Baixe em PDF
Baixe em PDF
As fraldas podem ter um preço bem salgado e apertar o bolso dos novos papais e mamães. Para reduzir esse custo, você pode tentar fazer algumas fraldas de pano em casa com materiais baratos, como camisetas e mantas. O processo não é tão difícil e, no máximo, pode envolver um pouco de costura.
Passos
-
Use uma camiseta de 100% algodão. Como o algodão é mais absorvente que os outros tecidos sintéticos, ele é o material ideal para uma fralda de pano.
- Use uma camiseta de manga curta ou média. Se as mangas forem médias, vai ser mais fácil colocar a fralda em bebês maiores, mas você também pode precisar de mais dos materiais.
- Escolha o tamanho da camiseta de acordo com o tamanho do bebê. Se ele for maior, vai precisar de uma camiseta G ou até GG; se for pequeno, você pode usar algo P.
-
Ponha a camiseta aberta sobre o local de trabalho. Faça isso no chão ou em outro lugar do tipo. As mangas devem ficar na parte de cima.
-
Dobre um dos lados da camiseta por cima do outro. Dobre a bainha da camiseta em 1/3 para cima e veja se a costura entre a manga e o peito está logo abaixo do centro da gola. Por fim, as mangas devem ficar viradas para fora.
-
Dobre o outro lado da camiseta. Esse lado deve ficar idêntico às dobras que você fez no passo anterior — deixando a camiseta dividida em três partes. As mangas ainda devem ficar abertas. Nesse ponto, o material vai estar na forma de um t ou uma cruz.
-
Dobre o topo da camiseta para baixo. A gola deve ficar abaixo das mangas, até que o t se transforme em um T .
-
Dobre a bainha da camiseta para cima. Ela deve encontrar a gola, que foi dobrada para baixo. Nesse ponto, você vai basicamente encurtar a perna do T .
-
Ponha a fralda no bebê. Ponha a criança por cima da parte da camiseta que fica abaixo das mangas (a "perna" do T ). Depois, leve a bainha do tecido para cima, na frente do bebê, e as mangas para as costas e a barriga. Prenda tudo com alguns alfinetes. [1] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Use uma manta de 100% algodão. Como dito acima, o algodão é um material absorvente; além disso, as mantas não são caras. Você até pode usar pedaços quadrados de outros tecidos, como toalhas ou flanelas.
- Use uma manta quadrada.
- Se você usar algum tecido que não seja quadrado, corte cada lado às medidas de 85-90 centímetros.
-
Disponha a manta sobre o local de trabalho. Use o chão ou algo do tipo e desfaça todas as rugas do tecido.
-
Dobre a manta no meio. Pegue os cantos da direita e leve-os até às pontas da esquerda.
-
Dobre a manta no meio de novo. Dessa vez, pegue os cantos de cima e leve-os às pontas de baixo. O tecido tem que continuar quadrado.
- Desfaça as rugas da manta depois de dobrá-la.
-
Dobre um dos cantos da manta para formar um triângulo. Pegue a camada superior do canto inferior esquerdo e leve-a à direita. Agora, ela vai ficar à direita do resto do tecido, formando o triângulo. A manta tem que ficar triangular, com uma camada quadrada sob o lado esquerdo.
-
Vire a manta do avesso. Pegue a parte inferior direita e a ponta superior do triângulo e vire toda a manta do avesso, de modo que o triângulo passe a ficar apontado para baixo. Depois, desfaça as rugas mais uma vez.
-
Dobre a parte quadrada da manta. Pegue as pontas do lado esquerdo do quadrado. Dobre-os duas ou três vezes até formar um retângulo no meio do triângulo. Assim, você vai formar a fralda final.
-
Ponha a fralda no bebê. Coloque a criança em cima do tecido, de modo que a parte mais larga do triângulo fique alinhada à cintura dela. Depois, dobre a parte de baixo da fralda para cima, em direção à barriga; dobre os lados do triângulo na frente da fralda. Por fim, prenda tudo com alguns alfinetes. [2] X Fonte de pesquisa [3] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Imprima e recorte as formas da fralda caseira. Pesquise na internet para encontrar essas formas. Você pode imprimi-las no tamanho real ou usar as medidas como base para fazer os ajustes. Use uma tesoura para o recorte.
- A forma serve como base. Você pode ajustar o tamanho de acordo com as dimensões do bebê. Se ele trouxer letras, cada uma vai corresponder a um tamanho diferente. Por exemplo: para fazer uma fralda para um recém-nascido, desenhe a forma mostrada na linha "C" com 6 centímetros.
- Você pode imprimir as formas com as marcações de tamanho usando papel sulfite normal e uma impressora colorida. Depois, recorte tudo. Por exemplo: se quiser uma fralda pequena, recorte nas linhas verdes e siga os pontinhos pretos como referência para alinhar os lados. Repita o processo quantas vezes você achar necessário.
-
Contorne as formas sobre a camiseta. Vire a peça do avesso e disponha-a sobre o local de trabalho, com as mangas na parte de cima. Ponha a forma no meio do tecido e use alfinetes ou outro peso para imobilizá-la. Depois, contorne usando um pincel atômico ou uma canetinha.
- Desfaça as rugas do tecido. Se necessário, passe um ferro nela.
-
Prenda a camiseta com alfinetes. Tire a forma e ponha alfinetes em cima das linhas que você fez de pincel ou canetinha para prender as duas camadas do tecido.
-
Recorte a camiseta na forma da fralda. Passe uma tesoura nas duas camadas do tecido.
-
Recorte a parte absorvente de uma toalha. Use uma toalha velha e recorte um retângulo seguindo estas medidas:
- Recém-nascidos: 20 x 30 centímetros.
- Bebês pequenos: 23 x 35 centímetros.
- Bebês médios: 23 x 42 centímetros.
- Bebês grandes: 25 x 48 centímetros.
-
Prenda a parte absorvente à fralda com alfinetes. Primeiro, dobre o absorvente ao meio pelo lado mais curto, sem alterar o lado mais comprido. Depois, ponha-o em cima do tecido da camiseta, passando do meio aos lados. Ponha alfinetes em cima e embaixo.
-
Costure a fralda. Passe a linha por todo o tecido, exceto a base, onde o absorvente está. Costure essa parte à camiseta por cima, onde as abas estão, mas não por baixo.
- Passe a linha a 0,6 cm das extremidades.
-
Vire todo o material do avesso. Puxe a parte de dentro da fralda pelo buraco onde a base do absorvente está. Passe a mão sobre o tecido para desfazer as rugas e as marcas em tudo.
-
Costure a abertura da fralda. Prenda a parte absorvente à base do tecido e costure a base da fralda para fechar o buraco.
-
Costure a parte absorvente à fralda. Passe a linha em todos os lados do meio do acessório, de modo que o absorvente fique imobilizado dentro do tecido. As linhas devem passar verticalmente pela fralda, perto das abas.
-
Ponha a fralda no bebê. Dobre as pontas mais compridas em direção ao meio, de modo que só as abas da parte absorvente fiquem para fora. Coloque a criança no meio da fralda. Dobre a parte inferior para cima na barriga dela. Depois, puxe as abas pela cintura do bebê e prenda tudo com alfinetes na frente. [4] X Fonte de pesquisaPublicidade
Dicas
- As fraldas caseiras são mais ideais para bebês pequenos, que não urinam tanto. Elas não são tão absorventes quanto as fraldas comerciais, e podem acabar falhando com crianças um pouco mais velhas. Bebês mais ativos também podem acabar se soltando se você não prender bem o tecido.
- Lave o tecido pelo menos três vezes antes de usá-lo na fralda. Use água quente e sabão e seque tudo na máquina para encolher e esterilizar o tecido.
Publicidade
Materiais Necessários
Fralda de camiseta sem costura
- Camiseta.
- Alfinetes de fralda.
Fralda de manta
- Manta.
- Alfinetes de fralda.
Fralda de camiseta com costura
- Camiseta.
- Impressora.
- Papel sulfite.
- Pincel atômico ou canetinha.
- Alfinetes de fralda.
- Máquina de costura ou agulha.
- Linha.
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 64 214 vezes.
Publicidade