Baixe em PDF
Baixe em PDF
Você trabalha duro na maior parte do tempo, mas, de vez em quando, precisa parecer ocupado quando não está realmente trabalhando? Isso pode ser ainda mais necessário depois de terminar todo o trabalho que tinha para fazer. Você não quer que seu chefe o pegue assistindo algo na Netflix ou olhando para o teto, certo? Siga as dicas abaixo para aprender a parecer ocupado no trabalho, seja na sua mesa ou fora dela.
Passos
-
Organize sua mesa de forma que ninguém consiga ver a tela do seu computador. Se você trabalha em um escritório ou cubículo, tome cuidado para que ninguém passe atrás da sua cadeira e pegue você de surpresa. Posicione o computador para ficar de frente para a entrada do local de trabalho. Se houver janelas ao redor do espaço, fecha-as sem que ninguém perceba. [1] X Fonte de pesquisa
- Em muitos nichos e cubículos, as mesas geralmente ficam em uma posição fixa. Tente pelo menos mover a tela do computador para um ângulo que não fique de frente para a entrada.
-
Espalhe materiais de trabalho pela mesa. Destaque cinco ou seis papéis de anotação e escreva mensagens neles. Separe algumas e deixe em branco caso precise de última hora. Pegue suas pastas e fichários e deixe-as abertas em páginas com conteúdos diversos. Deixe alguns documentos à mostra, como se estivesse trabalhando com eles.
- Não traga coisas de casa que não se pareçam com trabalho. Use projetos antigos ou faça alguns que sejam similares ao que você costuma trabalhar.
- A linha entre “trabalho em andamento” e “mesa bagunçada” é bem tênue. Não exagere para as coisas não saírem do controle.
-
Aprenda a alternar rapidamente entre abas e janelas. Atalhos de teclado permitem que você alterne entre janelas e abas. Use esse truque para trocar de um vídeo que você está assistindo para uma planilha, por exemplo. Pratique o atalho no teclado para digitá-lo rapidamente sempre que precisar. [2] X Fonte de pesquisa
- Use Alt+Tab em PCs para trocar de uma janela para outra. Em Macs, use Command+Tab para alternar entre aplicativos abertos.
- Use Ctrl+Tab em PCs para alternar entre abas em uma mesma janela. Em Macs, use Control+Tab para alternar entre abas em uma mesma janela
- Por exemplo, se você tem um Macbook, abra o iTunes, duas abas diferentes no Safari e o Garageband. Segure a tecla “command" e pressione “tab” para trocar do iTunes para o Safari. Depois, pressione as teclas “control” e “tab” para trocar de uma aba do Safari para outra.
-
Abra páginas de chamariz para parecer que está trabalhando. Se você é um contador, deixe sempre umas duas planilhas abertas. Se você trabalha com design gráfico, deixe o Adobe Illustrator aberto com algum “esboço” que você está fazendo. Abra essas abas antes de mais nada ou programe-as para abrir automaticamente ao iniciar o navegador.
- Nunca deixe a área de trabalho em exibição. A tela vazia vai denunciar que você não está trabalhando.
- E-mail, Word, Google Docs e sites de empresas ou notícias são todos alternativas para deixar abertas, dependendo do tipo de trabalho que você realiza.
-
Rabisque ou escreva vigorosamente. O segredo para parecer que está ocupado é sempre fingir que está fazendo alguma coisa. Se você der a entender que está sentado sem fazer nada, ficará óbvio que você não está trabalhando. Sempre que estiver entediado ou tiver um tempo livre no trabalho, pegue um papel e comece a rabiscar ou digite algo rapidamente no teclado. [3] X Fonte de pesquisa
- Não importa o que está digitando ou escrevendo, se demonstrar que está prestando atenção, você vai parecer ocupado.
- Isso funciona melhor se você tiver algum documento relacionado ao trabalho por perto. Se alguém pedir, mostre o documento como prova do que você está fazendo.
-
Sente-se direito e olhe para o trabalho. Conseguir ficar sem fazer nada no trabalho tem muito a ver com a postura. Se estiver largado na sua cadeira, apoiado em algo ou apenas olhando para o nada, você parecerá preguiçoso. Manter a postura ereta e olhar para algo relacionado ao trabalho ajudarão muito na sua aparência. [4] X Fonte de pesquisa
- Se você trabalha de pé, não fique sentado ou apoiado em nada.
- Se não quer se concentrar em nada, deixe algum trabalho na sua frente e fique virado para ele em todos os momentos.
-
Use seu celular para ligar para o seu ramal. Ficar no telefone (caso faça parte do seu trabalho) é uma ótima forma de parecer ocupado. Dependendo das suas habilidades de atuação, pode ser bem fácil perder de 10 a 15 minutos por dia em ligações falsas. [5] X Fonte de pesquisa
- É recomendável planejar um assunto para a ligação falsa com antecedência. Se parecer que está apenas murmurando ou falando coisas sem sentido, ficará óbvio que você está fingindo.
- Se realmente quiser se esforçar, escreva um roteiro de uma conversa padrão que você teria no trabalho. Escreva um diálogo entre duas pessoas, mas leia apenas as partes de uma delas, com coisas que você costuma dizer.
Publicidade
-
Desative o modo de hibernação do monitor. Para economizar energia, muitos monitores desligam depois de um certo tempo de inatividade. Se você deixar a sua mesa por tempo suficiente para que a proteção de tela seja ativada, por exemplo, ficará claro que você esteve ausente por um bom tempo. Desative o modo de hibernação para que a tela fique sempre ligada, como se você tivesse acabado de sair. [6] X Fonte de pesquisa
- Deixe algumas janelas abertas para parecer que você estava trabalhando em alguma coisa logo antes de sair. Nunca deixe sites de compras ou de jogos abertos.
- Outra opção, caso você use um computador para trabalhar, é deixar algo aberto que esteja “Carregando” ou “Instalando”, assim você terá um bom motivo para deixar sua mesa.
-
Deixe seu espaço de trabalho parecendo que você estava no meio de alguma coisa. Encha a mesa de projetos, abra pastas, relatórios sublinhados com marca-texto, materiais de escritório ou mercadorias parcialmente abertas. Se parecer que você está fazendo alguma coisa na sua mesa, as pessoas vão achar que você saiu, mas voltará rapidamente. [7] X Fonte de pesquisa
- Não deixe o mesmo acumulado de coisas na mesa todos os dias ou as pessoas começarão a desconfiar.
- Se for revirar alguma caixa, deixe alguns itens fora dela.
-
Leve algo com você. Se sair da mesa de mãos vazias, você dará a entender que não está fazendo nada. Pegue uma pasta, um caderno ou um punhado de papéis para parecer que você está indo falar com alguém. Dependendo do seu ambiente de trabalho, pegue uma ferramenta, uma caixa de mercadorias ou uma parte de algum equipamento. [8] X Fonte de pesquisa
- O item escolhido vai depender do tipo de trabalho que você realiza. Não pegue o mesmo item todos os dias ou ficará óbvio que você está fingindo.
- Escolha algo que seja fácil de carregar e que possa ser solto e pego novamente sem esforço.
- Assim, você parecerá ocupado sem chamar muita atenção.
-
Visite um colega de trabalho de outro departamento. Pense em um assunto relacionado a trabalho, como uma mudança recente na política ou algum projeto em que a empresa está envolvida e vá conversar com alguém a respeito. Ao falar com a pessoa, mencione o assunto, mas fale sobre outras coisas para tomar mais tempo. Se criar um assunto falso, faça com que ele seja crível o suficiente para que o disfarce faça efeito.
- Mencione o que está fazendo para alguém que senta próximo a você para poder ter um álibi.
- Diga: “Eu queria ter certeza de que os dois departamentos estão alinhados a respeito da nova campanha publicitária. Eu sei que é um assunto importante e seria muito ruim se as informações estivessem confusas.”
-
Faça muitas perguntas. Fazer perguntas sobre projetos, tarefas, políticas da empresa, tarefas de trabalho, oportunidades de promoção ou qualquer outra coisa relacionada ao trabalho é uma ótima maneira de parecer envolvido sem realmente trabalhar. Isso é especialmente útil durante períodos de transição, pois faz sentido fazer muitas perguntas. [9] X Fonte de pesquisa
- Cuidado com as perguntas feitas, senão você pode parecer incompetente para a sua função.
- Por exemplo: peça à sua chefe algumas cópias de modelos que o cliente pediu. Quando ela mostrar eles para você, encontre coisas relacionadas para prolongar a discussão.
Publicidade
Referências
- ↑ http://gizmodo.com/how-to-do-as-little-work-as-possible-without-getting-fi-1669882263
- ↑ http://gizmodo.com/how-to-do-as-little-work-as-possible-without-getting-fi-1669882263
- ↑ http://www.nairaland.com/3183896/how-look-busy-work-without#46850933
- ↑ http://www.telegraph.co.uk/men/thinking-man/11309932/How-to-look-busy-in-the-final-working-days-before-Christmas.html
- ↑ http://www.nairaland.com/3183896/how-look-busy-work-without#46850933
- ↑ http://www.telegraph.co.uk/men/thinking-man/11309932/How-to-look-busy-in-the-final-working-days-before-Christmas.html
- ↑ http://lifehacker.com/5952456/how-to-master-the-art-of-looking-busy
- ↑ https://www.wallstreetoasis.com/blog/11-ways-to-fake-work-like-everyone-else-in-your-office
- ↑ http://gizmodo.com/how-to-do-as-little-work-as-possible-without-getting-fi-1669882263
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 100 260 vezes.
Publicidade