Baixe em PDF
Baixe em PDF
Você acha que não está conseguindo se aproximar da sua parceira (ou do seu parceiro) evitativa? Ou será que tem uma ex com esse estilo de apego e a quer de volta na sua vida? Seja qual for a situação, estamos aqui para ajudar a reconquistar esse amor que parece impossível. E foi pensando nisso que montamos um guia definitivo de formas de fazer a pessoa sentir sua falta! Leia o passo a passo abaixo, que criamos em colaboração com especialistas em relacionamento, para descobrir mais.
Passos
-
A pessoa se retrai quando seu parceiro tenta se aproximar. Pessoas com o estilo de apego evitativo se afastam até de parceiros amorosos porque têm medo de serem magoadas. Como elas apresentam certa dificuldade em firmar compromissos, acabam se retraindo quando recebem atenção demais. Além disso, muitas não conseguem confiar plenamente nos outros e ficam inseguras em relacionamentos. [1] X Fonte Confiável HelpGuide Ir à fonte
- No geral, as pessoas desenvolvem o estilo evitativo porque nunca tiveram nenhum vínculo seguro com parceiros anteriores ou seus pais ou cuidadores. Por consequência, elas aprenderam a depender somente de si próprias.
- Como elas têm medo de compromisso, acabam tendo relacionamentos muito breves.
-
A pessoa é muito independente e gosta de quem também é assim. Pessoas com o estilo evitativo sabem muito bem cuidar de si mesmas, chegando a achar que não precisam de mais ninguém. Quando alguém "exagera" na demonstração de afeto, elas acabam achando que o outro é carente. A verdade é que, no fundo, seu objetivo de vida também é criar vínculos de verdade com alguém. [2] X Fonte Confiável HelpGuide Ir à fonte
- A independência mútua é algo muito saudável em qualquer relacionamento. Faz bem ter um círculo de amizades e hobbies diferentes da outra pessoa!
-
A pessoa parece fria porque fica desconfortável com emoções. Pessoas com o estilo evitativo podem evitar qualquer abertura emocional, além de ficarem nervosas quando alguém se abre com elas. Parece que essas pessoas não sentem nada, mas não é bem assim: elas só não conseguem expressar suas emoções ainda. [3] X Fonte de pesquisa
- Se você estiver em um relacionamento com uma pessoa evitativa, fazer terapia pode melhorar a comunicação do casal.
-
A pessoa quer sentir o amor dos outros, apesar de ter medo de intimidade. Pessoas com o estilo evitativo têm medo de nunca serem capazes de encontrar um parceiro ideal, e é por isso que costumam se desesperar quando algum relacionamento começa a ficar sério. Mesmo assim, é bem possível que elas se apaixonem — então você não precisa desistir. [4] X Fonte de pesquisa
- Pessoas evitativas precisam de um tempo para descobrir se podem ou não confiar nos outros. Quando se sentem à vontade, elas finalmente passam a se comprometer de vez.
Publicidade
-
Dê espaço à pessoa quando ela se retrair. Pessoas evitativas demoram bastante até que se sentem confortáveis no relacionamento. Como elas têm medo de compromisso, passar muito tempo ao seu lado pode ser sufocante. Sendo assim, respeite sua parceira quando ela precisar ficar sozinha — mesmo que seja difícil. Isto vai fazer bem à sua dinâmica. [5] X Fonte de pesquisa
- Você pode dar espaço à pessoa limitando sua comunicação com ela e evitando tudo que a tira do sério. Aproveite para cuidar do seu bem-estar e fazer suas coisas preferidas, como sair com amigos, ver filmes e séries, explorar a cidade etc.
- Lembre-se de que a distância pode fortalecer seu vínculo. Deixe sua parceira sentir sua falta!
-
Pare de se comunicar com a pessoa até ela entrar em contato. Você precisa se afastar para fazer a pessoa sentir sua falta. Depois de um tempo de silêncio, ela vai ficar intrigada com o seu sumiço e ficar pensando no assunto cada vez mais. Aos poucos, vai se deixar tomar pela curiosidade e mandar mensagem. Sua única função é esperar!
- Muitos optam por cortar todo o contato com quem tem o estilo evitativo, mas é melhor responder se você receber alguma mensagem. Caso a pessoa ache que você não está nem aí, ela pode até desistir. Não se esqueça: pessoas evitativas são assim porque têm medo de serem magoadas. [6] X Fonte de pesquisa
-
Dê um tempo das mídias sociais. Se sua parceira evitativa vir suas publicações, ela pode pensar que isso é um tipo de comunicação com você — afinal, ela gosta de interagir com os outros nas mídias sociais, já que é uma forma segura de receber atenção e se sentir acolhida sem ficar magoada. [7] X Fonte de pesquisa Ou seja: quando ela se retrair, é melhor você dar um tempo dos seus perfis. Passe a curtir a vida real!
- Pessoas evitativas também tomam muito cuidado com o que postam nas mídias sociais. Elas ficam com o pé atrás de divulgar seus relacionamentos amorosos, pois têm medo de compromisso e de términos públicos. Postar sobre seu namoro cedo demais ou com muita frequência pode acabar estragando o clima.
-
Conviva com outras pessoas. Ao sair com seus amigos, você vai mostrar à pessoa que não depende dela. Isto é bom, já que ela quer um parceiro que tenha uma vida social saudável e não a restrinja em nenhum sentido. Sem contar que interagir com a turma sempre é divertido e saudável! Cuide das suas amizades e das relações com a família para você se tornar mais feliz de modo geral. [8] X Fonte Confiável HelpGuide Ir à fonte
- Apesar de não ser legal postar demais nas mídias sociais, você pode publicar uma ou outra foto com seus amigos de vez em quando. Isto mostra à sua parceira que sua vida não parou.
-
Concentre-se em formas de melhorar sua vida. Pessoas evitativas querem parceiros que sejam independentes e capazes de buscar a própria felicidade. Comece cuidando do seu bem-estar: pratique exercícios, melhore sua alimentação e invista nos seus hobbies e interesses. [9] X Fonte de pesquisa E veja exemplos mais específicos:
- Aprenda a tocar um instrumento.
- Faça um curso de pintura.
- Pratique um esporte recreativo.
- Crie o hábito de fazer trilha nas manhãs de sábado.
- Participe de um workshop de comédia do improviso.
- Produza um curta-metragem.
- Escreva um romance.
- Treine para uma maratona.
- Faça trabalho voluntário em uma ONG de proteção aos animais.
-
Finja que você superou a pessoa. Ao "superar" a pessoa, você vai parecer menos acessível — e acabar aumentando seu poder de atração. Ela pode começar a pensar coisas como "Será que eu pisei na bola?". Finja que você já colocou o relacionamento no passado e, agora, está focado no presente. [10] X Fonte de pesquisa Para isso, comece a correr atrás de um objetivo pessoal ou experimentar coisas novas para valer.
- Poste somente uma foto ou um vídeo nas mídias sociais mostrando sua nova aventura. Por exemplo: você pode tirar foto de uma pintura que fez no primeiro dia daquele curso; depois disso, volte a dar um tempo da internet.
- Por outro lado, não fique com mais ninguém só para provocar ciúmes na pessoa. Lembre-se de que ela tem medo de ser magoada! Se achar que você está com alguém novo, ela pode até desistir do relacionamento.
Publicidade
-
Reconecte-se com a pessoa por WhatsApp ou mídias sociais. A princípio, mantenha certa distância para a pessoa se sentir mais confortável. As mídias sociais são uma excelente ferramenta, já que a pessoa costuma usá-las como válvula de escape. [11] X Fonte de pesquisa Sendo assim, mande uma mensagem casual ou um "Oi" e veja se ela responde. Outras coisas que dá para dizer:
- "E aí, como vc tá? 😛"
- "Vi um vídeo no TikTok hoje e lembrei de vc. 😆 Como tá?"
- "Quanto tempo! 🙃 Como andam as coisas?"
-
Cuide ainda mais da sua aparência para mostrar à pessoa o que ela está perdendo. Sempre que você souber que vai encontrar a pessoa, arrume-se bem para ela ficar de queixo no chão. Isto vale para a pele, o cabelo, as roupas e até o comportamento. O importante é continuar sendo único! [12] X Fonte de pesquisa Ela não vai tirar você da cabeça depois disso.
- Dá até para mudar um pouco sua aparência para chamar a atenção dela. Que tal trocar o corte de cabelo ou o estilo de camisas que você usa?
-
Seja enigmático, pois pessoas evitativas gostam de desvendar mistérios. Um dos jeitos mais legais de criar uma aura de mistério é limitar o que você fala a respeito de si mesmo. Revele só um pouco da sua vida de cada vez para deixar a pessoa curiosa. Além disso, não conte a ela tudo que você pensa ou sente: deixe-a com a pulga atrás da orelha tentando adivinhar.
- Seja vago em relação ao que você está fazendo quando não estiver com a pessoa. Diga "Vou sair com o pessoal no fim de semana" ou "Tenho um curso terça-feira". Em vez de entrar em detalhes, deixe a pessoa perguntar.
Publicidade
-
Elogie a pessoa, já que quem tem o estilo evitativo costuma ter problemas de autoconfiança. Além disso, ela decerto não costuma lidar bem com críticas e se magoa facilmente. [13] X Fonte Confiável Cleveland Clinic Ir à fonte O melhor jeito de combater isso é fazer com que a pessoa se sinta valorizada! Seja sincero e específico em relação ao que você mais admira nela. Veja exemplos:
- "Você é muito engraçada."
- "Adoro quando passamos tempo juntos. Você é muito divertido!"
- "Você tem o melhor senso de humor que eu conheço."
- "Você tá um gato!"
- "Essa cor combina muito com você."
-
Dê um passo de cada vez. Quem tem o estilo evitativo se retrai quando se sente apressado ou pressionado por alguém. Deixe a pessoa dar o primeiro passo e ditar o ritmo do relacionamento. De vez em quando, pode até parecer que as coisas não estão saindo do lugar... Mas isso serve para que ela fique cada vez mais confortável no relacionamento. O importante é mostrar que você não vai a lugar nenhum. [14] X Fonte de pesquisa
- Quando você começar a ficar frustrado, saia com algum amigo e desabafe sobre o que está acontecendo. É direito seu se sentir assim vez ou outra.
-
Tenha paciência com a pessoa. Como já dissemos, pessoas evitativas levam um bom tempo para se comprometerem de vez. Como elas têm medo de sofrer mágoas, acabam tendo várias idas e vindas até que se sintam seguras. Seja persistente, já que isso contribui com essa sensação de segurança. [15] X Fonte Confiável HelpGuide Ir à fonte
- Não se esqueça de que a pessoa não se retrai porque quer magoar você, e sim porque quer proteger a si mesma.
-
Seja confiável para a pessoa se sentir mais segura. Como quem tem o estilo evitativo vive com um forte medo de rejeição, é normal querer saber que pode confiar plenamente nos outros. Para isso, esteja sempre a postos quando a pessoa precisar desabafar, além de cumprir com sua palavra. E mais: só faça promessas que você sabe que vai poder tornar realidade. [16] X Fonte de pesquisa
- Todo mundo comete erros de vez em quando! Não se cobre demais se você decepcionar a pessoa em certas ocasiões. Quando isso acontecer, peça desculpas e comprometa-se a ser melhor no futuro.
Publicidade
-
A pessoa sempre volta para você. Como essas pessoas são tão independentes, muitas delas preferem trocar compromissos de longa duração por relacionamentos curtos. No geral, elas se afastam quando as coisas começam a ficar sérias. [17] X Fonte Confiável HelpGuide Ir à fonte Sendo assim, se a pessoa continuar voltando à sua vida, quer dizer que ela provavelmente ama você de verdade — e só está com medo de baixar a guarda.
- Pessoas evitativas podem buscar relacionamentos sérios, mas isso demora um pouco. Vale a pena tentar fazer terapia de casal.
-
A pessoa demonstra afeto por você em público. Como a pessoa fica desconfortável em termos de compromisso, ela não costuma demonstrar afeto — muito menos na frente dos outros. [18] X Fonte de pesquisa Se acontecer essa demonstração, é porque as coisas estão ficando sérias. Andar de mãos dadas em público pode não parecer grande coisa, mas é um passo e tanto para ela! E tudo fica ainda melhor se ela beijar ou abraçar você.
-
A pessoa desabafa sobre o que sente. Quem tem o estilo evitativo fica muito desconfortável com emoções e, por isso, costuma se afastar delas. [19] X Fonte Confiável HelpGuide Ir à fonte Se a pessoa estiver gostando de você de verdade, ela não vai se opor a ter conversas profundas (apesar do nervosismo). Mesmo que ela não seja tão amorosa ou carinhosa, pelo menos vai tentar se aproximar.
- Pessoas evitativas costumam dizer "Eu te amo" com menos frequência, muitas vezes com um tom pouco empolgante. Apesar disso, elas estão sendo sinceras.
Publicidade
Dicas
- Pessoas evitativas não se retraem por causa das atitudes de seus parceiros. Não leve o comportamento para o lado pessoal! Ela só tem medo de sair magoada. [20] X Fonte Confiável HelpGuide Ir à fonte
- Não há nada de errado em viver um romance com uma pessoa evitativa. Vocês podem colaborar um com o outro até aprenderem a conviver sem que ninguém precise mudar radicalmente. [21] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Referências
- ↑ https://www.helpguide.org/articles/relationships-communication/attachment-and-adult-relationships.htm
- ↑ https://www.helpguide.org/articles/relationships-communication/attachment-and-adult-relationships.htm
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-freedom-change/201504/fear-intimacy-and-closeness-in-relationships
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-freedom-change/201504/fear-intimacy-and-closeness-in-relationships
- ↑ https://psychcentral.com/blog/love-matters/2018/07/18-ways-to-increase-intimacy-and-communication-with-an-avoidant-partner#1
- ↑ https://psychcentral.com/blog/love-matters/2018/07/18-ways-to-increase-intimacy-and-communication-with-an-avoidant-partner#2
- ↑ https://www.psychologytoday.com/gb/blog/close-encounters/202102/how-someones-attachment-style-affects-their-social-media-use
- ↑ https://www.helpguide.org/articles/relationships-communication/relationship-help.htm
- ↑ https://www.mayoclinichealthsystem.org/hometown-health/speaking-of-health/7-tips-to-live-a-happier-life
- ↑ https://psychcentral.com/blog/learning-to-let-go-of-past-hurts-5-ways-to-move-on
- ↑ https://www.psychologytoday.com/gb/blog/close-encounters/202102/how-someones-attachment-style-affects-their-social-media-use
- ↑ https://psychcentral.com/blog/do-looks-matter-in-a-relationship#do-looks-matter
- ↑ https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/9761-avoidant-personality-disorder
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-freedom-change/201504/fear-intimacy-and-closeness-in-relationships
- ↑ https://www.helpguide.org/articles/relationships-communication/attachment-and-adult-relationships.htm
- ↑ https://psychcentral.com/blog/love-matters/2018/07/18-ways-to-increase-intimacy-and-communication-with-an-avoidant-partner#1
- ↑ https://www.helpguide.org/articles/relationships-communication/attachment-and-adult-relationships.htm
- ↑ https://psychcentral.com/blog/love-matters/2018/07/16-signs-of-an-avoidant-or-unavailable-partner#1
- ↑ https://www.helpguide.org/articles/relationships-communication/attachment-and-adult-relationships.htm
- ↑ https://www.helpguide.org/articles/relationships-communication/attachment-and-adult-relationships.htm
- ↑ https://psychcentral.com/blog/love-matters/2018/07/18-ways-to-increase-intimacy-and-communication-with-an-avoidant-partner#5
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 10 203 vezes.
Publicidade