Baixe em PDF
Baixe em PDF
Fazer uma ponte (ou bridge ) em um amplificador combina os canais disponíveis em um só canal com metade da resistência elétrica, medida em ohm (Ω). A ponte é bem comum em sistemas de som de carros, permitindo que um sinal mono mais forte seja enviado a um subwoofer.
Passos
-
O amplificador deve ter suporte à ponte. É possível confirmar essa informação no manual de instruções ou no próprio amplificador. Caso não a encontre, pesquise as especificações do aparelho no site do fabricante.
- Ao realizar a bridge em um amplificador, a resistência elétrica é cortada pela metade, podendo causar um superaquecimento. Consulte o manual (ou o site do fabricante) para ter certeza de que o amplificador realmente pode funcionar com a metade de ohms que ele usa atualmente.
- A maioria dos amplificadores possui um pequeno diagrama próximo aos canais com indicação dos terminais que devem ser usados para realizar a ponte. Se após pesquisar você descobrir que o amplificador não suporta a bridge , então não tente realizá-la . Ele já pode vir com esse procedimento feito internamente. Sendo assim, ao tentar realizá-lo de novo, você pode danificar o aparelho.
- Esteja ciente do fato de que, se o amplificador for estéreo (amplificação do lado direito e esquerdo), realizar a ponte vai transformá-lo em mono (amplificação em um só lado; direito ou esquerdo).
-
Conheça o leiaute do equipamento. Em um amplificador de dois canais, você deverá ver quatro terminais: um positivo (+) e um negativo (-) para o canal um e um positivo (+) e um negativo (-) para o canal dois. Cada terminal vai estar rotulado da seguinte forma:
- Canal 1
- "A" (positivo).
- "B" (negativo).
- Canal 2
- "C" (positivo).
- "D" (negativo).
- Canal 1
-
Conecte o amplificador a um alto-falante. Usando os cabos saindo do alto-falante, conecte o cabo positivo (vermelho) ao terminal A (o positivo do canal um) e o cabo negativo (preto) ao terminal D (o negativo do canal dois). Conecte-os da seguinte forma: desaperte o parafuso localizado no terminal, coloque o cabo entre as duas pequenas placas de metal e aperte o parafuso novamente para prender o cabo.
- Os cabos saindo do alto-falante são isolados com uma camada de plástico. Você vai precisar remover uma pequena parte dessa camada protetora (cerca de 2 cm) usando um cortador ou alicate para poder prendê-los nos terminais. [1] X Fonte de pesquisa
- Essa conexão combina a potência de dois canais separados, dobrando a potência de saída. [2] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Conheça o amplificador. Assim como no método anterior, você vai precisar saber se é possível realizar a bridge no seu amplificador de quatro canais. Tome as mesmas precauções, consulte o manual de instruções ou verifique as especificações no site do fabricante.
-
Conheça o leiaute do equipamento. Em um amplificador de quatro canais, você deverá ver oito terminais: os canais um ao quatro vão ter um terminal positivo (+) e um negativo (-) em cada. Cada terminal vai estar rotulado da seguinte forma:
- Canal 1
- "A" (positivo).
- "B" (negativo).
- Canal 2
- "C" (positivo).
- "D" (negativo).
- Canal 3
- "E" (positivo).
- "F" (negativo).
- Canal 4
- "G" (positivo).
- "H" (negativo).
- Canal 1
-
Conecte o amplificador ao primeiro alto-falante. Usando os cabos saindo do alto-falante, conecte o cabo positivo (vermelho) ao terminal A (o positivo do canal um) e o cabo negativo (preto) ao terminal D (o negativo do canal dois). O método de conexão é o mesmo citado anteriormente: afrouxe o parafuso localizado no terminal, coloque o cabo entre as duas pequenas placas de metal e aperte o parafuso novamente para prender o cabo.
- Após prender os cabos, o primeiro alto-falante vai estar conectado ao amplificador.
-
Conecte o amplificador ao segundo alto-falante. Seguindo o método anterior, mais uma vez use os cabos saindo do segundo alto-falante, mas desta vez conecte o cabo positivo (vermelho) ao terminal E (o positivo do canal três) e o cabo negativo (preto) ao terminal H (o negativo do canal quatro).Publicidade
Dicas
- Antes de tentar conectar qualquer coisa, consulte um profissional.
- Tente ficar um nível acima da resistência de valor mais baixo do amplificador. Por exemplo, se o amplificador diz aguentar 2 ohms, ajuste-o para produzir 4 ohms. Ao produzir uma resistência mais baixa do que a exibida, o amplificador pode desligar.
Publicidade
Avisos
- Seja extremamente cuidadoso ao realizar a ponte em um amplificador de quatro canais. Esse processo pode causar muita pressão no alternador ou alto-falante.
Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 73 195 vezes.
Publicidade