calça ou com qualquer outra peça de sua fantasia. Quem sabe você pertença a uma quadrilha pirata?
    • Outra alternativa é usar calça mas também um casaco confeccionado para ser justo na frente e com uma calda atrás, como uma saia rodada. Provavelmente você terá que costurar ou mandar fazer um, mas ele pode ser uma combinação interessante de calça com vestido.
  3. Prefira um sem estampa e de cor escura; se combinar com seu estilo de pirata, deixe o colete desabotoado para que sua camisa ou camiseta apareça. Piratas mais sofisticados optarão por ficar totalmente abotoados.
    • Se a noite estiver fria, use um casaco bem longo, esvoaçante. Pode ser velho, contanto que não seja justo. Encontre algum em brechós. Mais uma vez, é melhor que seja numa cor mais escura, mas se você for um pirata extravagante, pode ser um colorido ou estampado.
    Publicidade
Parte 5
Parte 5 de 7:

Fazendo um chapéu

Baixe em PDF
  1. Use esta medida para que o tamanho do chapéu seja correto. Esta peça geralmente define a fantasia. Felizmente, é muito fácil fazer um chapéu de pirata.
  2. Use como molde. Caso não tenha segurança nesta etapa, encontre um molde na internet.
    • Coloque o molde sobre papelão fino e o contorne. Faça isso duas vezes, pois vai precisar de dois lados para o chapéu. Recorte.
  3. Passe cola ou fita adesiva nas pontas do chapéu, evitando passar no espaço da base onde sua cabeça ficará. Se usar cola, espere secar.
  4. Aplique pelo menos duas demãos de tinta e deixe secar. Depois, pinte de branco a caveira e os ossos sobrepostos em cruz. Novamente, se você não é um super artista, imprima ambos da internet e os cole.
    • Se estiver usando tinta, pode precisar de duas demãos; o branco sobre preto primeiramente fica cinza. Tenha paciência - seu chapéu é uma das peças mais visíveis da sua fantasia - e dedique tempo a ele para que fique bem feito.
  5. Una ou cole esta faixa formando um círculo. Cole ou prenda na parte interna do chapéu. Esta faixa vai manter o formato do chapéu aberto e também ajudará a firmá-lo em sua cabeça.
    • Se estiver ventando muito e você for forçado a ser pirata ao ar livre, use um elástico para manter o chapéu no lugar. Mas somente em último caso, já que o resultado pode ficar meio grosseiro e bobo.
    Publicidade
Parte 6
Parte 6 de 7:

Adicionando acessórios

Baixe em PDF
  1. Um lenço colorido ao redor do pescoço vai se destacar e é algo que um pirata teria usado. Se não tiver um, faça-o!
    • Corte um pedaço de tecido vermelho em um grande quadrado.
    • Dobre o quadrado formando um triângulo.
    • Enrole no pescoço. Amarre as pontas na parte de trás e deixe os cantos do lenço na frente, voltados pra baixo.
  2. Cintos sobre sua camisa ou camiseta são um toque pirata perfeito. Você pode usar um cinto bem largo que encontrou em seu guarda-roupa ou num brechó ou fazer um cinto usando tecido ou papelão.
    • Alguns piratas usavam (ou "usam" nas imagens do Google) um cinto que mais lembra uma faixa. Se tiver um cachecol preto ou vermelho, pode transformá-lo facilmente num cinto pirata.
  3. Tapa-olhos podem ser comprados em lojas de fantasia ou na internet, ou você mesmo pode fazer o seu:
    • Desenhe o formato de um tapa-olho num papelão fino.
    • Recorte.
    • Pinte o lado de fora de preto. Deixe secar.
    • Faça dois buracos, um em cada lado do tapa-olho, na parte superior. Introduza as pontas de um elástico fino e amarre. Confira se o comprimento do elástico rodeia sua cabeça antes de cortar e amarrá-lo.
  4. Buracos são perfeitamente aceitáveis se você não for pular poças. Adicione uma fivela para realçar o visual em um velho par de botas, especialmente se você for um capitão.
    • Quanto mais usados, melhor. Visite um brechó das redondezas procurando por sapatos que você nunca mais irá usar; ou pelo menos não até o ano que vem.
  5. 5
    Use jóias com caveiras ou de ouro, como correntes grossas ou brincos.
    Publicidade
Parte 7
Parte 7 de 7:

Adicionais

Baixe em PDF
  1. Capriche no rímel ou sombra. Se for um pirata do mal, dobre a quantidade utilizada. Escureça vincos para dar mais profundidade ao visual.
    • Você não precisa copiar Jack Sparrow, mas o visual dele é uma ótima referência.
  2. Use um par de argolas douradas se for mulher; se for homem, apenas uma basta. Não tem orelha furada? Existem muitas bijuterias apenas de pressão.
  3. Coloque-o como se fosse uma faixa -- um pirata verdadeiro o usaria como uma bandana. Mas o seu pode ficar muito mais estiloso e levemente Boêmio.
  4. Corte um facão ou uma espada de papelão. Use tinta prateada para a lâmina e marrom para o cabo. Você pode enfiar no cinto quando não estiver usando.
    • Lojas de fantasia ou de artigos para festa possuem várias opções baratas, de plástico. Se seu evento for de noite, tenha cuidado para não derrubar objetos ou furar o olho de alguém.
  5. Use um tubo de papel filme ou algo parecido. Pinte de preto e coloque fita prateada a um quarto de distância da parte superior, para dividi-lo. Coloque fita prateada na outra ponta para que demarcar a lente por onde o pirata olha. Use um pedaço de elástico para prendê-lo ao cinto.
    Publicidade

Dicas

  • Jóias são sempre uma boa opção para deixar sua fantasia mais realista.
  • Tenha um papagaio no seu ombro. Pássaros de brinquedo são encontrados facilmente em lojas de R$1,99 ou na internet. Você pode colá-lo usando um pedaço de velcro ou mesmo costurá-lo em sua camisa ou camiseta.
  • Piratas são como gaivotas, amam coisas brilhantes (e são barulhentos!). Tudo que for brilhante e lembrar piratas vai funcionar bem na sua fantasia.
  • Chapéu, papagaio, espada e jóias são itens que talvez você prefira comprar ao invés de fazer.
  • Para a camisa, você pode simplesmente usar uma camisa de botões branca, com as mangas enroladas.
Publicidade

Avisos

  • Se usar óculos, talvez queira usar lentes de contato para enxergar as coisas enquanto usar o tapa-olho.
  • Se usar um papagaio de verdade, lembre-se de que vai precisar de biscoitos.


Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 234 620 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade