Baixe em PDF
Baixe em PDF
Se você quer fazer uma cicatriz ou uma ferida falsas, seja para uma festa de Halloween ou para assustar seus amigos, pode usar maquiagem e alguns produtos caseiros. Também pode usar maquiagem cenográfica, criada justamente para esse propósito. Ou ainda pode criar uma ferida protética com lenços de papel e maquiagem que dará à sua fantasia uma autenticidade incrível!
Passos
-
Reúna os itens necessários para a confecção da ferida. Você precisará de cola branca, maquiagem de cor de pele, papel higiênico e dois pincéis pequenos. [1] X Fonte de pesquisa
- Providencie uma cola não tóxica, pois você aplicará o produto diretamente na pele.
- A base deve ser compatível com a cor de sua pele. Se tiver o hábito de usar maquiagem, use a base com que você se maquia no dia a dia, pois ela provavelmente combina com seu tom de pele.
- Ou você pode usar uma base líquida ligeiramente destoante do cor da sua pele para dar destaque à ferida.
- Forre o chão com jornal e tire suas roupas, que podem se manchar se você derrubar algum ingrediente.
-
Rasgue o papel higiênico. Providencie papel higiênico e rasgue um pedaço um pouco maior do que a área da ferida.
- Se você vai fazer a ferida na mão, precisará de apenas meio quadrado de papel higiênico.
- Feridas maiores exigem mais papel, talvez dois ou três quadrados.
- Lenços de papel também são uma boa alternativa. Dê preferência a lenços de papel sem textura ou marca d'água.
- Feito isso, rasgue um novo pedaço de papel igual ao primeiro. Você precisará de pelo menos dois papéis idênticos, pois esse é o número mínimo de camadas de que a ferida falsa precisa.
-
Espalhe a cola na região do corpo em que você deseja que a ferida seja. Despeje um pouco de cola num papel-manteiga ou numa caneca e aplique-a na pele com pincel.
- Se você deseja imitar um ferimento discreto, como uma mordida ou arranhão de zumbi, não precisará de tanta cola. Já um grande corte exigirá uma quantidade um pouco maior do produto.
- Use cola suficiente para que o papel fique bem preso à pele.
-
Ponha o papel no lugar onde você espalhou a cola, apertando-o bem para criar uma união firme.
- Deixe a cola secar por aproximadamente um minuto. Ao notar que o papel está bem preso à pele, repita o processo.
- Use o pincel para espalhar uma nova camada de cola sobre o papel. Depois de cobrir bem toda a superfície, coloque uma nova camada de papel.
- Apesar de duas camadas serem suficientes, quanto mais camadas, mais profundidade o ferimento terá. Para cortes mais profundos, use de cinco a três folhas de papel sobrepostas.
-
Passe cola nas beiradas do papel. Uma vez que todas as camadas estejam bem posicionadas, espalhe um pouco mais de cola nas bordas do papel para criar uma transição fiel entre a ferida e a pele.
- A textura da cola criará um efeito interessante nas bordas da ferida depois que a maquiagem for aplicada.
- Sem passar cola nas bordas do papel, sua ferida falsa não será muito realista.
- Use um secador de cabelo, se houver um à disposição, para acelerar a secagem da cola.
-
Passe base líquida sobre o papel para deixá-lo parecido com sua pele. Para que a ferida pareça legítima, mescle a cor da sua pele à do papel.
- Para criar uma transição realista, passe a base líquida também na pele que circunda o papel. Assim, será difícil dizer onde termina a ferida protética e onde começa sua pele.
- Escolha uma base de cor bem parecida com a da sua pele. Ela não precisa ser idêntica — uma base alguns tons mais clara pode dar um efeito desbotado bem interessante.
- Use um pincel de maquiagem grande para aplicar a base.
-
Corte e rasgue o papel para criar a abertura da ferida. Uma vez aplicada a base, use pinça ou tesoura para rasgar o papel e criar uma abertura.
- Para um corte uniforme, corte o papel em linha reta; para uma mordida de zumbi ou um ferimento irregular, crie um formato circular.
- Tome cuidado ao realizar esse procedimento, pois a tesoura estará próxima de sua pele. Melhor seria usá-la apenas para criar uma pequena abertura num dos lados do papel e depois rasgá-lo a partir dessa abertura.
- Não tente corrigir as partes dilaceradas do papel. Elas darão à sua ferida um ar autêntico e, ao mesmo tempo, certa profundidade.
-
Aplique a maquiagem. Providencie sombras vermelhas, roxas e cinzas (ou pretas) e aplique-as na pele.
- Ponha a sombra na pele que ficou exposta depois que você rasgou o papel.
- Agora, maquie também o papel que fica em volta da pele.
- A sombra escura cria um efeito parecido com um hematoma.
-
Ponha sangue cenográfico na ferida. Depois de moldar e maquiar a ferida a seu contento, é hora de pôr um pouco de sangue falso.
- Para uma ferida mais realista, passe sangue falso na ferida de papel e na pele que a circunda, e espalhe-o com um pincel para criar um efeito borrado.
- Se quiser, pode despejar o sangue falso diretamente na pele, criando um efeito de sangramento.
- Para criar um sangramento que pareça autêntico, pingue algumas gotas do sangue falso no ferimento e deixe que escorram naturalmente. Se você fez um corte no antebraço, por exemplo, pingue o sangue na ferida e devolva o braço à posição normal, o que fará o líquido escorrer de uma forma parecida com um sangramento real. [2] X Fonte de pesquisa
- E, para remover a ferida falsa, basta lavar a pele.
Publicidade
-
Reúna os materiais necessários. Para este Método, você precisará de vaselina, sombra de olhos, brilho labial ou batom, pincel de maquiagem e palito de dentes.
- Entre as cores de sombra recomendadas estão azul-escuro, azul-claro, marrom-claro, marrom-escuro, vermelho, fúcsia e amarelo.
- Brilho labial e batom vermelho-escuros imitam bem o aspecto do sangue humano. O brilho labial é mais luminoso e fluido, lembrando sangue recém-derramado, enquanto o batom parece sangue seco.
- Quando terminar, dê um toque final com sangue cenográfico.
-
Aplique uma camada de vaselina na área em que você deseja fazer a ferida. Quanto mais espessa a camada, mais inchada parecerá a ferida.
- Faça a camada com bordas disformes para que ela pareça mais um ferimento real e menos um amontoado de vaselina.
- Este Método com vaselina é ideal para pequenas feridas cenográficas nos braços ou nas mãos.
-
Desenhe uma linha na vaselina para reproduzir a ferida aberta. Use o palito de dente para traçar um risco na vaselina.
- Para criar um ferimento parecido com o de uma facada, trace um risco fino e ligeiramente irregular.
- Para criar um corte maior, escave uma área grande e larga da vaselina.
-
Ponha a sombra de olhos na ferida. Deixe a vaselina secar um pouco, a fim de que ela não se misture tanto à sombra. Agora, espalhe a sombra com um aplicador ou pincel.
- No centro, use um tom de marrom ou cinza para dar profundidade à maquiagem.
- Nas bordas, use um tom rosa-claro ou cor de pele para criar uma transição realista entre a vaselina e a sua pele.
- Use sombra avermelhada entre a de tom de pele e a marrom para dar um aspecto "fresco" à ferida.
- E os tons azuis ou amarelos, opcionais, podem imitar uma pisadura. Com azuis, amarelos, verdes e roxos, você poderá criar hematomas ao redor da ferida.
- Crie gradações entre as diversas cores de sombras para obter um efeito natural.
-
Por fim, use brilho labial ou batom, e sangue cenográfico. Aplique o brilho ou o batom no centro da ferida para ela parecer recente.
- O batom, por sua vez, é um pouco mais parecido com sangue seco que o brilho labial.
- Para concluir, pingue sangue falso no centro da ferida artificial e deixe-o escorrer naturalmente ou ficar empoçado.
Publicidade
-
Reúna os materiais. Através de maquiagem cenográfica e látex, pode-se obter um efeito realista, parecido com aquele que se vê nos palcos. Mas você também pode usá-los para elaborar uma indumentária, para ir a uma festa à fantasia ou simplesmente para se divertir! [3] X Fonte de pesquisa Você precisará de:
- Látex líquido. Ben Nye produz látex líquido de excelente qualidade, muito usado por maquiadores cenográficos.
- Pincéis.
- Sangue cenográfico.
- Lenços de papel. Dê preferência a um produto sem textura ou marcas d'água.
- Sombra de olhos escura.
- Cubra com jornal o chão onde você pretende trabalhar, pois látex e sangue cenográfico fazem uma bagunça e tanto!
-
Aplique o látex líquido. Chacoalhe o frasco antes de abrir e espalhe a substância na região do corpo em que você deseja criar o falso ferimento.
- O látex faz muita bagunça e é complicado de usar. Aplique-o homogeneamente, sem pressa. Embora esse produto seque rápido, procure criar uma superfície bem regular.
-
Agora, coloque os lenços de papel. O látex líquido seca relativamente rápido, então é melhor trabalhar em áreas pequenas do que em uma área grande. Pressione o lenço de papel contra o látex.
- O lenço de papel grudará no látex, desde que esteja seco. Você poderá, então, puxar e rasgar as pontas aparentes do papel, que não estão escondidas pelo látex.
-
Aplique pelo menos mais uma camada. Mais uma vez, espalhe látex sobre o trabalho já feito e depois adicione uma nova camada de lenço de papel.
- Duas camadas são o suficiente na maioria das vezes, mas se você quiser imitar um corte profundo, faça de três a cinco camadas.
-
Crie a ferida. Uma vez dispostas e secas as camadas, rasgue ou corte os papéis e o látex.
- Você pode usar um palito de dentes ou uma pinça para essa tarefa.
- O rompimento do papel e do látex cria um efeito similar ao da pele rompida numa ferida aberta.
-
Aplique base líquida. Para disfarçar o papel e o látex, passe um pouco de base. [4] X Fonte de pesquisa
- Aplique o produto de maneira a criar uma transição suave entre a ferida protética e a pele que a circunda.
- Espalhe a base com os dedos para criar um aspecto natural.
-
Agora, para fazer a parte sórdida da ferida, use pó compacto, sombra de olhos e sangue cenográfico. Em primeiro lugar, espalhe, com um pincel, sombra e pó vermelhos na ferida.
- Pinte a ferida protética, bem como a pele visível no rasgão do papel e do látex, com cores escuras. Faça uma transição para cores mais claras à medida que você se aproxima das bordas da ferida.
- Coloque também um pouco de sangue na ferida. Basta pingar algumas gotas e deixá-las escorrer.
Publicidade
Dicas
- Para alcançar um efeito mais "zumbificado", use tons vermelhos e marrons no ferimento.
- É possível criar sangue falso apenas com xarope de milho e corante alimentício.
- Use cores mais escuras se quiser uma ferida que pareça apodrecida ou mais realista.
Publicidade
Avisos
- Se o objeto que você escolher para furar o papel for uma faca, agulha ou outro instrumento pontiagudo, maneje-o com cautela. E jamais empregue tais objetos para criar uma ferida falsa em crianças ou em pessoas que sofram de tremores.
- Corante alimentício mancha tecidos permanentemente e a pele, temporariamente.
- Antes de criar sua ferida falsa, verifique se você é alérgico a algum dos itens necessários para a sua confecção, como o látex.
Publicidade
Referências
Publicidade