PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Constrangimento não é algo que as pessoas buscam ao interagir com outras. Essa sensação, no entanto, não é necessariamente negativa. Pode até ser boa, na verdade, caso seja você a fazer outra pessoa se sentir assim. Deixar um amigo nessa posição não lhe renderá pontos, mas seu lado maquiavélico vai se divertir um bocado. O constrangimento pode ser contagioso, e, uma das maneiras de deixar outras pessoas desconfortáveis é começar a agir de forma esquisita.

Método 1
Método 1 de 3:

Expressando o desconforto

PDF download Baixe em PDF
  1. Uma das maneiras mais simples de deixar uma pessoa constrangida é olhar fixamente para ela, fitando-a diretamente durante algum tempo, sem nunca desviar o olhar. Quanto mais você encarar, mais desconfortável ela vai se sentir.
    • O olhar fixo pode comunicar várias emoções diferentes. Se você estiver sorrindo, por exemplo, pode parecer que está flertando. Para deixar alguém constrangido, você precisa deixar a expressão vazia. Um semblante neutro não demonstra nada, a pessoa vai se sentir confusa e encabulada por não saber por que você está olhando para ela.
    • Vale salientar que encarar por muito tempo pode fazer você se sentir constrangido também. Não é natural encarar alguém que você não conhece.
  2. [1] O nervosismo é a forma de expressar preocupação e ansiedade, e algumas maneiras de demonstrar esse sentimento é olhando de um lado para o outro sem parar ou agindo exasperadamente. Ao perceberem sua apreensão, as pessoas vão se sentir da mesma forma. Se você costuma ser uma pessoa tranquila, vai precisar se esforçar para parecer inquieto. Não fique parado sentado, a linguagem corporal é a melhor forma de demonstrar sua esquisitice.
  3. [2] Soltar pum e arrotar são duas armas certeiras para deixar as pessoas sem graça. Melhor ainda se você estiver num ambiente silencioso, porque assim fica impossível delas simplesmente ignorarem a situação.
    • O efeito pode ser ainda maior se a pessoa que você estiver tentando constranger for muito educada. Ela vai fazer o possível para que você não se sinta envergonhado, e, quanto mais você aprontar, mais ela vai se contorcer de vergonha.
  4. Até mesmo as pessoas mais tranquilas têm uma bolha invisível. A menos que você esteja em um relacionamento romântico, existe uma regra subentendida que ninguém deve invadir o campo do outro. Ainda que cada um encare seu espaço pessoal de formas diferentes, ficar perto demais é muito inconveniente.
    • Nem todo mundo leva esse tipo de coisa numa boa. Se a pessoa estiver num dia ruim, ela não vai gostar de ter sua privacidade invadida.
  5. [3] Criar expectativas deixa a vida mais leve. Quando você faz menção de cumprimentar alguém, como levantar a mão para fazer um “chega batendo”, a pessoa está certa de que você vai esperar ela bater de volta. Remover a mão antes que ela possa retribuir cria uma atmosfera de constrangimento, pois ninguém gosta de ser deixado no vácuo.
  6. [4] A melhor forma de criar uma situação esquisita é sendo uma pessoa esquisita. Gente que passa muito tempo sozinha tende a desenvolver hábitos estranhos, que são vistos de forma atravessada pelos outros. Esse passo não se aplica caso você esteja tentando constranger alguém, e nem é uma boa ideia se você não for do tipo que curte ficar só. No entanto, a esquisitice se torna mais natural quando você age assim.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Constrangendo com palavras

PDF download Baixe em PDF
  1. Os sinais sociais são naturais para a maioria das pessoas. Se você deseja deixar outra pessoa constrangida, precisa interpretar esses sinais e agir contrário a eles intencionalmente. Essa atitude derruba em pouco tempo quaisquer tentativas de interação.
    • Por exemplo: se alguém contar uma piada, reaja com tristeza ou irritação. Mesmo achando a piada engraçada, controle a vontade de rir para deixar a outra pessoa sem jeito.
  2. [5] Nenhuma pessoa em sã consciência das normas sociais faz perguntas controversas intencionalmente. Contudo, se a sua finalidade é deixar alguém desconfortável, precisa trazer à tona assuntos delicados. Religião e política são duas coisas que deixam as pessoas numa saia-justa quando o assunto é mencionado abruptamente.
    • Perguntas extremamente pessoais sobre a vida de alguém podem até funcionar para constranger, porém não é o recomendado. A pessoa atingida pode se sentir verdadeiramente machucada, emocionalmente falando, com a lembrança de uma experiência traumática.
  3. [6] Palavras vazias são aquelas que as pessoas usam para preencher uma pausa enquanto pensam no que falar em seguida ou para processar o que alguém está dizendo. Expressões como “tipo assim”, “ahh” ou “hummm”, quando usadas muitas vezes, demonstram nervosismo e inquietude. Para deixar uma pessoa constrangida, use “hummm” no meio ou no início das frases.
    • Se você já tem o costume de usar essas expressões, tente enfatizar e chamar atenção para isso sempre que possível.
    • E, se você sofre desse problema de verdade, tente falar mais devagar.
  4. [7] É muita indelicadeza esquecer o nome de alguém que você conhece. Mesmo lembrando do nome da pessoa, se quiser transformar o momento em uma situação desagradável, pronuncie errado intencionalmente.
    • Esse passo só vai funcionar se você não tiver muita proximidade. Se for alguém que você já conhece de longa data, a pessoa vai simplesmente achar que você é idiota.
  5. [8] Pessoas nervosas tendem a transformar qualquer coisa em um grande problema. Aproveite a chance se estiver tentando deixar alguém sem jeito.
    • Por exemplo: se você esbarrar em alguém, peça desculpas repetidas vezes e traga o assunto à tona posteriormente, mesmo que a outra pessoa já tenha esquecido. Assim você faz o problema parecer muito maior do que realmente é.
  6. [9] O próprio constrangimento pode causar mais embaraço. Durante um período de silêncio ou uma conversa que não esteja fluindo bem, diga algo como “que momento constrangedor”, e deixe o silêncio reinar. Assim, você joga para a outra pessoa a responsabilidade de fazer a conversa fluir, e ela certamente vai se sentir incomodada.
    • Em contrapartida, mencionar o desconforto numa conversa pode reverter a situação. Quando a pessoa fala honestamente, a tensão é aliviada para os dois lados. [10] Porém, se você quiser continuar botando lenha na fogueira, é só dar sequência aos comentários.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Criando situações embaraçosas

PDF download Baixe em PDF
  1. [11] Certas coisas que parecem constrangedoras em determinados contextos, são absolutamente normais em outros. Se você está buscando oportunidades para provocar, leve em conta o ambiente em que está inserido. Pense em uma situação regular que você pode transformar em embaraçosa ou indelicada. Nas bibliotecas, por exemplo, eles valorizam a paz e a tranquilidade. Tossir alto pode quebrar a calmaria.
  2. Se a possibilidade de tensão sexual se aplica a quem quer que você esteja tentando constranger, o contexto é o ideal para causar desconforto. Olhar para a pessoa de maneira maliciosa ou fazer comentários insinuantes (e.g. “você é tão linda”) vai deixar a pessoa constrangida rapidamente.
    • Se decidir fazer isso, respeite os limites. Deixar alguém constrangido pode ser divertido, mas você não vai querer rebaixar a sua reputação. Ameaças e contato físico estão proibidos. Você pode se dar mal se forçar a barra no contato físico – é melhor não testar sua sorte.
  3. Só pessoas mal-educadas têm o hábito de interromper o papo dos outros. Intrometa-se em uma conversa e comece a falar sobre outro assunto, de preferência em voz alta. Quanto maior o grupo, maior o constrangimento. Um exemplo: se as pessoas estiverem comentando sobre os planos para o final de semana, comece a falar sobre seu amor pelo minimalismo neoclássico. Vai deixar todo mundo sem graça.
  4. Uma das coisas que leva ao constrangimento é a falha na hora de levar em consideração a história de cada um. Se você entrar numa sala com headphones e cantando alto, vai atrapalhar. Se estiver na companhia de alguém e fizer isso em público, a pessoa vai se sentir envergonhada por estar com você.
    • Antes a música alta do que você cantando alto. Algo no estilo de Madonna é melhor do que Brian Eno ou Phillip Glass.
  5. Lapsos de ordem física, como tropeçar nas coisas ou quebrar algo, têm o poder de arruinar a paz do momento. Enquanto muitos tentam evitar uma situação assim, se você tem a intenção de passar a imagem de pessoa esquisita, esse é o seu momento de brilhar. Se derrubar algo (como uma bebida), aproveite e leve o máximo de tempo que puder para limpar. Transforme o pequeno acontecimento em um problema grandioso e peça desculpas várias vezes.
    • O efeito será ainda maior se o objeto quebrar.
  6. A esquisitice e a vergonha andam juntas. Se você estiver em público, pode usar o olhar de todo mundo que estiver ao redor contra quem você quer constranger. Se estiverem juntos em um restaurante, por exemplo, faça a maior cena. Quando todo mundo olhar para vocês, a pessoa vai se sentir culpada e envergonhada.
    • Observe os sinais para saber se a intensidade do constrangimento já é suficiente. Desviar o olhar para baixo e ficar com as bochechas vermelhas de vergonha são bons indicadores. [12]
    Publicidade

Dicas

  • O constrangimento é contagioso. Quando você se sente assim, as chances da outra pessoa se sentir do mesmo jeito são grandes. Com isso em mente, fazer algo que deprecia a si mesmo ajuda no objetivo de deixar a outra pessoa desconfortável.
  • Ser esquisito não deve ser visto como uma coisa ruim. Fazer alguém se sentir assim pode ser positivo ou negativo. Na verdade, pode ser muito bom, se feito com a melhor das intenções.
Publicidade

Avisos

  • Fazer alguém se sentir constrangido pode ser interpretado como uma coisa maldosa. Analise se as suas “pegadinhas” não causam nenhum dano à pessoa, porque, no fim das contas, você não vai querer deixar um clima ruim entre vocês.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 63 537 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade