PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A saia de cama é uma roupa de cama tradicional que cobre a base e vai até o chão. Elas existem em diversos modelos e podem ser feitas à mão ou compradas. Você não precisa ser profissional da moda para conseguir fazer as saias de cama; na verdade, o processo é bem fácil e realizável até pelos costureiros menos experientes.

Método 1
Método 1 de 2:

Costurando a sua própria saia de cama

PDF download Baixe em PDF
  1. Tire as medidas da largura e comprimento da sua cama, além da altura do chão até o topo da base. Para fazer a saia, você vai precisar de 2 pedaços de tecido com a medida do comprimento pela altura, 1 com a medida da largura pela altura e 1 com a medida da largura pelo comprimento para cobrir a superfície da sua base.
    • Ponha 2,5 cm a mais nas medidas de largura e comprimento e 3 cm na de altura para dar sobra para a costura. Você agora tem as medidas que utilizará nos pedaços de tecido.
  2. Se quer fazer uma saia de cama lisa, use as medidas que já tem. Porém, para uma saia de babados, você precisa considerar o volume; determine-o. O volume duplo é leve, enquanto o triplo é bastante cheio. Multiplique as supostas medidas da largura dos pedaços de tecido pelo número de vezes que quer que o volume seja aumentado. Use as dimensões resultantes na hora de realmente cortar os pedaços.
  3. Lave e seque antes de tudo para evitar que ele encolha mais tarde e prejudique seus cálculos, depois passe de maneira a deixar o tecido liso e sem dobras. Meça e trace os pedaços usando uma régua e caneta para tecido.
  4. Você deve ter um total de 4 pedaços desenhados para cortar (3 para a saia e 1 para a cobertura).
  5. Dobre a barra dos três pedaços que comporão a saia em 1,25 cm, deixando o verso do tecido escondido para criar a bainha. Faça o mesmo com as laterais dos comprimentos e uma das larguras do pedaço de cobertura. Faça ponto reto ao longo das dobras para dar um acabamento discreto à sua bainha. Isso também evitará que a saia da cama se esfiape com o tempo.
  6. Se está fazendo uma saia de cama lisa, então não precisa fazer nada antes de costurar os pedaços no tecido principal de cobertura. Se pretende fazer uma saia com babados, sera necessário franzir os pedaços antes de costurá-los na cobertura. Para fazê-lo:
    • Coloque a máquina no ponto zigue-zague mais longo que houver. Você costurará com ponto de cerca de 1,25 cm na extremidade oposta à bainha.
    • Coloque linha de algodão de crochê no centro do calcador para que a costura vá cercando o fio. Tome cuidado para não costurar a linha, já que precisará puxá-la pelo caminho zigue-zague para franzir o tecido.
    • Costure por todo o comprimento do tecido.
    • Puxe o fio de crochê de qualquer uma das extremidades para franzir o tecido até que fique na largura ou comprimento adequado.
    • Ajuste os franzidos até que fiquem igualmente espaçados.
    • Costure em ponto reto sobre borda franzida para fixar os babados.
  7. Utilizando somente os tecidos da saia, alfinetes e começando da bainha, prenda a extremidade vertical de cada pedaço do comprimento à extremidade vertical dos tecidos da largura, com as faces certas de encontro. Deixando 1,25 cm de espaço entre a costura e a borda, junte os tecidos costurando-os sobre as extremidades verticais presas. Quando terminar, terá uma longa saia de cama que envolve toda a circunferência da cama (com exceção da cabeceira).
  8. Estenda o tecido sobre o lugar adequado. Ele deve cobrir toda a base da cama e se estender sobre a borda ainda não finalizada da saia. Usando alfinetes, vá prendendo o tecido de cobertura na saia por todo o contorno. Costure ao longo da borda do tecido nos três lados em que está delimitado pela saia usando um ponto reto tradicional. Deixe uma sobra de 1,25 cm entre a costura e a borda.
  9. Com todos os tecidos costurados adequadamente, coloque a saia de cama sobre a base para fazer a prova. Se tudo pousar suavemente no lugar certo, então ela está pronta! Se não, remova a peça e faça os ajustes necessários. [1]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Usando alternativas inteligentes

PDF download Baixe em PDF
  1. Se não gosta de costurar e quer uma saia de cama rápida e fácil, você pode usar um lençol com elástico como opção. Simplesmente coloque o lençol sobre a base da cama ao invés de colocá-lo no colchão e puxe o elástico, empurrando-o para baixo da base. Pronto! Você acaba de cobri-la perfeitamente com um lençol que já combina com a sua roupa de cama e decoração. [2]
    • Usar um lençol com elástico não cobrirá a parte debaixo da cama, o que significa que qualquer coisa deixada sob ela ficará exposta.
  2. Se quer fazer o modelo com babados que cubra a parte debaixo da cama sem ter que costurar uma saia, você pode simplesmente fixar algum tecido no local. Meça o contorno da cama e a altura do chão até o topo da base, e corte uma longa faixa de tecido com essas dimensões. Prenda com alfinetes na borda. Procure colocá-los mais na superfície da base, para que quando o colchão for colocado, não deixe à mostra que a saia está simplesmente fixada sem costura.
  3. A última alternativa fácil e sem costura para ter uma saia de cama semelhante à tradicional é usar um tecido grande o suficiente para cobrir toda a base da cama e se estender até o chão. A melhor opção para isso, sem ter que gastar muito dinheiro? Um tecido de cobertura. Uma proteção de linho cobre uma cama queen size ou menor e tem sobra suficiente para chegar até o chão. Simplesmente estenda a cobertura sobre sua base e ponha alfinetes no contorno para fixá-la. Acabou! [3]
    Publicidade

Dicas

  • Quando for costurar saia de cama, coloque os alfinetes na horizontal em relação à borda, para que possa passar sobre eles ao invés de retirá-los enquanto faz a costura.
  • Experimente usar um lençol velho para fazer a cobertura da base de modo a economizar dinheiro e tempo com medições e cortes.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Tecido.
  • Ferro de passar roupa.
  • Tábua de passar roupa.
  • Régua.
  • Caneta de tecido.
  • Tesoura de tecido.
  • Máquina de costura.
  • Linha.
  • Linha de algodão de crochê.
  • Alfinetes.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 151 371 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade