Baixe em PDF Baixe em PDF

Quando alguém fala em meditação, você já pensa em religiões orientais e práticas mais modernas — que não têm nada a ver com a sua criação cristã? Pois pense de novo: a Bíblia cita a palavra "meditação" pelo menos 20 vezes, sempre como uma estratégia que aproxima o fiel de Deus. [1] O objetivo dessas sessões é sempre se aproximar do Senhor, em vez de esvaziar a mente (como no budismo, por exemplo). Sendo assim, siga os passos deste artigo e aprenda a meditar usando a Palavra Sagrada ou outros materiais!

Método 1
Método 1 de 3:

Planejando a sua sessão de meditação

Baixe em PDF
  1. Você precisa escolher um horário em que consiga se concentrar na Palavra de Deus sem ficar distraído. Isso fica um pouco complicado para quem mora com outras pessoas, mas sempre há uma solução. Por exemplo: tente meditar antes de os seus parentes acordarem ou depois que eles forem dormir. [2]
    • Se você não conseguir meditar quando todo mundo estiver dormindo ou fora de casa, diga algo como "Pessoal, eu vou orar e ler a Bíblia por uns 15 minutos. Alguém precisa de alguma coisa antes?".
    • Afaste todas as outras distrações. Por exemplo: coloque seu celular no modo silencioso e desligue a TV.
  2. Vai ser mais fácil criar o hábito se você reservar um horário fixo para meditar. Por exemplo: faça isso logo depois de acordar, antes de ir dormir ou até no intervalo do almoço. [3]
    • Coloque o celular para despertar na hora certa todos os dias.
    • Pode ser que você tenha que experimentar um pouco antes de descobrir qual é o melhor horário para meditar, mas não se preocupe.
  3. Embora muitas pessoas meditem sentadas e com as pernas cruzadas, não existe uma única posição aceitável para a atividade. Você pode se sentar em uma almofada no chão, em uma cadeira ou até na cama, desde que fique confortável e consiga se aproximar de Deus. [4]
    • Só não se deite na cama! Você vai ficar com sono e desconcentrado.
  4. Geralmente, a meditação cristã é feita a partir de um versículo ou uma passagem da Bíblia. Se você preferir, anote esse trecho em um cartão ou uma folha de papel e use na hora da prática — ou leia a Palavra normalmente. Veja mais opções: [5]
    • Dedique-se a devoções específicas a cada dia.
    • Escolha uma passagem da Bíblia e leia até ela fazer mais sentido na sua cabeça. Em caso de dúvida, comece com Salmos, Provérbios ou um dos Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João).
    • Medite usando outro material, que não a Bíblia (desde que Deus esteja no foco). Por exemplo: você pode refletir sobre as bênçãos de Deus na sua vida.
    • Dá para meditar até sentado na grama do quintal ou de uma praça mais tranquila!
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Meditando sobre a Palavra de Deus

Baixe em PDF
  1. Se você não tem experiência com a meditação cristã, comece com sessões mais breves. Concentre-se sempre na Palavra de Deus e aumente esse tempo gradualmente. [6]
    • Pode ser que você fique mais concentrado se tiver um tempo específico em mente.
    • Coloque o celular para despertar no fim da sessão.
  2. Se você escolher um trecho da Bíblia, leia-o com cuidado pelo menos duas ou três vezes. Reflita sobre a mensagem por trás do trecho, tanto em sentido amplo como em relação à sua vida. [7]
    • Por exemplo: você pode meditar com Hebreus 13:8, que diz "Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente". Depois, pense no que isso pode ter significado para os primeiros cristãos, além do que indica na sua jornada com o Senhor.
    • Se você decidir meditar sobre a beleza natural de Deus, escolha um local com uma vista agradável ou segure uma flor ou folha delicada na mão durante as sessões.
  3. Como dito anteriormente, a meditação cristã prega o oposto da maioria dos outros tipos (que incentivam o praticante a deixar todos os seus pensamentos de lado): ela prega a concentração total e imparcial em Deus. [8]
    • Se você notar que está começando a "viajar", releia o trecho da Bíblia ou pense de novo no tema que escolheu para a sessão.
    • Não se preocupe: essa tática parece difícil no início, mas fica mais fácil com o tempo.
  4. Crie o hábito de descrever os seus pensamentos em um diário se você notar que tem o hábito de divagar durante a meditação. Leia e releia o versículo ou a passagem da Bíblia que escolheu; depois, anote a mensagem que conseguiu extrair desses trechos, bem como o que eles significam na sua vida. [9]
    • Passe também a escrever no diário o que você pensou no fim da sessão de meditação.
  5. Busque formas de associar a sua experiência de meditação com a vida real. Por exemplo: se você estiver estudando uma parábola, pense em como a metáfora dessa história poderia se aplicar a uma situação do seu passado ou presente; se estiver meditando com a natureza, pense na complexidade do seu corpo e no milagre que é estar vivo. De modo geral, tente incorporar essas reflexões ao seu cotidiano. [10]
    • Por exemplo: se você ler Salmos 56:3, que diz "Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti", pense em uma situação em que sentiu medo. Depois, imagine Deus trazendo paz e conforto ao seu coração.
    • Você pode até se colocar em uma história da Bíblia. Por exemplo: se estiver lendo sobre o milagre da multiplicação de Jesus, imagine o cheiro dos pães e o sabor dos peixes. [11]
  6. Meditar é diferente de orar: naquela prática, você tem que refletir sobre a Palavra de Deus; nesta, deve conversar com Ele. Contudo, dá para incorporar as duas estratégias e se aproximar ainda mais do Senhor. [12]
    • Por exemplo: ore dizendo (ou pensando) "Senhor, obrigado por continuar me abençoando com a Sua sabedoria. Peço que me ajude a encontrar formas de compartilhar o Seu amor com as pessoas hoje. Amém".
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Usando recursos de meditação

Baixe em PDF
  1. Se você não tem tempo para ficar procurando versículos ou passagens da Bíblia todos os dias, compre um guia de estudo em uma livraria. Esse tipo de guia traz orientações, dicas e exercícios interessantes para o estudo da Palavra de Deus. Leia a passagem designada a cada sessão e medite sobre ela logo em seguida. [13]
    • Só não se esqueça de que os guias de estudo não são sagrados, ao contrário da Bíblia em si. Não há problema se a sua interpretação de determinado versículo for diferente da que o material traz.
  2. Devocionais diários também são excelentes recursos para quem busca novos versículos todos os dias. Eles são baseados em versículos ou passagens breves — e, no geral, vêm acompanhados de uma pequena nota que ajuda na interpretação da mensagem. Leia-os normalmente antes de começar a meditar e reflita sobre seus significados. [14]
    • Escolha um devocional que combine com o seu estilo. Por exemplo: você pode ler devocionais feitos para adolescentes, adultos, pais, filhos ou até profissionais de determinadas áreas etc.
    • Dá até para assinar listas de devocionais por e-mail!
  3. Tente baixar um aplicativo de meditação guiada da loja virtual do seu smartphone. Use-o para encontrar um versículo ou uma passagem da Bíblia a cada nova sessão. Muitos apps também incluem timers e até trilha sonora! [15]
    • Alguns aplicativos são mais voltados para quem quer se dedicar mais ao lado espiritual, enquanto outros são feitos para combater o estresse.
    • Busque opções populares de aplicativos na loja virtual do seu dispositivo.
  4. Se você prefere meditar de forma mais independente, mas ainda precisa de ideias de temas, converse com outros cristãos e peça indicações. Pergunte se eles conseguem recomendar trechos específicos para sessões de meditação. Depois, diga o que achou da experiência e veja se há mais dicas!
    • Compartilhe versículos que você acha interessantes com outras pessoas também!
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 10 563 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade