Baixe em PDF
Baixe em PDF
As pulseiras da amizade, feitas à mão com as cores de sua escolha, são uma lembrança bastante comum entre amigos. Dê esse presente para uma pessoa querida ou guarde-o para embelezar a sua coleção de joias. Se as suas habilidades forem especialmente refinadas, você pode até mesmo vender algumas delas! Comece aprendendo as técnicas básicas e, por fim, exercite a sofisticação agregando tranças, amuletos e contas.
Passos
-
Escolha várias linhas de bordar diferentes, em cores diversas. Você é o artista da vez, portanto, escolha quantas linhas quiser, desde que use três ou mais. Use a criatividade para escolher combinações que componham um padrão bonito: se você usar apenas uma cor, não será possível criar um padrão. [1] X Fonte de pesquisa
- Você precisará de quatro a seis linhas fazem uma pulseira estreita. Quanto mais opções escolher, mais larga a pulseira será.
-
Meça e corte a primeira linha. Corte uma linha com tamanho ligeiramente maior que a distância que vai da ponta do dedo até o ombro. Dessa forma, você terá o suficiente para que a pulseira se estenda ao redor do pulso em um padrão. É melhor que a linha seja comprida em vez de curta, então prefira um tamanho maior se estiver em dúvida.
-
Use a primeira linha para medir as outras. É importante ter uma pulseira bonita e alinhada. Segure a que acabou de cortar ao lado das outras e corte-as no mesmo tamanho.
-
Amarre as linhas em um nó e prenda-o em uma superfície firme. [2] X Fonte de pesquisa Você pode usar um alfinete para prender as linhas nas próprias calças, em um travesseiro ou em outra superfície de tecido que não será danificada. Se não for possível encontrar um local seguro, não é preciso ir além dos próprios pés! Amarre essa extremidade ao redor de um dos dedos dos pés, para maior estabilidade.
- Você pode também usar fita adesiva para prendê-la em uma superfície; se preferir, prenda-a em uma gaveta. No entanto, usar um alfinete é melhor pelo fato de evitar que a pulseira saia da posição adequada.
-
Espalhe as linhas. Antes de começar o artesanato com os nós, espalhe as linhas de modo que as cores estejam na ordem desejada para o padrão. Para deixar a extremidade com nó menos proeminente, tente não entrelaçar as linhas muitas vezes entre si.
-
Passe a primeira linha sobre a segunda, para amarrar um nó. Para realizar esse passo corretamente, é preciso fazer o nó simples, ou "meia-volta". [3] X Fonte de pesquisa
- Em primeiro lugar, passe a primeira linha sobre a segunda. Deixe um pouco da primeira sobre o outro lado para haver uma volta.
- Traga a primeira para trás da segunda e puxe-a por essa volta.
- Segure a segunda com firmeza enquanto puxa a primeira. Enquanto o faz, o nó se moverá para o topo da segunda linha. Pronto, você já terminou o primeiro nó: não é tão difícil assim, é?
-
Repita o nó com as outras linhas. Depois de feito o segundo nó com as primeiras duas linhas, você terá que usar a primeira para fazer dois nós na terceira, na quarta e assim por diante. Continue até que haja dois nós em cada linha. [4] X Fonte de pesquisa
- Puxe a linha apenas até sentir resistência. Tome o cuidado de não puxar demais! Se alguns nós estiverem mais fortes do que outros, a pulseira ficará proeminente e irregular em alguns lugares em vez de alinhada e bem feita. [5] X Fonte de pesquisa
- Continue a usar a primeira linha para dar nós sucessivos ao redor de cada outra, passando da esquerda para a direita, até tê-lo feito em todas as linhas, com a primeira estando agora na extremidade direita. [6] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Comece o processo novamente com a linha esquerda. Parabéns, você acaba de finalizar o primeiro round de nós! Prossigamos. A linha mais à esquerda será a nova primeira. Cada uma delas terminará na extremidade direita quando você terminar e, toda vez, você começará com uma nova cor. Repita a técnica de nós duplos com a linha esquerda, indo no mesmo sentido até que ela chegue a estar na direita. [7] X Fonte de pesquisa
-
Continue até a pulseira estar comprida o suficiente para o pulso. Você fez uma linda pulseira, mas é importante que ela sirva bem! Coloque-a no pulso e veja se há espaço suficiente para que você (ou a pessoa que a usará) consiga colocar dois dedos entre ela e o pulso.
-
Dê um nó na segunda ponta da pulseira. Ele não deve consumir nada do comprimento necessário no uso da pulseira.
-
Corte o excesso de linhas. Se ainda tiver muitas sobras, corte-as com uma tesoura.
-
Amarre a pulseira. Agora que deu o nó em ambas as extremidades, amarre-as juntas e comece a usar a pulseira! Para que fique mais justa, você pode pedir a um amigo que a amarre depois de colocada.Publicidade
-
Faça uma trança simples . Se quiser dar à pulseira um toque a mais, experimente fazer uma trança. Ela estará em alguma das pontas e, por isso, é importante iniciá-la antes de começar o padrão principal. Ajunte as linhas individuais em grupos de dois ou três de modo a ter essa quantidade com a qual fazer a sua trança (esquerda, centro, direita).
-
Cruze a linha direita sobre a central. Pegue a linha que está do lado direito e cruze-a sobre a que estiver no centro. Agora, ela terá se tornado a linha central. A seguir, pegue a que está do lado esquerdo e cruze-a sobre a que está no centro, tornando-a a linha central. [8] X Fonte de pesquisa
- Agora, basta repetir o padrão! Continue a sequência — direita sobre a central, esquerda sobre a central — até ter chegado ao comprimento desejado em sua trança, que deve ser de dois a três centímetros ou menos.
-
Amarre um nó antes de começar a trança principal. Quando chegar na quantidade desejada de tranças simples, de dois a três centímetros ou menos, amarre um nó antes de começar a trançar o padrão listrado.
-
Trance a outra ponta da pulseira. Depois de ter um bom comprimento do padrão listrado, finalize a pulseira com uma pequena seção da trança simples.
-
Acrescente amuletos ou contas à ponta da pulseira. Se você sente que ela precisa de algo a mais, amarre algum amuleto ou contas nos fios à medida em que avança. Dê um nó firme para firmá-los no lugar. [9] X Fonte de pesquisa
- Pronto! Dê a pulseira para um bom amigo, experimente vendê-la como produto ou guarde-a se ela for linda demais para ser abandonada.
Publicidade
Dicas
- Para ajudar os fios a se moverem mais suavemente no processo — e, possivelmente, evitar a quebra deles, se os estiver deixando bem justos —, revista-os com cera. Para isso, basta esfregá-los em uma vela.
- Escolha as cores com cuidado. Você pode usar as cores favoritas da pessoa ou, ainda, usar tonalidades que representem algo (como, por exemplo, vermelho para "amor", amarelo para "diversão" etc.).
- Coloque todas as linhas frouxas uma sobre a outra para descobrir se ficam bem em conjunto.
- Não faça os nós apertados ou frouxos demais. Se você deixar um nó muito apertado, ele pode se romper ou, ainda, o padrão pode ficar sem destaque. Por outro lado, o nó frouxo se desfará com facilidade.
- Tente fazer a pulseira em uma sessão para não se esquecer de onde você está. Se estiver preocupado em se esquecer das cores, anote-as.
- Se você fizer um nó duplo no lugar do simples, lembre-se de repetir esse procedimento em todos eles. Fazer dois nós em sequência em todas as linhas ajudará a deixar a pulseira alinhada e regular.
- Se a pulseira começar a parecer torcida, passe-a ou use um clipe de papel para mantê-la alinhada, movendo-o à medida em que você avança. Também é possível usar uma prancheta.
- Se fizer os nós ao contrário, lembre-se de que o ângulo do padrão estará também invertido. Você pode fazer uso disso para uma pulseira em formato de seta ou ziguezague.
- Caso você faça muitas delas, é possível vendê-las para ganhar dinheiro extra.
Publicidade
Avisos
- Não deixe a pulseira muito justa no pulso, pois é importante que a circulação não seja comprometida.
- Essas linhas costumam ser bastante finas, então seja cuidadoso para não amarrar nós no lugar errado. Se isso acontecer, não é o fim do mundo; você sempre pode usar uma tesoura ou um alfinete para desfazer um nó, mas esse é um processo tedioso e que, às vezes, pode desfazer ou quebrar a seção. É muito difícil desamarrar nós feitos com esses fios.
- Tente não prender os dedos nos nós ou embaraçar os fios.
Publicidade
Materiais Necessários
- Linhas de bordar;
- Tesoura;
- Alfinete, clipe ou fita adesiva;
- Contas ou amuletos (opcional).
Referências
- ↑ https://www.craftsy.com/blog/2014/12/hand-embroidery-thread/
- ↑ http://www.instructables.com/id/how-to-make-a-friendship-bracelet-1/
- ↑ http://www.animatedknots.com/halfhitch/#ScrollPoint
- ↑ http://www.instructables.com/id/how-to-make-a-friendship-bracelet-1/step5/start-the-knotting/
- ↑ http://www.instructables.com/id/how-to-make-a-friendship-bracelet-1/
- ↑ http://friendship-bracelets.net/tutorial.php?id=12
- ↑ http://www.instructables.com/id/how-to-make-a-friendship-bracelet-1/
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=qxJY4lna5q0
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=tM3-Mt_afNY
Publicidade