Baixe em PDF
Baixe em PDF
Você enviou uma mensagem de texto para um amigo há vinte minutos, mas está até agora olhando para a tela do celular e esperando uma resposta? Faz mais de uma hora que você enviou um emoji com segundas intenções para o “crush”, mas ele ainda não respondeu? Sua mãe não dá notícias há uma semana, desde que você enviou uma mensagem perguntando sobre o casamento de uma prima? Não se desespere, existem muitas formas de resolver esse tipo de problema.
Passos
-
Faça perguntas diretas e com propósito. Quando alguém envia uma mensagem dizendo "Oi", ou até mesmo "Tudo bem?", o conteúdo pode não parecer suficientemente importante para que o destinatário pare de prestar atenção no que estiver fazendo e escreva uma resposta. Quando somos claros em relação ao que desejamos, temos mais chances de receber uma resposta. [1] X Fonte de pesquisa
-
Marque a mensagem como URGENTE. Caso precise de uma resposta rápida ou queira comunicar uma emergência, escreva tudo em maiúscula e inclua a palavra URGENTE (ou até mesmo informe a urgência usando um software específico do telefone). O destinatário estará mais propenso a responder quando perceber que o assunto é sério.
-
Envie uma mensagem relacionada aos interesses da pessoa. Talvez "Oi, tudo bem?" e "E aí, o que está fazendo de bom?" não sejam suficientes. Tente conquistar a atenção do destinatário falando dos interesses dele, como a vida profissional, a escola, um concerto, um tipo de música, ou uma banda de que ele seja fã. As pessoas estão mais dispostas a conversar quando têm interesse no assunto.
-
Use uma imagem ou GIF engraçado. Nos dias atuais, as mensagens de texto se fundiram com as "curtidas" do Tumblr, Vine e Instagram. [2] X Fonte de pesquisa Acrescente um meme engraçado de um gatinho, ou um GIF do “RuPaul's Drag Race” para animar a conversa e tirar um sorriso do destinatário.
- Além disso, quando não conseguimos expressar alguma coisa com palavras, as fotografias, imagens e GIFs nos permitem transmitir a mensagem de outra forma.
Publicidade
-
Pense no destinatário da mensagem. Dependendo do relacionamento de vocês, haverá diferentes limites baseados na hierarquia social, nos laços familiares, no gênero do destinatário, mas normas culturais da sociedade, etc. Ele é alguém bastante próximo, ou uma pessoa relativamente nova em sua vida? Determine a natureza do relacionamento e se ele já tem as bases necessárias para uma comunicação saudável.
- Muitas vezes, entre amigos e familiares, temos mais liberdade para agir de forma vulgar e sofremos menos consequências quando nos comportamos de maneira constrangedora. No entanto, precisamos seguir outras regras de adequação quando enviamos mensagens para pretendentes, colegas de trabalho, sócios, ou para qualquer outra pessoa com quem mantemos uma relação mais formal. Mantenha isso em mente quando estiver elaborando a mensagem.
-
Pense no que deseja dizer. Uma mensagem que já começa forte e tem um propósito claro vai ajudá-lo a evitar o problema de vez. Muitas pessoas levam vidas corridas e preferem não responder a mensagens muito vagas, ou sem nenhum propósito ou apelo óbvio. Da mesma forma, nós estamos mais propensos a responder a mensagens que tem um objetivo claro. Faça as seguintes perguntas a si mesmo:
- O que desejo comunicar?
- Minha mensagem tem um objetivo?
- Como imagino que a mensagem será recebida?
-
Escreva um texto claro e significativo. Você se esforçou de verdade para compreender com quem está falando, o que deseja falar e como quer ou deve transmitir tal mensagem. Agora, pelo menos, saberá que uma possível ausência de resposta não terá relação com a mensagem em si, mas sim com a situação ou a natureza do relacionamento.Publicidade
-
Fale sobre a mensagem que enviou na próxima vez em que encontrar a pessoa. Talvez ela tenha uma razão plausível para não ter respondido, portanto, puxe o assunto casualmente e dê uma chance para que ela se explique.
-
Use seu senso de humor para descobrir o que está acontecendo. Primeiramente, dê o benefício da dúvida e pergunte de forma descontraída:
- "Nossa, você anda ocupado demais com seu negócio de banho e tosa para gatos para conseguir responder às minhas mensagens, né?"
- "Como você consegue levar tanto tempo para responder? Parece que as mensagens foram enviadas de um computador com conexão discada."
-
Pergunte diretamente por que ela não responde. Se a pessoa responder de forma evasiva ou não der uma resposta concreta, você precisará ser mais direto. Tenha em mente que a questão pode deixar algumas pessoas desconfortáveis e criar tensão no relacionamento, portanto, avalie o quão próximos vocês são, o quão séria é a comunicação de vocês e se uma pergunta direta seria apropriada. Caso essa seja uma frustração real em sua vida, colocar as cartas na mesa criará uma oportunidade de compreender algo que talvez você não pudesse compreender de outra forma. Pergunte diretamente:
- Por que você não responde às minhas mensagens?
- Por que demora tanto tempo para responder?
-
Fique atento ao seu tom e linguagem corporal. Quando lidamos com conflitos, precisamos abordar a situação com uma atitude de que as coisas poderão melhorar. Portanto, é importante expressar compreensão através da postura, voz e escolha de palavras. [3] X Fonte de pesquisa
- Compreender o estilo de comunicação do destinatário também é igualmente importante. Por exemplo, um professor poderia dizer: "Não compreendo o que você está dizendo", enquanto um surfista talvez dissesse algo como: "Tô boiando, brother". A capacidade de compreender o significado, não de apenas registrar o que foi dito, vai ajudá-lo a entender melhor as outras pessoas.
- Às vezes, uma atitude defensiva, crítica ou desdenhosa, entre outras emoções negativas, pode impedir um diálogo verdadeiro. Quando se pegar agindo assim, respire profundamente e tente relaxar e compreender o que está ouvindo.
-
Lide com o assunto em questão. Como as mensagens de texto são limitadas aos dispositivos eletrônicos, as pessoas tendem a encará-las como uma forma de comunicação diferente de todas as outras. No entanto, no final das contas, elas ainda se baseiam em dois seres humanos compartilhando pensamentos, sentimentos, ações e intenções. Quando temos um problema de diálogo com outra pessoa, a troca de mensagens também se torna mais difícil.
- Ouça o ponto de vista das outras pessoas e tente compreender por que elas se sentem de tal forma. É possível que elas estejam frustradas por alguma razão plausível e que uma mudança de atitude seja benéfica para você, ou talvez elas não respondam às mensagens porque estão concentradas em algum projeto. De qualquer forma, discutir a situação vai guiá-los de volta a um diálogo saudável.
- Caso algum dos lados precise pedir desculpas, seja gentil e ouça o que a outra pessoa tem a dizer.
-
Dê risada. Afinal, essa é apenas uma mensagem de texto e, portanto, não precisa ser levada muito a sério.Publicidade
-
Reflita sobre o relacionamento que tem com o destinatário. Ele tem uma queda por você, e vice-versa? Dependendo das intenções de um de vocês, a outra pessoa pode ter medo de responder imediatamente e passar a impressão de que é carente ou está desesperada.
-
Pense na vida do destinatário. Talvez ele esteja trabalhando, no meio de uma conversa, dormindo, ou até mesmo no cinema. Muitas pessoas desligam o celular ou deixam o aparelho em casa para se desconectarem temporariamente. Quando começar a usar a imaginação, você pensará em diversas razões pelas quais as mensagens de texto nem sempre são respondidas. Muitas vezes, nós encaramos a ausência de resposta como uma afronta pessoal, quando na verdade essa é uma questão circunstancial.
-
Tenha em mente que as mensagens de texto reduzem os limites sociais e de privacidade. Provavelmente, você não receberá nenhuma resposta se enviar uma mensagem para alguém no meio da noite, ou quando a pessoa está de férias. É importante que todos possam decidir quando querem estar disponíveis. Embora a situação seja frustrante e muitas vezes nos faça perder a paciência, é importante ter em mente que ninguém nos deve uma resposta.
-
Considere possíveis problemas técnicos. Como muitas pessoas usam telefones e notebooks com baterias recarregáveis, é sempre possível que a bateria do destinatário simplesmente tenha acabado. Talvez ela tenha derrubado o telefone na água ou quebrado a tela a ponto de não conseguir mais usá-lo, ou, se a mensagem foi enviada para alguém que você não conhece muito bem, como uma pessoa vendendo alguma coisa, lembre-se de que nem todo mundo tem celular e que algumas pessoas só usam o aparelho em caso de emergência.
-
Pense em quem é a pessoa. Dependendo da natureza do relacionamento, podem haver centenas de razões para a ausência da resposta. Um paquera pode estar nervoso ou não corresponder ao seu interesse. Um amigo pode estar concentrado no trabalho e acredita que você vai entender. Um membro da família pode estar bravo por causa de alguma coisa e simplesmente não quer falar agora.
-
Reflita sobre o quanto o destinatário domina a tecnologia. Muitas pessoas mais velhas não sabem ao certo como usar smartphones para enviar mensagens. Talvez elas precisem de ajuda para aprenderem a usar o aparelho antes de conseguirem responder tão rapidamente quanto você gostaria.
- Uma forma de ajudar os idosos a se acostumarem é inclui-los em grupos de mensagens com outras pessoas que já se sentam confortáveis com a tecnologia e respondem com frequência. Por exemplo, você poderia criar um grupo com seus pais e irmãos, dessa forma, os membros mais velhos poderão aprender a enviar mensagens seguindo o exemplo dos membros mais jovens do grupo.
-
Seja paciente. Muitas vezes, acabamos fazendo algo mais útil quando paramos de nos preocupar com a resposta de alguém. Mais cedo ou mais tarde, você receberá a mensagem que estava esperando.Publicidade
Dicas
- Confira se o destinatário conhece seu número — algumas pessoas não enviam mensagens para números desconhecidos.
- Verifique se o texto e o propósito da mensagem estão claros.
- Assim como nas redes sociais, as mensagens de texto devem ser concisas.
- Escreva com um tom confiante.
Publicidade
Avisos
- Não bombardeie o destinatário com mensagens de texto. Provavelmente, uma pessoa que não respondeu a uma ou duas mensagens só vai ficar irritada com mais cinco ou dez.
- Não envie nada violento ou assustador para tentar conseguir uma resposta. Você pode assustar ou deixar a pessoa seriamente irritada, piorando ainda mais a situação.
- Não use um linguajar vulgar.
Publicidade
Referências
Publicidade