Baixe em PDF
Baixe em PDF
Este artigo não visa ensinar a fingir uma depressão para chamar a atenção ou para fazer piadas . A intenção é fornecer um guia para pessoas que possam precisar encenar essa situação em peças de teatro e performances em geral com conhecimento e respeito. Se esse é o seu caso, leia mais para saber como agir, parecer e falar como se estivesse deprimido. Importante: Se você sente sintomas de depressão clínica, leia este artigo .
Passos
-
Componha o personagem com roupas escuras. É claro que não é isso que define uma pessoa deprimida mas, para representar em uma peça, usar essa linguagem para passar a ideia funciona. Enquanto os outros personagens usam cores vibrantes, contraste-o com calças e camisas marrons, cinzas, pretas, etc.
- Mude o tipo de roupas também. Se o figurino dos outros personagens for moderno por exemplo, faça com que o seu vista roupas mais velhas, para destacar a condição dele. Blusões de lã puídos e roupas velhas de ficar em casa são uma boa ideia.
-
Use o figurino alguns dias antes da apresentação. Escolha roupas confortáveis e comuns, como um blusão de moletom e calça jeans, e use-os alguns dias seguidos; seu personagem deve demonstrar que se trocar dá muito trabalho, por isso ele veste as mesmas peças todos os dias.
- Um dos sintomas clássicos da depressão clínica é a perda de interesse, seja por coisas que o animam ou por atividades diárias, como trocar de roupa – essa parte pode acabar se tornando uma tarefa árdua para alguém em depressão. [1] X Fonte de pesquisa
-
Evite usar maquiagens coloridas ou chamativas. Se você não costuma usar maquiagem, não precisa seguir esse passo. No entanto, se tem esse costume, prefira parar com ele. A rotina corriqueira de uma pessoa em depressão muda, pois ela passa a ter menos vontade de fazer as coisas. Parar de usar maquiagem é algo que pode indicar depressão, portanto aposente as suas temporariamente. [2] X Fonte de pesquisa
-
Não tome banho alguns dias antes da apresentação. Como dito anteriormente, as atividades diárias comuns podem ser um martírio para alguém com depressão. Talvez a pessoa esteja tão absorta que nem se lembra de tomar banho e ter uma aparência limpa. Deixe o chuveiro de lado por alguns dias, deixe o cabelo desgrenhado, mostre que sua aparência não tem nenhuma importância agora.Publicidade
-
Faça um personagem retraído. Outro sintoma clássico da depressão clínica é o isolamento social. Para o público entender esse aspecto de seu personagem, aja com reserva, fique distante dos outros em cena. Mostre que seu personagem não tem vontade de sair com as pessoas e a plateia entenderá.
- Não fique em pé; sente-se no chão, mais perto do canto do palco, abraçando os joelhos. Melhor ainda se o seu blusão tiver um gorro para cobrir a cabeça. [3] X Fonte de pesquisa
-
Quando estiver quieto, faça cara de compenetrado. Quando estiver em uma conversa, não olhe animadamente para os outros; sempre pareça estar fazendo cálculos matemáticos mentalmente. Isso certamente dará um ar depressivo ao personagem.
- Para atingir a expressão certa, concentre-se de verdade em algo difícil, como tentar lembrar toda a letra de uma música longa; seu rosto deve ficar sério assim.
- Por outro lado, não exagere. Basta manter uma expressão distante, como se sua mente não estivesse aqui, principalmente quando as pessoas estiverem rindo e fazendo piadas. Você não deve parecer bravo ou triste, pois isso entregará que você está atuando.
-
Use objetos de apoio. Carregue algo sugestivo, pois isso o ajudará a parecer mais taciturno; é incrível como um simples objeto pode passar uma mensagem. Por exemplo:
- Clássicos da literatura como “O Morro dos Ventos Uivantes”, “Dom Casmurro”, “Crime e Castigo”, ou qualquer outra obra com um tom triste.
- Uma bengala, que passa sua fragilidade mental para a esfera física.
- Um guarda-chuva surrado, para mostrar que você sempre espera pela chuva.
- Um bicho de pelúcia bem velho, pra mostrar o apego do personagem.
-
Ouça músicas tristes e lentas. Para entrar no clima, ouça algo depressivo, que o deixe introspectivo; se o personagem compartilhar da música com alguém, que seja algo que denuncie a depressão. Opte por algo mais lento, baixo e grave. Alguns exemplos são:
- Nick Drake;
- Elliot Smith;
- Dashboard Confessional;
- Nico;
- Joy Division;
- The XX;
- The Cure;
- Digital Daggers.
-
Não ria. Uma das maneiras mais rápidas e convincentes de mostrar que está deprimido é abolir as risadas de coisas que normalmente acharia engraçadas. No seu caso, o melhor seria ter uma expressão carregada e olhar para o chão com mais frequência.
- Essa parte pode ser bem difícil e, para dar certo, pode ser uma boa ideia ter um pensamento deprimente específico para esses momentos. Comece a pensar na desgraça da condição humana ou nas crianças morrendo na Síria.
- Outras opções são morder a parte interna da boca, esticar um elástico e soltá-lo no dedo, ou dar um beliscão no braço para sentir alguma dor e perder a vontade de rir. No entanto, não exagere, ou pode se machucar de verdade.
Publicidade
-
Fale baixo e sussurre. A vontade de falar e a habilidade em manter conversas também é afetada pela depressão. [4] X Fonte de pesquisa Quando estiver interpretando, faça parecer que é difícil falar alto e manter um diálogo, faça pausas longas antes de responder e suspire frases como:
- “Eu não sei de nada.”
- “Eu não me importo com nada.”
- “Tanto faz.”
- “Se você diz.”
-
Seja sarcástico. Tenha uma atitude condescendente e desinteressada durante os diálogos, como se nada fizesse diferença ou sentido. Responda perguntas simples com desdém e faça as pessoas acharem que você as despreza, mesmo que o assunto seja algo simples como o que tem para o almoço.
- Em geral, o sarcasmo pode ser sentido mais pelo tom usado do que pelas palavras. Uma boa alternativa é repetir o que a pessoa disse com um tom malicioso, como “Eu não sei, o que você quer comer?” [5] X Fonte de pesquisa
- Quando estiver falando com os outros, revire os olhos com ar de desinteresse. Agir como se os outros não valessem seu precioso tempo também é uma maneira de passar um aspecto deprimido, portanto feche a boca e trabalhe sua cara de tédio.
- Não seja maldoso. A ideia não é ir longe demais e agir com agressividade, isso pode causar problemas maiores do que você quer. O sarcasmo deve ser usado como uma ferramenta, não para agredir os outros e, ainda assim, somente em último caso.
-
Fale menos. Pessoas felizes e positivas gostam de se comunicar e falam sobre todo tipo de coisa. Já pessoas deprimidas tendem a não querer conversar de jeito nenhum. Ou seja, fique quieto.
- Quando fizerem uma pergunta diretamente a você, não responda nada. Dê de ombros e olhe para o chão.
-
Procure o lado mais sinistro em tudo. Quando as pessoas estiverem conversando sobre temas felizes, esforce-se para pensar nos aspectos sombrios do assunto, tente mexer com a energia do grupo e leve a conversa para uma direção completamente inesperada e reflexiva.
- Quando seus amigos estiverem falando sobre aquela festa divertidíssima, diga algo como “Aconteceu uma chacina no Mato Grosso ontem.”
- Se sua mãe perguntar o que você quer jantar, diga “Eu fiquei sabendo que uma mulher que roubou comida no mercado foi condenada a passar anos na prisão”.
Publicidade
Dicas
- Não ache que o copo está metade cheio e pare de olhar para o lado bonito da vida. Seja negativo, mas, ainda que com moderação. Apoie ideias, mas com ceticismo.
- Quando estiver sério, não faça cara de bravo. Dê um sorriso sem graça ou triste.
- Talvez você seja chamado de gótico ou emo. Ignore quem disser isso, ou diga algo como “Puxa, obrigado” ironicamente.
- Fique corcunda. Não precisa fazer isso o tempo todo, ou suas costas sofrerão as consequências no futuro. De vez em quando, sentado ou encostado na parede, deixe-as levemente arqueadas.
- Enfie-se entre os cobertores comendo sorvete, não fale mais do que o estritamente necessário e passe o dia assistindo séries.
- Faça o que fizer, o essencial é demonstrar desinteresse por tudo. Não dê risada e, quando tiver que sorrir, faça-o de maneira a parecer forçado, para que as pessoas entendam o que você quer dizer.
- Tenha cuidado. Você está imitando uma pessoa com um problema de saúde mental sério e pode acabar sendo odiado por isso.
- Quando falarem com você, respire profundamente e dê um sorriso amarelo.
- Tente parecer levemente amedrontado quando alguém se dirigir a você, como se a comunicação fosse um verdadeiro pavor.
Publicidade
Avisos
- Ficar corcunda demais causa problemas na coluna.
- Não permaneça deprimido quando a atuação acabar, lembre-se de sair do personagem.
Publicidade
Materiais Necessários
- Roupas escuras (opcional);
- Rímel ou delineador preto (opcional);
- Cara fechada;
- Lágrimas (opcional).
Referências
- ↑ http://www.webmd.com/depression/guide/detecting-depression
- ↑ http://www.funadvice.com/q/acting_depressed_suicidal
- ↑ http://disabledfeminists.com/2010/10/13/let’s-bust-some-myths-depressed-people-are-always-sad-or-they’re-faking/
- ↑ http://www.healthline.com/health/depression/relationships
- ↑ http://www.pastorburnout.com/signs-of-clinical-depression.html
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 73 430 vezes.
Publicidade