Baixe em PDF
Baixe em PDF
As pessoas estão sempre mandando você ficar quieto? Você frequentemente fala sem pensar e acaba se arrependendo do que disse? Você sente como se tivesse muito barulho na sua cabeça e quer saber como faz para isso acabar? Bom, a boa notícia é que qualquer um consegue ficar quieto – só é preciso tempo e paciência. Se você quer saber como ficar quieto, acompanhe o artigo a seguir.
Passos
-
Pense antes de falar. Pessoas que são naturalmente barulhentas não possuem essa qualidade. Portanto, da próxima vez que estiver numa situação em que você está morrendo de vontade de falar alguma coisa, pare por um minuto e pergunte a si mesmo se o que você tem a dizer é conveniente ou produtivo. Você estará dando às pessoas informações de que elas precisam, fazendo-as rir ou oferecendo-as palavras de conforto, ou você estará dizendo alguma coisa apenas para ser ouvido? Melhor ficar quieto se o que você tem a dizer for benéfico apenas para si mesmo. [1] X Fonte de pesquisa
- Uma ideia útil é sempre dizer uma coisa se quiser dizer duas coisas. Com o tempo, você vai perceber que procurar ativamente o silêncio diminuirá a quantidade de coisas que você tem a dizer.
-
Não interrompa. Nunca interrompa uma pessoa enquanto ela estiver falando, a não ser que você ache que o que tem a dizer é crucial para a conversa (sejamos sinceros: quando esse será o caso?). Interromper as pessoas não é apenas rude, como também quebra todo o fluxo da conversa e faz com que você pareça um tagarela. Se você realmente tem um comentário a fazer ou algo a perguntar, anote-o e espere até que a outra pessoa termine de falar para ver se o que você tem a dizer continua sendo relevante. [2] X Fonte de pesquisa
- Você ficará surpreso com a quantidade de perguntas que serão respondidas se simplesmente deixar as pessoas falarem.
-
Faça perguntas ao invés de ficar falando de si mesmo. Muitos tagarelas têm o hábito de falar de si próprios ou de seus gostos. Portanto, da próxima vez que estiver numa conversa e for a sua vez de falar, faça perguntas para obter maiores informações sobre o assunto discutido, ou para saber mais sobre as pessoas, perguntando-lhes sobre seus hobbies ou sobre o que gostam de fazer para se divertir. [3] X Fonte de pesquisa
- Você não precisa fazer com que a conversa pareça um interrogatório e nem precisa fazer perguntas que deixam as pessoas desconfortáveis. Mantenha as coisas leves, amigáveis e educadas.
-
Conte até dez antes de dizer alguma coisa. Se você pensou no melhor comentário para se fazer, espere dez segundos. Conte até dez para ver se a ideia parece menos brilhante ou para permitir que outras pessoas se aproximem, evitando que você diga algo. Essa também é uma ótima técnica se você estiver com raiva ou chateado e quiser expor as suas queixas; dar a si mesmo um pouco de tempo para se acalmar pode evitar que você diga alguma coisa que cause arrependimento.
- Quando se tornar profissional nisso, você pode apenas contar até cinco. Mesmo esse pequeno período de tempo pode ajudá-lo a ver se você deve ou não ficar quieto.
-
Ouça com atenção. Se quiser ser quieto, você precisa ser um ótimo ouvinte. Quando alguém estiver falando com você, olhe-o nos olhos, preste atenção nos pontos importantes e tente ler as entrelinhas para descobrir o que a pessoa está realmente dizendo ou como ela está realmente se sentindo. Deixa a pessoa falar, não perca a paciência e não se deixe levar por distrações, como mensagens de celular. [4] X Fonte de pesquisa
- Faça perguntas que ajudem a pessoa a explicar suas ideias, mas não pergunte algo fora do assunto, pois isso poderá confundir a pessoa.
- Quanto mais você se empenhar para ser um bom ouvinte, menos vontade de falar o tempo todo você terá.
-
Pare de reclamar. Você pode estar perdendo muito tempo reclamando sobre todas as coisas que aconteceram naquele dia e que o chatearam. Você pode sentir a necessidade de falar sobre o trânsito horrível que você enfrentou naquela manhã, sobre o e-mail desagradável que você recebeu de um amigo ou sobre como não consegue lidar com o frio que está fazendo nesse inverno. Mas, sinceramente, isso não o leva a lugar algum. Guarde para si as coisas que o incomodam e que não dê de mudar. Não há necessidade de reclamar em voz alta, há?
- Se você está com um problema de verdade e precisa falar sobre ele, tudo bem; o que estamos falando aqui é sobre reclamar apenas pela arte de reclamar.
-
Foque na sua respiração. Se você realmente está impaciente e tem vontade de começar a falar sem motivo algum, simplesmente foque na sua respiração. Conte quantas vezes o ar entra e sai do seu corpo e tente respirar ainda mais fundo. Pare de ficar inquieto, ouça ao que está se passando ao seu redor e foque em como você está pensando e se sentindo, ao invés de focar no que quer que seja que você quer tanto dizer.
- Essa técnica irá te acalmar e fará você perceber que falar não é tão importante.
-
Tire um tempo para processar o que você ouve. Você pode ser o tipo de pessoa que tem uma reação instantânea a alguma coisa que você ouve e que quer imediatamente deixar escapar o que você está pensando/imaginando/querendo saber, mas essa realmente não é a melhor maneira de enfrentar a situação. Se você tirar um tempo para processar o que está acontecendo e para formular inteiramente uma pergunta ou comentário, consequentemente você conseguirá falar muito menos e perguntar/dizer alguma coisa muito mais precisa. [5] X Fonte de pesquisa
- Isso lhe dará tempo para ser seu próprio editor interno e para não deixar escapar todas as coisas “extras” que não trazem nenhum benefício a ninguém.
Publicidade
-
Encontre um hobby que requeira silêncio. Praticar ficar quieto sozinho pode ajudar você a ser mais quieto perto de outras pessoas. Uma forma de adquirir prática em ficar quieto é encontrar um hobby em que você precise ficar quieto e de preferência sozinho. Você pode tentar pintura, escrita criativa, yoga, composição de música, coleção de selos, observação de aves ou qualquer coisa que exija que você fique quieto e não diga o que quer que esteja na sua mente.
- Ler também é ótimo para ajudar você a ficar quieto enquanto processa as palavras que estão na sua frente.
- Tente ficar pelo menos uma hora sem dizer nada enquanto estiver buscando seu hobby. Depois tente duas horas. Depois três. Você acha que conseguiria ficar um dia inteiro sem dizer uma palavra?
-
Libere sua energia de outras maneiras. Você pode estar falando bastante – alguns podem até demais – porque você sente que tem tanta energia e não sabe como liberá-la. Portanto, encontre outra saída para expressar todas as coisas que estão na sua mente, uma saída que possa ajudá-lo a se livrar de tudo que está rolando na sua cabeça.
- Movimentar-se – principalmente correr – pode ajudá-lo a se exercitar enquanto você gasta sua energia extra. Portanto, você pode fazer longas caminhadas ou cozinhar, o que for melhor para você.
-
Fuja da tentação de conversar online. Conversar online apenas enche sua vida de barulho e a maioria das coisas que você diz não é realmente importante. Se você realmente quisesse falar com um amigo, você faria isso por telefone ou pessoalmente, ao invés de digitar incessantemente no seu computador, não faria? Da próxima vez que você sentir a necessidade de entrar no chat online para ver o que o seu 28º melhor amigo está fazendo, feche o seu computador e vá caminhar.
-
Dê um tempo nas redes sociais. Melhor ainda, faça uma pausa do Facebook, Instagram, Twitter ou qualquer outra rede social que você use com muita frequência. Esses sites estão repletos de barulho, de pessoas tentando impressionar umas às outras, e de palavras sem significado que pode se sentir instigado a responder. Se você é realmente viciado, então perca somente de 1 a 15 minutos do seu dia em todas as mídias sociais, ao invés de perder seu tempo checando-as a todo momento.
- Você não prefere ouvir o que os seus amigos têm a dizer pessoalmente do que ouvir o que estranhos têm a dizer para o mundo? Desligue todas as vozes extras que você ouve e foque somente naquelas que importam.
-
Escreva em um diário. Crie o habite de escrever em um diário no fim de cada dia ou semana. Assim, você registra mais facilmente todos aqueles pensamentos extras, aumentando seu tempo quieto e ajudando-o a desabafar sem tagarelar para milhares de pessoas diferentes. Você pode simplesmente escrever sobre o que aconteceu durante seu dia, o que o levará a perguntar e a escrever sobre as coisas mais profundas da sua mente.
- Você ficará impressionado com como você pode ficar mais quieto se escrever uma página por dia no seu diário
-
Medite. A meditação é uma ótima maneira de desligar a sua mente, de manter o seu corpo e de ficar quieto. Gaste 10-20 minutos toda manhã para encontrar um lugar confortável em um quarto silencioso, feche seus olhos e foque na sua respiração entrando e saindo do seu corpo. Foque em relaxar o seu corpo, uma parte de cada vez, e preste atenção no que você ouve, cheira, percebe e sente enquanto estiver sentado lá. Impeça qualquer pensamento e foque em simplesmente estar naquele momento e apreciar o silêncio. Assim, você está no caminho certo para ter um dia mais centrado e mais quieto. [6] X Fonte de pesquisa
- Meditar pode evitar que você se sinta sobrecarregado, dando-lhe maior controle sobre sua mente e seu corpo.
-
Aprecie a natureza. Vá caminhar, vá à praia, olhe para as lindas plantas que estão no jardim do outro lado da cidade. Faça uma viagem de fim de semana para a floresta, faça o que for preciso para se aproximar da natureza. Você se sentirá intimidado pela beleza e pelo poder de algo muito mais permanente do que você e sentirá todas as suas dúvidas e palavras indo embora. É difícil ficar falando sobre o que você acha que cairá na próxima prova de matemática quando estiver diante da base de uma bela montanha que existe desde o início dos tempos. [7] X Fonte de pesquisa
- Encaixe algum tempo para a natureza na sua rotina semanal. Você pode, inclusive, levar seu diário para a natureza e escrever sobre seus pensamentos lá.
-
Desligue a música. Não há dúvida que a música torna os estudos, a corrida ou a ida ao trabalho muito mais divertidos; contudo, a música pode gerar um barulho extra que fará você se sentir mais tagarela, frenético e excitável. Música clássica ou jazz podem estar liberados, mas música alta com letras cativantes podem criar ruídos que irão ficar saltitando na sua cabeça e vão impedir você de se sentir calma e no controle do seu dia.
-
Evolua aos poucos. Uma pessoa naturalmente faladora pode ter dificuldades para ficar em silêncio. Porém, praticando atividades silenciosas (como a leitura ou a contemplação da natureza) e procurando não fazer barulho ativamente, você conseguirá melhores resultados no seu ritmo. Portanto, sente-se, tenha paciência e aprecie a sensação de todo o ruído extra escoando da sua cabeça.Publicidade
Referências
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/the-refugee-experience/201809/simple-and-powerful-technique-better-listening
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/high-octane-women/201209/the-art-and-value-good-listening?collection=107271
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/high-octane-women/201209/the-art-and-value-good-listening?collection=107271
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/happiness-in-world/201307/the-art-silence
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/happiness-in-world/201307/the-art-silence
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/imperfect-spirituality/201312/5-ways-find-quiet-in-chaotic-day
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/imperfect-spirituality/201312/5-ways-find-quiet-in-chaotic-day
Publicidade