Baixe em PDF
Baixe em PDF
Os soluços são provocados por uma série de motivos. Alguns deles são bem conhecidos, como a expansão estomacal, mas outros ainda são um mistério. Soluços são chatos e incômodos e a melhor maneira de evitá-los é se informar sobre as causas conhecidas. Acredite, há vezes em que soluçar é simplesmente inevitável.
Passos
-
Beba algo com gás. Água com gás, refrigerante e outras bebidas carbonatadas podem causar soluço. [1] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte Bebê-la rapidamente aumentará ainda mais as chances de ele ocorrer.
-
Coma algo seco sem beber água. Pão, bolacha água e sal, farofa, enfim. Coma algo bem seco e não tome água. O soluço ocorre com o desequilíbrio na quantidade de líquidos do corpo, o que perturba o diafragma.
-
Coma pratos apimentados. Comer comidas mais apimentadas do que de costume pode irritar os nervos da garganta e do estômago, gerando os soluços. [2] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte Cuidado, pois além do soluço, comer mais pimenta do que está habituado pode fazer mal para seu estômago.
- Isso não acontece com todo mundo.
-
Mude a temperatura de sua bebida. Uma causa do soluço é a mudança brusca de temperatura no estômago, o que pode ser desencadeado bebendo um gole de algo quente, seguido por algo gelado. [3] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte Alternar a temperatura de alimentos dessa maneira e comê-los rapidamente também tem esse poder.
- Não faça isso de propósito; o choque térmico pode prejudicar seus dentes permanentemente, pois o esmalte pode trincar. Não faça isso de jeito nenhum se tiver implantes dentários de porcelana ou se seus dentes forem sensíveis ao frio ou ao calor.
-
Beba sem moderação. Um clássico universal de qualquer arte é retratar os ébrios sempre soluçando e arrastando a fala e existe um motivo para isso; ingerir álcool em excesso realmente provoca soluços. [4] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fontePublicidade
-
Engula bastante ar. Encha a boca de ar, feche-a e engula. Uma equipe de pesquisa testou essa hipótese e ela se provou verdadeira; a intenção era averiguar se o soluço é uma reação do corpo para deslocar grandes porções de comida da região do esôfago. [5] X Fonte de pesquisa
- Para simular isso, uma boa quantidade de pão bastaria. Não tente provocar soluços através do excesso de comida, pois você pode sofrer um engasgo sério.
- Além do mais, comer demais também causa sensação de estufamento, o que é péssimo para o estômago e outros sistemas do corpo.
-
Force-se a arrotar. Algumas pessoas conseguem arrotar quando querem e várias vezes seguidas, resultando em um acesso de soluços; outra maneira de fazer isso é sugar o ar rapidamente para o fundo da garganta. Isso faz com que a abertura dela (ou glote) seja forçada a abrir e fechar rapidamente. Fazer isso de propósito também não é uma boa ideia. [6] X Fonte de pesquisa Esse movimento é o mesmo dos soluços e é isso que os provoca.
- Para sentir sua glote, diga “oh, oh”. [7] X Fonte de pesquisa Entender onde ela fica pode reduzir as chances de lesioná-la através de esforços mal empregados, como arrotar de propósito ou gritar demais.
-
Tome um banho e mude a temperatura bruscamente. Como dito anteriormente, o choque térmico provoca alguns nervos, que podem desencadear soluços. [8] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte Essa técnica é similar à dos alimentos e bebidas com temperaturas diferentes.
- Outros efeitos do choque térmico são urticária e inchaços na pele.
-
Ative sentimentos repentinos. O nervosismo e a euforia são duas sensações que podem mexer com vários sistemas do corpo, causando reações físicas como o soluço. [9] X Fonte de pesquisa Essa é a última técnica que pode funcionar para provocar soluços em si mesmo. Não é comum ter soluços causados por emoções, mas não custa nada tentar. Portanto, assista um suspense, jogue um videogame de terror, pratique um esporte que o deixe energizado, qualquer coisa que o deixe cheio de adrenalina.Publicidade
-
Problemas intestinais. Várias doenças do sistema gastrointestinal, como obstrução ou inflamação intestinal e refluxo gastroesofágico causam soluços. [10] X Fonte de pesquisa Essas doenças podem ser causadas por uma dieta pobre em fibras, falta de atividade física, viajar, dieta rica em laticínios, estresse e gravidez. [11] X Fonte Confiável Cleveland Clinic Ir à fonte
-
Problemas respiratórios. Doenças como pleurisia, pneumonia e asma podem desencadear soluços, pois forçam as vias respiratórias e influenciam o diafragma nesse processo. [12] X Fonte Confiável PubMed Central Ir à fonte Elas também são causadas por diversos fatores:
- Genética.
- Inalação de substâncias tóxicas (fumaça de cigarro, de carros, vapores tóxicos, etc.).
- Acidentes.
-
Problemas cerebrais. Lesões cerebrais causadas por traumas, tumores cerebrais e derrames causam soluços. Além do aspecto físico, o estado mental também influencia; luto, excitação, ansiedade, estresse, histeria e choque são todas causas possíveis para uma crise de soluços.
- Isso pode acontecer tanto com crianças quanto com adultos, mas é bastante raro. [13] X Fonte Confiável PubMed Central Ir à fonte
Publicidade
Avisos
- A maioria dessas técnicas pode causar reações desagradáveis, ainda mais se feitas repetidamente. Se você não se sente bem, se tem problemas digestivos ou refluxo, não as tente.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/hiccups/basics/causes/con-20031471
- ↑ http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/hiccups/basics/causes/con-20031471
- ↑ http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/hiccups/basics/causes/con-20031471
- ↑ http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/hiccups/basics/causes/con-20031471
- ↑ http://gut.bmj.com/content/41/5/590.full
- ↑ http://dujs.dartmouth.edu/spring-2009/why-do-we-hiccup
- ↑ http://dujs.dartmouth.edu/spring-2009/why-do-we-hiccup
- ↑ http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/hiccups/basics/causes/con-20031471
- ↑ http://kidshealth.org/kid/talk/qa/hiccup.html
- ↑ http://www.merckmanuals.com/professional/gastrointestinal-disorders/symptoms-of-gi-disorders/hiccups
- ↑ https://my.clevelandclinic.org/health/diseases_conditions/hic_gastrointestinal_disorders
- ↑ http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3555588/
- ↑ http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4140000/
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 37 407 vezes.
Publicidade