Baixe em PDF
Baixe em PDF
Você já se pegou alguma vez hipnotizado por uma lâmpada de lava? Aquela mesma que a gente segura nas mãos, mexe um pouquinho e vê o tremular do líquido, que se divide em formas e cores diferentes. Então, depois de olhar a etiqueta com o preço a gente devolve correndo para a prateleira. Para fazer um favor à sua carteira e ter uma lâmpada de lava feita de ingredientes caseiros, siga estas instruções.
Passos
-
Lave uma garrafa pet grande de refrigerante ou água. Qualquer recipiente que dê para fechar bem com tampa serve, mas você provavelmente já deve ter alguma garrafa de água vazia em algum canto da casa. Tente achar uma que contenha pelo menos 500 ml para que se possa ver direito o conteúdo.
- Não há problema nenhum que crianças façam uma destas por conta própria, fora que este método é muito mais rápido e fácil do que fazer uma lâmpada de lava permanente. As crianças mais novas podem contar com a ajuda de um adulto para despejar o conteúdo para elas.
-
Coloque óleo, água e corante alimentar na garrafa pet. Preencha a garrafa com ¾ de óleo vegetal, complete o restante com água e pingue dez gotas de corante alimentar (ou uma quantia suficiente para deixar a solução bem escura).
-
Coloque sal ou uma pastilha de antiácido efervescente na água. Se estiver usando um saleiro de mesa, adicione sal por cerca de cinco segundos. [1] X Fonte de pesquisa Para que a lâmpada de lava fique mais interessante e borbulhante, em vez de colocar o sal, use uma pastilha de antiácido efervescente, quebre-as em pequenos pedaços e jogue-os no líquido.
- Qualquer outra pastilha que também seja "efervescente" vai funcionar. Estas geralmente são vendidas em drogarias como vitamina C.
-
Ponha a tampa na garrafa, vire-a de cabeça para baixo e desvire (opcional). Desse modo, as gotículas coloridas de água que ficam boiando no óleo vão se juntar e formar uma um jorro de bolhas maiores, como num vulcão. Digamos que é assim que os cientistas chamam o fenômeno.
- Coloque mais sal ou outra pastilha efervescente quando as bolhas começarem a se movimentar.
-
Ponha uma lanterna ou uma luz forte debaixo da garrafa. Assim, as bolhas ficam iluminadas e o efeito é mais intenso ainda. No entanto, não deixe a garrafa em cima de uma superfície quente! O plástico vai derreter e derramar óleo por toda parte .
-
Entenda o fenômeno. O óleo e a água nunca se misturam; o que acontece é que eles se dividem formando as bolhas estranhas que você vai ver passando umas sobre as outras. A adição do último ingrediente faz toda a coisa acontecer de verdade. Veja aqui o porquê:
- O sal desce até o fundo da garrafa, arrastando uma porção de óleo com ele. Depois que o sal se quebra e se dissolve na água, o óleo volta a subir e flutuar na superfície novamente. [2] X Fonte de pesquisa
- O comprimido efervescente reage com a água e solta pequenas bolhas de dióxido de carbono. Essas bolhas se ligam às bolhas de água colorida e sobem até a superfície. Quando as bolhas coloridas estouram, elas voltam a descer para o fundo da garrafa.
Publicidade
-
Faça uma lâmpada destas somente com a supervisão de um adulto. O álcool e o óleo usados nesta lâmpada são inflamáveis e devem ser manuseados com cuidado quando forem aquecidos para gerar o efeito de lava de vulcão. As crianças devem mostrar estas instruções a um adulto e pedir a sua ajuda e não tentar fazer por conta própria.
- As lâmpadas de lava comercializadas usam uma combinação patenteada de ceras derretidas. A versão caseira não fica exatamente idêntica, mas depois de alguns aprimoramentos, você vai conseguir que as bolhas de "lava" subam e desçam igualzinho às lindas lâmpadas à venda.
-
Use um recipiente de vidro. Você pode usar qualquer frasco de vidro transparente que possa ser fechado com firmeza e agitado. Esse material consegue suportar o calor muito melhor do que o plástico, sendo uma boa opção para fazer uma lâmpada de lava.
-
Despeje uma pequena xícara óleo mineral ou óleo de bebê. Ele vai ser a "lava" que sobe e desce na lâmpada. Não se preocupe com a quantidade agora, pois sempre dá para colocar mais óleo depois.
- É uma boa ideia usar óleo comum na primeira tentativa, mas você pode acrescentar um pouco de tinta a óleo se quiser um efeito colorido. Saiba que a tinta pode se separar mais tarde, acumulando no fundo ou na superfície do frasco.
-
Misture álcool etílico (70º) e álcool isopropílico (90º). Ambos os tipos são vendidos em farmácias. Depois de serem misturados na proporção exata, o líquido vai ter quase a mesma densidade do óleo mineral. Veja como fazer isto:
- Misture seis partes de álcool isopropílico com 13 partes do álcool etílico. [3] X Fonte de pesquisa Você pode ter uma estimativa desta medida misturando um copo pequeno cheio de álcool isopropílico a dois copos de álcool etílico e, em seguida, colocando mais um pouco de álcool etílico.
- Despeje-os no frasco e deixe o líquido descansar. O óleo deve ficar depositado no fundo do recipiente, mas com uma ligeira saliência no centro. Se ele parecer plano, pode-se adicionar um pouco mais de álcool etílico, mas não precisa ficar perfeito a esta altura.
-
Ponha o frasco sobre um objeto oco e resistente. Feche a tampa com firmeza antes de mexer nele. Coloque o frasco sobre uma superfície estável e à prova de calor, como um vaso grande virado para baixo. Ele deve ter espaço suficiente para cobrir uma lâmpada pequena.
-
Coloque uma fonte de calor. Como o óleo e o álcool têm uma densidade muito parecida, tudo o que você precisa fazer é colocar calor sob a lâmpada. O calor faz os materiais se expandirem, mas o efeito sobre o óleo é um pouco mais rápido do que no álcool. Quando isso acontece, o óleo flutua para a superfície, esfria e se contrai, afundando novamente. Vamos começar:
- Escolha uma lâmpada incandescente com cuidado. Para um frasco de 350 ml ou menor, use uma lâmpada de 15 watt. Para recipientes maiores, use uma de 30 ou 40 watt, mas nunca utilize potências muito altas, pois corre-se o risco de superaquecer ou quebrar o vidro. [4] X Fonte de pesquisa
- Coloque a lâmpada pequena em uma luminária pequena posicionada sob o frasco, apontada para cima.
- Para controlar melhor a luz e o calor, instale um interruptor na lâmpada.
-
Dê um tempo para a lâmpada aquecer. Algumas lâmpadas de lava levam duas horas para aquecer e para que as bolhas comecem a flutuar, mas a versão caseira costuma demorar menos tempo. Proteja as mãos com um pano e encoste no frasco a cada 15 minutos. Ele deve ficar bem quente, mas não escaldante. Se estiver muito quente, desligue a lâmpada imediatamente e a substitua por uma de potência inferior.
- Tente girar a lâmpada delicadamente de vez em quando enquanto ela aquece, usando um pano ou uma luva de forno para encostar nela.
- Não deixe a lâmpada acesa quando sair do cômodo e desligue-a para que esfrie depois de no máximo algumas horas de uso.
-
Solucione algum problema se necessário. Se o óleo ainda estiver imóvel no fundo do frasco depois de duas horas, desligue a lâmpada e deixe-a esfriar completamente antes de mexer nela. Assim que chegar na temperatura ambiente, desmonte-a com cuidado e tente um dos seguintes ajustes:
- Acrescente uma colher cheia de sal marinho para aumentar a densidade da solução de álcool.
- Chacoalhe a lâmpada de lava com delicadeza para separar o óleo em pequenas bolhas. Não faça isso em excesso ou então o resultado vai ser uma lâmpada de "lama" ao em vez de uma de lava.
- Se o óleo tiver se separado em bolinhas, misture uma colher cheia de terebintina ou outro solvente de tinta. Estes são produtos químicos perigosos, portanto não tome esta atitude se a lâmpada estiver ao alcance de crianças ou animais de estimação.
Publicidade
Dicas
- Você também pode colocar elementos decorativos como glitter, lantejoulas ou pequenas contas.
- Experimente usar cores diferentes!
- Não agite a lâmpada, senão o óleo vai ficar grudado na parte superior.
- Coloque uma tampa imediatamente para não transbordar.
Publicidade
Avisos
- Não aqueça a garrafa como se ela fosse uma lâmpada de lava normal nem fique segurando a fonte de luz sob ela por muito tempo, principalmente se ela for de plástico. A combinação de óleo quente e garrafa plástica é muito perigosa.
- Não beba o conteúdo.
Publicidade
Materiais Necessários
Lâmpada de lava temporária
- Garrafa pet de refrigerante com tampa, vazia e limpa
- Óleo vegetal (escolha um bem barato)
- Corante alimentar
- Sal, antiácido efervescente ou comprimido de vitamina C
- Água
Lâmpada de lava permanente
- Álcool etílico (70º) e isopropílico (90º)
- Água
- Frasco com tampa
- Óleo mineral
- Tintas a óleo (opcional)
- Corante alimentar (opcional)
- Luminária ou lâmpada
Referências
Publicidade