Baixe em PDF
Baixe em PDF
O nosso sistema solar é composto por nove planetas (incluindo a Terra) e o sol. Fazer uma maquete dele é uma forma divertida de estudar o assunto nas matérias de ciências do ensino fundamental. Você pode até demorar algumas horas para terminar o projeto deste artigo, mas a parte mais lenta do processo é deixar a tinta e a argila ou cerâmica secarem.
Passos
-
Pegue uma caixa de papelão. Você vai pendurar os planetas da maquete do sistema solar de dentro dela. Para isso, tem que incluir os nove planetas e o sol. Use uma caixa que tenha pelo menos 36 x 25 x 15 cm de diâmetro (equivalente a uma caixa de sapatos masculinos). [1] X Fonte de pesquisa
-
Pinte a caixa de preto. Passe tinta acrílica preta em todo o interior do objeto e depois ponha-o sobre uma folha de jornal para secar.
- Você pode cobrir a caixa com papel preto para deixar o fundo do sistema solar mais uniforme e bonito. Recorte um retângulo do papel e cole-o na base da caixa com fita adesiva.
-
Compre cinco bolas de isopor. De preferência, compre-as em três tamanhos diferentes. Todas devem caber na caixa com um pouco de folga, embora não precisem ficar alinhadas. Você vai precisar de:
- Uma bola grande para fazer o sol (10 cm de diâmetro).
- Duas bolas médias para fazer Júpiter e Saturno (7,5 cm de diâmetro).
- Duas bolas pequenas para fazer Urano e Netuno (5 cm de diâmetro).
-
Escolha as tintas. A tinta acrílica é a melhor opção, já que alguns outros tipos podem dissolver o isopor. Pense em algumas cores variadas para os planetas, incluindo laranja ou dourado, amarelo, vermelho, branco e azul escuro.
- Leia o rótulo e as instruções de aplicação da tinta se não souber se pode passá-la no isopor. Se ele disser que dá para tirar a tinta com água, é porque ela é ideal para o projeto. Se você tiver que usar algum solvente, como aguarrás mineral ou terebintina, é porque a tinta pode dissolver o material. [2] X Fonte de pesquisa
-
Pinte o sol. Prenda a maior das bolas na ponta de um palito de churrasco para imobilizá-la na maquete. Depois, pinte toda a superfície de dourado, amarelo ou laranja para fazer o sol e prenda o palito em algum outro lugar para secar.
- Você pode usar um pincel de cerdas curtas para passar a tinta nos pontos menores da bola de isopor. Se necessário, deixe a primeira camada secar e use um pincel maior para cobrir o objeto com um tom uniforme. [3] X Fonte de pesquisa
- Se a tinta não assentar na bola, cubra-a com uma camada fina de massa corrida, deixe secar e tente de novo. [4] X Fonte de pesquisa
-
Repita o processo para pintar os planetas gasosos. As duas bolas médias representam Júpiter e Saturno, os dois maiores planetas do sistema solar. Eles são os chamados "planetas gasosos", são compostos por uma camada espessa de gases e um núcleo rochoso, tendo um diâmetro que é cerca de dez vezes maior que o da Terra. [5] X Fonte de pesquisa Enfie um palito de churrasco em cada um e prenda-os em algum suporte para tudo secar sem contato.
- As nuvens de Júpiter formam tempestades espiraladas e outros fenômenos do tipo. Pinte o planeta com tinta vermelha, laranja e branca e faça desenhos mais distorcidos.
- Misture tintas branca e amarela para fazer o tom amarelo-pálido de Saturno.
-
Pinte os gigantes gelados. As duas bolas menores representam Netuno e Uranos, os planetas gasosos de diâmetro menor, também chamados de "gigantes gelados". Eles são formados de bolas de gelo e elementos pesados e têm cerca de quatro vezes o tamanho da Terra. Milhões de anos atrás, esses materiais se condensaram e formaram um núcleo fluido, coberto por uma camada de gases. [6] X Fonte de pesquisa
- Misture tintas azul e branca para pintar Urano com um tom de azul-pálido. Além disso, às vezes a atmosfera do planeta é coberta por algumas nuvens. [7] X Fonte de pesquisa
- Netuno tem quase a mesma cor que Urano, mas é mais escuro porque fica mais longe do sol e recebe menos luz. [8] X Fonte de pesquisa Pinte-o de azul.
-
Faça os anéis de Saturno. Use um copo de vidro cuja boca tenha a mesma dimensão da bola que você usou para criar o planeta. Ponha-o por cima de uma folha de cartolina dourada ou amarela e contorne. Para terminar cada anel, ponha um copo maior por cima do círculo anterior e repita o contorno. Em seguida, corte e cole o objeto em Saturno e deixe secar.
- Comece a recortar o anel no círculo maior. Dobre-o com cuidado ao meio, sem deixar qualquer marca, e faça o recorte.
Publicidade
-
Faça os cinco planetas telúricos com argila. Você pode usar cerâmica plástica profissional ou caseira ou algo do tipo. Forme cinco bolas (com 2,5 cm de diâmetro cada) de várias cores diferentes:
- Mercúrio tem um tom cinza amarronzado, sem nuvens. [9] X Fonte de pesquisa Faça-o usando argila ou cerâmica vermelha ou dourada.
- Faça a Terra com argila azul por enquanto.
- Faça Vênus com argila amarela-pálida.
- Tecnicamente, Plutão não é um planeta (já que é pequeno demais), mas você ainda pode inclui-lo. Faça-o com uma tinta marrom clara e, se quiser, acrescente um tom de carvão para representar a superfície.
-
Fure cada bola de argila com uma agulha. Mais adiante, você vai passar uma linha por cada buraco para pendurar os planetas na caixa.
- Faça o buraco de Saturno de forma angulada para que os anéis fiquem inclinados na maquete final. Assim, vai sobrar mais espaço para os outros planetas.
-
Deixe a argila ou cerâmica secar. Siga as instruções da embalagem. Alguns tipos de argila ou cerâmica secam sozinhos, enquanto outros só secam e endurecem quando são levados ao forno em baixa temperatura.
- Se a argila for clara, ligue o forno cerca de 5°C a menos que o que as instruções apontam. O processo pode ficar bem mais lento, mas as chances de o material rachar também são menores. [10] X Fonte de pesquisa
-
Pinte a parte continental da Terra. Depois que a bola azul endurecer, pinte os continentes com tinta acrílica verde. [11] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Pinte as estrelas. Depois que a tinta preta da caixa secar, use uma caneta de pintar ou um pincel pequeno para fazer pontinhos brancos no interior dela.
-
Passe linha pelas bolas de isopor. Depois que o sol secar, perfure-o com o palito de churrasco e tire-o logo em seguida. Prenda um pedaço de linha de pesca na ponta do palito e, por fim, passe-o de novo pelo mesmo buraco. Repita o processo com cada bola.
- Cada pedaço de linha tem que ter 13-15 cm de comprimento para você pendurar o planeta do "teto" da caixa quando ela estiver de lado.
-
Cole a linha na caixa. Segure a ponta dela e puxe o palito. Dê dois ou três nós e, por fim, prenda o objeto na bola de isopor com uma gotinha de cola quente.
-
Passe a linha pelos planetas de argila ou cerâmica. Depois que os planetas de cerâmica secarem, passe a linha de pesca pelos buracos que você fez antes. Repita o mesmo processo que fez com as bolas maiores.
-
Organize os planetas na maquete. Ponha a caixa de lado e segure as linhas em direção ao teto. Distribua os planetas em alturas (cima/baixo) e profundidades (frente/trás) variadas para que todos caibam. Siga esta ordem:
- Sol.
- Mercúrio.
- Vênus.
- Terra.
- Marte.
- Júpiter.
- Saturno.
- Urano.
- Netuno.
- Plutão.
-
Pendure os planetas na maquete. Depois que você decidir como vai distribuir os planetas, marque a caixa nos dez pontos em que eles e o sol vão ficar. Faça um buraco em cada um com uma faca afiada e passe a linha por eles. Por fim, prenda as linhas no exterior da caixa com pedaços de alguma fita mais resistente.
-
Cole papel preto na tampa da caixa. Contorne o lado da caixa com papel preto e recorte. Depois, cole esse pedaço do material no local para disfarçar a fita. Esse é o último passo para fazer maquete.
-
Pronto!Publicidade
Materiais Necessários
- Caixa de sapatos masculinos ou caixa grande de papelão.
- Cartolina preta.
- Cartolina dourada.
- Tinta acrílica de várias cores.
- Caneta de pintar branca (opcional).
- Linha de pesca.
- Pistola de cola quente.
- Palitos de churrasco.
- Cerâmica plástica.
- Agulha grande.
- Bolas de isopor em três tamanhos.
- Vários suportes de isopor ou outro material.
- Fita adesiva.
- Dois copos, um maior que o outro.
Dicas
- A maquete não vai mostrar as diferenças de tamanho exatas entre os planetas. É difícil fazer isso em uma caixa de sapato, já que o sol é mais de 100 vezes maior que a Terra! [12] X Fonte de pesquisa Você também pode fazer todos os planetas de um só material (isopor ou argila), mesmo que só tenha dois ou três tamanhos diferentes.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.dimensionsinfo.com/standard-shoe-box-dimensions/
- ↑ http://www.paintquality.com/en/understanding-paint/water-based-vs-solvent-based
- ↑ http://www.littlecraftybugs.co.uk/how-to-paint-polystyrene-or-styrofoam-balls.html
- ↑ https://www.quora.com/What-is-the-best-paint-to-use-on-styrofoam
- ↑ http://space-facts.com/gas-giants/
- ↑ http://www8.nationalacademies.org/ssbsurvey/DetailFileDisplay.aspx?id=252&parm_type=PSDS
- ↑ http://www.planetary.org/blogs/emily-lakdawalla/2004/11111200-uranus-no-longer-boring.html
- ↑ http://curious.astro.cornell.edu/about-us/58-our-solar-system/planets-and-dwarf-planets/planet-watching/249-what-color-is-each-planet-intermediate
- ↑ http://curious.astro.cornell.edu/about-us/58-our-solar-system/planets-and-dwarf-planets/planet-watching/249-what-color-is-each-planet-intermediate
- ↑ http://www.polymerclayer.com/baking-polymer-clay.html
- ↑ http://www.beadsandbeading.com/blog/acrylic-craft-paints-polymer-clay/3947/
- ↑ http://www.universetoday.com/65356/how-many-earths-can-fit-in-the-sun/
- Dicas adaptadas de http://blog.hobbycraft.co.uk/how-to-make-a-model-solar-system/ (em inglês) , exceto nos pontos destacados.
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 439 242 vezes.
Publicidade