Baixe em PDF
Baixe em PDF
A arte japonesa de dobrar papel remonta a centenas de anos. Os projetos variam desde formas simples como chapéus e caixas até os mais intricados como a tradicional garça de origami. Existem muitos tipos de flores de origami e algumas são mais difíceis que outras. Aqui estão algumas para você começar.
Passos
-
Junte os materiais. Para essa flor serão necessários 2 quadrados com 15,24 cm x 15,24 cm de papel para origami e fita adesiva. Um desses quadrados será para fazer a haste, sendo assim melhor escolher uma folha de papel marrom ou verde. Se você não tiver folhas de papel para origami nessas dimensões, poderá utilizar papel comum. Faça um triângulo com o papel, corte o resto fora e terá as dimensões necessárias.
-
Pegue um pedaço de papel na cor que quer que a flor tenha. Coloque-o sobre uma mesa com o lado colorido para baixo. Dobre o papel ao meio diagonalmente para formar um triângulo grande. Dobre a parte de baixo da quina do lado esquerdo na direção da parte de baixo da quina do lado direito, fazendo um triângulo menor. Abra novamente esse triângulo menor.
-
Dobre as pétalas. Pegue a quina esquerda do triângulo e dobre-a para cima a partir do vinco central. Essa quina passará da borda do triângulo original e terá aproximadamente a mesma altura da quina superior. Repita essa dobra do lado direito e tente deixá-la simétrica em relação a do lado esquerdo. Deixe a flor de lado.
-
Coloque sobre a mesa o pedaço de papel que quer usar para a haste com o lado colorido para baixo. Dobre-o ao meio na diagonal. Desdobre-o e posicione-o de maneira que fique parecido com um diamante quadrado.
-
Puxe a quina esquerda na direção do vinco central. Alinhe a borda direita do papel com o vinco central, alinhando a quina inferior. Repita com a quina esquerda. Depois que fizer isso, o papel deverá estar parecido com uma pipa.
-
Dobre o lado direito e esquerdo na direção do vinco central. A ponta inferior deve estar pontuda. A fenda no meio deve estar bem justa.
-
Dobre a quina superior direita na direção do vinco central. Faça o mesmo com a quina superior esquerda. A emenda entre essas duas abas também deverá estar bem justa.
-
Dobre a parte superior da pipa paras baixo, de maneira que o vinco fique a dois terços da distância em relação a parte de baixo da pipa. Dobre o lado esquerdo por cima do lado direito, alinhando todas as bordas. O triângulo mais curto e gorducho formará a folha.
-
Vire a haste de maneira que a ponta fique para cima. Pegue a folha e puxe-a gentilmente para fora.
-
Monte a flor. Corte um pedaço fino de papel do fundo da flor. Prenda a ponta da haste no buraco.
- Prenda a flor utilizando fita adesiva para evitar que ela desmonte.
-
Terminado.Publicidade
-
Pegue um pedaço de papel para origami com 15,24 cm x 15,24 cm, com o lado do molde para cima. Dobre diagonalmente em ambas as direções, alinhando bem as quinas. Os vincos deverão formar um "X".
-
Vire o papel. Dobre-o da esquerda para a direita e abra-o novamente. Depois, dobre da parte superior para a inferior. O papel deverá ser um retângulo.
-
Com as abas abertas no fundo, puxe gentilmente a aba superior e as quinas do lado direito do papel. O vinco no centro levantará. Todas as quatro quinas deverão se encontrar na parte inferior. Agora o papel deverá ter um formato de diamante quadrado. Deixe o formato de diamante plano. Deve haver uma aba superior do lado esquerdo e uma aba superior do lado direito.
-
Gire o diamante em 180 graus de maneira que a aba aberta fique na parte de cima.
-
Dobre a borda inferior esquerda e direita do diamante na direção do vinco central. Isso formará uma dobra que ficará parecida com uma pipa. Vire o diamante com a parte de trás para cima e repita as dobras que fez na parte da frente.
-
Abra as pétalas. Segure a ponta superior da pipa e puxe a dobra para baixo em aproximadamente 3/4 do comprimento da pipa. Utilizando o dedão e o indicador deslize-os pelo centro da flor para vincá-lo bem.
-
Sutilmente coloque as outras pétalas no lugar. Arrume as pétalas laterais até que estejam no lugar que você quer. Os ajustes podem ser feitos em qualquer uma das pétalas ao apertar a base da flor próxima da haste.
-
Utilize uma tesoura comum ou de picotar para deixar as bordas arredondadas ou franzidas. As bordas arredondadas deixarão a flor parecida com o amor-perfeito, já as bordas franzidas, darão um cravo! [1] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Faça uma simples flor de lótus de origami . Essa linda flor aquática é muito bem traduzida no papel. De bom gosto e elegante,ela ainda é simples e surpreendentemente fácil de utilizar.
-
Faça uma flor kusudama . A kusudama é uma prática japonesa de costurar ou colar dobras individuais juntas para formar um modelo esférico. Originalmente, elas foram utilizadas para suporte de incensos, mas atualmente elas transmitem uma temática colorida.
-
Tente fazer flores tropicais de origami. Essas flores têm bordas arredondadas para transmitir um sentimento de relaxamento tropical. Elas são fáceis e divertidas de serem feitas!
-
Faça uma flor campanula. Essa bela flor de origami imita a flor delicada e de bom gosto nativa da Escócia. Também conhecida como campanula azul, dobre-a em papel azul para que ela tenha uma aparência autêntica!Publicidade
Dicas
- Tente papéis coloridos ou com padrões diferentes para obter efeitos bem legais.
- A prática faz a perfeição quando se trata de origami. Fazer vincos precisos é a chave para a maioria das estruturas de origami.
- Para vincar, coloque o papel entre o dedo indicador e o polegar, segure-o com a outra mão e puxe os dedos. Você terá um vinco feito corretamente.
- Para fazer origamis bonitos, sempre faça vincos bem acentuados.
Publicidade
Avisos
- Tenha cuidado quando estiver utilizando tesouras comuns ou de picotar.
Publicidade
Materiais Necessários
- Algumas folhas de papel para origami.
- Tesouras comuns ou de picotar.
- Fita adesiva (opcional).
-
Uma superfície plana para trabalhar.
Publicidade