PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Para a maioria das pessoas, perder de 500 g a 1 kg em uma semana é um objetivo seguro e razoável. Mais do que isso não é fácil e pode ser prejudicial à saúde se não tomar cuidado. No entanto, se for necessário emagrecer ou perder alguns centímetros de cintura rapidamente, há algumas técnicas que você pode experimentar. Uma das maneiras mais simples é livrando-se do líquido que é retido pelo corpo; a quantidade armazenada pelo organismo pode ser menor ao realizar algumas mudanças no estilo de vida. A gordura também poderá ser cortada em uma semana, desde que não consuma tantas calorias e faça mais exercício físico.

Método 1
Método 1 de 2:

Minimizando a retenção de líquido

PDF download Baixe em PDF
  1. Beba mais água para eliminar fluidos extras. Apesar de parecer contraintuitivo, quanto mais água você bebe, menos vai reter. [1] A ingestão de água ou líquidos hidratantes, como sucos ou caldos com pouco sódio, fará com que o volume em excesso circule pelo organismo. Comer alimentos ricos em água – como legumes e frutas mais suculentas – também fará com que obtenha mais fluidos.
    • Evite isotônicos, que possuem sódio e adoçantes que fazem com que os líquidos sejam retidos.
    • Fuja também das bebidas que causam desidratação, como álcool, chá e café. Quando for complicado parar de ingerir bebidas alcoólicas , mesmo que temporariamente, vá ao médico. Ele poderá ajudá-lo a se desfazer do vício ou ao menos diminuir o consumo de bebidas alcoólicas.
    • Beber menos café também pode ser difícil. Tente diminuir a quantidade aos poucos, durante alguns dias, antes de parar totalmente.
  2. Ao consumir muito sódio, o corpo se sente “incentivado” a reter fluidos, portanto, evite as comidas salgadas, como carnes processadas, salgados industrializados e isotônicos. Na hora de cozinhar ou comer a refeição, resista à tentação de colocar punhados de sal. [2]
    • Comidas com muito potássio, como banana, batata doce e tomate, ajudam o corpo a eliminar o excesso de sal .
    • Procure alternativas ao sal quando for cozinhar, como pimenta-do-reino, alho em pó ou óleos vegetais saborosos (como o de gergelim).
    • Preparar as refeições por conta própria, com ingredientes frescos e não processados, é a melhor forma de evitar o excesso de sal.
  3. A ingestão de comidas ricas em carboidratos leva à incapacidade de se livrar dos fluidos; por isso, muitas pessoas retêm muito menos água ao adotarem uma alimentação com poucos carboidratos. [3] Tente cortar massas, batatas, pães brancos e doces assados do cardápio.
    • Substitua alimentos ricos em carboidratos por frutas e legumes com muitas fibras, como mirtilos, legumes com folhas verdes e leguminosas (ervilhas e feijões, por exemplo).
    • A redução dos carboidratos da alimentação é benéfica para a perda de peso em curto prazo, mas não em longo prazo. Para que a dieta seja saudável, procure fontes de carboidratos complexos, como pães e massas integrais, arroz castanho e feijão.
  4. Pratique atividades físicas para transpirar. Através da transpiração, você perderá água e sal em excesso; faça uma caminhada, corra ou pedale para ativar a circulação do sangue e eliminar as impurezas no suor. [4]
    • Experimente realizar treino em circuito (ou algum outro de alta intensidade) para eliminar os fluidos de maneira rápida.
    • Ainda assim, beba muita água durante os exercícios. A desidratação só fará com que você retenha mais água!
  5. Há alguns problemas de saúde que levam à retenção de muita água no corpo; quando perceber dificuldade em aumentar a eliminação de líquido do corpo, o médico poderá realizar o diagnóstico preciso, tratando a causa oculta e prescrevendo o medicamento correto para tratar o transtorno. [5]
    • O especialista prescreverá diuréticos ou suplementos de magnésio para diminuir a quantidade de líquido retida.
    • Algumas causas comuns da retenção de fluidos são: tensão pré-menstrual, transtornos renais ou hepáticos, problemas cardíacos e certas condições pulmonares. Além disso, há remédios que causam a retenção de água. [7]

    Aviso: Vá ao pronto-socorro o quanto antes se você ganha mais do que 900 g em um dia ou 1,8 kg por semana. Isso pode indicar uma retenção exagerada de água. [6]

    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Cortando gorduras com mudanças na dieta e na alimentação

PDF download Baixe em PDF
  1. Comer muitas proteínas pode acelerar o metabolismo, fazendo com que queime calorias de maneira mais eficiente; elas também vão deixá-lo mais satisfeito do que outras comidas, de forma que não sinta tanta fome entre as refeições. Procure ingerir 70 mg de proteínas magras a cada 450 g de seu peso para emagrecer. [8]
    • Carne branca (aves), peixes, iogurte grego e leguminosas (como lentilhas, feijões e ervilhas) são fontes saudáveis de proteínas magras.
  2. É fácil obter calorias a mais das bebidas sem sequer perceber; se quiser emagrecer rapidamente, evite líquidos ricos em calorias e açúcar, como bebidas alcoólicas, refrigerantes, sucos ou cafés e chás com adoçantes. [9]
    • A água é sempre a melhor opção para manter-se hidratado. Ela não apenas ajudará a diminuir a retenção de líquidos, mas também pode fazer com que você tenha menos fome.
  3. Em vez de comer em várias refeições pequenas ao longo do dia, é melhor ater-se às tradicionais – café da manhã, almoço e jantar –, desde que sejam mais leves, ainda que satisfatórias, ao menos enquanto tenta queimar algumas calorias. Elas devem ser constituídas de proteínas magras, legumes ou frutas e um grão integral; após se alimentar, resista à vontade de petiscar algo até que seja hora da próxima refeição. [10]
    • Ao resistir a vontade de fazer um lanchinho entre cada refeição, o corpo começará a queimar gordura para obter energia.
    • Não comer após o jantar aumenta as chances de queimar gorduras durante o sono.
  4. Esses exercícios fazem com que o metabolismo do corpo funcione melhor, incentivando-o a se desfazer das gorduras; vá ao médico ou fisioterapeuta, ou ainda consulte seu personal trainer sobre esse tipo de treino. A circulação do corpo se tornará mais intensa e as calorias serão perdidas rapidamente. [11]
    • Faça oito sessões de treinos de alta intensidade (de quatro minutos). Cada exercício deve durar 20 segundos, seguidos de 10 segundos de repouso.
    • Boas atividades para o treino de alta intensidade são: burpees, agachamento com salto e escalada.

    Dica: A musculação também é uma grande aliada para queimar gorduras e definir a musculatura. Não se desanime quando a balança não acusar perda de peso; lembre-se de que você está ganhando massa muscular! [12]

  5. Quando precisar cortar gorduras do corpo com urgência, essas dietas são boas opções, já que você deverá limitar-se à ingestão de, no máximo 800 a 1.500 calorias por dia. [13] Ainda assim, não esqueça que essa não é uma boa alternativa para quem deseja perder peso em longo prazo. Dietas com poucas calorias deverão ser realizadas apenas sob supervisão de uma nutricionista ou médico; não a prolongue por mais tempo do que o recomendado.
    • Esse tipo de alimentação poderá ser nociva para gestantes, lactantes ou a quem possui certas condições de saúde, como deficiência vitamínica ou transtornos alimentares.
    Publicidade

Dicas

  • Suas expectativas devem ser realistas; é pouco provável que você perca muito peso em uma semana, e emagrecer rápido demais pode fazer mal à saúde.
Publicidade

Avisos

  • Não faça grandes alterações à alimentação ou à rotina de exercícios físicos sem antes consultar um médico. Dependendo da sua idade, peso e problemas de saúde, essas mudanças, sem supervisão especializada, podem ser perigosas.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 329 782 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade