Baixe em PDF
Baixe em PDF
Uma rifa é uma espécie de sorteio onde os participantes compram números em troca de uma chance de ganhar um prêmio. O prêmio é entregue depois que um dos números é retirado de maneira aleatória. Este tipo de sorteio pode estar sujeito às leis de cada país.
Passos
-
Verifique as agências governamentais do país para saber se é legal fazer uma rifa. Alguns proíbem esta prática. Já outros têm leis sobre quantas rifas organizações não-governamentais podem fazer por ano e os tipos de prêmios permitidos. Consulte as leis a este respeito ou, melhor ainda, a depender da proporção de sua rifa, fale com um advogado. No Brasil, interpreta-se que rifa é contravenção penal, pois é interpretada como jogos de azar. Apesar disso, a fiscalização por trás do tema é bem escassa.
- Evite prêmios que possam causar problemas legais. Qualquer valor muito alto pode chamar a atenção do governo. [1] X Fonte de pesquisa Evite também prêmios que são controlados de perto ou ilegais, como álcool, tabaco e armas de fogo.
-
Defina as regras da sua rifa. Você pode ter problemas legais se alguém que perdeu o sorteio processar a instituição. Se as regras estiverem claramente estabelecidas, é possível atenuar conflitos.
- Cite a provisão das leis do país nas regras da rifa. Por exemplo: “Esta rifa será feita de acordo com as leis do (coloque o nome do país) de acordo com (especifique)”.
- Escreva as regras em bom português. Por exemplo: "Os participantes compram um número, que é então colocado em uma caixa e depois sorteado”. Use o senso comum ao fazer as regras da sua rifa.
- Deixe claro que sua organização tem regras para a entrega de prêmios. Por exemplo, se um número for sorteado e ninguém reclamar o prêmio, outro número será sorteado.
- Deixe claro nas regras se os participantes precisam estar presentes na hora do sorteio.
-
Decida qual será o prêmio. Todas as rifas prometem premiar pelo menos um vencedor ao final do sorteio. Pode haver mais de um prêmio ou até mesmo níveis de premiação (primeiro, segundo, terceiro) a serem feitos na ordem de sorteio.
- Você pode fazer parcerias com comerciantes locais para que eles doem prêmios. [2] X Fonte de pesquisa Isto fará sua organização poupar dinheiro. Vá até o shopping mais próximo e fale com os gerentes de cada loja para solicitar prêmios.
- Cartões presente de lojas populares são ótimos prêmios. Dessa forma, você dá um prêmio que o ganhador vai escolher na loja.
-
Imprima os números. Os bilhetes de rifa precisam de certas informações, independentemente do evento ou da organização:
- Use seu processador de texto preferido para imprimir os bilhetes. [3] X Fonte de pesquisa
- De um lado do bilhete (o coto), liste as seguintes informações da organização/evento: nome da organização, endereço, número de telefone, lista de prêmios, nome do evento, data do sorteio e site.
- Do lado oposto do bilhete, dê espaço para os participantes preencherem seus dados: nome, endereço, número de telefone e endereço de e-mail.
- Os bilhetes podem ter números ou não. Algumas leis exigem que eles tenham, então estude-as antes de imprimi-los.
Publicidade
-
Venda os bilhetes. Peça que cada participante preencha seus dados e destaque um bilhete. Você deve ficar com a parte que tem os dados, e o participante, o coto com o número e as informações da rifa. Há diversos lugares para fazer a venda dos bilhetes:
- De porta em porta. Os membros da organização e seus familiares podem bater nas portas dos moradores da região e convidá-los a participar.
- Pela internet. Promover a rifa pela internet é uma boa forma de atingir um público maior sem precisar de tantas pessoas para fazer visitas de porta em porta (mas é preciso verificar as leis para ter certeza que uma rifa online está de acordo com as regras governamentais).
- Vitrines. Lojas e boutiques locais, especialmente as que estão doando prêmios, podem estar dispostas a colocar anúncios na vitrine ou em portas.
- Imprima anúncios. Colocar propagandas baratas em jornais e revistas locais é uma boa forma de envolver a comunidade.
- Mesas. As mesas na parte de fora de lojas locais, shows de arte, feiras e festivais são uma boa forma de vender bilhetes de rifa.
- Evento de arrecadação de fundos. Venda os bilhetes no mesmo evento no qual a rifa será sorteada.
-
Faça o sorteio. O sorteio geralmente é feito no final de eventos de arrecadação de fundos depois de vender o máximo de bilhetes possível. Simplesmente peça para uma determinada pessoa tirar um bilhete entre todos e então anunciar o nome e número do vencedor.
- Mantenha a caixa com os bilhetes em um local seguro para evitar que alguém cometa uma fraude. Acredite ou não, algumas pessoas tentam “burlar as regras” em rifas beneficentes.
- Misture os bilhetes para que o sorteio não seja influenciado pela ordem de colocação deles.
-
Entre em contato com os ganhadores que não reclamaram os prêmios da rifa. É preciso ter certeza de que os felizardos receberam seus prêmios.
- Felizmente, você tem as informações de contato deles preenchida no bilhete.
- Às vezes, os vencedores devem estar presentes para receber o prêmio. Se este for o caso, deixe claro nas regras da rifa.
Publicidade
Dicas
- Considere ter níveis de prêmios. Por exemplo, o primeiro sorteado ganha o “grande prêmio”. O segundo bilhete sorteado ganha um prêmio menos cobiçado e assim por diante.
- Ao fazer uma rifa para caridade, é costumeiro que os comércios locais doem produtos e serviços como prêmio do sorteio.
- Se a sua organização pretende fazer rifas regularmente, comprar um software para rifas é mais custo benéfico do que pagar a impressão de bilhetes em gráficas.
Publicidade
Avisos
- Nem todos os países permitem rifas. Pesquise as leis do seu para ter certeza de que não as está infringindo.
Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 315 498 vezes.
Publicidade