Baixe em PDF Baixe em PDF

Dê as suas mudas um bom começo construindo uma estufa barata e fácil. Você pode fazer uma estufa para uma só planta ou uma para várias. Esta é uma ótima maneira adicionar algo prático ou decorativo à vegetação da sua casa.

Método 1
Método 1 de 3:

Fazendo uma miniestufa com garrafas e potes

Baixe em PDF
  1. Você pode usar uma simples garrafa plástica de 1 litro para fazer uma variedade de estufas ideais para o cultivo de uma única planta curta e de raízes superficiais. Exemplos incluiriam uma orquídea, uma samambaia pequena ou um cacto. Procure por garrafas de diversas formas, pois assim você terá mais opções de personalização.
    • Para fazer uma estufa de garrafa de refrigerante complexa, comece com duas garrafas, se possível uma um pouco mais larga do que a outra. Com cuidado, corte fora a parte superior da garrafa mais fina, logo após o ponto em que ela se curva para formar o gargalo. Faça um corte reto e limpo.
    • Use cola quente para prender a abertura da parte que você cortou ao fundo do restante da garrafa. Você fará uma base em forma de vaso para sua miniestufa. Acerte as bordas para que ela fique firme sobre uma mesa.
    • Depois, faça a tampa para a estufa cortando o topo da garrafa maior, talvez um centímetro abaixo de onde a parte superior se curva para fazer o gargalo. O topo desta garrafa se tornará uma tampa para a garrafa mais fina à qual você colou a base.
    • Ao fazer esse tipo de miniestufa, não se esqueça de colocar os materiais adequados para o cultivo na parte inferior. Ela não terá drenagem e precisará ser tratada mais como um terrário .
    • Um método mais simples seria cortar a parte de baixo de uma garrafa de 1 litro e só empurrar a parte superior na terra ou por cima de um vaso pequeno, mas a aparência não vai ficar tão bonita quanto a do método descrito acima.
  2. Você pode usar uma garrafa desse tamanho da mesma forma que a garrafa de 1 litro, mas ela precisará ter um formato razoavelmente tubular se você for colocá-la por cima de um vaso ou fazer uma estrutura semelhante a um. Essa garrafa pode acomodar até três plantas pequenas da mesma variedade usada com a garrafa de 1 L.
    • Você também pode usá-la para criar uma base que drena perfurando o fundo e cortando linhas verticais de 2,5 cm na borda inferior da tampa. Deixe pelo menos 2,5 cm de vaso acima da linha desejada para a terra quando for cortar para fazer a tampa, de modo a impedir que a terra caia quando a garrafa for aberta.
  3. Se quiser cultivar plantas muito pequenas, você pode usar um pote desse tipo com tampa para criar um pequeno terrário. Eles têm uma grande variedade de tamanhos e devem ser escolhidos em função da dimensão das plantas que você pretende cultivar. Basta enchê-los com os materiais de cultivo adequados para um terrário e você terá uma linda miniestufa.
  4. Você pode usar um aquário para fazer uma miniestufa ou um terrário. Tanto os tanques quadrados quanto os retangulares podem ser usados, ou você pode usar um aquário redondo. Vai depender do tamanho e número de plantas que você pretende cultivar.
    • Uma planta pequena em uma jardineira pode ser coberta por um aquário redondo com abertura ampla virado de cabeça para baixo.
    • Um aquário virado para cima pode ser usado como um terrário, coberto com plástico ou deixado aberto.
    • Um tanque grande pode ser tratado como um terrário sem drenagem, buracos podem ser perfurados no fundo para o escoamento ou, se ele tiver um fundo de vidro, pode ser virado de cabeça para baixo para formar uma estufa. Se virado para cima, será necessário fazer uma tampa usando filme plástico ou o método do porta-retrato de madeira descrito abaixo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Fazendo uma miniestufa com porta-retratos

Baixe em PDF
  1. Você vai precisar de oito molduras com vidro ou algo equivalente. Os tamanhos e quantidades necessários serão: quatro de 13 x 18 cm, dois de 20 x 25 cm e dois de 28 x 35,5 cm. Lixe as molduras para remover a textura e a tinta indesejadas. [1]
    • Porta-retratos como estes podem ser adquiridos em um supermercado, em uma loja de artigos para arte, em uma loja de câmeras ou on-line em diversas fontes. Às vezes, você também pode achar usados baratos em brechós.
  2. Monte o corpo principal da estufa alinhando a moldura de 28 x 35,5 cm com a de 20 x 25 cm de modo que os lados de 28 e 25 cm se toquem. O lado de trás da moldura de 25 cm deve ficar contra a borda externa do lado de 28 cm.
    • Prenda as molduras fazendo um buraquinho que vá da borda interna da moldura maior até metade da moldura menor. Em seguida, use um parafuso de tamanho correspondente ao buraco que você fez para unir as molduras com firmeza.
    • Continue juntando as molduras até ter um retângulo formado pelas quatro maiores (as duas de 28 x 35,5 cm e a outra de 20 x 25 cm).
  3. Para tanto, junte as quatro molduras menores de 13 x 18 cm. Elas serão unidas em pares e depois se juntarão para formar um telhado triangular, e uma dobradiça será colocada para que você possa abrir a estufa e regar as plantas lá dentro.
    • Coloque duas das molduras de 13 x 18 cm lado a lado, de modo que os lados curtos entrem em contato. Depois, junte-as aparafusando uma união para móveis de 5 cm em cada extremidade da borda unida. Ficará mais fácil se você fizer furos piloto primeiro. Repita o processo com os outros dois porta-retratos de mesma medida.
    • Una as estruturas menores umas às outras colocando-as a 90° da borda longa e aparafusando uma cantoneira para prendê-las.
  4. Ele deve ser preso ao resto da estufa de forma que você possa acessá-la facilmente. Você pode apenas colocá-lo por cima, mas juntá-lo ao resto do quadro o deixará mais seguro. Não se esqueça de eliminar as grandes lacunas encontrando um enchimento para as extremidades.
    • Una o telhado à estrutura prendendo duas dobradiças de 2,5 cm espaçadas uniformemente ao longo das bordas a serem unidas.
    • Preencha o espaço triangular com material cortado do apoio do porta-retratos maior, madeira compensada, espuma ou outro material que achar apropriado. O compensado ou a espuma precisarão ser grossos para que fique mais fácil prendê-los à estrutura. Seja qual for o material escolhido, é só traçar a parte interna da extremidade triangular (se estiver usando madeira compensada ou espuma) ou a parte externa (se usar o verso do porta-retratos) e colar no lugar. A madeira compensada pode ser pregada, se desejado.
  5. Dê acabamento à estrutura usando a tinta e a decoração que quiser e depois recoloque o vidro nos porta-retratos. Por fim, sinta-se à vontade para preencher sua estufa com as plantas adequadas.
    • Use tinta para madeira e não se esqueça de fazer toda a pintura antes de recolocar o vidro.
    • Recoloque o vidro de dentro da estufa e prenda-o colando os cantos com cola quente. Depois, sele as bordas com mais cola quente. Você pode usar plástico em vez de vidro.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Fazendo uma miniestufa com canos de PVC

Baixe em PDF
  1. Como esta estufa é modular e o tamanho depende de você, o número e os comprimentos dos canos necessários vão variar até certo ponto. Você vai precisar medir as dimensões que deseja e determinar a quantidade de canos de que você precisa. [2]
    • Procure dividir a estrutura maior em seções de 60 cm para dar mais estabilidade e força a sua estufa.
    • Use um cano de PVC relativamente fino, com não mais do que 1,5" de largura. Um bom tamanho para usar seria algo perto de ¾".
    • As juntas e o cano precisam se encaixar. As informações sobre o tamanho deverão estar rotuladas, mas você pode testar na loja para ter certeza ou pedir ajuda a um funcionário.
  2. Você formará a base e as paredes juntas usando canos conectados. Comece unindo canos verticais em intervalos de 60 cm a canos horizontais usando juntas em T. Monte cantos na seção inferior horizontal anexando uma junta em T a um cotovelo com um cano bem pequeno.
    • Quando terminar, você terá uma base retangular ou quadrada horizontal com postes subindo das juntas em T a intervalos regulares. Os postes de canto deverão vir da última junta em T dos lados longos, com os cotovelos e o lado curto da base saindo da "parede".
  3. Em seguida, você vai precisar juntar os canos da parede aos do telhado. É importante que este não seja plano, ou a quantidade de luz que pode entrar vai diminuir. Além disso, em um telhado plano, a chuva se acumula sobre a estrutura.
    • Monte a estrutura central do telhado criando uma linha de cano igual a um lado longo da base. As peças deverão ser conectadas com uma junta em cruz nos mesmos intervalos dos canos de parede, exceto pelos cantos, que serão fechados por juntas em T. Coloque pedaços curtos de cano nas juntas em T e em cruz e feche-os em juntas de 45°.
    • Depois, ponha as juntas de 45° em cima de cada coluna da parede. Em seguida, você precisará saber quanto cano será necessário para unir as juntas de 45° das paredes às juntas de 45° da estrutura central do telhado. Corte esse cano depois de medi-lo e encaixe-o entre cada uma das juntas de 45°.
  4. Ponha a estufa na jardineira ou na parte do jardim que deseja cobrir. Você pode prendê-la ao chão com estacas e amarras ou a uma jardineira com abraçadeiras, mas prenda apenas um lado longo. Assim, você poderá levantar a estrutura para regar e cuidar de suas plantas.
  5. O último passo será cobrir a estrutura com plástico ou pano. Se escolher o plástico, use uma folha fina e transparente e cubra toda a estrutura com uma folha grande, se possível. Seja qual for o material, embrulhe a estrutura e depois prenda com fita adesiva ( silver tape ou fita para embalagem). Está feito!
    Publicidade

Dicas

  • Lembre-se de que você pode pintar a estufa de porta-retratos da cor que quiser, o que a torna muito personalizável. Só não se esqueça de fazê-lo antes de colocar o vidro!
  • Para a estufa de cano de PVC, outros materiais além de plástico também podem ser usados para cobrir as plantas. Durante um verão quente, cubra com tela de sombreamento ou algo semelhante para evitar que elas se queimem.
  • Crie um gráfico para ajudar a explicar as diferenças entre a temperatura dentro e fora de uma estufa. Ele deve incluir duas linhas, intituladas "dentro" e "fora". As colunas devem ser intituladas "No Início" e depois em intervalos de 15 minutos por pelo menos uma hora, ou quantas vezes você quiser verificar a temperatura. Lembre-se de que, dependendo da hora e da temperatura do dia, a temperatura dentro da estufa pode continuar a aumentar ou se estabilizar.
Publicidade

Avisos

  • Ao mover sua estufa, veja se ela está bem apoiada.
  • As ferramentas utilizadas na criação dessas estufas são muito afiadas, e você pode se machucar. Tome cuidado.
  • Se as crianças forem participar da fabricação da estufa, só dê a elas tarefas seguras e supervisione o trabalho delas o tempo todo.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 126 986 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade