PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Os soluços são provocados por uma série de motivos. Alguns deles são bem conhecidos, como a expansão estomacal, mas outros ainda são um mistério. Soluços são chatos e incômodos e a melhor maneira de evitá-los é se informar sobre as causas conhecidas. Acredite, há vezes em que soluçar é simplesmente inevitável.

Método 1
Método 1 de 3:

Comendo ou bebendo

PDF download Baixe em PDF
  1. Água com gás, refrigerante e outras bebidas carbonatadas podem causar soluço. [1] Bebê-la rapidamente aumentará ainda mais as chances de ele ocorrer.
  2. Pão, bolacha água e sal, farofa, enfim. Coma algo bem seco e não tome água. O soluço ocorre com o desequilíbrio na quantidade de líquidos do corpo, o que perturba o diafragma.
  3. Comer comidas mais apimentadas do que de costume pode irritar os nervos da garganta e do estômago, gerando os soluços. [2] Cuidado, pois além do soluço, comer mais pimenta do que está habituado pode fazer mal para seu estômago.
    • Isso não acontece com todo mundo.
  4. Uma causa do soluço é a mudança brusca de temperatura no estômago, o que pode ser desencadeado bebendo um gole de algo quente, seguido por algo gelado. [3] Alternar a temperatura de alimentos dessa maneira e comê-los rapidamente também tem esse poder.
    • Não faça isso de propósito; o choque térmico pode prejudicar seus dentes permanentemente, pois o esmalte pode trincar. Não faça isso de jeito nenhum se tiver implantes dentários de porcelana ou se seus dentes forem sensíveis ao frio ou ao calor.
  5. Um clássico universal de qualquer arte é retratar os ébrios sempre soluçando e arrastando a fala e existe um motivo para isso; ingerir álcool em excesso realmente provoca soluços. [4]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Usando outros meios para desencadear soluços

PDF download Baixe em PDF
  1. Encha a boca de ar, feche-a e engula. Uma equipe de pesquisa testou essa hipótese e ela se provou verdadeira; a intenção era averiguar se o soluço é uma reação do corpo para deslocar grandes porções de comida da região do esôfago. [5]
    • Para simular isso, uma boa quantidade de pão bastaria. Não tente provocar soluços através do excesso de comida, pois você pode sofrer um engasgo sério.
    • Além do mais, comer demais também causa sensação de estufamento, o que é péssimo para o estômago e outros sistemas do corpo.
  2. Algumas pessoas conseguem arrotar quando querem e várias vezes seguidas, resultando em um acesso de soluços; outra maneira de fazer isso é sugar o ar rapidamente para o fundo da garganta. Isso faz com que a abertura dela (ou glote) seja forçada a abrir e fechar rapidamente. Fazer isso de propósito também não é uma boa ideia. [6] Esse movimento é o mesmo dos soluços e é isso que os provoca.
    • Para sentir sua glote, diga “oh, oh”. [7] Entender onde ela fica pode reduzir as chances de lesioná-la através de esforços mal empregados, como arrotar de propósito ou gritar demais.
  3. Como dito anteriormente, o choque térmico provoca alguns nervos, que podem desencadear soluços. [8] Essa técnica é similar à dos alimentos e bebidas com temperaturas diferentes.
    • Outros efeitos do choque térmico são urticária e inchaços na pele.
  4. O nervosismo e a euforia são duas sensações que podem mexer com vários sistemas do corpo, causando reações físicas como o soluço. [9] Essa é a última técnica que pode funcionar para provocar soluços em si mesmo. Não é comum ter soluços causados por emoções, mas não custa nada tentar. Portanto, assista um suspense, jogue um videogame de terror, pratique um esporte que o deixe energizado, qualquer coisa que o deixe cheio de adrenalina.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Compreendendo as doenças que causam soluços

PDF download Baixe em PDF
  1. Várias doenças do sistema gastrointestinal, como obstrução ou inflamação intestinal e refluxo gastroesofágico causam soluços. [10] Essas doenças podem ser causadas por uma dieta pobre em fibras, falta de atividade física, viajar, dieta rica em laticínios, estresse e gravidez. [11]
  2. Doenças como pleurisia, pneumonia e asma podem desencadear soluços, pois forçam as vias respiratórias e influenciam o diafragma nesse processo. [12] Elas também são causadas por diversos fatores:
    • Genética.
    • Inalação de substâncias tóxicas (fumaça de cigarro, de carros, vapores tóxicos, etc.).
    • Acidentes.
  3. Lesões cerebrais causadas por traumas, tumores cerebrais e derrames causam soluços. Além do aspecto físico, o estado mental também influencia; luto, excitação, ansiedade, estresse, histeria e choque são todas causas possíveis para uma crise de soluços.
    Publicidade

Avisos

  • A maioria dessas técnicas pode causar reações desagradáveis, ainda mais se feitas repetidamente. Se você não se sente bem, se tem problemas digestivos ou refluxo, não as tente.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 37 407 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade