Baixe em PDF
Baixe em PDF
A teia de aranha é a decoração ideal para o Halloween, para projetos sobre aracnídeos e para a criação de cenários para peças de teatro. Existem diversas técnicas que podem ser utilizadas para a criação de uma teia falsa de aranha; escolha a que mais agradar de acordo com os materiais disponíveis e a dificuldade do projeto.
Passos
-
Prepare os materiais. Escolha onde colocará a teia de aranha e meça o local para descobrir qual o tamanho necessário para o barbante. Lembre-se de que quanto maior o local, maior será a teia. [1] X Fonte de pesquisa Você pode utilizar um barbante de qualquer cor, se quiser, mas os melhores resultados serão com a linha branca.
-
Corte a linha e monte a estrutura da teia. Para começar, você precisará de dois pedaços de barbante, corte-os de acordo com o tamanho desejado para a teia; os pedaços vão se cruzar no centro da teia, formando a estrutura inicial dela em um formato de cruz. [2] X Fonte de pesquisa O comprimento das linhas dependerá do local onde a teia vai ser pendurada, portanto, meça tudo direitinho.
- Por exemplo, se quer pendurar a teia entre duas árvores, o espaço entre os troncos é o que definirá o comprimento da teia. Se vai pendurar a teia em uma porta, a largura da porta é o limite.
- Você pode fixar a estrutura da teia com fita adesiva ou pregos. [3] X Fonte de pesquisa
-
Acrescente mais linhas. Corte mais alguns pedaços de barbante e amarre-os no suporte (as árvores ou a porta, nos exemplos acima) e no centro da estrutura da teia. Ao terminar, você terá oito pontas de linha formando a base da teia.
- Oito pontas devem ser suficientes. Se quiser, acrescente mais.
-
Trance a teia. Começando no centro (onde as duas primeiras linhas se cruzam), passe uma nova peça de barbante, formando uma espiral. Sempre que cruzar uma das linhas de suporte, dê um nó para fixar a forma da teia. [4] X Fonte de pesquisa
- Deixe um espaço entre os nós para criar um visual mais relaxado e natural, como em uma teia de verdade.
- Quando a linha que está trançando acabar, amarre a ponta dela, pegue outro pedaço de barbante e continue.
- Não se esqueça de deixar as linhas levemente esticadas para que elas não fiquem caídas.
-
Dê os toques finais. Corte as pontas soltas, aperte os nós que estiverem frouxos e dê uma geral na teia. Quando a espiral chegar na borda da teia, faça os ajustes necessários para finalizar o projeto.
- Ao cortar as pontas soltas, alguns pedaços da teia podem precisar de reforço. Use cola para fixar qualquer parte solta. Por secar rapidamente e funcionar bem com tecidos, a cola quente é ideal. [5] X Fonte de pesquisa
-
Acrescente as aranhas. Compre brinquedos de plástico ou de tecido para colar na teia e dar uma aparência horripilante. Se preferir, crie suas próprias aranhas com hastes de chenille.Publicidade
-
Separe três hastes para a estrutura de cada teia. As hastes, também conhecidas como limpadores de cachimbo, são arames dobráveis cobertos com um tecido fofo. Dê preferência para as hastes brancas ou pretas.
- Se quiser ousar na decoração, experimente hastes de outras cores.
- As hastes podem ser encontradas em lojas de materiais para artesanato.
-
Monte a estrutura da teia. Trance duas hastes no centro, formando um "X" entre elas. Torça a terceira haste no centro do "X", criando uma forma que lembra um floco de neve. [6] X Fonte de pesquisa
- Abra as hastes em um círculo, com espaços uniformes entre elas, para formar a estrutura da teia.
- Se estiver com dificuldade para fixar as hastes torcendo-as, cole-as com cola quente.
-
Crie os fios restantes da teia. Pegue uma quarta haste e fixe-a em uma das hastes estruturais do Passo anterior, a cerca de dois dedos de distância do "X" central. Torça a haste para fixá-la no local e iniciar o trançado.
-
Continue trançando as hastes seguindo a estrutura montada anteriormente. Sempre que a haste alcançar uma linha estrutural, torça-a para fixá-la no lugar.
- Tome cuidado para não puxar as hastes e acabar removendo a cobertura fofinha de chenille.
- Continue trançando as hastes para criar a espiral da teia. Sempre que uma haste acabar, basta pegar uma nova, trançá-la no mesmo lugar e continuar.
-
Dê os toques finais. Ao terminar de enrolar todas as hastes, apare as pontas soltas com uma tesoura afiada. Existem duas opções de finalização:
- Deixe as hastes estruturais irem um pouco além da espiral de teia para criar um visual mais caricato e irregular para a decoração.
- Trance as hastes contornando a estrutura da teia para criar um visual mais bem acabado e certinho.
Publicidade
-
Procure toalhinhas de papel rendado. Também conhecidas como "doily", tratam-se de peças de crochê com padrões diversos e muito espaço vazio no meio — assim como as teias de aranha. [7] X Fonte de pesquisa Se possível, procure um padrão que já lembre uma teia de aranha, mas não esquente a cabeça se não encontrar nenhum.
- O papel rendado pode ser encontrado em brechós e lojas de materiais para artesanato.
- Se for utilizar um papel rendado que encontrou em casa, lave-o e seque-o antes.
-
Pinte a toalhinha de preto. Coloque o papel sobre uma superfície e borrife algumas demãos de tinta spray preta para colori-lo completamente. Deixe secar bem e repita do outro lado. Ao terminar, pendure a toalhinha para secar. [8] X Fonte de pesquisa
- Faça a pintura em um ambiente com boa ventilação e cubra a superfície de trabalho com papelão ou jornal para evitar manchas.
-
Cole as toalhinhas sobre um pano de fundo, como uma cortina de plástico ou de tecido.
- Espace-as bem para formar a impressão de que são várias teias de aranha penduradas. Use quantas toalhinhas desejar e fixe-as com linha preta ou cola quente.
-
Acrescente alguns fios soltos para tornar as teias mais realistas. Conecte duas teias com uma linha preta. Não exagere; bastam algumas linhas para criar um efeito de teia solta real.
-
Pendure a cortina. Use uma linha para fixá-la no lugar desejado, como se as aranhas tivessem prendido a cortina no meio das teias. Pendure-a na frente de uma boa fonte de luz, como uma janela ou claraboia, para criar um efeito bacana.Publicidade
-
Compre o morim. Trata-se de um pano leve e fino de algodão que lembra bastante uma gaze [9] X Fonte de pesquisa e que pode ser encontrado em lojas de tecido ou de materiais para artesanato.
-
Meça e pendure o pano. Meça a área onde deseja colocar a teia de aranha para poder cortar o tecido de acordo com o tamanho disponível. Prenda o morim no lugar com alfinetes ou cola quente.
-
Corte o tecido verticalmente. O morim é excelente para a criação de teias antigas e mal-acabadas. Após pendurar o tecido na parede, corte-o verticalmente, dividindo-o em tiras irregulares.
-
Rasgue o tecido. Faça furos e rasgos irregulares nas tiras de tecido; quanto mais detonado ele ficar, melhor será a aparência da teia.
-
Dê os toques finais. Esfregue as pontas dos tecidos entre as mãos para desgastar as bordas da teia e cole aranhas de brinquedo para finalizar o projeto. [10] X Fonte de pesquisaPublicidade
Dicas
- Não é preciso criar apenas teias brancas. Se quiser dar um pouco mais de profundidade à decoração, use um spray de tinta cinza. Para criar um visual mais estranho, pinte a teia com spray laranja, amarelo ou de alguma cor fluorescente.
- Se preferir, crie a teia de barbante sobre uma superfície de qualquer material em vez de pendurá-la no ar. Em vez de amarrar as linhas de barbante, cole-as ou grampeie-as na superfície desejada. Na hora da espiral, passe a linha de barbante, trançando-a e fixando-a com alfinetes sempre que ela alcançar a estrutura externa da teia. Use quantos alfinetes forem necessários para fixar as linhas de barbante; use modelos da mesma cor da linha para torná-los menos evidentes.
- Se quiser dar um ar mais fantasmagórico para as teias de morim, coloque um ventilador no cômodo para que a teia se movimente lentamente.
Publicidade
Avisos
- Sempre utilize tintas spray em ambientes ventilados. Nunca borrife um spray próximo de crianças ou animais para evitar a inalação acidental.
- Mantenha materiais inflamáveis — como o barbante, o papel e o morim — longe de fontes de calor como velas e aquecedores.
- Não pendure uma teia de barbante de modo que ela bloqueie a passagem de alguém, principalmente se a teia for grande. Trombar com a teia presa não será nada legal.
Publicidade
Materiais Necessários
Teia de barbante :
- Linha de barbante (qualquer tipo de linha grossa funciona);
- Cola para tecido (a cola branca e a cola quente também podem funcionar);
- Tesoura.
Teia de hastes de chenille :
- 12 hastes de chenille de 30 cm brancas ou pretas (também conhecidas como limpadores de cachimbo);
- Tesoura;
- Cola quente (se necessário).
Teia de papel rendado :
- Toalhinha de papel rendado (doily);
- Toalha de plástico transparente;
- Tinta spray preta;
- Proteção para a superfície de trabalho;
- Linha preta;
- Tesoura.
Teia de morim :
- Morim;
- Tesoura;
- Tachas ou cola.
Referências
- ↑ http://www.decoist.com/2013-10-02/diy-halloween-decorations-spider-web/
- ↑ http://www.homedit.com/diy-halloween-yarn-spider-web/
- ↑ http://www.homedit.com/diy-halloween-yarn-spider-web/
- ↑ http://www.animatedknots.com/overhand/# ScrollPoint
- ↑ http://www.dreamalittlebigger.com/post/glue-guide-use-the-right-glue-for-the-job.html
- ↑ http://www.creativekidsathome.com/activities/activity_91.shtml
- ↑ http://www.wisegeek.com/what-are-doilies.htm
- ↑ http://www.mysocalledcraftylife.com/2012/10/18/13-days-of-halloween-doily-spiderweb-corbels/
- ↑ http://simmerandboil.cookinglight.com/2015/08/08/what-is-a-cheesecloth-where-can-i-buy-it/
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 189 666 vezes.
Publicidade