PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Ferreiros têm aquecido metal para martelá-lo no formato que desejam por séculos, usando combustíveis como madeira, carvão vegetal ou mineral para aquecer este metal. Para um hobbista dos dias de hoje, um forno simples e foles fornecerão temperaturas altas o suficiente para permitir pequenos projetos de forja.

  1. [1] O ferro é forjado numa faixa que vai de 650 até 1400 °C, já o latão e o bronze são forjados numa temperatura um pouco menor.
  2. Gás natural, propano ou GLP estão disponíveis na maioria das cidades, mas para ter uma forja autêntica à moda antiga, o fogo feito a partir de hulha/coque ou carvão vegetal seria a primeira opção. [2]
  3. Para trabalhos de artesanato e hobby, um forno pequeno será suficiente. Se tiver ambição de forjar espadas ou outras "armas" longas, provavelmente você precisará de uma área interna maior e mais profunda. Para forjas muito pesadas, um forno de forja com uma talha suspensa pode ser mais adequado, mas para este artigo, mostraremos como fazer fornalhas menores para aquecer o aço.
  4. Se for usar durante muito tempo em intervalos frequentes, você pode querer proteger a fornalha em uma construção ou cabana de madeira, mas isto exigiria um sistema de ventilação para retirar o calor excessivo do espaço de trabalho. Portanto, seguiremos a linha da utilização como hobby e montaremos em uma área ao ar livre.
  5. Uma configuração de área útil razoável deve ser de aproximadamente 50 x 75 cm. Coloque barras de reforço e o concreto na forma. Deixe o concreto nivelado e razoavelmente liso.
  6. Deixe uma abertura na "parede" traseira desta caixa, para remover as cinzas do forno, com cerca de 30 x 30 cm. Você pode colocar uma porta de metal adequada para este fim, mas não faz muita diferença. [3]
  7. [4] Você pode escolher entre utilizar um fole ou comprar um soprador elétrico para isso. Para esse projeto, um tubo de ferro fundido de 10 cm de diâmetro deve funcionar como o seu duto de ar, independente do que você irá usar para fornecê-lo.
  8. Coloque um recipiente de metal ou um revestimento de forno que se encaixe nas paredes da caixa de tijolos que você construiu. Ele deve ter uma depressão de cerca de 7 a 10 cm no centro e pode ser feito de aço inoxidável de bitola 12 ou 16 [5] , ou uma placa de aço laminado frio de 6 mm. Ele deve ser forte o suficiente para suportar o revestimento de tijolos refratários ou argila compactada, que é a base para o fogo. Você precisará de um buraco próximo ao centro da área cavada do revestimento da fornalha para encaixar o tubo de fornecimento de ar fresco descrito anteriormente.
  9. Faça o chão do seu forno usando tijolo refratário ou tijolo de pedra-sabão e argamassa misturada com argila refratária para suportar as altas temperaturas de sua forja. Você deve colocar uma camada de tijolos no "chão" do forno, para que a forma de metal não queime por causa das altas temperaturas. Os lados devem ser construídos com tijolo refratário e argamassa, de modo a formar um ressalto para apoiar as peças ou as tenazes com as quais você irá segurar sua peça. A altura de trabalho deste ressalto depende de quão alto é a pessoa que irá trabalhar na forja, ou seja, o ferreiro. A altura da cintura é constitui uma boa média.
  10. Coloque tijolos normais de argila nos lados, se você quiser, para deslocar a fumaça e o calor para longe do ressalto de trabalho e do forno. Isso não é absolutamente necessário, mas ajuda a manter a temperatura mais confortável na frente da forja.
  11. Geralmente, dependendo do clima, este tempo é de 28 dias. Se você estiver ansioso para começar a usar a forja antes disso, faça um fogo de "cura" no forno para temperar a alvenaria antes de deixá-la realmente quente.
    Publicidade

Dicas

  • Se você construiu uma chaminé para retirar o calor e a fumaça da sua caixa, faça-a alta o bastante para fazer a "tiragem" ou criar pressão.
  • A utilização de aço inoxidável de bitola grossa para o "chão" da caixa dará melhores resultados, já que ele é mais resistente a altas temperaturas e não enferrujará com o tempo.
  • O ressalto frontal do forno pode ser usado para apoiar o cabo das tenazes ou a peça em si, mas não use-o como uma bigorna para dar forma ao metal.
  • O gás (propano, etc.) pode ser um combustível mais prático, se você preferir, mas seria melhor comprar uma forja pronta no comércio se você preferir utilizá-lo.
  • Procure outros artigos se você não tiver capacidade para fazer o trabalho de alvenaria.
  • Use material refratário ou outro que seja resistente a altas temperaturas para construir o forno e a estrutura em volta. Você pode fazer uma forja muito facilmente com uma placa de cimento como chão e pedras quadradas nas paredes e teto se não quiser ter todo este trabalho.
Publicidade

Avisos

  • Tenha cuidado com o concreto e com o cimento da alvenaria. Use luvas, botas robustas e óculos de proteção.
  • Utilizar a forja em capacidade total antes da alvenaria estar curada pode fazer com que a argamassa se expanda e rache.
Publicidade

Materiais necessários

  • Tijolos de argila.
  • Argamassa.
  • Concreto.
  • Argila refratária.
  • Tijolos refratários.
  • Tubo de metal.
  • Chapa de aço ou metal de chapa de aço inoxidável.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 90 616 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade