Baixe em PDF Baixe em PDF

As máscaras não servem apenas para serem usadas no Halloween: com a máscara certa, é possível tornar o ambiente festivo e divertido durante a Páscoa, o dia dos mortos, um aniversário infantil e outras ocasiões. Historicamente, as máscaras foram feitas de qualquer material disponível — de pedra a madeira, de ouro a plástico. Hoje em dia, é bem simples fazer uma bela máscara com nada além de uma ou duas folhas de cartolina, tesoura e cola.

Método 1
Método 1 de 2:

Fazendo uma máscara de teatro de uma só cor

Baixe em PDF
  1. A partir dessas instruções, você poderá fazer uma máscara como aquelas que costumam simbolizar o conceito de teatro, de “comédia” e “tragédia”. Embora cada uma dessas máscaras apresente uma expressão distinta, o formato geral delas é o mesmo — o de um escudo ou um brasão arredondado. Recorte a folha de cartolina nesse formato. O melhor é usar boa parte da superfície do papel para que ela seja grande o bastante e cubra o seu rosto.
  2. Tanto a máscara da comédia, quanto a da tragédia usam o mesmo formato para os olhos: uma vírgula arredondada ou metade de uma lua crescente com um lado mais grosso e outro afinado. No entanto, de acordo com a máscara que estiver fazendo, a da comédia ou do drama, a posição dessas formas muda. Na máscara da comédia, a parte mais grossa da “vírgula” deve estar voltada para a parte de fora. A ideia é imitar a feições alegres de um rosto sorridente. Na máscara da tragédia, a parte mais grossa de vírgula deve estar voltada para dentro, imitando a sobrancelha enrugada de um rosto triste e desanimado.
    • Em ambos os casos, recorte os olhos dobrando a máscara de modo que você possa cortar os espaços a partir do centro, sem ter que cortar pelo lado.
  3. Assim como com os olhos, o formato da boca das máscaras da comédia e da tragédia é o mesmo, o que muda é a sua posição. Na máscara da comédia, desenhe um sorriso no formato de uma jujuba curvada para cima. Na máscara da tragédia, vire a mesma jujuba de cabeça para baixo e terá um rosto triste.
    • Mais uma vez, em ambos os casos, dobre o papel e faça um pequeno corte no meio para que possa recortar a boca sem ter que cortar pelo lado da máscara.
  4. As máscaras da tragédia e da comédia costumam ser seguradas por uma varinha, com a qual o ator/a atriz pode mantê-la sobre seu rosto. Você pode fazer algo semelhante com um palito de picolé — basta colá-lo embaixo ou ao lado da máscara para ter como segurá-la.
    • Caso não tenha picolés no congelador, é possível encontrar palitinhos para vender em lojas de materiais para artesanato. Ou você pode simplesmente usar um bastão de madeira ou, em última instância, algum talher que não vá mais usar.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Fazendo uma máscara divertida e multicolorida

Baixe em PDF
  1. Com base nas instruções a seguir, você vai usar umas 3 ou 4 folhas de cartolina de cores diferentes para criar uma máscara divertida. Não é necessário mais do que uma folha de tamanho convencional de cada uma. Também será usada uma folha branca para os olhos, mas o importante é usar cartolina como base da máscara para que seja mais resistente.
    • Claro que é possível fazer uma máscara a partir de uma única folha de papel, mas com várias folhas você tem a opção de optar pelas cores que bem entender.
  2. As máscaras podem ser de diferentes tamanhos e formas. Essa, em especial, terá um formato oval, como um rosto humano. Para que ela tenha esse formato ovalado, dobre uma das cartolinas pela metade e faça um recorte arredondado/curvado nos cantos do lado oposto à dobra. Quando desdobrar a cartolina, você vai notar que ela ficou com exatamente no formato de um ovo. Isso será o rosto da sua máscara.
  3. Dobre a outra cartolina pela metade e corte ao longo da dobra. Em seguida, faça duas formas ovalares usando o método descrito anteriormente em cada uma das metades: sobre a cartolina ao meio e faça um recorte curvado para remover os cantos do lado contrário à dobra.
    • Esses recortes ovalados ainda não são os olhos, mas seu contorno. Por isso, eles devem ser um pouco maiores do que o tamanho pretendido para os olhos.
  4. Fixe o contorno dos olhos à máscara com cola, uma fita dupla-face, uma fita adesiva, ou qualquer coisa que o valha. Cuide para que os olhos fiquem alinhados, a não ser que realmente queira que eles fiquem tortos.
  5. Pegue uma folha branca — pode ser uma cartolina, mas uma folha de papel comum também serve — e recorte duas formas ovaladas conforme o método descrito anteriormente. Essas formas serão os olhos, portanto faça-os apenas um pouco menores do que os contornos que você recém colou na máscara. Quando as partes brancas estiverem prontas, cole cada uma delas no meio dos contornos maiores que você havia colado no rosto.
  6. Use uma caneta preta ou uma caneta hidrocor para fazer as pupilas (os círculos escuros no meio do olho) da sua máscara. Sua máscara não ficará apenas mais realista, mas também será possível esconder os furos que você irá fazer para que possa enxergar.
  7. Para fazer o nariz, o melhor é empregar a mesma técnica usada no contorno dos olhos e fazer furinhos no lugar das narinas. Outro jeito é simplesmente fazer um triângulo ou fazer curvas mais detalhadas – é você quem sabe.
    • Quando terminar o nariz, use cola para fixá-lo no meio do rosto, abaixo dos olhos.
  8. Use os restos da cartolina do contorno dos olhos para fazer duas sobrancelhas para sua máscara. Cole-as sobre os olhos. Há várias possibilidades no que diz respeito ao formato: você pode usar um pedaço mais fino, mais grosso, mais curvado e até em zigue-zague.
  9. Dobre a cartolina ao meio. Faça um recorte em forma de uma cimitarra curvada ou de uma cornucópia, deixando o lado da dobra mais grosso e afinando a outra extremidade da folha dobrada. Ao desdobrá-la, você terá o formato de uma boca sorridente (ou, se for virada, de uma boca triste). Cole-a sob o nariz da máscara.
    • Se ainda houver sobras do papel branco dos olhos, pode ser interessante cortar alguns quadradinhos para fazer os dentes.
  10. Peque um pedaço quadrado de papel da cor que preferir e corte algumas tiras longitudinais. Interrompa o corte perto da borda do papel — isto é, não corte até o fim. Em seguida, use uma tesoura para enrolar o papel: pressione uma das lâminas da tesoura contra a folha e arraste-a firmemente ao longo da tira. O processo é idêntico ao usado para fazer serpentinas.
    • Se quiser acelerar esse processo, você pode colocar uma folha sobre a outra antes de cada etapa. Dessa forma, você terá duas tiras idênticas ao mesmo tempo, poderá enrolar duas delas de uma só vez, etc.
  11. Deixe a tira de cabelo do tamanho que quiser e então cole-o ao redor da parte superior da máscara, dando a ela lindos cachos. Se o cabelo da sua máscara for bem encaracolado, você pode fazer uma suíça, e caso seja bem curto e liso, você pode fazer um bigodinho.
  12. Faça um buraquinho no meio de cada olho, de modo que você consiga enxergar quando colocar a máscara. Isso pode ser feito dobrando cuidadosamente a máscara na parte do olho e, com uma tesoura, cortando um semicírculo no meio, que quando desdobrado formará um pequeno círculo. Você pode usar um furador, caso haja algum por perto.
  13. Para poder usar a máscara, faça um furinho em cada uma de suas extremidades e passe um fio de uma ponta à outra, por trás. Coloque o fio por cima de sua cabeça para vestir a máscara.
    • Você também pode colar um pauzinho (um palito de picolé, por exemplo) na parte de baixo da máscara para poder segurá-la na frente do rosto.
    Publicidade


Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 44 355 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade