Baixe em PDF Baixe em PDF

Sair sozinho pode ser assustador. Muitas pessoas sentem-se inseguras quando saem sozinhas, seja para uma viagem ou só para uma festa. Sentir-se inseguro pode impedir que você divirta-se, ou mesmo impedir que saia de casa. Então, como sair sozinho e sentir-se confiante o tempo todo? Continue lendo para aprender.

Método 1
Método 1 de 3:

Chegando Lá

Baixe em PDF
  1. Assim, algum parente ou amigo saberá onde e quando começar a procurar por você e preocupar-se, se acontecer algo. Você não precisa deixar nada muito detalhado, mas um mapa da rota que pretende fazer será interessante para que a pessoa saiba onde procurá-lo caso não apareça. Você conseguirá aumentar sua confiança se souber que tomou essa simples precaução. [1]
    • Antes de sair para encontrar seus amigos, ligue ou mande uma mensagem para eles para que saibam que está a caminho. Assim, saberão que algo aconteceu caso você não apareça.
    • Quando chegar, avise um amigo ou parente.
  2. Se estiver dirigindo sozinho para algum lugar, precisa verificar se tem um estepe caso o pneu fure e que não há nenhuma luz estranha acesa em seu painel. Você também deve levar o cartão de seu seguro com você, assim como um telefone celular carregado. Encha o tanque antes de sair.
    • Se checar que tudo está em ordem antes de sair, terá mais tranquilidade.
  3. Antes de sair do carro, pense em onde ele está estacionado. É um lugar visível? Deve ser, se estiver sozinho. Evite parar em lugares escuros ou muito distantes de seu destino. Lembre-se de onde estacionou, isso é muito importante. Faça um mapa mental do caminho do carro até seu destino, veja se há alguém na rua e pegue suas coisas rapidamente. [2]
    • Quando sair do carro, verifique se o trancou e se não deixou nada que possa chamar atenção (como a mochila de um notebook ou um iPad). Ande de maneira firme diretamente para a porta e entre imediatamente.
    • Andar devagar pela rua não é uma boa ideia, pois permite que pessoas suspeitas veja que está sozinho. Perceba se há alguém na rua e preste atenção.
  4. Mesmo se estiver em um bairro relativamente seguro, escolha uma rua movimentada. Se estiver andando em um lugar escuro ou acabar em uma rua deserta, terá mais chances de ser assaltado. Uma rua movimentada o ajudará a ver melhor o caminho e manterá os criminosos longe. Aqui estão outras coisas para fazer se estiver a pé:
    • Não use fone de ouvidos ou fique olhando suas mensagens no celular. Fique alerta.
    • Ande na direção oposta dos carros para evitar que alguém o jogue dentro de um carro.
    • Saiba exatamente quando for sair de casa. Se ficar olhando um mapa no celular a cada minuto, será um alvo fácil.
    • Se estiver sozinho em um lugar escuro, não será um bom momento para parar em um caixa eletrônico.
  5. É importante saber que não precisa, de repente, ganhar uma faixa preta no karatê ou levar uma faca, mas se sentirá mais seguro andando sozinho quando sabe que pode cuidar bem de você mesmo. Treine seus sentidos para que possa sentir se houver alguém andando atrás de você, seja mais observador, para que perceba que algo está para acontecer. [3]
    • Se viajar ou morar em áreas perigosas, aprenda como fugir de brigas ou pense como evitar incidentes.
    • Desenvolver uma postura mais inteligente nas ruas pode parecer bobo, mas o conhecimento sobre como proteger-se aumentará sua confiança.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Em seu Destino

Baixe em PDF
  1. Embora conhecer pessoas novas seja parte do seu objetivo quando sai de casa, evite contar muitas coisas para alguém que conheceu há pouco tempo, há menos que seja o melhor amigo de um de seus melhores amigos, por exemplo. Mesmo assim, fique esperto. Não diga que foi sozinho. Diga que está esperando alguns amigos chegarem ou que alguém o buscará logo. [4]
    • Se conhecer alguém que gostar, combine para que se encontrem em uma lanchonete, em um restaurante ou em um parque de diversões. Não dê seu endereço de casa ou do trabalho. [5]
    • Não diga exatamente onde mora.
    • Não há nenhum problema em passar seu número de celular, se quiser. Você precisa conhecer bem a pessoa e não usar apenas a primeira impressão.
  2. Lembre-se que as pessoas boas são como dias ensolarados, há muitos deles. Não é porque está tendo cuidado que precisa ter medo que todos estejam se aproveitando de você. Esteja preparado, mas não paranoico. Lembre-se que há mais dias ensolarados do que tempestades e que os raios são perigosos, talvez mortais, mas raros.
  3. Se quiser ficar seguro e não se tornar um alvo, divirta-se sozinho ou com amigos. Provavelmente, as pessoas tirarão menos vantagem de você se parecer divertir-se do que com medo. Lembre-se de relaxar assim que chegar a um ambiente seguro, caso contrário não conseguirá se divertir. Assim que chegar a seu destino, relaxe e decida divertir-se.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Chegando em Casa

Baixe em PDF
  1. [6] Esteja ciente do que estiver bebendo. Não deixe sua bebida de lado por momento nenhum. Se alguém comprar uma bebida para você, lembre-se de verificar quando estiver sendo preparada. Se suspeitar que sua bebida está comprometida, não beba. [7] Não fique bêbado! Se ficar, vá para casa de táxi ou peça para alguém buscá-lo.
    • Lembre-se: se estiver completamente sozinho, não é uma boa ideia beber demais ou alguém poderá se aproveitar de você. Se estiver com amigos, tudo bem.
  2. Dê uma boa olhada na rua e vá direto para o carro e, depois, para casa. Sozinho. Se algum segurança ou um grupo de pessoas que conhecer oferecer-se para ir com você até o carro, aceite a ajuda. Pelo menos avise para alguém que está indo embora e peça para a pessoa olhar até que você entre no carro.
    • Dê uma olhada ao redor, veja quem está na rua e se houver alguém no caminho entre você e seu carro, ande pelo meio da rua para que possa movimentar-se, se necessário.
    • Caminhe de maneira confiante até o carro e, quando chegar, tenha as chaves em mãos, destravando o carro quando estiver nos últimos passos até ele. Quando chegar ao carro, dê uma olhada rápida para confirmar de que não há ninguém dentro dele. Entre, trave as portas imediatamente, coloque o cinto, ligue o carro e dirija. Não aproveite para retocar sua maquiagem ou mandar uma mensagem para alguém.
    Publicidade

Dicas

  • Muitos assaltos, roubos, sequestros e ataques acontecem com mulheres que entram no carro e começam a mexer no dinheiro, na maquiagem ou no rádio. Normalmente, as portas ainda estão destrancadas e a pessoa consegue entrar no carro. Não seja esse tipo de alvo. Junte suas coisas, tranque-se no carro e saia. Você poderá olhar seu celular depois.
  • As pessoas que querem assaltar normalmente procuram por alvos fáceis – pessoas nervosas ou que não estão prestando atenção. Se andar de maneira firme, parecerá mais confiante.
  • Usar roupas sensuais ou provocativas ou muitas joias pode ser legal, mas antes de chegar à festa, você não vai conseguir atrair o tipo de atenção que deseja. Vista um casaco antes de chegar a seu destino e depois que sair de lá.
  • Faça um kit de emergência para seu carro. Um estepe, óleo para o motor, fluido de freio, por exemplo, poderão salvar sua noite.
  • Não se esqueça de seu spray de pimenta, onde for permitido usar.
  • Outros bons itens para um kit de emergência são um cobertor, uma faca e uma lanterna.
Publicidade

Avisos

  • As escadas, elevadores e garagens devem ser evitados se estiver se sentindo inseguro.
  • Olhe para o banco de trás de seu carro quando aproximar-se dele. Há poucas chances de haver alguém dentro do carro, mas você se sentirá mais confiante sozinho quando tiver certeza de que está sozinho.
  • Evite carregar itens que não pode perder.
  • Se perceber que alguém o está seguindo, não volte para sua casa, pois a pessoa descobrirá onde você mora. Vá para uma delegacia ou para um lugar muito movimentado, caso algo aconteça.
  • Não conte dinheiro na rua, é um convite para o ladrão. Fique alerta e não se distraia enquanto estiver na rua.
  • Não fique desatento quando estiver sozinho. Lembre-se que você só dependerá de você mesmo. Fique alerta o tempo todo.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 37 442 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade