Baixe em PDF
Baixe em PDF
O bambu é usado desde tempos remotos pelas culturas indígenas para fazer de tudo, desde cabanas até moinhos. Como essa espécie de planta é muito versátil e forte, ela pode ser utilizada para quase qualquer coisa, o que inclui instrumentos musicais. Hoje, ela continua a ser empregada para itens como pisos, matéria-prima e até papel. Mas, quando entalhado corretamente, o bambu também toca belas canções.
Passos
-
Reúna os materiais. Para fazer uma flauta de bambu, você precisará de uma furadeira, de uma ferramenta giratória como uma microrretífica e dos acessórios para ela. Também serão necessárias uma lixadeira de mão para uso geral, fita crepe, uma serra, uma régua ou fita métrica e um estilete ou uma faca afiada. Todos esses itens poderão ser encontrados em uma loja de artigos para reforma.
-
Procure por bambu. Claro que você precisará de um pouco de bambu também, e nem sempre é necessário comprá-lo. Ainda que a planta não seja nativa da sua região, às vezes é possível encontrá-la crescendo na lateral da estrada, pois ela tende a criar raízes e florescer em quase qualquer lugar. No entanto, se você não conseguir encontrar bambu na natureza, siga para uma loja de itens para reforma local e pergunte.
- Procure também nos classificados locais. As tapeçarias às vezes vendem pisos de bambu que vêm em varões do mesmo material que você pode usar. [1] X Fonte de pesquisa
-
Escolha um bambu de qualidade. Ao selecionar a planta, veja se o diâmetro está entre 1,9 e 2,2 cm. O caule com paredes finas, de cerca de 3,1 mm, porém, produz o melhor som. Além disso, procure por um bom pedaço seco que não esteja rachado. Ele não deverá ser muito flexível ou ter quaisquer rachaduras, rasgos, farpas ou buracos visíveis. [2] X Fonte de pesquisa
- Veja se o bambu tem pelo menos um nó: um entalhe onde ele é sólido, em vez de oco como nas outras partes. O caule geralmente é marcado por rugas circulares que se parecem com juntas na planta. Um nó no final da flauta se tornará o que é conhecido como "rolha". Para que a flauta tenha o tom certo, o nó deverá ser liso e não ter buracos por dentro ou por fora. [3] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Remova os galhos da planta. Use um arco de serra, se necessário. Você também deverá lixar os entalhes deixados no local em que você cortou o bambu. Se tiver uma lixadeira, use-a para isso; é bem mais rápido e mais fácil do que lixar à mão.
- O pedaço de bambu que você selecionou pode ter vários nós. Se ele for longo, escolha com que parte vai trabalhar e lixe aquela seção para não ter que trabalhar com todo o caule sem necessidade.
-
Corte o caule para o comprimento desejado com base na nota. O comprimento da flauta determina a nota em que ela toca. Para fazer uma que toque na nota Sol, corte um caule com 35,5 cm de comprimento. Para uma flauta em Fá, corte para 45,7 cm, e para uma em ré, corte para 53,3 cm. Escolha uma parte do bambu com juntas separadas por pouco mais da metade do comprimento desejado para o instrumento.
- Por exemplo, se quiser uma flauta de 35,5 cm, os nós devem ficar um pouco mais de 17 cm distantes uns dos outros. Em outras palavras, deverá haver um pouco mais que 17 cm de caule entre cada nó.
- O objetivo é cortar para que haja um nó no final e outro mais ou menos no meio. A flauta precisará ter um nó na ponta e outro na altura da metade quando for cortada para o tamanho correto, e é necessário que haja pelo menos um nó.
- Enrole um pedaço de fita crepe ao redor da área que quer cortar e então corte usando o arco de serra. A fita ajuda a evitar que o bambu se quebre.
- Corte pelo lado de fora do nó, não passando por ele.
-
Selecione o nó que se tornará a rolha. Escolha a parte do bambu com o nó perto da ponta para ser a rolha. Em seguida, meça 2 cm a partir dela e marque com um lápis. Essa região será a rolha da flauta. O buraco de sopro, formalmente conhecido como embocadura, não ficará muito longe. Não corte essa área.
-
Verifique o nó que você escolheu para ser a rolha novamente, procurando por buracos. Se houver algum, o tom da flauta pode não ficar correto.
-
Derrube os nós sólidos. Como já foi dito, a parte interna dos nós é sólida, não oca como o resto do caule. Por isso, você precisará derrubar todos os nós, exceto por aquele perto da ponta que serve como a rolha. Para tanto, você pode usar um martelo e um cinzel. Enfie o cinzel ou outra ferramenta afiada contra o nó dentro do caule e então bata no topo da ferramenta com um martelo. Você irá remover a parte sólida lentamente.
- Outra opção é queimar os nós com um atiçador quente, mas a mais segura é provavelmente perfurá-los usando uma broca longa.
-
Limpe a parte de dentro da flauta. Embrulhe uma lixa ao redor de uma cavilha com cerca de 50 cm de comprimento e prenda com fita adesiva. Em seguida, esfregue a lixa contra a parte de dentro do bambu para alisar o interior do tubo. Lixe também os locais onde os nós estavam para que fiquem tão lisos quanto possível.Publicidade
-
Meça a espessura das paredes. Agora que o bambu está aberto, você poderá ver a espessura das paredes, que precisará saber para calcular o diâmetro da embocadura (o buraco de sopro, como já foi dito). Usando a régua, meça cada parede até o milímetro mais próximo, anote as medidas e deixe-as de lado para usar depois.
-
Meça a posição exata da embocadura. Ela deverá ficar um diâmetro acima da rolha, o nó selecionado na ponta do bambu. Por exemplo, se a largura ou diâmetro do bambu for de 8 cm, você deverá medir 8 cm acima da rolha. Marque esse ponto, pois é nele que o centro da embocadura será posicionado.
- O diâmetro é a largura de um círculo.
-
Calcule o diâmetro da embocadura. Agora, você precisará saber que largura deverá ter a embocadura, pois essa medida faz diferença no som da flauta. Use uma calculadora de flauta como a Flutomat para calcular as medidas para você.
- Coloque as medidas do diâmetro interno ("Inside Diameter") e da espessura da parede ("Wall thickness"). Então, selecione a nota ("key") em que quer que a flauta esteja. Se cortá-la em um comprimento específico para uma nota especial, pode pular esse passo. O site calculará o diâmetro da embocadura e dos outros furos na escala ocidental de sete notas. Anote os diâmetros de cada um. [4] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, vamos supor que o diâmetro da embocadura seja de 10 mm. Então, de acordo com a calculadora, o diâmetro dos seguintes furos tonais de 1 a 7 pode ser 8 mm, 8,5 mm, 9 mm, 7 mm, 9,5mm,10mm, 5,5mm.
-
Meça o comprimento entre os furos tonais. Use a calculadora de flauta, que também calcula o espaço entre a borda de cada orifício e a extremidade aberta da flauta. Ela dá as medidas com base na distância de cada buraco a partir da embocadura. Portanto, marque onde cada furo deve ficar para ter a certeza de que eles caberão na sua flauta. Depois que todas as suas medidas estiverem corretas e tudo parecer caber no bambu, você estará pronto para perfurar.
-
Prenda o bambu e comece a perfurar a embocadura. Use grampos de madeira para prendê-lo. Em seguida, com a embocadura virada para cima, comece a perfurar com a broca de 2 mm onde fez a marca para o primeiro furo. Depois que tiver feito um pequeno orifício com a broca, aumente para uma maior como a de 8 mm. Vá elevando o tamanho da broca aos poucos até chegar a um tamanho largo o bastante para fazer os buracos. Por exemplo, se a embocadura tiver 10 mm, aumente a broca aos poucos até chegar a uma de 10 mm para fazer um furo daquele tamanho.
- Quando estiver perfurando, segure a broca perpendicular ao bambu com a mão firme. Se a segurar inclinada ou sem firmeza durante o processo, você pode perfurar o bambu do jeito errado, quebrá-lo, rachá-lo ou lascá-lo. Seja ponderado e cuidadoso ao perfurar.
-
Lixe o furo. Use uma microrretífica ou outra ferramenta giratória semelhante para deixar o buraco liso. Coloque um acessório para lixar com uma lixa de grão médio na ferramenta. Sinta o papel para verificar: quanto mais áspera a lixa, mais abrasiva ela é. Gentilmente, lixe o orifício com um grão médio e então uma lixa mais suave, tomando cuidado para não alterar o formato ou o tamanho do furo.
-
Sopre dentro da embocadura. Você precisa testar para ver se obtém um tom familiar e suave, parecido com o de uma flauta. Caso precise fazer ajustes, lixe a borda externa da embocadura com uma lixa inclinada para baixo, mas só se achar que precisa de alterações. Se o som estiver bom para você, é melhor se garantir e não fazer nenhuma mudança.
-
Verifique novamente os furos tonais. Veja se eles estão no lugar certo em relação à embocadura. A calculadora Flutomat dá o espaço entre cada orifício, da extremidade de um até o final do próximo. Portanto, ela não fornece o centro do buraco. Você precisará fazer o furo um raio (meio diâmetro) acima do outro. É lá que o centro do orifício ficará e onde você perfurará. Em seguida, fure da mesma maneira que perfurou a embocadura.
- Veja se os furos estão em linha reta.
- Perfure usando brocas cada vez mais largas, o que significa começar com as menores para fazer um orifício inicial. Em seguida, aumente aos poucos o tamanho das brocas até chegar ao diâmetro correto.
- Algumas partes do bambu são mais finas do que as outras, como aquelas em que um galho estava crescendo. Lembre-se disso quando estiver perfurando.
- Caso tenha que furar sobre um nó, a área será mais grossa do que as outras. Vá devagar.
-
Limpe o interior dos furos. Usando a ferramenta giratória, lixe as bordas do buraco para que fiquem lisas. Se estiver com medo de cometer um erro ou lixar demais, use uma lima. Ela também é ótima para os furos menores. Depois de limpá-los, você já pode tocar.Publicidade
Dicas
- Prenda bem o bambu para que ele não se mova quando você estiver perfurando.
- Coloque fita crepe sobre os locais que vai perfurar para ajudar a prevenir lascas e quebras durante o processo.
- Lixe em uma só direção, em vez de para frente e para trás, para evitar que o bambu se parta.
- Aplique uma pressão constante ao perfurar para que seus cortes sejam deliberados e limitem a chance de quebra.
Publicidade
Avisos
- Veja se o bambu está bem preso ao cortá-lo. Se ele se mover durante o processo, você pode se machucar ou cortar uma parte do caule que não pretendia.
- Se você tiver menos de 13 anos, peça a supervisão de um adulto ao tentar fazer esse projeto.
- Tome cuidado para não se machucar ao cortar com o arco de serra.
Publicidade
Materiais Necessários
- Um bambu (com diâmetro interno de 2 a 3 cm)
- Uma furadeira
- Um conjunto de brocas variando em diâmetro de 2 mm a 1,5 cm
- Uma ferramenta giratória, como uma microrretífica
- Acessórios para a ferramenta giratória, como uma roda de corte e várias pontas para lixar e esmerilhar
- Uma lixadeira de mão para uso geral
- Lixa para a lixadeira, de média a fina
- Uma faca afiada ou um estilete
- Fita crepe
- Fita métrica/régua ou paquímetro (opcional)
- Marcador ou caneta
- Uma régua ou fita crepe
- Cavilha de 50 cm de comprimento
- Lixa longa o bastante para embrulhar uma cavilha
- Lima (opcional)
- Lixa de grão médio
- Lixa de grão fino (opcional)
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 99 221 vezes.
Publicidade