Baixe em PDF
Baixe em PDF
Fazer uma peruca para uso diário pode ser uma tarefa difícil e demorada, por isso, ela geralmente é executada por profissionais. No entanto, se estiver interessado em confeccionar perucas por conta própria, você poderá tentar, desde que tenha as ferramentas certas e muita paciência. Veja a seguir como fazer isso.
Passos
-
Meça a circunferência da cabeça no local onde os cabelos começam a nascer. [1] X Fonte de pesquisa Use uma fita métrica. Ela deve ser passada na altura da nuca onde nascem os fios, chegando até a testa.
- A fita métrica deve ser colocada acima das orelhas.
- Não puxe a fita métrica. Ela precisa ficar assentada e justa, mas não deve ser esticada.
-
Meça a parte de cima da cabeça. Coloque uma das extremidades da fita métrica no meio da testa, onde os fios começam a nascer. Dê a volta com a fita ao redor do crânio, até a nuca.
- Como foi dito anteriormente, não puxe a fita métrica. Ela precisa ficar reta sobre os cabelos, sem ser esticada.
-
Meça de uma orelha à outra. Coloque a fita no ponto mais alto onde a orelha se conecta à cabeça. Passe a fita sobre a parte de cima da cabeça até chegar do outro lado, na mesma altura da outra orelha.
- A fita métrica deve ficar posicionada em ambas as orelhas na mesma altura que se colocam os óculos.
- Novamente, a fita deve ser nivelada nos cabelos, mas não pode ficar muito apertada.
Publicidade
-
Transfira as medidas para um manequim de perucas feito de madeira. Desenhe um esboço do perímetro de sua cabeça com base nas medidas que tirou. Use a mesma fita para medir todas as distâncias de sua cabeça: a circunferência, a coroa da cabeça e a distância entre as orelhas.
- Uma alternativa é encontrar uma touca de renda de algodão ou outra touca de malha fina que caiba na sua cabeça para usar no manequim. Esta não vai ter um ajuste personalizado, mas é mais fácil do que fazer e aplicar tiras de renda de algodão.
-
Pregue fitas de algodão no manequim. Alinhe-as seguindo o seu esboço. Delicadamente, fixe as fitas com pequenas tachinhas.
- Se você decidir usar uma cabeça de isopor no lugar da de madeira, use alfinetes de costura em vez de tachinhas.
- Posicione as fitas sobre o manequim de modo mais esticado possível.
-
Aplique tiras de renda de algodão molhadas. Umedeça-as borrifando-as rapidamente com um spray. Arme-as sobre o modelo para peruca e costure-as às fitas.
- Observe que as tiras de renda de algodão devem ter no mínimo o mesmo comprimento da medida da coroa de sua cabeça. Na verdade, elas podem ser um pouco maiores neste momento. Use o mínimo de tiras possível, optando pelas peças mais largas.
- Fixe a renda com alfinete antes de costurá-la às fitas.
- É possível encontrar renda de algodão em diversas cores, mas evite as que já sejam bordadas.
- Molhe as tiras antecipadamente para facilitar a forma e o molde.
-
Experimente esta base. Retire as tachas das fitas e retire esta base do manequim. Veja se ela se encaixa corretamente.
- Se não couber direito, detecte o motivo. Coloque-a de volta no manequim e faça os ajustes necessários.
- Quando estiver tudo certo, corte o excesso de renda de algodão que sobrou além da fita.
Publicidade
-
Escolha cabelo verdadeiro ou sintético. [2] X Fonte de pesquisa Ambas as opções têm vantagens e desvantagens. Geralmente, para uma peruca que seja usada diariamente, é melhor usar fios verdadeiros. Para uma que seja usada somente de vez em quando, pode-se usar fios sintéticos.
- Cabelos naturais parecem mais reais, tendem a durar mais e toleram melhor produtos para modelá-los. Por outro lado, as perucas feitas de cabelo natural precisam ser penteadas depois de lavadas, a cor pode desbotar com exposição à luz e elas podem ser danificadas mais facilmente.
- O cabelo sintético não parece tão real e pode ser danificado pelo calor e coloração. Por outro lado, tendem a ser mais leves, não precisam ser penteadas após as lavagens e não desbotam tão rapidamente.
-
Escolha e penteie os fios. Passe mechas de fios por um pente pra desembaraçar, esticar e misturar o cabelo. Puxe e amarre-os em mechas usando um elástico de cabelo.
- Este pente para peruca é uma base bem resistente, com cinco fileiras de agulhas pontudas. Ele pode alisar e misturar diversas tonalidades de fios.
- Trave o pente antes de usá-lo.
-
Coloque as mechas entre esteiras seguindo as instruções. Ponha a extremidade da mecha sobre uma esteira. Coloque outra esteira por cima, de modo que os dentes pontiagudos de ambas as esteiras se encontrem.
- Esteiras pontiagudas são dois retângulos de couro com fios ou agulhas curtas de metal por toda a extensão. Elas são usadas para manter os fios de cabelo retos e organizados.
Publicidade
-
Escolha a agulha especial para a colocação correta. O tamanho certo vai depender do número de mechas que quiser colocar em um único nó. Para mais mechas, escolha uma agulha maior e vice-versa.
- Se a renda tiver buracos bem pequenos, pode ser preciso colocar menos mechas por buraco, portanto, escolha uma agulha menor.
- Para rendas com aberturas maiores, o número de mechas influencia o volume da peruca. Um número maior de fios resulta em uma peruca mais cheia e macia, enquanto um menor número de fios faz uma mais lambida.
-
Passe os fios fazendo uma volta e dê um nó. [3] X Fonte de pesquisa É preciso dar um nó simples ou duplo em cada mecha composta por poucos fios de cabelo junto aos buracos individuais da renda, utilizando a agulha especial.
- Dobre a extremidade de uma mecha fina para formar uma volta.
- Enganche esta volta com a agulha de peruca e empurre-o pelo buraco da base de renda.
- Manuseie a agulha de modo a colocar o gancho na volta formada pela mecha, passando-o pelo buraco da renda. Assim, a mecha vai formar outra volta que envolve a beira do buraco.
- Amarre uma ou duas vezes as mechas na borda dos buracos. Veja se o nó ficou totalmente apertado e fechado para que os fios permaneçam no lugar certo. Você precisa passar todo o comprimento da mecha pela abertura até o fim para depois dar um nó apertado.
- Perceba também que deve usar a sua mão livre para manter os cabelos esticados durante este processo.
-
Comece da nuca. Você deve sempre começar a atar as mechas pela parte inferior. Faça toda a parte de trás antes de ir para os lados. Depois que chegar às laterais, faça a parte de cima da cabeça.
- Os fios das laterais devem ser amarrados com nós duplos.
- Os fios da parte superior da peruca, ou da coroa, devem ser amarrados com nós individuais. Isso evita que o fio pareça muito grosso.
-
Varie a direção. Quando chegar à parte de cima da peruca, separe-a mentalmente em seis direções diferentes e amarre as mechas uniformemente em cada uma dessas direções.
- Não amarre as mechas para que caiam somente em uma única direção, já que isso não parece natural.
- A peruca deverá ter duas seções que se estendem lateralmente, e outras quatro seções, que devem ser uniformemente espaçadas entre as duas iniciais.
-
Cubra as fitas. Vire a peruca do avesso e costure o cabelo na borda interna das fitas para evitar que eles apareçam do outro lado.
-
Costure molas de aço. Use agulha e linha para costurar pequenas molas de aço nas têmporas, no pescoço e na testa da peruca. Isso vai ajudar a levantar os fios de forma natural e bonita.
- As molas servem apenas dar um pouco de volume e não devem aparecer do outro lado da peruca.
-
Divida o cabelo e modele a peruca. Com todas as mechas costuradas no lugar certo, divida o cabelo como quiser e corte-o no estilo desejado.
- Se estiver ansiosa por cortar os cabelos num estilo moderno ou bonito, peça algumas dicas a um cabeleireiro ou pergunte a ele se é possível cortar a peruca para você.
-
Faça os ajustes finais. Experimente a peruca. Agora ela deve estar completa, mas se alguma coisa parecer estranha, talvez você ainda precise ajustá-la.Publicidade
-
Faça uma peruca de fantasia. É possível fazer um modelo rápido e barato para fantasias usando um balão, rede de cabelo, tramas de cabelo e cola.
- Infle um balão e utilize-o como se fosse a cabeça de um manequim.
- Coloque a rede sobre ele e cole as mechas.
- Corte partes indesejadas quando terminar.
-
Crie uma peruca do gato Jellicle. É possível fazer uma peruca para imitar a aparência do personagem Jellicle do musical Cats usando pele de animal artificial.
- Meça a cabeça para saber a forma e o tamanho corretos.
- Crie um modelo usando suas medições e corte a pele falsa de acordo com esse modelo.
- Crie e anexe orelhas de gato falsas.
-
Aprenda a fazer perucas para bonecas . Elas podem ser feitas de fios de lã. É possível criar uma com ou sem máquina de costura.
-
Faça uma peruca para boneca de pano . Você pode fazer uma peruca grande no estilo boneca de pano para usar de fantasia. Use lã e depois costure ou cole a peruca.
-
5Faça uma peruca com um esfregão. Outro jeito de fazer uma peruca de fantasia é usar um esfregão limpo. Pinte-o como desejar e cole as “mechas” do esfregão num chapéu.Publicidade
Materiais Necessários
- Fita métrica
- Manequim para peruca de madeira ou isopor
- Lápis
- Fitas de algodão
- Tachinhas
- Martelo
- Renda de algodão
- Frasco com spray
- Agulha de costura
- Linha de bordado
- Alfinetes
- Tesoura
- Cabelo verdadeiro ou sintético
- Pente resistente para perucas
- Elástico do cabelo
- Esteiras com agulhas de metal pontiagudas
- Agulha especial para peruca
- Molas de aço
- Pente e escova
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 94 812 vezes.
Publicidade