PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Fazer uma mesa é um ótimo projeto para carpinteiros iniciantes. No entanto, também pode ser um projeto complexo para os experientes. Uma mesa comum é composta pelo tampo, pernas e saias do tampo. Com algumas tábuas de madeira é possível construir uma mesa simples que atenda suas necessidades.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Planejando a mesa

PDF download Baixe em PDF
  1. Como existem vários tipos diferentes de mesa, é importante dedicar um bom tempo nessa etapa. Procure na internet por imagens de mesas para observar seus estilos. Leia também catálogos de móveis e revistas de carpintaria para aumentar seu leque de opções.
    • Leve em consideração suas necessidades. Qual o espaço disponível para colocar esse móvel? Qual será a função dessa mesa?
    • Você pode sonhar em ter uma mesa de cozinha grande e rústica na sua casa. Ou uma mesa de centro pequena ou uma elegante mesa lateral para a cama.
    DICA DE ESPECIALISTA

    "Se você é um iniciante, comece construindo uma mesa de centro ou uma mesa lateral".

    Jeff Huynh

    Faz Tudo
    Jeff Huynh é Gerente da Handyman Rescue Team, um serviço de faz-tudo que traz várias soluções para o lar, como renovações e consertos, na área de Seattle. Trabalha como faz-tudo há mais de cinco anos. É formado em Administração pela San Francisco State University e possui certificação em Tecnologia Eletrônica Industrial pelo North Seattle College.
    Jeff Huynh
    Faz Tudo
  2. Use um lápis e uma régua para criar a mesa ideal. Nessa etapa as dimensões não precisam ficar perfeitas. O importante é a aparência final do móvel. Escolha as características que ela terá e, em seguida, defina o tamanho.
    • Após fazer o esboço, meças as dimensões. Lembre-se de que o tamanho da madeira disponibilizado nas lojas é 1,5 cm menor do que o seu tamanho original. Portanto, acrescente 1,5 cm para todas as suas medidas.
    • As dimensões variam de acordo com o tipo de mesa. Uma mesa de sala de jantar tem proporções diferentes de um criado-mudo.
  3. Divida a mesa em elementos básicos. Uma mesa simples tem um tampo e pernas conectadas pelas saias do tampo. Se quiser acrescentar mais algo componente, compre uma quantidade suficiente de madeira para essas seções. [1]
    • Por exemplo, faça uma mesa com 3 tábuas para os tampos de mesa de 5 x 30,5 cm com 150 cm de comprimento, 4 pernas de 10 x 10 cm com 70 cm de comprimento, 2 tábuas da saia do tampo de 5 x 10 cm com 50 cm de comprimento e mais 2 tábuas da saia de 5 x 30,5 cm com 120 cm de comprimento.
    • Compre mais madeira para os elementos adicionais que for acrescentar na mesa. Você pode colocar trilhos para aumentar a estabilidade do móvel ou acrescentar tábuas para aumentar o tamanho do tampo.
  4. O carvalho não é a madeira mais dura que existe. Porém, tem um custo-benefício interessante para iniciantes. Existem várias mesas de carvalho que duram décadas. Algumas madeiras de lei como o bordo e a cerejeira também são utilizadas para construir mesas resistentes. [2]
    • Pesquise outros tipos mais baratos de madeira. O abeto de Douglas, por exemplo, pode ser utilizado para construir mesas. O álamo também é uma opção acessível, mas tingir essa madeira é bem complicado.
    • Se for colocar mesas na área externa, opte por sequoias, ciprestes ou madeira tratada como o carvalho tratado à pressão.
  5. Quando tiver certeza do tipo de madeira que vai usar, vá até uma loja de materiais de construção para adquirir a mercadoria. Muitas lojas já cortam a madeira para você, basta pedir para um funcionário. Comprar a madeira já cortada vai agilizar o trabalho de montagem da mesa.
    • Verifique se tem uma bancada, alguns grampos e uma serra circular ou serrote para cortar a madeira. Utilize óculos de proteção de policarbonato e uma máscara respiratória para se proteger durante o trabalho.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Fazendo o tampo da mesa e a saia do tampo

PDF download Baixe em PDF
  1. É importante escolher uma superfície regular para que o tampo fique alinhado. Escolha um lado de cada tábua para utilizar como a parte de cima da mesa. Posicione cada tábua para que esse lado fique virado para baixo. Organize as tábuas no tampo de acordo com o esboço que desenhou anteriormente. [3]
    • Se for construir uma mesa grande, coloque as tábuas no chão. Coloque também um lençol ou uma lona para não arranhar a madeira.
    • O entabuamento é a ação de entabuar, de cobrir algo com madeira. A maneira mais fácil de unir as tábuas na mesa é com a técnica macho e fêmea, mas também é possível usar uma cavilha para fazer uma junta de topo.
    • Outra maneira de fazer um tampo é utilizar uma única tábua de madeira. Isso pode ser um pouco mais caro e complexo por causa do peso da madeira. Use um compensado de madeira de lei para gastar menos dinheiro.
  2. Faça os buracos antes de colocar os parafusos para evitar uma rachadura na tábua. Antes de furar os buracos é preciso medir as laterais da tábua central. Faça uma marcação a cada 20 cm. Use uma broca comprida (também chamado de broca pocket hole) com cerca de 7,5 cm de largura. Fure em um ângulo das tábuas laterais e na lateral da tábua central a cada 20 cm. [4]
    • Para furar com precisão, use um gabarito de furação pocket hole. Ajuste a profundidade do gabarito e use-o para fazer buracos perfeitos. Isso irá reduzir as chances de furar toda a madeira.
    • Grampeie as tábuas antes de prendê-las para facilitar o trabalho.
    • Uma outra maneira de conectar as tábuas é montando as pernas e as saias primeiro. Fixe as madeiras diretamente nas saias do tampo.
  3. Coloque parafusos Kreg (próprios para gabarito tipo pocket hole) de 6,5 cm em cada um dos buracos. Use uma furadeira elétrica para empurrar os parafusos nos buracos. O tampo de mesa ficará firme porque esses parafusos não cortam a madeira. [5]
  4. As saias se prendem ao tampo e as pernas, evitando que elas saiam do lugar. Meça cerca de 2,5 cm a partir das bordas do tampo. Desenhe uma linha com o lápis para indicar onde as saias se conectarão ao tampo.
    • Ter uma margem de 2,5 cm evita que as saias ultrapassem a borda da mesa. Isso aumentará o espaço disponível para colocar a perna e a mesa terá um acabamento final melhor.
    • Se ainda não tiver cortado as saias, use o comprimento e a largura do tampo como base.
  5. Coloque as saias nas linhas traçadas. Serão 2 saias menores ao longo da extensão da mesa e 2 maiores no comprimento da mesa. Espalhe de forma uniforme uma cola de madeira sólida embaixo das saias para prendê-las na mesa. Pregue-as durante a noite para garantir que ficarão bem fixadas. [6]
    • Para fixar essas peças permanentemente, parafuse-as ao tampo da mesa. Use um gabarito pocket hole para prender a madeira com os parafusos Kreg.
    • Também é possível prender as pernas na mesa e depois conectar as saias nas pernas com os parafusos Kreg. Se quiser, coloque suportes de canto para segurar as pernas.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Fixando as pernas da mesa

PDF download Baixe em PDF
  1. Fixar as pernas geralmente é a parte mais complicada do projeto. A diferença entre uma mesa resistente e uma instável pode ser uma perna malfeita. Alinhe as pernas para que fiquem próximas umas das outras. Meça o comprimento de cada uma e corte-as com uma serra. [7]
    • A tábua ainda pode estar desigual mesmo se tiver sido cortada na loja. Portanto, é importante verificar se o tamanho está correto antes de prender as pernas na mesa.
    • Se for construir pernas de madeira, corte a madeira com uma serra circular ou com um serrote. Em seguida, junte as pernas e corte-as do mesmo tamanho.
  2. As pernas precisam ficar posicionadas onde as saias se conectam. Espalhe a cola de madeira na parte de baixo da mesa e na parte interna das saias. Coloque a perna em cada canto e pregue-a no local indicado.
    • Não é necessário esperar a cola secar. Deixe as pernas fixadas para garantir que elas não se soltem quando for parafusá-las.
  3. Os parafusos têm que ficar posicionados onde o centro de cada saia e perna se cruzam. Trabalhe na parte externa da saia e use uma broca de 0,65 cm para fazer um furo diretamente na perna. Repita esse processo com a saia do outro lado da perna. Ao final, você terá furado 8 buracos. [8]
    • O processo para colocar trilhos na mesa é mais complexo. Use uma serra circular para fazer fendas com um pouco menos da metade da altura de cada perna. Cada perna precisa ter 2 fendas, 1 em cada lado onde os trilhos serão colocados.
  4. Use um par de parafusos tira-fundo de 0,65 cm em cada perna. Pregue os parafusos na saia e na perna. Utilize uma chave catraca para girar os parafusos nas pernas da mesa. [9]
    • Evite utilizar a furadeira nos parafusos tira-fundo porque eles são bem duros e podem quebrar.
    • Verifique se as pernas estão do mesmo tamanho e ângulo com relação ao tampo antes de parafusá-las.
  5. Leia as instruções do fabricante sobre a cola de madeira para descobrir o tempo de secagem. Se deixar a mesa secar durante a noite com certeza a cola terá secado no dia seguinte. Na maioria das vezes é possível virar a mesa antes desse período.
  6. Vire a mesa com cuidado porque ela pode ser muito pesada. Coloque-a em um chão plano e tente balançá-la. Se ela balançar isso é um sinal de que as pernas não ficaram perfeitas. Se achar que elas estão desiguais, vire a mesa e corte as que estiverem maiores que as outras.
    • Cuidado ao utilizar uma serra circular ou um serrote porque você pode cortar as pernas mais do que o necessário. Para que isso não ocorra, opte por uma lixa grão 80 e depois uma lixa grão 220.
    • A disposição da perna também pode ser um empecilho. Elas precisam ficar planas na parte de baixo da mesa e das saias. Retire os parafusos para reposicionar as pernas.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Lixando e pintando a mesa

PDF download Baixe em PDF
  1. A lixa de granulação grossa vai deixar a mesa áspera, mas não se preocupe com isso. Pense quão bonita a mesa vai ficar quando finalizar o acabamento. Observe a mesa de perto para notar a textura ou linhas na madeira. Passe a lixa por toda a superfície, incluindo a parte de baixo da mesa e das pernas. [10]
    • Use uma lixadeira de cinta para trabalhar com mais eficiência. Não haverá nenhuma marca na mesa desde que passe a ferramenta uma só vez.
    • Lixar e tingir não é uma etapa obrigatória. Você pode deixar o acabamento natural da madeira. No entanto, é bastante comum aplicar um selante para proteger a peça da umidade.
  2. Passe uma lixa de grão fino na mesa. Lixe suavemente qualquer área áspera para poder aplicar o stain em seguida. [11]
  3. Além da poeira do ambiente a mesa também ficará suja com o pó da madeira. Umedeça um pano de microfibra ou um pano pega pó na água morna. Limpe toda a mesa para remover a sujeira e espere secar.
    • Aspire a mesa antes de passar o pano. Use uma mangueira de ligação para facilitar a remoção do pó.
  4. Aplique o stain para madeira com um pincel ou pano. Coloque um par de luvas de borracha, abre o stain e faça a mistura de acordo com as instruções do fabricante. Em seguida, mergulhe um pincel espuma ou pano no produto. Passe o stain em toda a mesa antes de retirar o excesso com um pano. [12]
    • Há várias opções de stain para mesas de madeira. Os que são à base de óleo penetram com facilidade e têm boa durabilidade. Já os que são à base de água são mais fáceis de aplicar, mas não absorvem de forma uniforme. O stain em gel é mais grosso e adiciona uma coloração interessante à mesa.
    • Para que a aplicação fique correta, trabalhe em um lado da mesa de cada vez.
  5. Deixe o produto secar durante a noite antes de aplicar outra camada. Ele inicialmente ficará opaco e desigual. Passe o produto na mesa novamente da mesma forma que aplicou a primeira camada e deixe secar. Após esperar o tempo de secagem, a mesa estará pronta. [13]
    • Limpe o excesso de stain com um pano antes que ele seque. Ao fazer isso, o produto ficará uniforme e não escurecerá muito.
    Publicidade

Dicas

  • Procure na internet por projetos de mesas. Você pode comprar e baixar vários desenhos detalhados e diferentes.
  • Decore a mesa! Além de poder escolher tipos diferentes de madeira, você também pode usar outros materiais. Existem pessoas que constroem as pernas com canos, fazem uma mesa de metal ou um tampo de vidro.
  • Sempre faça um furo guia quando aparafusar o móvel porque se a madeira tiver 2,5 cm ou menos de espessura ela provavelmente não irá rachar.
  • Use madeira reciclada ou restos de madeira. Vai ser um pouco mais difícil moldar e pintar, mas o acabamento final da mesa ficará sensacional.
  • Utilize somente parafusos para conectar as madeiras. Pregos são mais frágeis e podem rachar a madeira. Além disso, os parafusos são mais fáceis de remover caso precise fazer algum conserto.
Publicidade

Avisos

  • Cuidado ao manusear as ferramentas! Furadeiras e outros equipamentos são extremamente perigosos se utilizados de forma incorreta.
  • Nunca se esqueça de usar os equipamentos de segurança quando for usar alguma ferramenta. Use um protetor auricular e um óculos de proteção. Use a máscara para poeira, mas evite colocar uma roupa comprida que possa enganchar na ferramenta.
  • Como o stain produz gases, é importante usar a máscara respiratória e trabalhar em um ambiente bem ventilado.
Publicidade

Materiais Necessários

  • 3 tábuas para o tampo da mesa de 5 x 30,5 cm com 150 cm de comprimento;
  • 4 pernas de 10 x 10 cm com 70 cm de comprimento;
  • 2 tábuas para a saia do tampo de 5 x 10 cm com 50 cm de comprimento;
  • 2 tábuas extras para as saias de 5 x 30,5 cm com 120 cm de comprimento;
  • Parafusos Kreg de 6,5 cm;
  • Parafusos tira-fundo de 0,65 cm;
  • Furadeira elétrica;
  • Chave de fenda elétrica;
  • Gabarito de furação (Pocket Hole Jig);
  • Grampos;
  • Cola de madeira;
  • Lápis;
  • Toalha de microfibra;
  • Serra circular;
  • Lixa grão 80;
  • Lixa grão 220;
  • Stain.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 324 157 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade